Revolução Francesa, Era Napoleônica Flashcards

1
Q

Apesar de posterior à Revolução Americana, a Revolução Francesa é considerada grande marco histórico, pois suas repercussões se alastraram pelo mundo afora, atingindo até países asiáticos - como Bengala, na Índia - e americanos - como o Haiti

A

Correto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Por simbolizar a luta contra o despotismo, a Revolução Francesa foi alvo da reação conjunta dos defensores do Antigo Regime, na qual se sobressaiu a Inglaterra, a quem convinha a manutenção da estrutura de poder absolutista para a expansão de negócios financeiros e para a abertura de mercados para seus produtos industrializados.

A

Errado

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A Revolução Francesa foi, em sua primeira fase, pacífica, pois apenas durante o governo jacobino é que se evidenciaram sinais de violência, como o “grande medo”, nas cidades, e as “jornadas populares”, no campo.

A

Errado

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A derrubada da monarquia absolutista francesa, culminando com o marco histórico da tomada da Bastilha, no 14 de julho de 1789, foi essencial para o desenvolvimento político da França, abrindo caminho para a implementado de diversos ideais oriundos do Iluminismo, como a igualdade civil, o despotismo esclarecido e a liberdade individual.

A

Errado. O despotismo esclarecido foi estabelecido pelo Antigo Regime, e não pelos revolucionários franceses. Sempre lembrar que não existiu Despotismo Esclarecido nem na Inglaterra e nem na França.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que aconteceu na França a partir de 1789 foi a explosão do sentimento generalizado de repulsa a um absolutismo crescentemente anacrônico, ainda que amenizado pelo reformismo assumido pela dinastia Bourbon, a qual empreendera estratégia de conferir ao regime ares de pretensa modernidade - o despotismo esclarecido.

A

Errado. Não houve Despotismo Esclarecido na França.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Entende-se a Revolução Francesa como um processo que não se esgota rapidamente, com períodos de maior ou menor intensidade do fervor revolucionário. De todas as fases desse processo, a Convenção Nacional, dominada pelos jacobinos, foi a que conferiu caráter mais radical à Revolução, de que são exemplos o fim da monarquia, a adoção do sufrágio universal e o grande número de execuções de adversários.

A

Correto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Destacam-se na liderança do movimento jacobino importantes figuras históricas francesas, como Marat, Danton, Mirabeau e Robespierre.

A

Errado. Mirabeau, durante a Revolução Francesa, foi um dos moderados que defendia a transição pacífica para uma monarquia constitucional, constituída ao estilo da monarquia britânica. Para tal conduziu, sem sucesso, conversações secretas com o monarca, tentando persuadi-lo a aceitar tal solução, reconciliando a monarquia com os anseios da Revolução.

Danton será, juntamente com Robespierre e Marat, um dos “triúnviros da Montagne” que vão estar na origem do tribunal revolucionário e do Comitê de Salvação Pública, o qual ele preside até julho de 1793, sendo depois substituído por Robespierre (a Montagne – Montanha – era constituída pelos elementos mais revolucionários da Convenção, apelidados de Montagnards – Montanheses). Favorável depois à aplicação da Constituição de 1793, liderando aqueles a que chamou de Indulgents(Indulgentes), milita nessa altura contra a descristianização e os excessos do Terror.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Durante a última fase da Revolução Francesa, a Convenção, evidenciou-se o primeiro movimento de cunho socialista que entrou nos anais da história com o nome de “Conspiração dos Iguais”

A

Errado. Conspiração dos Iguais foi um movimento igualitário (precursor do anarquismo e do comunismo) ocorrido durante a Revolução Francesa e liderado por Graco Babeuf que, em 1796, propunha a “comunidade dos bens e do trabalho”, cuja atenção era voltada a alcançar a igualdade efetiva entre os homens. A revolta foi “esmagada” pelo Diretório que decretou pena de morte a todos os participantes da conspiração.

