Verbos - Modos Verbales Flashcards
Verbo é a palavra que expressa estados, ações, sensações, sentimentos, fenômenos, mudanças ou processos dos seres e dos acontecimentos. O verbo apresenta flexão de número (singular e plural), pessoa (1ª, 2ª e 3ª), modo (indicativo, subjuntivo e imperativo. Há ainda as formas nominais de infinitivo, gerúndio e particípio) e tempo (presente, pretérito e futuro).
Assim como no português, no espanhol há três conjugações verbais, que se definem pelas terminações dos verbos no infinitivo AR, ER, IR:
Conjugação Terminação Exemplos 1ª AR hablar-cantar-bailar 2ª ER comer-vender-temer 3ª IR vivir-partir-escribir
Classificação dos verbos (Classificación de los verbos)
Regulares
Dizemos que um verbo é regular quando seu radical é invariável e suas terminações obedecem os modelos da conjugação a que ele pertence, em todos os tempos, pessoas e modos.
1ª conjugação 2ª conjugação 3ª conjugação Presente del indicativo Pretérito indefinido del indicativo Futuro simple del indicativo 1ª pessoa do plural 1ª pessoa do singular 3ª pessoa do plural habl amos com í viv irán cant amos vend í part irán bail amos tem í escrib irán
Observe que todos os verbos que pertencem à mesma conjugação, quando conjugados no mesmo tempo verbal e na mesma pessoa, mantêm as suas raízes e também as terminações, e por isso são ditos regulares.
Irregulares
Dizemos que um verbo é irregular quando em alguma(s) de suas formas ocorrem alterações no radical ou na terminação ou em ambos.
Irregularidades no radical
Irregularidades na terminação
Irregularidades no radical e na terminação
cont ar
cuent o (pres. indicativo)
and ar
and uve (pret. indefinido)
ser
fuera (pret. imperf. subjuntivo)
ped ir
pid ieron (pret. indicativo)
manten er
mant uvo (pret. indefinido)
ir
vaya (pret. subjuntivo)
Defectivos
Denominam-se defectivos ou incompletos os verbos que não se conjugam em todos os tempos e pessoas devido a significado, estrutura, ausência de sujeito, etc. Alguns deles empregam-se somente no infinitivo, no particípio passado ou na 3ª pessoa.
São verbos defectivos: soler (costumar), atañer (incumbir, corresponder), yacer (jazer), placer (aprazer), acontecer, balbucir (balbuciar), preterir, concernir, etc. Aqueles que expressam fenômenos da natureza: nevar, llover, tronar (trovejar), amanecer, anochecer, etc.
Reflexivos
Os verbos reflexivos são aqueles que expressam uma ação praticada e recebida pelo sujeito. Conjugam-se com os pronomes reflexivos me, te, se, nos, os, se e no infinitivo aparecem sempre acompanhados do pronome se, constituindo uma só palavra (lastimarse, vestirse, etc.).
Juanito se lamenta.
Muitos verbos que se conjugam na forma reflexiva podem também ser conjugados como não reflexivos, ou seja, apresentar um complemento direto ou uma construção intransitiva. Esses verbos podem ter o mesmo significado ou não, quando conjugados numa ou noutra forma.
Acordar / acordarse
Los gerentes acordaron que la huelga sería interrumpida. (Os gerentes concordaram que a greve seria interrompida.)
- acordar - não reflexivo: significa fazer, chegar a um acordo, concordar.No me acuerdo de haberlo invitado.(Não me lembro de tê-lo convidado.)
- acordarse - reflexivo: significa lembrar-se, recordar-se.
Auxiliares
São verbos que perdem total ou parcialmente ser significado próprio ao formar tempos compostos, voz passiva e locuções verbais.
Os tempos compostos formam-se com o verbo auxiliar conjugado + particípio do verbo principal. O verbo auxiliar determina o tempo em que a ação do verbo principal ocorre. Em espanhol, somente o verbo haber serve como auxiliar na conjugação de tempos compostos.
He hecho todo el trabajo sola. (Fiz todo o trabalho sozinha.)
Na voz passiva o verbo ser mostra seu caráter auxiliar.
Los chicos fueron raptados anoche. (Os meninos foram raptados ontem à noite.)
As locuções verbais são muito comuns na língua espanhola e formam-se com um verbo auxiliar conjugado, seguido de um infinitivo, gerúndio ou particípio passado.
Están llorando ahora. (Estão chorando agora.)
Os modos (Los modos) Modo é a forma de enunciar a ação, o estado, o sentimento, etc. Assim como no português, no espanhol existem três modos verbais: indicativo, subjuntivo e imperativo.
Indicativo
Expressa ações reais, concretas, objetivas e efetivas.
Trabajo en esta oficina. (Trabalho neste escritório.) He visto tu hermano. (Vi teu irmão.) Me compré una falda roja. (Comprei uma saia vermelha.)
Subjuntivo
Expressa ações possíveis de desejo, de dúvida, de suposição, ou seja, ações não concretas ou não reais.
Ojalá venga el panadero. (Talvez o padeiro venha.) Que pasen tus dolores. (Que passem tuas dores.)
Imperativo
Expressa odem, desejo, conselho.
Abrígate pues hace frío. (Abriga-te pois faz frio.) Comparezcan todos a la clase. (Compareçam todos à aula.)
Formas nominais (Formas no personales) Além dos modos pessoais, existem as formas no personales dos verbos, assim denominadas porque nas suas flexões não apresentam desinências de número nem de pessoa.
Infinitivo
Expressa o significado do verbo e assume na oração a função de substantivo verbal.
Estudiar es construir. (Estudar é construir.) El saber no ocupa lugar. (O saber não ocupa lugar.)
Gerúndio
É o advérbio verbal e se caracteriza por expressar sempre ação anterior ou simultânea (durativa) à do verbo principal, nunca posterior à deste.
Salió llorando. (Saiu chorando.) Ayer salieron cantando por la calle. (Ontem saíram cantando pela rua.)
Particípio
Junto com o auxiliar haber forma os tempos compostos das conjunções. Funciona também como adjetivo em orações predicativas ou quando modifica um substantivo, tendo assim valor de adjetivo verbal.
Hemos bailado en la fiesta. (tempo composto) (Dançamos na festa.) Estoy embarazada. (adjetivo) (Estou grávida.)