ZOO1 Flashcards
Na maioria das vezes, a causa da intoxicação por Cl. perfringens é o resultado do abuso da temperatura em alimentos preparados. Como isso ocorre?
O processo de cocção retira o oxigênio, criando, dessa maneira, condições anaeróbias favoráveis para a multiplicação dos clostrídios.
como se define uma Epizootia confirmada para febre amarela?
Epizootia: enfermidade contagiosa que ataca um número inusitado de animais ao mesmo tempo e na mesma região e que se propaga com rapidez
- Por laboratório ‒ resultado laboratorial conclusivo em pelo menos um animal.
- Por vínculo epidemiológico ‒ epizootia em primata associada à evidência de circulação viral em mosquitos, outros primatas e/ou casos humanos no LPI.
São recomendadas duas técnicas diagnósticas sorológicas sequenciais para avaliação da prevalência e identificação dos cães infectados em inquéritos caninos amostrais ou censitários. Quais são essas técnicas?
O teste imunocromatográfico rápido (TR) e o ELISA. O TR é indicado para a triagem de cães sorologicamente negativos e o ELISA para a confirmação dos cães sororreagentes ao TR.
O tipo A do C. perfringens possui a alfa-toxina e a enterotoxina.
CERTO
Quais são os fatores de virulência que parecem estar associados à patogenicidade de L. monocytogenes?
Listeriolisina O (LLO): é uma hemolisina determinante da patogenicidade desta espécie bacteriana. A sua função provável é mediar a lise dos vacúolos que contém as células bacterianas.
Fosfolipases: hidrolisam os lipídios da membrana, causando a ruptura da célula.
p60: é uma proteína secretada por L. monocytogenes e parece estar associada à capacidade invasiva da bactéria.
Internalina: é uma proteína envolvida no mecanismo de invasão da célula do hospedeiro”.
Qual o período de incubação da Febre Amerela?
Varia de 3 a 6 dias, e, em situações esporádicas, considera-se que pode se estender até 15 dias
Todo caso suspeito que apresente febre e alterações nas funções hepática, renal ou vascular, associado a antecedentes epidemiológicos (descritos na definição de caso suspeito) e que, por algum motivo, não tenha coletado material para exames laboratoriais específicos ou estes tenham resultado não reagente com amostra única coletada antes do 7º dia de doença ou uma amostra única coletada em qualquer dia de doença com ELISA reagente ou indeterminado e MAT não reagente ou com título < 800.
A descrição encaixa-se em qual critério de diagnostico?
Confirmado de leptospirose pelo critério clínico-epidemiológico
Qual é o período de maior incidência da Febre Maculosa, período no qual se observa maior densidade de ninfas de carrapatos, podendo variar de região para região?
É em Outubro
Na Doença de Chagas quais são os Sinais de porta de entrada, característicos da transmissão vetorial? E estes sinais são frequentes ou não? E a picada de um triatomíneo sempre irá significar infecção por T. cruzi?
SINAL DE ROMAÑA (edema bipalpebral unilateral por reação inflamatória à penetração do parasito, na conjuntiva e adjacências) ou o CHAGOMA DE INOCULAÇÃO (lesões furunculoides, não supurativas, em membros, tronco e face, por reação inflamatória à penetração do parasito, que se mostram descamativas após duas ou 3 semanas) são MENOS frequentes. Deve-se ressaltar que a picada de um triatomíneo pode causar reações alérgicas locais ou sistêmicas, sem que isso signifique necessariamente infecção por T. cruzi”.
Qual é período de incubação da listeriose em humanos?
O período de incubação da listeriose em humanos é, em média, de TRES A QUATRO SEMANAS, com uma variação de três a 90 dias.
É o fármaco de primeira escolha para a Doença de Chagas?
O BENZENIDAZOL é o fármaco de primeira escolha. O nifurtimox pode ser utilizado como alternativa em casos de intolerância ou que não respondam ao tratamento com benznidazol.
