ZOO1 Flashcards
Na maioria das vezes, a causa da intoxicação por Cl. perfringens é o resultado do abuso da temperatura em alimentos preparados. Como isso ocorre?
O processo de cocção retira o oxigênio, criando, dessa maneira, condições anaeróbias favoráveis para a multiplicação dos clostrídios.
como se define uma Epizootia confirmada para febre amarela?
Epizootia: enfermidade contagiosa que ataca um número inusitado de animais ao mesmo tempo e na mesma região e que se propaga com rapidez
- Por laboratório ‒ resultado laboratorial conclusivo em pelo menos um animal.
- Por vínculo epidemiológico ‒ epizootia em primata associada à evidência de circulação viral em mosquitos, outros primatas e/ou casos humanos no LPI.
São recomendadas duas técnicas diagnósticas sorológicas sequenciais para avaliação da prevalência e identificação dos cães infectados em inquéritos caninos amostrais ou censitários. Quais são essas técnicas?
O teste imunocromatográfico rápido (TR) e o ELISA. O TR é indicado para a triagem de cães sorologicamente negativos e o ELISA para a confirmação dos cães sororreagentes ao TR.
O tipo A do C. perfringens possui a alfa-toxina e a enterotoxina.
CERTO
Quais são os fatores de virulência que parecem estar associados à patogenicidade de L. monocytogenes?
Listeriolisina O (LLO): é uma hemolisina determinante da patogenicidade desta espécie bacteriana. A sua função provável é mediar a lise dos vacúolos que contém as células bacterianas.
Fosfolipases: hidrolisam os lipídios da membrana, causando a ruptura da célula.
p60: é uma proteína secretada por L. monocytogenes e parece estar associada à capacidade invasiva da bactéria.
Internalina: é uma proteína envolvida no mecanismo de invasão da célula do hospedeiro”.
Qual o período de incubação da Febre Amerela?
Varia de 3 a 6 dias, e, em situações esporádicas, considera-se que pode se estender até 15 dias
Todo caso suspeito que apresente febre e alterações nas funções hepática, renal ou vascular, associado a antecedentes epidemiológicos (descritos na definição de caso suspeito) e que, por algum motivo, não tenha coletado material para exames laboratoriais específicos ou estes tenham resultado não reagente com amostra única coletada antes do 7º dia de doença ou uma amostra única coletada em qualquer dia de doença com ELISA reagente ou indeterminado e MAT não reagente ou com título < 800.
A descrição encaixa-se em qual critério de diagnostico?
Confirmado de leptospirose pelo critério clínico-epidemiológico
Qual é o período de maior incidência da Febre Maculosa, período no qual se observa maior densidade de ninfas de carrapatos, podendo variar de região para região?
É em Outubro
Na Doença de Chagas quais são os Sinais de porta de entrada, característicos da transmissão vetorial? E estes sinais são frequentes ou não? E a picada de um triatomíneo sempre irá significar infecção por T. cruzi?
SINAL DE ROMAÑA (edema bipalpebral unilateral por reação inflamatória à penetração do parasito, na conjuntiva e adjacências) ou o CHAGOMA DE INOCULAÇÃO (lesões furunculoides, não supurativas, em membros, tronco e face, por reação inflamatória à penetração do parasito, que se mostram descamativas após duas ou 3 semanas) são MENOS frequentes. Deve-se ressaltar que a picada de um triatomíneo pode causar reações alérgicas locais ou sistêmicas, sem que isso signifique necessariamente infecção por T. cruzi”.
Qual é período de incubação da listeriose em humanos?
O período de incubação da listeriose em humanos é, em média, de TRES A QUATRO SEMANAS, com uma variação de três a 90 dias.
É o fármaco de primeira escolha para a Doença de Chagas?
O BENZENIDAZOL é o fármaco de primeira escolha. O nifurtimox pode ser utilizado como alternativa em casos de intolerância ou que não respondam ao tratamento com benznidazol.
Quai são as manifestações clínicas mais frequentes da neurocisticercose?
Crises epilépticas
Síndrome de hipertensão intracraniana
Meningite cisticercótica
Distúrbios psíquicos
Forma apoplética ou endarterítica e Síndrome medular
Quais são as Complicações
Da teníase e Da cisticercose respectivamente?
Complicações
Da teníase: obstrução do apêndice, colédoco e duto pancreático.
Da cisticercose: deficiência visual, loucura, epilepsia, entre outros.”
O tratamento da teníase poderá ser feito através das drogas:
Mebendazol, NICLOSAMIDA ou CLOROSSALICILAMIDA, praziquantel, albendazol.
Qual é o tipo de paralisia causada pelo C. Botulinum em animais?
Em cães, bovinos e aves o quadro é caracterizado por uma paralisia flácida ASCENDENTE simétrica. onde o o psiquismo permanece inalterado e a morte comumente ocorre por parada cardiorrespiratória
Como prevenção à toxoplasmose, deve ser evitado o consumo de leite de cabra não pasteurizado. V ou F?
VERDADEIRO
O ferro parece promover a virulência da listeria?
CERTO. o ferro parece promover a virulência da Listeria por ser um fator essencial para a expressão, a regulação e a atividade de vários genes e proteínas que conferem à bactéria a capacidade de infectar e causar doenças no hospedeiro.
Em animais, o diagnóstico das enterites causadas C. perfringens requer, além dos sinais clínicos, achados anatomopatológicos, o isolamento e a identificação do agente.
CERTO
Como ocorre o Botulismo Alimentar?
Ocorre por INGESTÃO DE TOXINAS presentes em alimentos previamente contaminados, que foram produzidos ou conservados de maneira inadequada
Paciente suspeito, com ou sem sintomatologia clínica, que apresenta imagens radiológicas suspeitas de cisticercos ou paciente suspeito com sorologia positiva para cisticercose e/ou exames por imagem sugestivos da presença dos cistos é uma definição de caso de neurocisticercose.
V OU F?
FALSO.É uma definição de caso de cisticercose.
“Definição de Caso:
Teníase: Indivíduo que elimina proglotes de tênia.
CISTICERCOSE: paciente suspeito, com ou sem sintomatologia clínica, que apresenta imagens radiológicas suspeitas de cisticercos; paciente suspeito com sorologia positiva para cisticercose e/ou exames por imagem sugestivos da presença dos cistos.”
Dentre as vias de transmissão de Listeriose para o homem podemos citar o contato direto com animais enfermos, na maioria dos casos com bovinos, que pode resultar em infecção cutânea em fazendeiros e veterinários que não têm uma proteção adequada.
verdadeiro