América Latina no século XX Flashcards
Mesmo sofrendo o impacto da crise econômica e política das décadas de 1920 e 1930 o continente americano conseguiu reagir aos efeitos da crise sem apelar para a solução autoritária ou adotar regimes mais acentuadamente centralizados, o que significou manter praticamente intactas as instituições liberais.
Errado. Varguismo brasileiro e Peronismo argentino.
Seguindo uma tendência que a África e Ásia levaram ao extremo, também a América Latina teve sua trajetória marcada pela radicalização política nas décadas seguintes à Segunda Guerra Mundial.
Correto
A onda de regimes políticos na América Latina, iniciada com a Revolução Mexicana, que Cárdenas retomou a partir de 1934, ressurgiu na década de 50 do século passado, especialmente na Guatemala e na Bolívia
Correto.
Vitoriosa em 1959, a Revolução Cubana, comandada por Fidel Castro, assumiu, em 1961, o caráter socialista de inspiração marxista e aprofundou os processos de coletivização de terras, nacionalização de empresas e monopolização do poder político.
Correto.
O Chile protagonizou a experiência latino-americana, inédita até então, de adoção do socialismo pela via eleitoral, que se deu com a vitória de Salvador Allende. Em 1973, um golpe de Estado pôs fim ao governo socialista e mergulhou o país em uma das mais ferozes ditaduras do Cone Sul.
Correto.
A chegada dos sandinistas ao poder nicaraguense, graças à vitória nas eleições de 1979 e ao apoio ostensivo de Washington, encerrou o ciclo de uma das mais duradouras ditaduras latino-americanas, a de Somoza.
Errado. Os EUA apoiavam a ditadura de Somoza, sendo contra os sandinistas.
Regimes autoritários, normalmente chefiados por militares, prevaleceram entre os anos 60 e 80 do século passado na América Latina. Mantendo sua condição de “Suíça da América Latina”, o Uruguai conseguiu ser a exceção democrática em um Cone Sul dominado por governos ditatoriais.
Errado. Houve regime ditatorial no Uruguai. O discurso feito por Bordaberry em 27 de junho de 1973 através do rádio e televisão é um marco do início da ditadura no país. Neste dia, o presidente Juan María Bordaberry com o apoio das Forças Armadas, fechou o Senado e a Câmara de deputados e indicou a criação de um Conselho de Estado para substituir as funções legislativas, alegando ter como objetivo projetar uma reforma constitucional que reafirme os princípios republicanos-democráticos.
Três dias após seu discurso, Juan tornou ilegal a Convenção Nacional de Trabalhadores, prendendo seus dirigentes.
Em 1975, Juan María Bordaberry instituiu o chamado Conselho da Nação, um órgão executivo onde os representantes não teriam que ser eleitos pelo voto popular, e seria constituído por civis como ex-presidentes da República, membros da Suprema Corte de Justiça, figuras de grande relevância nacional e por membros das Forças Armadas. Os conselhos posteriores seriam formados por cooptação, ou seja, a escolha dos membros é dada pelas pessoas que compunham o conselho anterior.
Líder de movimento armado similar ao empreendido pelos guerrilheiros de Sierra Maestra, Salvador Allende foi o primeiro presidente socialista da América do Sul.
Com sua queda, em 1973, o país mergulhou em uma das mais truculentas ditaduras do período, que foi chefiada pelo general Augusto Pinochet.
Errado. Salvador Allende foi eleito democraticamente.
Na Argentina, sucessivos golpes militares interromperam a experiência reformista em curso desde o final dos anos 1950 e conseguiram minar, possivelmente em definitivo, a força política que o peronismo historicamente possuíra no país.
Errado. O Peronismo existe até os dias de hoje com muita força na Argentina.
De maneira geral, o fim do ciclo autoritário na América Latina coincidiu com o esgotamento do modelo econômico por ele adotado. Não por outra razão, o retorno à democracia se fez acompanhar por um novo surto de prosperidade econômica, razão direta da redução dos níveis de desigualdade social na região.
Errado. Década perdida de 1980.