Revoluções Industriais Flashcards

1
Q

A fase inicial da industrialização, predominantemente inglesa, a partir do século XVIII, foi marcada pela produção de bens de consumo, especialmente têxteis, e pela utilização do ferro e do carvão como bbse do processo produtivo

A

Correto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Embora emitindo sinais que apontavam ara a universalização futura do capitalismo, a industrialização ascendente ao longo do século XIX foi monopolizada pela Inglaterra e manteve-se adstrita à Europa Ocidental.

A

Errado. EUA e Japão participaram da Segunda Onda da Revolução Industrial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

As formas de indústrias desenvolvidas nas últimas décadas do século XX e início do século XI modificaram o paradigma da linha clássica de produção em favor da produção informatizada e com alto grau de automação e tecnologia.

A

Correto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Novas formas de produção de energia, como a hidrelétrica, e novos combustíveis, como o petróleo tiveram discreta participação no ciclo industrial que, já no final do séc XIX, colocava o motor a explosão no centro do processo industrial.

A

Errado. Essas fontes de energia são extremamente importantes até os dias de hoje e fizeram parte da Segunda Revolução industrial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Na 2ª metade do século XIX, a tendência à concentração de empresas e à centralização de capitais altera, na prática, as antigas formas de concorrência e elimina o antigo discurso liberal assentado no livre-cambismo, na liberdade dos mares e na condenação às práticas protecionistas.

A

Errado. Essa tendência à concentração não elimina o caráter liberal delas. Lembrar que os EUA, durante seu processo de industrialização, foram extremamente protecionistas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A partir d meados do século XIX, o sistema capitalista adquire feições novas. Sem perder suas características fundamentais e definidoras, como a propriedade privada dos meios de produção e o objetivo da acumulação, ele se torna crescentemente monopolista e financeiro.

A

Correto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

As transformações verificadas no sistema produtivo capitalista, a partir de meados do século XIX, tiveram na substituição do ferro e do carvão pelo aço e pela eletricidade o ponto de partida para a configuração da moderna industrialização.

A

Correto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

As últimas décadas do século XIX assistiram à disseminação da crença burguesa em um progresso ilimitado, do qual as exposições universais eram símbolos poderosos.

A

Correto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

A inexistência de crises mais pronunciadas no sistema capitalista, ao longo da segunda metade do séc XIX, reforçava o ponto de vista de governos e de grandes empresários no tocante à perenidade do desenvolvimento material que estava em marcha

A

Errado. Ocorreram crises no sistema capitalista ao longo da segunda metade do século XIX. Já no final do período em tela — 1848/1875, dois eventos expressivos vão redefinir o quadro sócio-econômico-político-cultural: a Comuna de Paris, em 1871, que é a demonstração, trágica e heróica da consolidação da força dos trabalhadores e da ideologia socialista entre eles; e a Grande Depressão, que se inicia em 1873 e significa a explicitação da crise do modo de acumulação de capital típico da Revolução Industrial desenvolvida a partir da Grã-Bretanha.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Instituição poderosa, com larga ascendência sobre governos e sociedades, a Igreja Católica afota, com o Papa Leão XIII, a corajosa atitude de expor sua doutrina social em um conteto de grave crise social - a depressão econômica dos anos de 1870. O conteúdo da encíclica Rerum Novarum representava um convite aos católicos a combater o “capitalismo materialista” e, em decorrência, a apoiar pontos centrais do marxismo, em remota preparação ao advento da Teologia da Libertação, cem anos mais tarde.

A

Errado. A encíclica trata de questões levantadas durante a revolução industrial e as sociedades democráticas no final do século XIX. Leão XIII apoiava o direito dos trabalhadores formarem a sindicatos, mas rejeitava o socialismo ou social democracia e defendia os direitos à propriedade privada. Discutia as relações entre o governo, os negócios, o trabalho e a Igreja.

A encíclica critica fortemente a falta de princípios éticos e valores morais na sociedade progressivamente laicizada de seu tempo, uma das grandes causas dos problemas sociais. O documento papal refere alguns princípios que deveriam ser usados na procura de justiça na vida social, econômica e industrial, como por exemplo a melhor distribuição de riqueza, a intervenção do Estado na economia a favor dos mais pobres e desprotegidos e a caridade do patronato à classe operária.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Assinada pelo papa Leão XIII em 1891, encíclica Rerum Novarum, primeira grande manifestação oficial da Igreja para elaboração de uma doutrina social-cristã, ao mesmo tempo em que atacava firmemente os excessos da exploração capitalista, expressava sutil apoio às teses socialistas.

A

Errado. Teologia da Libertação é uma corrente teológica cristã nascida na América Latina, depois do Concílio Vaticano II e da Conferênciade Medellín (Colômbia, 1968), que parte de considerar que o Evangelho exige a opção preferencial pelos os pobres e de especificar que a teologia, para concretar essa opção, deve usar também as ciências humanas e sociais.2

É considerada como um movimento supra-denominacional, apartidário e inclusivista de teologia política, que engloba várias correntes de pensamento que interpretam os ensinamentos de Jesus Cristo em termos de uma libertação de injustas condições econômicas, políticas ou sociais. Ela foi descrita, pelos seus proponentes como reinterpretação analítica e antropológica da fé cristã, em vista dos problemas sociais,4 mas, seus oponentes a descrevem como marxismo, relativismo e materialismo cristianizado.5

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O pioneirismo da Grã-Bretanha na Revolução Industrial é incontestável, contribuindo para alavancar o país à condição de potência hegemônica ao longo do século XIX. Para que o país conseguisse largar na frente dos seus pares do Velho Mundo, uma série de fatores foram fundamentais.

