Adjetivos Flashcards

1
Q

Os adjetivos em espanhol são palavras variáveis encarregadas de qualificar os substantivos, modificando-os na medida em que indicam suas qualidades e/ou estados.
Assim, os adjetivos, os quais surgem antes ou depois dos substantivos no enunciado, ressaltam as características do nome, concordando com eles.

Por isso, sofrem, em alguns casos, alterações de gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) ou grau (aumentativo e diminutivo).
Do latim, a palavra adjetivo “Adjectivus” significa adicionado, somado, aquele que se agrega ao nome.

Gênero dos Adjetivos (Género de los Adjetivos)
Há duas formas de gênero: feminino e masculino (femenino y masculino).
Da mesma maneira que na língua portuguesa, o adjetivo masculino, geralmente é terminado em “o” ou “e”. Para mudar o gênero acrescenta-se o “a” quando, por exemplo:

  • Amado-Amada (Lucas era amado- Luciana era amada)
  • Chico-chica (El chico estaba aburrido- La chica estaba aburrida)
  • Maestro-maestra (El maestro ha empezado la clase - La maestra ha empezado la clase)
  • Guapo-guapa (El novio de Cristina es guapo- La novia de Antonio es guapa)
  • Feo-fea (Es um sitio feo- Es uma playa fea)
  • Note que há ainda aqueles adjetivos invariáveis (adjetivos invariables) independente do gênero em que está empregado:
  • La ninã está alegre - El niño está alegre
  • Júlia es fuerte - António es fuerte
A

Número dos Adjetivos (Numero de los Adjetivos)
De maneira geral, os adjetivos, os quais também concordam em número (singular e plural) com os substantivos, são formados pelo acréscimo da letra –s.
Entretanto, há casos particulares em que se substitui o –z pelo –es, por exemplo:
Yo soy feliz (singular) -Nosotros somos felices(plural)
La casa es antigua (singular) - Las casas son antiguas (plural)
Grau dos Adjetivos (Grado de los Adjetivos)
Os adjetivos no espanhol sofrem variação de grau de três maneiras: positivo, comparativo e superlativo.
Positivo: corresponde ao grau natural da palavra, ou seja, o adjetivo tal qual ele é: por exemplo: La falda de Rosa es bonita (A saia de Rosa é bonita); Pablo es inteligente (Pablo é inteligente).
Comparativo: corresponde a relação de comparação (superioridade, inferioridade e igualdade) que surgem entre as qualidades dos seres, sendo classificados em:
Comparativo de Superioridade: utiliza-se a expressão “más que” para expressar a relação de superioridade estabelecida entre os seres, por exemplo: Ana es más delgada que Júlia (Ana é mais magra que Júlia).
Comparativo de inferioridade: utiliza-se a expressão “menos que” para expressar a relação de inferioridade entre os seres, por exemplo: Juan es menos perezoso que Lucas (Juan é menos preguiçoso que Lucas).
Comparativo de Igualdade: utiliza-se a expressão “tan como” para expressar a relação de igualdade entre os seres, por exemplo: Diana es tan sensible como Fabiana (Diana é tão sensível como Fabiana).
Superlativo: Modalidade que corresponde ao aumento de intensidade ao qualificar os seres, sendo classificados em:
Superlativo Absoluto: expressa o grau máximo de qualidade do nome, sendo formado pelo acréscimo do sufixo “ísimo/ísima/rimo”, ou pela anteposição do advérbio “muy” por exemplo: bueno-buenísimo; buena-buenísima; acre-acérrimo; pobre-paupérrimo; muy bueno, muy pobre.
Superlativo Relativo: tal qual os adjetivos superlativos absolutos, o superlativo relativo, expressa qualidades de superioridade e de inferioridade no seu grau máximo, contudo, quando estabelece uma relação com outros nomes. Sendo assim são constituído pelas partículas más/menos precedidas dos artigos (artículos) masculinos (el, los,) e femininos (la, las), por exemplo: Joaquina es la más alegre de las niñas. (Joaquina é a mais alegre das crianças); José es lo menos interesado en las clases (José é o menos interessado nas aulas).

Apócope
Do latim, o termo “apócope” (apokóptō) significa “amputação”. Ele corresponde ao processo de supressão de algumas letras ou sílabas finais de algumas palavras.
A apócope ocorre em determinados adjetivos, geralmente quando surgem antes dos substantivos, por exemplo:
Hombre bueno; Buen hombre.
Chico grande; Gran Chico.
Tiempo malo; Mal tempo.
Tipos e Exemplos de Adjetivos (Tipos y Ejemplos de Adjetivos)
Segue abaixo alguns tipos e exemplos de adjetivos em espanhol:

Adjetivos de Personalidade (Adjetivos de Personalidad): Indicam o cárater das pessoas, por exemplo: aburrido (entediado), alegre, gentil, cruel, educado, cortés, sensible (sensível), tranquilo, vanidoso (vaidoso), noble (nobre); perezoso (preguiçoso).

Adjetivos Possessivos (Adjetivos Posesivos): Indicam a possessão de algo, ou seja, expressam a propriedade de algo, por exemplo: mío, mía tuyo, tuya, suyo, suya, nuestro, nuestra, vuestro, vuestra. Observe as frases: La casa es mía; El libro es suyo. Esas carpetas son tuyas. Nesse caso, importante destacar que os adjetivos possesivos, podem aparecer antes e depois dos substantivos; quando surgem antes dos substantivos eles sofrem a

apócope (supressão da letra ou sílaba final), por exemplo, Su libro está nuevo. Mi casa está vieja. Tu agenda está llena.

Adjetivos Pátrios ou Gentílicos (Adjetivos Patrios o Gentilicios): São aqueles que designam as nacionalidades, por exemplo: brasileña-brasileño; portugués-portuguesa; español-española, inglés-inglesa; francés-francesa, dentre outros. Note que na formação do feminino, os adjetivos pátrios que terminam em consoante, acrescenta-se “-a”.

Adjetivos Invariáveis (Adjetivos Invariables): Adjetivos que não sofrem variação de gênero, por exemplo: amable, fuerte, feliz, alegre, especial, triste, fácil, débil, menor, mayor, grande, dentre outros.

Adjetivos Falsos Cognatos: Há alguns adjetivos que são chamados de “falsos cognatos”, uma vez que em ambas as línguas (espanhol e português) a palavra se aproxima da escrita ou sonoridade, entretanto, possuem significados distintos, por exemplo: La chica estaba enojada (zangada). Alguns adjetivos que correspondem aos falsos amigos são: graciosa (engraçada); rubio (loiro); débil (fraco); flaco (magro); largo (longo), dentre outros.

Para saber mais: Artigos Definidos e Indefinidos em Espanhol

Locução Adjetiva (Locución Adjetiva)
A locução adjetiva correspondem a união de duas ou mais palavras que se encarregam da função do adjetivo, por exemplo: clases semanales (de la semana)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly