1. Administração Pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático. Flashcards
No que consiste a “Dominação”?
A probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo entre determinadas pessoas indicáveis.
CERTO OU ERRADO
Em todo Estado, deve existir alguma relação de dominação na qual os governantes (dominadores) exercem autoridade perante os indivíduos (dominados).
CERTO! A dominação é o somatório do poder com a legitimidade.
Quais os três tipos de dominação?
Tradicional, carismática e racional-legal.
No que consiste a dominação tradicional?
Na tradição, nos costumes arraigados, nos relacionamentos construídos por gerações. O “senhor” ou chefe governa não porque tenha algum mérito ou competência específica, mas porque seu pai governava antes dele, e antes dele seu avô etc. Esta dominação ocorre porque “sempre foi assim”.
No que consiste a dominação carismática?
Baseada no carisma de uma pessoa. Acredita-se que um indivíduo específico possui qualidades e características extraordinárias, fora do comum, que o credenciam a liderar seus “súditos” ou “seguidores” e seus seguidores viram fiéis.
No que consiste a dominação legal-racional?
Baseada na lei.
ex: se você trabalha em uma empresa, obedece ao seu chefe porque as regras estabelecem que este chefe possui este poder de lhe comandar e dar ordens, e não porque acredita que esta pessoa tenha qualidades especiais.
A burocracia moderna é baseada em que tipo de dominação?
Racional-legal.
No que consiste a administração patrimonialista?
A base de sua dominação é a tradição. O governante trata dos assuntos do Estado como se fosse uma extensão de sua vida pessoal. Existe uma confusão natural entre os bens públicos e particulares, pois o Rei (ou chefe político) não diferencia seu patrimônio particular do estatal e ele é o que manda em tudo.
No modelo de administração patrimonialista, qual a base de dominação utilizada?
Dominação tradicional.
o “coronel”, oligarca do interior, que dominava (e em certos aspectos ainda domina) o cenário da política regional através da utilização do poder econômico e da “troca de favores” entre seus partidários.
Quais as característica fortes e marcantes do modelo de administração patrimonialista?
Nepotismo e corrupção.
Dentro deste contexto, as eleições (quando existiam) eram fraudadas para que o grupo dominante continuasse no poder e recursos públicos são desviados de sua finalidade.
Neste modelo, a posse em cargos públicos acontecia por livre escolha do soberano. Desta forma, estes cargos eram direcionados a amigos, parentes e apoiadores dos grupos dominantes.
Assim, não existiam carreiras organizadas e profissionalizadas no estado.
CERTO OU ERRADO
No modelo de administração patrimonialista, os bens públicos são utilizados para fins públicos e a nomeação em cargos públicos por indicação.
ERRADO! No modelo de administração patrimonialista, os bens públicos são utilizados para fins pessoais e a nomeação em cargos públicos de acordo com o soberano, muitas vezes utilizados como moeda de troca.
Qual o tipo de racionalidade no modelo de administração patrimonialista?
Subjetiva, ou seja, depende da opinião, da discricionariedade (e das arbitrariedades) do soberano no momento, inclusive nas decisões da Justiça.
ex: Se você é amigo do Rei pode “quebrar” algumas regrinhas
PARA FIXAR
Segundo Raymundo Faoro, como era chamava o grupo que comandava o poder no Estado patrimonialista brasileiro?
Estamento Burocrático.
O modelo de Estado patrimonialista se caracterizava por desrespeito a que princípio, especificamente?
Ao princípio da impessoalidade.
era composto por ocupantes de cargos públicos de alta cúpula, burocratas e políticos.
CERTO OU ERRADO
O termo burocracia foi estabelecido por Weber e sua Burocracia Profissional.
ERRADO! O termo burocracia vem do francês “bureau”, que se refere ao órgãos do governo (seria algo como “governo de escritório”) e do termo grego “kratia”, que se relaciona a poder ou regra.
CERTO OU ERRADO
A posse em dinheiro e a posição do empresário são qualificações estamentais para qualificação do modelo administrativo patrimonialista.
