Revolução Francesa, Era Napoleônica Flashcards
Apesar de posterior à Revolução Americana, a Revolução Francesa é considerada grande marco histórico, pois suas repercussões se alastraram pelo mundo afora, atingindo até países asiáticos - como Bengala, na Índia - e americanos - como o Haiti
Correto.
Por simbolizar a luta contra o despotismo, a Revolução Francesa foi alvo da reação conjunta dos defensores do Antigo Regime, na qual se sobressaiu a Inglaterra, a quem convinha a manutenção da estrutura de poder absolutista para a expansão de negócios financeiros e para a abertura de mercados para seus produtos industrializados.
Errado
A Revolução Francesa foi, em sua primeira fase, pacífica, pois apenas durante o governo jacobino é que se evidenciaram sinais de violência, como o “grande medo”, nas cidades, e as “jornadas populares”, no campo.
Errado
A derrubada da monarquia absolutista francesa, culminando com o marco histórico da tomada da Bastilha, no 14 de julho de 1789, foi essencial para o desenvolvimento político da França, abrindo caminho para a implementado de diversos ideais oriundos do Iluminismo, como a igualdade civil, o despotismo esclarecido e a liberdade individual.
Errado. O despotismo esclarecido foi estabelecido pelo Antigo Regime, e não pelos revolucionários franceses. Sempre lembrar que não existiu Despotismo Esclarecido nem na Inglaterra e nem na França.
O que aconteceu na França a partir de 1789 foi a explosão do sentimento generalizado de repulsa a um absolutismo crescentemente anacrônico, ainda que amenizado pelo reformismo assumido pela dinastia Bourbon, a qual empreendera estratégia de conferir ao regime ares de pretensa modernidade - o despotismo esclarecido.
Errado. Não houve Despotismo Esclarecido na França.
Entende-se a Revolução Francesa como um processo que não se esgota rapidamente, com períodos de maior ou menor intensidade do fervor revolucionário. De todas as fases desse processo, a Convenção Nacional, dominada pelos jacobinos, foi a que conferiu caráter mais radical à Revolução, de que são exemplos o fim da monarquia, a adoção do sufrágio universal e o grande número de execuções de adversários.
Correto.
Destacam-se na liderança do movimento jacobino importantes figuras históricas francesas, como Marat, Danton, Mirabeau e Robespierre.
Errado. Mirabeau, durante a Revolução Francesa, foi um dos moderados que defendia a transição pacífica para uma monarquia constitucional, constituída ao estilo da monarquia britânica. Para tal conduziu, sem sucesso, conversações secretas com o monarca, tentando persuadi-lo a aceitar tal solução, reconciliando a monarquia com os anseios da Revolução.
Danton será, juntamente com Robespierre e Marat, um dos “triúnviros da Montagne” que vão estar na origem do tribunal revolucionário e do Comitê de Salvação Pública, o qual ele preside até julho de 1793, sendo depois substituído por Robespierre (a Montagne – Montanha – era constituída pelos elementos mais revolucionários da Convenção, apelidados de Montagnards – Montanheses). Favorável depois à aplicação da Constituição de 1793, liderando aqueles a que chamou de Indulgents(Indulgentes), milita nessa altura contra a descristianização e os excessos do Terror.
Durante a última fase da Revolução Francesa, a Convenção, evidenciou-se o primeiro movimento de cunho socialista que entrou nos anais da história com o nome de “Conspiração dos Iguais”
Errado. Conspiração dos Iguais foi um movimento igualitário (precursor do anarquismo e do comunismo) ocorrido durante a Revolução Francesa e liderado por Graco Babeuf que, em 1796, propunha a “comunidade dos bens e do trabalho”, cuja atenção era voltada a alcançar a igualdade efetiva entre os homens. A revolta foi “esmagada” pelo Diretório que decretou pena de morte a todos os participantes da conspiração.
Após a queda de Robespierre, Babeuf iniciou a exposição de suas ideias revolucionárias, e reclamando uma participação política dos pobres. Foi o primeiro movimento socialista que contou com um programa político concreto
A Revolução Francesa, iniciada em 1789, conheceu longa e complexa travessia em suas etapas. Ao ser concluída, com a era napoleônica, estavam parcial ou totalmente destruída muitas das bases sobre as quais se assentava o Antigo Regime
Correto.