A

Correto

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

A acelerada modernização técnica da manufatura têxtil britânica foi a principal razão para o pioneirismo do processo de industrialização naquele país.

A

Errado.

Enclousers
Burguesia britânica desenvolvida
Colonialismo britânico, relações assimétricas (Inglaterra e Portugal)
Acumulação Primitiva de Capital
Cultura do Algodão
Grande Oferta de Carvão

1) Não se pode afirmar de uma acelerada modernização técnica. Hobsbawn aduzia que a indústria têxtil inglesa não era muito moderna (manufatura cervejeira irlandesa era mais desenvolvida).

Lógica do artesanato =>Manufatura.

2) Todas as outras razões elencadas são mais importantes

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Enquanto as ondas revolucionárias sacodiam o continente europeu na primeira metade do século XIX, a Grã-Bretanha segue sem manifestações sociais no referido período, o que permitiu o adensamento do chamado exército industrial de reserva essencial à atividade industrial.

A

Errado.

_Existe um ambiente de radicalização social muito profundo na Inglaterra.
_A Revolução Francesa influencia diversos movimentos sociais
_Ludismo
_Cartismo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Para que a revolução industrial fosse bem sucedida de forma pioneira na Grã-Bretanha, foi essencial a ocorrência, anteriormente, de uma revolução agrária responsável pela racionalização da estrutura fundiária com o fito de aumentar a produtividade.

A

Correto.

Exploração do trabalho camponês, posteriormente à expulsão do campo promovida pelos enclousers (cercamentos). Isso provocou o aumento da reserva de desempregados, desse modo, a única possibilidade para esses camponeses foi vender sua força de trabalho para as manufaturas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Mais importante que a promoção de uma profunda mudança na mentalidade, a Revolução Industrial exigiu, ao final do século XVIII, profundas contribuições acadêmico-científicas para a sua concretização. A excelência das grandes universidades britânicas, tais quais Oxford e Cambridge, foi, então, fundamental para colocar a Grã-Bretanha na frente na corrida pela industrialização.

A

Errado. Eric Hobsbawn => Oxford e Cambrigde não tinham a relevância que viriam a ter no século XIX. Além disso, não se pode falar que a primeira Revolução Industrial teve contribuições científicas profundas. Essa Revolução foi mais técnica.

17
Q

O socialismo tido como utópico da primeira metade do século XIX advogava que a sociedade poderia ser, ao mesmo tempo, industrial e humanitária. O industriário escocês Robert Owen personificava o referido discurso ao, do alto de sua condição de burguês, atacar a ideia de que a organização social e econômica deveria dar-se motivada pelo aumento dos lucros.

A

Correto.

Socialismo Utópico: burgueses que buscavam transformar o mundo. Comunidades de Equilíbrio (Ilhas de Prosperidade).

18
Q

Nomes como Louis Blanc e Pierre Joseph Proudhon levantaram-se como críticos do espírito de competição da nova sociedade industrial, denunciando a propriedade privada e lançando uma campanha pela pelo sufrágio universal masculino.

A

Correto. São considerados como Pais do Anarquismo, e suas opiniões são ecoadas pela 1ª e 2ª Repúblicas.
_Oficinas dos trabalhadores: inviabilizariam as indústrias privadas; se tornariam os principais motores, retirando-se a necessidade do Estado.

19
Q

Fundada em 1864, a primeira internacional tinha como propósito forjar uma aliança da classe trabalhadora a fim de derrubar o capitalismo e abolir a propriedade privada. Emblemático para o malogro da iniciativa foi a disparidade de visões entre Karl Marx e o russo Mikhail Bakunin.

A

Correto.

Karl Marx - Socialismo Científico => inimigo do Capitalismo.
Bakunin - Não culpa o Capitalismo, mas sim o Estado => Anarquista (defendia atos terroristas) .

Outros problemas:

Unificação Alemã - compactuação com Bismarck pela estabilidade da Alemanha pelos socialistas

Comuna de Paris - derrotada após três meses.

A Internacional Comunista é o nome dado a vários movimentos comunistas de cunho multinacional. O mais famoso foi a chamada “Terceira Internacional” também chamado de “Comintern”. A história da Internacional Comunista remonta a 1864, quando foi criada a Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), integrada por organizações operárias de diversos países europeus. O mentor e principal líder da AIT era Karl Marx. A repressão e as crescentes divergências internas enfraqueceram a organização, que acabou sendo extinta em 1876.

Treze anos depois, em 1889, foi criada em Paris a Segunda Internacional dos Trabalhadores. Sua direção seguia a doutrina marxista, mas encontravam-se presentes em seu interior diferentes correntes do movimento operário. Até a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914, a luta contra a guerra foi uma das principais bandeiras da Internacional. Com o desenrolar do conflito, entretanto, as divergências vieram à tona e terminaram por enfraquecer a unidade da associação.

Em 1919, logo após a vitória dos comunistas na Revolução Russa, foi criada a Terceira Internacional, ou Internacional Comunista, ou ainda Komintern. Seu principal objetivo era criar uma União Mundial de Repúblicas Soviéticas. Dominada pelo Partido Comunista da União Soviética, a Internacional emitia diretrizes que deveriam ser seguidas por todos os seus filiados. Em 1943, em plena Segunda Guerra Mundial, a Internacional Comunista foi dissolvida com a finalidade de tranquilizar os aliados ocidentais da União Soviética.

20
Q

O socialismo científico de Marx inspirou as lutas por igualdade da segunda metade do século XIX, ao conceber a luta de classes como o motor de uma História que revelaria as contradições do capitalismo e proporcionaria a ascensão social e política do proletariado.

A

Correto