Independência das Treze Colônias e EUA no século XIX Flashcards
A Doutrina Monroe surge no início do século XIX, e tinha como função principal impedir as intervenções europeias no continente americano. Vista como afronta ao velho mundo, ela foi fortemente criticada por potências europeias, especialmente a Inglaterra.
Errado, A Inglaterra apoiava a Doutrina Monroe, pois era contra a recolonização da América por Espanha e Portugal. No Congresso de Viena, a Inglaterra obteve apoio para sua proposta de não recolonização americana.
A expansão para o oeste norte-americana foi, quase totalmente, feita por meio de guerras, entre as quais se destacam a guerra com o México, em 1848 - sobre o Texas - e com a Inglaterra - sobre o Oregon.
Errado. A obtenção do Oregon foi realizada por meios diplomáticos. Além disso, a aquisição de territórios foi realizada, em grande proporção, por meios diplomáticos (Flórida comprada da Espanha, Lousiana da França, Alasca da Rússia. O genocídio indígena e a Guerra contra o México foram os conflitos que ocorreram.
A ocupação territorial dos EUA, ao longo do século XIX, é produto, quase exclusivamente, da iniciativa privada, pois contou com pouco apoio do governo e baseou-se, principalmente, no caráter empresarial de grandes líderes industriais como Vanderbilt, Morgan, Rockefeller e Carnegie.
Errado. Essa é um teoria liberal, a qual não se aplica ao contexto da Marcha para o Oeste.
O governo dos EUA incentivou o povoamento do interior do país; uma das medidas foi o Homestead Act, que ofertava, por pequenas quantias, pequenas propriedades. Além disso, as próprias compras e acordos diplomáticos realizados para a aquisição de territórios exemplificam que a disposição de ocupação territorial também partia do âmbito público.
Além do caráter empresarial de grandes líderes industriais, o Destino Manifesto significou outra causa para a ocupação das terras entre o Atlântico e o Pacífico
A Marcha para o Oeste protegeu as populações indígenas, pois estas eram consideradas pelos pioneiros e pela Federação as verdadeiras representantes da origem étnica norte-americana
Errado. Os norte-americanos valorizavam o seu passado colonial na construção da República, ou seja, etnicamente europeu, ou seja, esses seriam os verdadeiros representantes da origem étnica dos EUA; além disso, não houve proteção da população indígena, mas sim genocídio dela.
A Conquista do Oeste implicou uma expansão territorial que patrocinou anexações territoriais resolvidas diplomaticamente, como bem exemplificam as negociações entre os EUA e o México.
Errado. Houve uma guerra entre EUA e México, após a incorporação do Texas aos EUA.
A Marcha para o Oeste foi alimentada pela imigração, pela escassez de terras no leste e pela demanda por produtos agrícolas e metais preciosos.
Correto.
A Conquista do Oeste formulou uma imagem negativa dos mexicanos, vistos como portadores de uma cultura avessa ao trabalho e à ordem, o que representava um contraponto ao modelo de identidade norte-americana.
Correto.
O embate entre o Norte e o Sul tinha como razão, também, disputas sobre política econômica. o Norte, mais industrializado, defendia a necessidade de políticas protecionistas, enquanto o Sul, predominantemente agrário, visava ao livre-comércio
Correto.
A Guerra Civil americana tinha a questão escravista como um de seus principais temas. COm a vitória definitiva do Norte e o Tratado de Appomattox, em 1865, foi adicionada a 13ª Emenda à Constituição, que abolia a escravidão em todo território dos EUA
Correto.
A política externa norte-americana torna-se claramente intervencionista sob o governo do Presidente McKinley, mesmo que essa política tenha entrado na História com o nome de seu vice, Theodore Roosevet, “corolário Roosevelt à Doutrina Monroe”.
Correto.
Ao final da Guerra dos Sete Anos, os cofres ingleses estavam em má situação, apesar de terem sido tomadas da França as regiões do Canadá e parte da Índia
Correto.
A Revolução Americana foi resultado do arrocho metropolitano inglês, sob o governo de George III, após a derrota inglesa na Guerra dos Sete Anos contra a França. Devido às necessidades financeiras oriundas do conflito, a Coroa britânica impôs uma série de leis fiscais, rompendo com a tradicional negligência salutar.
Errado. A Inglaterra venceu a Guerra dos Sete Anos contra a França.
Entre as várias medidas coercitivas decorrentes das Leis Intoleráveis, podemos apontar a Sugar Act (Lei do Açúcar), segundo o qual o açúcar que não fosse proveniente das Antilhas britânicas sofreria uma alta taxação; o Tea Act (Lei do Chá), pesado tributo que, sob a garantia do monopólio da Companhia das Índias Orientais, sediada em Londres, promovia a acumulação de capital; e o Stamp Act (Lei do Selo), pelo qual todos os documentos, livros e jornais publicados na Colônia teriam de receber o selo da Metrópole, cujo valor era incorporado ao seu preço.
Errado.
O processo de independência das 13 colônias da América do Norte, que culminou com a Declaração de Independência em 1776, relaciona-se à intervenção militar na luta pela independência e ao auxílio econômico fornecido por outras colônias americanas, tais como o México e o Canadá, que expulsaram os ingleses do território americano após a Declaração de Independência (1776)
Errado. Totalmente errada.
Historicamente, as 13 colônias inglesas da América do Norte, em 1776, a qual integra o cenário em que se desenrolou a Revolução Francesa, exerceu notória influência nos movimentos de emancipação política das colônias britânicas no continente europeu.
Correto.