Quai são as manifestações clínicas mais frequentes da neurocisticercose?
Crises epilépticas
Síndrome de hipertensão intracraniana
Meningite cisticercótica
Distúrbios psíquicos
Forma apoplética ou endarterítica e Síndrome medular
Quais são as Complicações
Da teníase e Da cisticercose respectivamente?
Complicações
Da teníase: obstrução do apêndice, colédoco e duto pancreático.
Da cisticercose: deficiência visual, loucura, epilepsia, entre outros.”
O tratamento da teníase poderá ser feito através das drogas:
Mebendazol, NICLOSAMIDA ou CLOROSSALICILAMIDA, praziquantel, albendazol.
Qual é o tipo de paralisia causada pelo C. Botulinum em animais?
Em cães, bovinos e aves o quadro é caracterizado por uma paralisia flácida ASCENDENTE simétrica. onde o o psiquismo permanece inalterado e a morte comumente ocorre por parada cardiorrespiratória
Como prevenção à toxoplasmose, deve ser evitado o consumo de leite de cabra não pasteurizado. V ou F?
VERDADEIRO
O ferro parece promover a virulência da listeria?
CERTO. o ferro parece promover a virulência da Listeria por ser um fator essencial para a expressão, a regulação e a atividade de vários genes e proteínas que conferem à bactéria a capacidade de infectar e causar doenças no hospedeiro.
Em animais, o diagnóstico das enterites causadas C. perfringens requer, além dos sinais clínicos, achados anatomopatológicos, o isolamento e a identificação do agente.
CERTO
Como ocorre o Botulismo Alimentar?
Ocorre por INGESTÃO DE TOXINAS presentes em alimentos previamente contaminados, que foram produzidos ou conservados de maneira inadequada
Paciente suspeito, com ou sem sintomatologia clínica, que apresenta imagens radiológicas suspeitas de cisticercos ou paciente suspeito com sorologia positiva para cisticercose e/ou exames por imagem sugestivos da presença dos cistos é uma definição de caso de neurocisticercose.
V OU F?
FALSO.É uma definição de caso de cisticercose.
“Definição de Caso:
Teníase: Indivíduo que elimina proglotes de tênia.
CISTICERCOSE: paciente suspeito, com ou sem sintomatologia clínica, que apresenta imagens radiológicas suspeitas de cisticercos; paciente suspeito com sorologia positiva para cisticercose e/ou exames por imagem sugestivos da presença dos cistos.”
Dentre as vias de transmissão de Listeriose para o homem podemos citar o contato direto com animais enfermos, na maioria dos casos com bovinos, que pode resultar em infecção cutânea em fazendeiros e veterinários que não têm uma proteção adequada.
verdadeiro
Impedir o acesso do suíno às fezes humanas, à água e alimentos contaminados com material fecal é uma forma de evitar a teníase humana.
FALSO.
Os cuidados na suinocultura com a impedição do acesso dos suínos às fezes humanas, à água e alimentos contaminados com material fecal é a forma de EVITAR A CISTICERCOSE SUÍNA.
Burkholderia mallei é uma bactéria intracelular facultativa que causa uma doença piogranulomatosa sistêmica denominada mormo.
É um microrganismo AERÓBIO, que cresce satisfatoriamente a 37°C, porém, em presença de nitrato comporta-se como anaeróbio facultativo. V OU F ?
VERDADE
As sete espécies identificadas no Brasil, sendo seis do subgênero Viannia e uma do subgênero Leishmania pertencem à Leishmaniose ……………..
TEGUMENTAR
O período de incubação no ser humano é em média de 2 meses, podendo apresentar períodos mais curtos (duas semanas) e mais longos (2 anos)………………..
L.TEGUMENTAR
No homem, é de dez dias a 24 meses, com média entre dois e seis meses, e, no CÃO, varia de três meses a vários anos, com média de três a sete meses. SE REFERE A QUAL LEISHMANIA?
