DTA Flashcards
A enterotoxina formada pelo S. aureus é ………..ao aquecimento.
estável OU instável?
A enterotoxina formada pelo S. aureus é ESTÁVEL ao aquecimento e NÃO são totalmente inativas por tratamentos térmicos como a pasteurização e a ultra pasteurização.
O …………….. (causador de feridas) é considerado o mais perigoso devido à sua capacidade de causar septicemia com taxas de mortalidade superiores a 50% em indivíduos portadores de doenças crônico-degenerativas
Vibrio parahaemolyticus
É correto o que se afirma a seguir?
As salmonelas não resistem processo de salmoura (20%), além de não sobreviver em produtos com elevados teores de gordura e proteína. Em produtos lipídicos as salmonelas permanecem em glóbulos de gordura, ficando suscetíveis à ação das enzimas digestivas e da acidez estomacal.
sim
É possível classificar as salmonelas quanto a especificidade de hospedeiro. Divide-se a Salmonella em 3 grupos: as causadoras da febre entérica no homem… Quais ???
As causadoras de patologias nos animais, Cite exemplos.
E as causadoras de gastroenterites
Causadoras da febre entérica no homem (S. Tiphy e S. Paratiphy);
causadoras de patologias nos animais (alguns exemplos são: S. Dublin em bovinos, S. Choleraesuis, S. Typhisuis em suínos; S. Pullorum e S. Gallinarum em aves e S. Abortusequi em equinos)
E o grupo das salmonelas zoonóticas causadoras das DTA que inclui as salmonelas causadoras de gastroenterites”.
A)Os ……….. pertencem à Família Reoviridae e seu genoma é constituído por RNA de fita dupla segmentada. São a causa mais importante de diarreia infantil no mundo, sendo apontados como agentes impactantes à saúde pública com infecções em lactantes e em adultos.
B)Os AstV pertencem à família Astroviridae. Possuem seu material genético constituído de RNA de fita simples polaridade positiva. Todos os AstV humanos pertencem ao gênero …………E Estão relacionados a patologias presentes em crianças e em idosos, associados geralmente a surtos em enfermarias pediátricas, creches e asilos. Em crianças foi associada a participação dos AstV em casos de enterocolites necrosantes”
A) ROTAVIRUS
B)MAMASTROVIRUS
A respeito da salmonela para que a infecção ocorra, é necessário que o indivíduo sadio ingira aproximadamente 10^5 bactérias em alimentos ou água contaminados com fezes. Duas características marcantes na patogenia da Salmonelose são ….
A invasão do hospedeiro e a proliferação intracelular
Quais são as características dos esporos bacterianos do Bacilus Cereus?
Esporos bacterianos altamente RESISTENTES ao calor, à radiação ultravioleta (UV), à dessecação, a valores de pH altos ou baixos, a produtos químicos tóxicos e a outras tensões ambientais desafiadoras
O vírus da hepatite E é classificado como espécie …………….., do gênero Orthohepevirus e da família Hepeviridae.
Orthohepevirus A
Os Orthopevirus A apresentam 8 genótipos ao todo (HEV1 a HEV8), sendo que 4 deles são descritos por infectar humanos, HEV1, HEV2, HEV3 e HEV4. Quais genotipos são associados a transmissões entre humanos? e quais estão associados a transmissão zoonóticas?
Os genótipos 1 e 2 são associados a transmissões entre humanos e os genótipos 3 e 4 a transmissões zoonóticas, infectando desde suínos a animais silvestres, como morcegos e roedores.
Qual é a espécie de animal de produção considerada o principal reservatório de yersinia enterocolitica
O suíno e seus produtos ocupam uma posição de destaque como fonte de infecção e de veiculação do agente para os seres humanos. Na maioria das vezes, é transmitida ao homem através da ingestão de carne suína malcozida, leite, água ou tofu.
São bastonetes, Gram-negativos, móveis, microaerófilos, termófilas, com crescimento ideal entre 37 e 42°C e, por isso, a elevada temperatura metabólica (42°C) das aves predispõe esta espécie para ser o principal reservatório e auxilia na manutenção desse agente. De qual agente a descrição refere-se?
Campylobacter spp.
C. jejuni é frequentemente a espécie dominante em qual animal?
aves
A presença dessa população de bactérias no intestino suprime a multiplicação de bactérias prejudiciais e é importante para a síntese de vitamina B. Fermentam lactose e são móveis com flagelos peritríquios. São capazes de crescer na temperatura de 5°C a 47°C, e a temperatura ideal é de 35°C a 40°C (mesófilas). A faixa de pH de crescimento é de 3,8 a 9,5, e o pH ideal entre 7 e 7,5.
De qual bactéria estamos falando?
E. COLI
Em geral, conceitua-se que em alimentos pouco ácidos, com pH > 4,5 (Ex.: leite, carnes, pescados e alguns vegetais), observa-se o predomínio de bactérias……………
ALIMENTOS POUCO ÁCIDOS= predomínio de bactérias esporuladas (Ex.: Clostridium spp, Bacillus cereus), bactérias patogênicas aeróbias (Ex.: Salmonella spp) e anaeróbias (Ex.: Clostridium spp).
Nos alimentos ácidos como frutas e hortaliças, com pH entre 4,0 e 4,5, predominam ……………
ALIMENTOS ÁCIDOS= predominam bactérias esporuladas, bolores e leveduras.
Em alimentos muito ácidos, com pH < 4, como produtos derivados do leite, frutas, sucos de frutas e refrigerantes, predominam …………….
ALIMENTOS MUITO ÁCIDOS= predominam bactérias lácticas, bactérias acéticas, bolores e leveduras
……………..são Gram-POSITIVAS, não formadoras de endósporos, móveis, anaeróbias facultativas em forma de bastão, podem crescer em baixas temperaturas (0 a 42°C) e são bastante resistentes a estresses ambientais, como baixo pH (4,1 a 9,6), baixa atividade de água (> 0,92) e altas concentrações de sal (10%).
Listerias
A Listeria Monocytogenes é classificada com quais antígenos?
A espécie L. monocytogenes é classificada de acordo com os antígenos somático (O) e flagelar (H), em 13 sorotipos (1/2a, 1/2b, 1/2c, 3a, 3b, 3c, 4a, 4ab, 4b, 4c, 4d, 4e, 7).
Os sorovares considerados responsáveis por mais de 98% dos casos de listeriose em humanos são:
1/2a (15 a 25% dos casos)
1/2b (10 a 35% dos casos - surtos principalmente em mulheres não grávidas)
4b (37 a 64% dos casos – surtos principalmente em gestantes)”.
Supõe-se que a E. coli O157:H7 tenha evoluído a partir da ……….. e adquirido os genes para produção de toxina da Sh. dysenteriae por meio de um bacteriófago e que o novo patógeno emergente tenha chegado à Europa vindo da América do Sul.
EPEC e adquirido os genes para produção de toxina da Sh. dysenteriae por meio de um bacteriófago.
Lembrando que a E. coli O157:H7 pertence ao grupo entero-hemorrágica (EHEC).