ERRADO! O dinheiro e a posição não quer dizer por si só que o modelo de administração é o patrimonialista.
ex: Um filho de um funcionário público pobre que conseguisse estudar em um bom colégio da capital (e construísse um bom círculo de amizades) poderia fazer parte do estamento dominante. Já o filho de um fazendeiro rico do interior que não estudasse na capital provavelmente não faria parte deste estamento, por exemplo.
Quando surge o modelo de administração burocrático?
Quando as sociedades foram ficando mais complexas e mais rápidas. Para suprir essa necessidade que o modelo patrimonialista não estava conseguindo dar conta, surgiu o modelo burocrático, com o objetivo de combater o nepotismo e a corrupção baseada em uma administração mais racional e impessoal.
PARA FIXAR
A Burocracia foi uma grande evolução do modelo patrimonialista.
O termo Burocracia é visto como algo negativo em nossa sociedade, mas o modelo “puro” pensado por Weber foi um grande avanço em relação ao que existia antes e possibilitou a construção de um Estado mais atuante e capacitado do que existia.
Quais as características principais do modelo burocrático?
1) Formalidade
2) Impessoalidade
3) Profissionalização
Em que modelo de administração surgiu a meritocracia para ingresso nas carreiras públicas, mediante concursos públicos?
No modelo burocrático. As pessoas seriam nomeadas por seus conhecimentos e habilidades, não por seus laços familiares ou de amizade.
PARA FIXAR
No modelo burocrático, o que se busca é a profissionalização do servidor público, sua especialização.
De acordo com Weber, o quadro administrativo em uma burocracia de modelo “puro” se compõe de funcionários individuais, os quais :
- São pessoalmente livres; obedecem somente às obrigações objetivas de seu cargo;
- São nomeados (e não eleitos) numa hierarquia rigorosa dos cargos;
- Têm competências funcionais fixas;
- Em virtude de um contrato, portanto, (em princípio) sobre a base de livre seleção segundo;
- A qualificação profissional: no caso mais racional: qualificação verificada mediante prova e certificada por diploma;
- São remunerados com salários fixos em dinheiro;
- Exercem seu cargo como profissão única ou principal;
- Têm a perspectiva de uma carreira: “progressão” por tempo de serviço ou eficiência, ou ambas as coisas, dependendo do critério dos superiores;
- Trabalham em “separação absoluta dos meios administrativos” e sem apropriação do cargo;
- Estão submetidos a um sistema rigoroso e homogêneo de disciplina e controle do serviço. v
CERTO OU ERRADO
No modelo burocrático de administração, os funcionários possuem ampla discricionariedade, ou liberdade de escolha da melhor estratégia, para resolver um problema ou atender seus clientes.
ERRADO! Eles devem realizar o que prevê a lei, possuindo pouca ou nenhum discricionariedade.
PARA FIXAR
MODELO BUROCRÁTICO
Todos os processos e atividades são padronizados, são manualizados! Com isso, os servidores passam a se preocupar mais em seguir regulamentos e normas do que em atingir bons resultados.
Outra característica da Burocracia é a hierarquia. As organizações são estruturadas em vários níveis hierárquicos, em que o nível de cima controla o de baixo. É o que chamamos de estrutura verticalizada, na qual as decisões são tomadas na cúpula (topo da hierarquia ou nível estratégico).
Esta situação acaba gerando uma demora na tomada de decisões e no fluxo de informações dentro da organização! Outro problema é a dificuldade de trocar informações com outras áreas da empresa, pois este fluxo não é livre (você precisa enviar a informação ao seu chefe, que envie a solicitação ao chefe do outro setor etc.)
Desta maneira, é importante não confundir a Teoria da Burocracia, ou seu modelo “puro”, com os problemas que a Burocracia causou – o que chamamos de disfunções da Burocracia. Normalmente a banca citará uma “disfunção” da burocracia e dirá que é uma característica da Teoria da Burocracia.
Por exemplo, as nomeações para funções públicas sem base no mérito ainda ocorrem com frequência no Brasil. Sabemos que é um dos problemas da Administração Pública na prática. Entretanto, isto não faz parte da teoria da Burocracia, ou seja, do modelo idealizado por Weber!
Além disso, vocês devem entender que nenhum modelo existiu isoladamente, mas que conviveram e convivem juntos.