Após a queda de Robespierre, Babeuf iniciou a exposição de suas ideias revolucionárias, e reclamando uma participação política dos pobres. Foi o primeiro movimento socialista que contou com um programa político concreto

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

A Revolução Francesa, iniciada em 1789, conheceu longa e complexa travessia em suas etapas. Ao ser concluída, com a era napoleônica, estavam parcial ou totalmente destruída muitas das bases sobre as quais se assentava o Antigo Regime

A

Correto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

A comparação entre as Revoluções Francesa e Americana mostra que os patriotas norte-americanos continuaram valorizando positivamente a experiência de seu passado colonial na construção de seu imaginário de República; contrariamente, os patriotas franceses romperam radicalmente com seu passado, considerado negativo porque identificado com o Ancien Regime

A

Correto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Fundamental para desencadear a revolução de 1789 foi a fraqueza do monarca em exercício na França, Luis XVI, o qual, ao longo do seu reinado respondeu à difusão das ideias iluministas com o aprofundamento do absolutismo.

A

Errado.

1) Não existe fraqueza do Monarca. De fato, Luís XVI teve dificuldade com relação à aristocracia, no contexto de tentativa de liberalização da economia francesa (grande crise econômica). A estrutura de governo na França era marcada por uma centralização (dificuldades de arrecadação). A aristocracia não queria abrir mão de seus privilégios.

Convocou a Assembleia dos Notáveis para tentar negociar o fim de alguns privilégios e transformações liberais na economia; cercou-se dos melhores Ministros; não conseguiu, entretanto, promover as reformas em pauta.

2) Não houve aprofundamento do absolutismo. Luis XVI não era tão absolutista como Luís XIV (O Rei Sol).

_Aprofundamento das tensões sociais (aristocracia diminuta, e um Terceiro Estado inchado).
_Contestação dos privilégios aristocráticos
_Grandes pensadores e difusores dos ideais Iluministas franceses (Montesquieu, ROusseau, Diderot, Voltaire, D’Alambert;
_Grande endividamento da corte Bourbon (demandas das aristocracias, vaidades, fortalecer legitimidade: Gastos militares (envolvimento no continente europeu, no continente americano (a Guerra dos Sete Anos - derrotada pelos britânicos, Guerra de Independência das Treze Colônias).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Ao final do século XVIII, a França já não era mais a grande potência política da Europa Continental, tendo sido superada, após ser derrotada em todos os conflitos de que participou no século XVIII, por países em franca ascensão no Velho Mundo, tais quais a Rússia e a Prússia.

A

Errado.
1) A França possuía inúmeros problemas políticos, mas era a maior potência política da Europa Continental, desde a Paz de Westfália.

A Prússia e a Rússia (1721 - vence Guerra contra Suécia - Romanoves - absolutismo ilustrado - estavam muito circunscritas ainda ao Oriente); Catarina II - Crimeia e Cáucaso) cresciam em importância, mas não superavam a ascendência francesa na Europa Ocidental.

Rússia, Prússia e Áustria estão mais preocupados em dividir a Polônia.

2) França foi bem sucedida na Guerra de Independência das Treze Colônias

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Os filósofos ilumunistas que apareceram na França setecentista incluíam em seu contingente nomes da chamada nobreza togada francesa, os quais, exemplificados na figura do barão de Montesquieu, conquistaram a condição de aristocrata por mérito, defendendo reformas profundas no país governado pelos Bourbon.

A

Correto.

Aristocracia Togada - Conquista da aristocracia por mérito. De maneira geral, essa nobreza era mais pró-ideias liberais do que a nobreza tradicional e conservadora (nobreza de Estado).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Convocada no ano de 1787, a Assembleia dos Notáveis representou uma tentativa, mal sucedida, dos Bourbon no sentido de convencer a aristocracia francesa da necessidade de promover reformas liberais para a superação da crise econômica por que passava a França.

