Unificações Tardias e Mundo após 1870 Flashcards
A Realpolitik bismarckiana é o pináculo de um processo de invenção da tradição alemã cujos desdobramentos tomaram boa parte do século XIX. Por mais que a unidade alemã seja algo contestável até os dias de hoje, quando se percebem as discrepâncias entre o norte e o sul do país, do ponto de vista político a formação do referido Estado Nacional deu-se na virada do ano de 1870 para 1871
Correto
. Sobre o referido processo de constituição do I Reich alemão, marque C ou E:
Na primeira metade do século XIX a Prússia buscava afirmar-se como potência nacional independente dentro da Confederação Germânica em oposição aos Habsburgos Austríacos. A União Alfandegária consubstanciada no período representou, neste sentido, um importante avanço.
Correto
. Sobre o referido processo de constituição do I Reich alemão, marque C ou E:
Na onda revolucionária de 1848, a complexidade étnica observada na Europa Central com seus múltiplos discursos nacionalistas contribuiu para uma inflexão no processo de construção da Alemanha, o qual não conseguindo realizar a chamada grande pátria, passou a buscar a formação de uma Alemanha possível, produto do protagonismo do nacionalismo prussiano
Correto
. Sobre o referido processo de constituição do I Reich alemão, marque C ou E:
A Guerra Austro-Prussiana (1866) mobilizou os dois países contra a Dinamarca com o objetivo de libertar os ducados de maioria germânica de Schleswig e Holstein. O resultado do conflito foi a derrota dinamarquesa e a incorporação dos referidos territórios à Confederação Germânica.
Errado
. Sobre o referido processo de constituição do I Reich alemão, marque C ou E:
Uma tormenta diplomática com relação aos direitos dos Hohenzollern prussianos sobre o trono espanhol serviu para acirrar os ânimos entre Bismarck e Napoleão III e promover o passo final para a unidade política alemã.
Correto
Em voga nos dias de hoje, a Crimeia também teve os seus momentos de destaque no século XIX. O conflito desdobrado no entorno do Mar Negro entre os anos de 1853 e 1856 foi o grande embate observado no Velho Mundo do período oitocentista
Correto
A respeito da Guerra da Crimeia, marque C ou E:
A Guerra da Crimeia (1853-56) deu a sua parcela de contribuição para o processo de unificação alemão ao enfraquecer o Império Austríaco, o qual estava disposto a assegurar as pretensões russas em territórios como a atual Romênia, fazendo valer a aliança militar constituída entre os dois países no começo do século XIX.
Errado
A respeito da Guerra da Crimeia, marque C ou E:
O envolvimento da Rússia no conflito com o Império Otomano justifica-se não apenas por seus objetivos geopolíticos mais específicos – o acesso aos estreitos de Bósforos e Dardanelos -
, mas também por outras razões de ordem econômica e cultural.
Correto
A respeito da Guerra da Crimeia, marque C ou E:
O conflito em pauta teve impacto, também, no processo de unificação italiano, haja vista que a entrada do Reino da Sardenha ao lado da França e da Grã-Bretanha na guerra permitiu a aproximação entre Napoleão III e Camilo de Cavour, fundamental para a vitória das forças sardo- piemontesas sobre os territórios sob influência dos Habsburgos a nordeste da península itálica.
Correto
A respeito da Guerra da Crimeia, marque C ou E:
A derrota russa na Guerra da Crimeia significou o fim da presença do Império Romanov no mar Negro, o que, por enfraquecer profundamente a marinha russa, contribuirá indiretamente para as derrotas militares russas na virada do século XIX para o XX.
Errado
A rivalidade entre a Grã-Bretanha e a Alemanha no início do século XX é um dos destaques do período caracterizado pela historiografia como o do apogeu do imperialismo
Correto
O aumento das tensões entre britânicos e alemães contribuiu para reformular as alianças políticas internacionais na virada do século XIX para o XX, motivando aproximações entre países que cultivavam relações de inimizade de longa data.
Correto
Se a primeira Revolução Industrial caracterizou-se pelo pioneirismo britânico, a difusão do referido processo no século XIX contou com o protagonismo alemão, país que incorporou, de forma, mais bem sucedida, a dimensão científica da chamada Segunda Revolução Industrial, tornando-se referência na indústria química e na siderurgia.
Correto
Os avanços alemães na produção do aço levaram o país a desenvolver muito rapidamente a sua marinha. A Alemanha adentra a era dos encouraçados à mesma época que a Grã- Bretanha, exacerbando uma tensão que culminará na Grande Guerra de 1914.
Correto
Enquanto o Imperialismo tomava forma na segunda metade do século XIX, a Grã-Bretanha e a Alemanha adotavam políticas econômicas diferentes para lidar com a instável década de 1870. O primeiro país convencido da necessidade de seguir praticando o liberalismo econômico, o segundo abandonando a política de livre-câmbio.
Correto