2. Reforma Administrativa Flashcards
A administração no período colonial foi marcada especialmente por duas dinâmicas. Quais foram?
1) Viés centralizados e normatizador que vinha da metrópole, onde se faziam as leis e as regras
2) Viés descentralizados, de poder local, onde os poderosos ditavam as regras e costumes.
No que consiste o período da administração pombalina?
O nome se dá devido a Marquês de Pombal, que buscou dar maior racionalidade e eficiência a administração do império português.
Qual o período perdurou a conhecida como “República Velha” no Brasil?
Iniciou-se com a proclamação da República e terminou com a revolução de 1930.
Quem controlava a política no Brasil na época do período da República Velha?
Grupos oligárquicos, principalmente de Minas Gerais e São Paulo, que se revezavam no poder através da conhecida política do “Café com Leite”.
No período da República Velha, duas experiências de sucesso no plano da administração pública foram implementadas. Quais foram?
O desenvolvimento das carreiras militares (forças armadas) e o corpo diplomático (Itamaraty).
PARA FIXAR
Com a tomada do governo após o golpe revolucionário de 1930, outras classes se apoderaram do governo federal, sendo dominantes alguns setores das forças armadas . Na esteira deste movimento, o Estado Novo buscou centralizar o poder no governo federal, tirando poder e autonomia dos estados.
Na época da revolução de 1930, o cenário nacional era de grande crise econômica, pois o “carro chefe” da economia brasileira no momento era a cultura do Café e o mercado para o produto tinha despencado após a crise da Bolsa de Nova York.
Com o “crash” da Bolsa, os mercados consumidores do produto, particularmente os Estados Unidos e a Europa, entraram em uma grande recessão. Isto fez com que o preço do café despencasse no mercado internacional.
Sem as divisas do Café, a economia brasileira não tinha como pagar as importações de produtos que a sociedade demandava. Os recursos da venda do café no mercado exterior chegaram a representar mais de sessenta por cento das divisas que entravam no país.
Quis os principais feitos do governo de Getúlio Vargas para o mercado brasileiro?
1) Incentivos à industrialização e da modernização da máquina estatal
2) Proteção ante à concorrência internacional mediante para que o mercado brasileiro fosse mais competitivo
3) Crescimento da massa produtiva de trabalhadores nos centros urbanos
Onde se concentrava o poder no Estado Novo, durante o governo de Vargas?
No âmbito federal (União), centralizando mais o poder e tirando um pouco da autonomia dos Estados.
Qual o significado de DASP?
Departamento Administrativo do Serviço Público.
Em que ano surgiu o DASP?
No ano de 1938. O órgão era chamado de Conselho Federal do Serviço Público Civil, que foi criado em 1936, passando a se chamar DASP em 1938.
ATENÇÃO: apesar de boa parte dos autores considerarem 1938 como o ano em que o DASP foi instituído, algumas bancas consideram correto 1936!
Qual a finalidade do DASP?
Definir e executar a política para o pessoal civil, inclusive a admissão mediante concurso público e a capacitação técnica do funcionalismo, promover a racionalização de métodos no serviço público e elaborar o orçamento da União.
ou seja, o DASP introduziu um movimento de profissionalização do funcionalismo público
PARA FIXAR
A criação do DASP deve ser vista, assim, como uma exigência da entrada do Estado brasileiro em uma nova era de industrialização e de desenvolvimento capitalista.
O Estado deveria ser mais eficiente e imparcial em seu papel de incentivar e conduzir o crescimento econômico e na oferta de novos serviços e direitos aos trabalhadores urbanos, que seriam a base política do governo Getúlio Vargas.
PARA FIXAR
Os principais objetivos do DASP eram: A racionalização de métodos, processos e procedimentos; a definição da política de recursos humanos, de compra de materiais e finanças e a centralização e reorganização da administração pública federal .
Qual o modelo de administração pública foi introduzida pelo DASP?
O modelo burocrático de Weber.
Com a introdução do modelo burocrático na administração pública brasileira, promovida pelo DASP, qual princípio ficou fortalecido?
O princípio da meritocracia, pois os servidores passaram a ser selecionados mediante concurso público e promoção baseada em avaliações de desempenho e não em favores em troca de cargos.
Quais princípios foram utilizados para “nortear” a padronização, a divisão do trabalho e a profissionalização dos servidores no Estado Novo de Vargas?
Os princípios da Administração Científica, de Frederick Taylor.
Quais os princípios que norteiam a Administração Científica?
1) Planejamento
2) Preparo
3) Controle
4) Execução
CERTO OU ERRADO
A instituição, em 1936, do Departamento de Administração do Serviço Público (DASP) teve como objetivo principal suprimir o modelo patrimonialista de gestão.
CERTO!
A atuação do DASP ocorreu em três dimensões diferentes.
Quais foram?
1) Criação de órgãos formuladores de políticas públicas, como os conselhos, que seriam responsáveis por formar “consensos” dentro da sociedade sobre diversos temas;
2) Expansão de órgãos da administração direta, como ministérios e agências de fiscalização (neste governo foram criados diversos ministérios, como o do Trabalho);
3) Expansão das atividades empresariais do Estado, com a criação de empresas estatais, fundações públicas, sociedades de economia mista e autarquias (a Companhia Vale do Rio Doce e a CSN – Companhia Siderúrgica Nacional foram criadas nesta época!).
PARA FIXAR
De certo modo, o DASP foi utilizado como instrumento político-administrativo (pois ocorreu uma grande centralização administrativa e política), de forma que a administração pública se tornasse capaz de dar sustentação ao regime ditatorial.
As mudanças ocorridas com a criação do DASP alcançaram toda a administração pública?
NÃO! Para certas carreiras foram introduzidos os concursos públicos, promoção por mérito e salários adequados. Entretanto, outras carreiras de nível mais baixo continuaram sob as práticas patrimonialistas e clientelistas, com nomeações políticas, salários defasados e promoções somente por tempo de serviço.
ou seja, o modelo burocrático convivia com o patrimonialismo ainda
PARA FIXAR
O próprio regime ditatorial de Vargas começou a mostrar seu desgaste após 15 anos de existência. Com a saída de Getúlio, voltamos a ter uma constituição democrática e tivemos a eleição de Dutra para a Presidência da República.
Naturalmente, o DASP perdeu muito de sua força modernizadora com a saída de Vargas do poder em 1945. Após esse momento, o departamento perdeu muitas de suas funções e passou a fazer um trabalho mais rotineiro.
Com a volta do regime democrático, muitas das práticas patrimonialistas ganharam força com a barganha política entre o presidente e o novo congresso. Ao final, o resultado da reforma foi o seguinte: a reforma não se completou, nem tampouco foi revertida.
Com o fim do governo autoritário de Vargas, inicia-se o período de redemocratização.
Qual o período de duração dessa redemocratização?
Inicia-se em 1946, após a saída de Vargas em 1945 e acaba em 1964, com o Golpe Militar.
Qual o motivo alegado para o golpe militar de 64?
A preocupação dos governantes com o desenvolvimento nacional.