A

Correto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

A Áustria e a Prússia foram os primeiros países europeus a expressarem a sua preocupação em relação aos desdobramentos revolucionários na França, entendendo que a restauração da ordem Bourbon no país era de interesse comum a todos os povos da Europa.

A

Correto.

Eram países conservadores e próximos a França. A ideia de uma Ordem Europeia começa, de maneira incipiente, Declaração de Pilnitz (1791) - desejo de contenção do processo revolucionário francês.

Os girondinos franceses criticam essa declaração, pois buscavam a legitimidade com relação ao povo francês

1792 - França vence batalha contra Prússia e Áustria (Batalha de Valmir).
22 de Setembro de 1792 - Proclamação da República francesa

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Os arroubos universalistas da Revolução Francesa tornaram-na comparável ao momentum revolucionário russo observado no século XX ao sustentar a impossibilidade de coexistência permanente entre países com concepções políticas distintas. Os acontecimentos observados ao final do século XVIII marcaram uma luta pela plena implementação de uma ideologia através da tentativa de mobilização de todos os elementos da sociedade.

A

Correto.

Revolução de Fevereiro (Mencheviques) - Baseada na Revolução Francesa.

Impossibilidade de coexistência permanente entre países com concepções políticas distintas. - 1793 e 1794 início da expansão a outros países - desejo de expandir a Revolução (Declaração Universal dos Direitos do Homem). Envolveu todos os elementos da sociedade, voltando-se para a concretização desse projeto.

17
Q

De início favorável às ideias liberais difundidas pela Revolução Francesa, a Grã-Bretanha associa-se aos países da Europa Continental apenas quando da ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder, a qual trouxe consigo o desejo de reterritorialização da França no continente.

A

Errado.

_Já em 1793, a Grã-Bretanha se opõe aos franceses (1ª Coligação = Grã-Bretanha, Áustria, Prússia e Holanda x França).

_Desde o início da Revolução, a Inglaterra temia que a Revolução ameaçasse o mercantilismo britânico

18
Q

A onda Iluminista que varreu a Europa no final do século XVIII atravessou o Atlântico, fazendo-se sentir nas terras do Novo Mundo, onde verificou-se uma atuação da França condizente com os valores da revolução em curso no seu país, seja nas Treze Colônias britânicas do norte, seja no Haiti.

A

Errado.

_Nas Treze Colônias a França apoiou antes da Revolução Francesa - Bourbons
_Haiti - abolição da escravidão nas colônias francesas durante a Convenção Nacional. Posteriormente, Napoleão cancela essa abolição. A França metropolitana se opôs ao movimento de independência de uma de suas mais importantes colônias de platation.

19
Q

Sobre a relação Igreja-Estado observada na França revolucionária, marque C ou E:

Promulgada em julho de 1790, a Constituição Civil do Clero estabeleceu que os padres deveriam ser eleitos pelo povo, estando sujeitos à autoridade do Estado e conservando apenas uma submissão nominal ao papa.

A

Correto.

A Constituição Civil do Clero não foi responsável pela laicização da França, mas houve a promoção da secularização da Igreja Católica francesa (instituição nacional).

SECULARIZAÇÃO DA IGREJA
NÃO LAICIZAÇÃO DO ESTADO

20
Q

Apesar de apoiarem o racionalismo iluminista, os republicanos revolucionários francesas seguiam manifestando a fé Católica condenando a dinastia Bourbon, mas não discutindo sobre a laicização do Estado.

