PS4 Flashcards
Quando será considerado caso confirmado de mormo?
Caso confirmado de mormo: caso provável que atenda a um ou mais dos seguintes critérios:
- ISOLAMENTO E IDENTIFICAÇÃO de Burkholderia mallei em amostra de um equídeo; ou
- DETECÇÃO DE ANTIGENO ou material genético específico de B. mallei em amostra de um equídeo com sinais clínicos ou patológicos compatíveis com mormo; ou
- DETECÇÃO DE ANTICORPOS ESPECIFICOS de B. mallei em amostra de um equídeo com sinais clínicos ou patológicos compatíveis com mormo.
A ocorrência de um caso de mormo em uma zona considerada livre, acarretará na suspensão temporária desta condição até que se cumpram, quais requisitos?
I - suspensão das movimentações de equídeos a partir dos focos ou das unidades epidemiológicas com vínculo epidemiológico até a eliminação e encerramento do último foco;
II - investigação epidemiológica dos vínculos epidemiológicos e provável origem do foco;
III - eliminação dos focos conforme o art. 16; e
IV - reforço da vigilância visando oferecer garantias da ausência de casos confirmados nos 6 (seis) meses posteriores ao saneamento dos focos, e a adoção de medidas adicionais de controle de movimentação durante esse período, incluindo a realização de testes para trânsito interestadual.
A propriedade será CONSIDERADA CONTROLADA para A.I.E. quando não apresentar animal reagente positivo em ……. exames consecutivos de diagnóstico para A.I.E., realizados com intervalo de …… a ……… dias.
2 (dois) exames consecutivos
com intervalo de 30 (trinta) a 60 (sessenta) dias.
De quem é a responsabilidade legal pelas informações prestadas nos formulários para requisição de exame de mormo?
MV HABILITADO.
É o que possui CRMV e que tenha sido aprovado em capacitação específica sobre o PNSE.
RETESTE é o exame laboratorial para diagnóstico da A.I.E. realizado em laboratório oficial, a partir de amostra original de animal com resultado positivo. F ou V?
FALSO.
Reteste: a partir de nova colheita de material
RETESTAR = Testar novamente = nova amostra
Como ocorre a DESINTERDIÇÃO das unidades epidemiológicas onde se confirmou foco de mormo?
Mediante ANÁLISE TÉCNICA E EPIDEMIOLOGICA do (SVO) e após a NÃO DETECÇÃO DE CASOS CONFIRMADOS na unidade epidemiológica definida.’’ (NR)
ELISA pode detectar anticorpos para AIEV mais cedo do que testes de IDGA, porém são menos sensíveis. V ou F?
FALSO
ELISAs podem detectar anticorpos mais cedo do que testes de IDGA e são MAIS SENSÍVEIS, mas falsos positivos são mais fáceis de ocorrer.
Por essa razão, resultados positivos no ELISA são confirmados por IDGA ou immunoblot (Western blooting).
Todo foco de mormo deverá ser obrigatoriamente eliminado, observando-se a realização de testes de diagnóstico consecutivos de todos os equídeos da unidade epidemiológica. Potros com idade inferior a 6 meses de idade, filhos de éguas positivas para mormo deverão ser examinados clinicamente e, caso não apresentem sintomas de mormo, devem ser mantidos isolados e submetidos a testes sorológicos ao completarem 6 meses de vida. V ou F?
FALSO
Todo foco de mormo deverá ser obrigatoriamente eliminado, observando-se a realização de eutanásia dos casos confirmados de mormo conforme descrito no art. 15.
Parágrafo único. A critério do SVO, durante a eliminação de foco de mormo, poderão ser definidas novas unidades epidemiológicas com vistas a melhor representar a situação epidemiológica e de manejo dos animais na referida propriedade ou unidade epidemiológica original’’. (NR)
Considerando a IN nº 45/2004, sobre A.I.E
Para diagnóstico da A.I.E., usar-se-á a prova de imunofluorescência direta, efetuada com antígeno registrado e aprovado pelo DDA, ou outra prova oficialmente reconhecida.
v ou F.
FALSO
Usar-se-á a prova sorológica de Imunodifusão em Gel de Agar (IDGA)
Sinônimos da AIE………….
Febre do pântano, Febre da montanha, Febre lenta, Malária Equina, Doença de Coggins, AIDS do cavalo, Mal do Cochilo ou Cochilão
Em caso de detecção de foco de A.I.E., a desinterdição da propriedade foco será realizada como?
A desinterdição será realizada após 2 (dois) exames com resultados negativos consecutivos para A.I.E., com intervalo de 30 (trinta) a 60 (sessenta) dias, nos equídeos existentes.
Será lavrado termo de sacrifício sanitário, assinado pelo médico veterinário oficial, pelo proprietário do animal ou seu representante legal e, no mínimo, por duas testemunhas.
FALSO. MÍN 1 TESTEMUNHA
Diante de foco confirmado de mormo, o Serviço Veterinário Oficial deverá realizar investigação clínica e soroepidemiológica nos estabelecimentos com vínculo epidemiológico.?
FALSO.
III - realizar avaliação clínica nos equídeos do estabelecimento e colheita de amostra para investigação, conforme definição de caso da ficha técnica;
IV - realizar investigação epidemiológica, incluindo avaliação da movimentação dos equídeos do estabelecimento pelo menos nos últimos cento e oitenta dias anteriores à confirmação do caso, com vistas a identificar possíveis vínculos epidemiológicos;
Cite os testes de triagem para o diagnóstico laboratorial do mormo
Fixação de Complemento (FC) ou o ELISA
As ações de campo referentes à prevenção e ao controle da A.I.E. são de responsabilidade____________
serviço veterinário oficial de cada UF, sob a coordenação do DDA.