Leishmaniose Visceral: Período de incubação
Na fase crônica da DOENÇA DE CHAGAS o diagnóstico é essencialmente ______________
SOROLÓGICO e deve ser realizado utilizando-se um teste com elevada sensibilidade em conjunto com outro de alta especificidade: HAI, IFI, ELISA e quimioluminescência (CMIA).
Quais são os testes mais indicados para a fase aguda da DOENÇA DE CHAGAS?
O exame PARASITOLÓGICO é o mais indicado na fase aguda. É definido pela presença de parasitos circulantes, demonstráveis no exame direto do sangue periférico.
Os municípios com transmissão canina de Leishmaniose Visceral são considerados?
Enzoóticos.
O escólex da Taenia SAGINATA não tem rostelo, tampouco ganchos, ao contrário da Taenia SOLIUM em que o rostelo apresenta quatro ventosas posicionadas em sentido radial e possui quatro ventosas e 22 a 32 ganchos, em duas fileiras
CERTO
Principal espécie transmissora da Leishmaniose Visceral____________
Lutzomyia longipalpis.
Cuidado!
Lutzomyia longipalpis é a principal ESPÉCIE transmissora.
A Leishmania infantum é o AGENTE etiológico que será transmitida pelo vetor. Cuidado para não confundir.
No Brasil, além de Lu. longipalpis, a espécie Lutzomyia ___________ é considerada de importância secundária, em áreas específicas dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.”
Lutzomyia cruzi
A pesquisa de oocistos pode ser realizada nas fezes de felídeos por método de centrífugo-flutuação com solução de Sheather, no período de eliminação ativa do ciclo enteroepitelial, que dura uma a duas semanas. Porém, como a maioria dos gatos apresenta-se assintomática, durante este estágio, normalmente o exame fecal é um bom método diagnóstico
ERRADO.
NÃO É UM BOM MÉTODO DIAGNÓSTICO
O botulismo infantil é mais grave do que a versão adulta.
ERRADO.
É MAIS BRANDO QUE A VERSÃO ADULTA.
Um tipo mais grave, porém mais raro, de enfermidade causada pelo C. perfringens é também causado pela ingestão de alimentos contaminados com cepas do tipo C. Essa enfermidade é conhecida como enteritite (jejunite) necrótica (doença pig-bel) e é causada pela exotoxina ___________
exotoxina β
O _________________(ratazana ou rato de esgoto) é o principal portador do sorovar Icterohaemorraghiae, um dos mais patogênicos para o homem.
R. norvegicus
Pessoas a partir de 9 (nove) meses a 59 anos de idade devem vacinar se para febre amarela. Quantas doses são recomendadas?
Administrar 1 (uma) dose única. Volume da Dose e Via de Administração: 0,5 mL, via subcutânea
As ACRV (areas com recomendação da vacina da febre amarela) são todos os estados das regiões Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste; estados do Maranhão e Bahia; alguns municípios dos estados do Piauí; Município de Canindé de São Francisco no estado de Sergipe e o Município de Delmiro Gouveia no estado de Alagoas.
certo
Quais são as principais espécies de culicídeos implicadas na transmissão no ciclo doméstico e silvestre da febre amarela?
No ciclo silvestre, são Haemagogus janthinomys e Haemagogus leucocelaenus, além de diversas espécies do gênero Sabethes.
No ciclo urbano são o gênero Aedes, principalmente o Ae. aegypti.
A Leishmaniose Visceral é uma doença CRONICA, sistêmica, caracterizada por______________
Febre de longa duração, perda de peso, astenia (perda ou diminuição da força física), adinamia (redução da força muscular, debilitação muscular e fraqueza), hepatoesplenomegalia e anemia, dentre outras manifestações.
A diarreia aguda causada pelo Cl. perfringens deve-se à produção de uma enterotoxina, a ____________
α-toxina.