A

Errado. Os revolucionários franceses, principalmente os jacobinos, não expressavam a fé católica.
_A mudança do calendário visava o afastamento da Igreja Católica.
_Culto ao Racionalismo

1794 - Convenção Nacional - decreta que a religião é um assunto privado, garantindo a liberdade de culto na França

Fases da Revolução Francesa:

1ª Fase - 1789-1791 - Assembleia Nacional. Liberal e Moderado
2ª Fase - Monarquia Parlamentarista - 1791-1792
Monarca se nega a ter seus poderes limitados, sendo condenado à guilhotina.
3ª Fase - 1792-1795 - Convenção Nacional
Verticalização das transformações. Fase republicana com ascendência jacobina.
4ª Fase - Diretório - 1795-1799 - 5 representantes a frente do Executivo, com critérios mais moderados para promover a ordem, a estabilização e desenvolver as instituições.

21
Q

A Revolta da Vendeia, na década de 1790, demonstra que a revolução francesa desdobrou- se para além de Paris, tendo como protagonistas não apenas a burguesia tradicionalmente urbana. No interior da França, camponeses faziam coro à revolução contra as forças regalistas, contando, para tal com a ajuda de muitos clérigos.

A

Errado.

Esse movimento (1793-1796) é contrarrevolucionário, principalmente porque não aceitam a laicização da Revolução Francesa. Camponeses e Clérigos contrários entram em conflito com os Revolucionários.

22
Q

Assinada em 1801, a concordata com a Igreja Católica reunifica a Igreja e o Estado, proporcionando a retomada das terras perdidas pela Igreja no início do processo revolucionário e condenando a prática de outras religiões, que não a católica, em território francês.

A

Errado. a concordata com a Igreja Católica reunifica a Igreja e o Estado, mas isso marca o protagonismo do Estado sobre a Igreja. Napoleão pensava que essa reaproximação era necessária para a consolidação de seu poder e para maior solidariedade na sociedade.

As terras não são devolvidas, mas os clérigos recebem uma pensão em contrapartida.

A liberdade religiosa continuou em vigor: tantos os clérigos católicos como os protestantes eram pagos pelo Estado francês

3 Marcos

1790 - Constituição do Clero

1794 - Ideia da tolerância religiosa e da laicização do Estado

1801 - Concordata com a Igreja Católica

23
Q

No momento em que a monarquia francesa perdeu a sua legitimidade, os jacobinos assumiram, cada vez mais, o protagonismo político na França, convocando os franceses para que elegessem delegados que compusessem a chamada Convenção Nacional, instituição responsável por proclamar a queda da monarquia e o inaugurar da república em setembro de 1792.

A

Correto.

24
Q

Em sua fase mais radical, a Revolução Francesa foi conduzida pelos jacobinos, os quais representavam uma espécie de classe média francesa responsável pela difusão da chamada Era do Terror, momento em que apenas os representantes do chamado Terceiro Estado francês foram poupados da guilhotina.

A

Errado.

O Terceiro Estado não foi poupado da Era do Terror (98% da população francesa era do Terceiro Estado)

Foram mortos monarquistas, Girondinos, Jacobinos (Robespierre, Danton).

25
Q

Dentre as reformas observadas na fase jacobina destacam-se a abolição da escravidão nas colônias francesas, a criação de um sistema métrico de pesos e medidas, a revogação do princípio da primogenitura e a implementação da lei do máximo, responsável por ampliar os critérios de conscrição em voga na França.

A

Errado.

Lei do Máximo - nada a ver com critérios de constrição. Essa lei estabelece o preço máximo de produtos num ambiente inflacionário.

26
Q

Embora a Convenção Nacional tenha redigido uma constituição em 1793, acabou protelando a sua adoção em função da instabilidade - externa e interna - observada. Neste momento marcado por estado de sítio, uma autoridade cada vez maior foi delegada a um grupo de líderes conhecidos como Comitê de Salvação Pública, responsáveis pela tomada de medidas emergenciais para lidar com a instabilidade.

A

Correto.

O Comitê da Salvação Pública é fundado em 1793 e foi renovado todo ano pela Convenção Nacional. É nos seio dessa instituição que temos nomes importantes da Revolução Francesa: Marat, Danton, Robespierre