A comparação entre as Revoluções Francesa e Americana mostra que os patriotas norte-americanos continuaram valorizando positivamente a experiência de seu passado colonial na construção de seu imaginário de República; contrariamente, os patriotas franceses romperam radicalmente com seu passado, considerado negativo porque identificado com o Ancien Regime
Correto.
Fundamental para desencadear a revolução de 1789 foi a fraqueza do monarca em exercício na França, Luis XVI, o qual, ao longo do seu reinado respondeu à difusão das ideias iluministas com o aprofundamento do absolutismo.
Errado.
1) Não existe fraqueza do Monarca. De fato, Luís XVI teve dificuldade com relação à aristocracia, no contexto de tentativa de liberalização da economia francesa (grande crise econômica). A estrutura de governo na França era marcada por uma centralização (dificuldades de arrecadação). A aristocracia não queria abrir mão de seus privilégios.
Convocou a Assembleia dos Notáveis para tentar negociar o fim de alguns privilégios e transformações liberais na economia; cercou-se dos melhores Ministros; não conseguiu, entretanto, promover as reformas em pauta.
2) Não houve aprofundamento do absolutismo. Luis XVI não era tão absolutista como Luís XIV (O Rei Sol).
_Aprofundamento das tensões sociais (aristocracia diminuta, e um Terceiro Estado inchado).
_Contestação dos privilégios aristocráticos
_Grandes pensadores e difusores dos ideais Iluministas franceses (Montesquieu, ROusseau, Diderot, Voltaire, D’Alambert;
_Grande endividamento da corte Bourbon (demandas das aristocracias, vaidades, fortalecer legitimidade: Gastos militares (envolvimento no continente europeu, no continente americano (a Guerra dos Sete Anos - derrotada pelos britânicos, Guerra de Independência das Treze Colônias).
Ao final do século XVIII, a França já não era mais a grande potência política da Europa Continental, tendo sido superada, após ser derrotada em todos os conflitos de que participou no século XVIII, por países em franca ascensão no Velho Mundo, tais quais a Rússia e a Prússia.
Errado.
1) A França possuía inúmeros problemas políticos, mas era a maior potência política da Europa Continental, desde a Paz de Westfália.
A Prússia e a Rússia (1721 - vence Guerra contra Suécia - Romanoves - absolutismo ilustrado - estavam muito circunscritas ainda ao Oriente); Catarina II - Crimeia e Cáucaso) cresciam em importância, mas não superavam a ascendência francesa na Europa Ocidental.
Rússia, Prússia e Áustria estão mais preocupados em dividir a Polônia.
2) França foi bem sucedida na Guerra de Independência das Treze Colônias
Os filósofos ilumunistas que apareceram na França setecentista incluíam em seu contingente nomes da chamada nobreza togada francesa, os quais, exemplificados na figura do barão de Montesquieu, conquistaram a condição de aristocrata por mérito, defendendo reformas profundas no país governado pelos Bourbon.
Correto.
Aristocracia Togada - Conquista da aristocracia por mérito. De maneira geral, essa nobreza era mais pró-ideias liberais do que a nobreza tradicional e conservadora (nobreza de Estado).
Convocada no ano de 1787, a Assembleia dos Notáveis representou uma tentativa, mal sucedida, dos Bourbon no sentido de convencer a aristocracia francesa da necessidade de promover reformas liberais para a superação da crise econômica por que passava a França.
Correto.
A Áustria e a Prússia foram os primeiros países europeus a expressarem a sua preocupação em relação aos desdobramentos revolucionários na França, entendendo que a restauração da ordem Bourbon no país era de interesse comum a todos os povos da Europa.
Correto.
Eram países conservadores e próximos a França. A ideia de uma Ordem Europeia começa, de maneira incipiente, Declaração de Pilnitz (1791) - desejo de contenção do processo revolucionário francês.
Os girondinos franceses criticam essa declaração, pois buscavam a legitimidade com relação ao povo francês
1792 - França vence batalha contra Prússia e Áustria (Batalha de Valmir).
22 de Setembro de 1792 - Proclamação da República francesa