Todo cão com manifestações clínicas compatíveis com Leishmaniose Visceral Canina e que apresente teste sorológico reagente ou exame parasitológico positivo é considerado um caso canino____________
confirmado
A parasitemia na fase crônica da Doença de Chagas é baixa e intermitente. Podendo apresentar-se em quais formas?
Forma indeterminada,
Forma cardíaca,
Forma digestiva e
Forma associada ou mista (cardiodigestiva)
A respeito da febre maculosa:
a) O agente etiológico é?
B) Nos carrapatos, a perpetuação das riquétsias é possibilitada por meio_________
a) Bactéria gram-NEGATIVA intracelular obrigatória: Rickettsia rickettsii, Rickettsia sp. cepa Mata Atlântica.
B) Transmissão vertical (transovariana),
Transmissão estádio-estádio (transestadial) ou
Transmissão através da cópula.
Além da possibilidade de alimentação simultânea de carrapatos infectados com não infectados em animais com suficiente riquetsemia
O período de incubação da leishmaniose tegumentar no ser humano é de?
2 meses, em média, podendo apresentar períodos mais curtos (duas semanas) e mais longos (2 anos).
Botulismo em humanos pode apresentar paralisia flácida ___________ e nos animais é _________.
Humanos: descendente
Animais: é ascendente.
Podemos consideramos um caso confirmado de leptospirose a detecção de DNA por PCR em amostra de sangue com anticoagulante (exceto heparina) em pacientes com até 10 dias de início dos sintomas?
sim
O tratamento da Listeriose em humanos é realizado com antibióticos, como penicilina ou ampicilina, juntas ou isoladas, com cefalosporinas. Em animais, os mais utilizados são ampicilina e gentamicina.
v ou f
FALSO
O tratamento é realizado com antibióticos, como penicilina ou ampicilina, juntas ou isoladas, com aminoglicosídeos. CEFALOSPORINAS NÃO SÃO EFETIVAS.
Bovinos comumente se tornam portadores da listeriose por longo período e com eliminação diária
FALSO
Bovinos RARAMENTE se tornam portadores.
A teníase-cisticercose é uma doença de notificação compulsória, em nível nacional.
v ou f
FALSO.
O complexo teníase-cisticercose NÃO É uma doença de notificação compulsória.
Cuidado!
Não podemos confundir o fato do complexo teníase-cisticercose humana não ser uma doença de notificação compulsória, em nível nacional com o fato da “Cisticercose Suína” ser uma doença de notificação obrigatória, conforme IN50/2013, na categoria 4 – Múltiplas Espécies (apesar de cisticercose suína, encontra-se na categoria de múltiplas espécies.
A febre maculosa e outras riquetsioses têm sido registradas em áreas rurais e urbanas do Brasil. A maior concentração de casos é verificada nas regiões Sudeste e Sul, onde de maneira geral ocorre de forma__________
A) endêmica.
B) esporádica
B) ESPORÁDICA
O inquérito sorológico amostral, com fins de monitoramento, para leishmaniose visceral deve ser realizado nos locais em que Lu. longipalpis ou Lu. cruzi forem detectados, mas onde não tenha sido confirmada a transmissão da LV humana ou canina, com a finalidade de verificar a ausência de enzootia. O inquérito poderá ser realizado em todo o município ou em parte dele, dependendo do seu tamanho e da distribuição do vetor
CERTO
Pelo reaquecimento do alimento até 70 °C logo antes do consumo, é possível destruir qualquer célula vegetativa de C. perfringens presente.
V OU F
VERDADEIRO
O tratamento para toxoplasmose mais utilizado é ____________
Associação de SULFADIAZINA COM A PIRIMETAMINA, mas estão disponíveis outras sulfonamidas), além de clindamicina, dapsona e atovaquona, tanto para o tratamento de humanos como animais.