Congresso de Viena e o Concerto Europeu Flashcards
O Congresso de Viena, ocorrido na esteira da derrocada de Napoleão Bonaparte, estabeleceu uma ordem européia duradoura, a qual tomou forma, de início, a partir do protagonismo das potências do Velho Mundo que coordenaram a resistência aos avanços franceses sobre o continente.
Correto. Introdução da questão.
Em Viena, no início do século XIX, observa-se o surgimento do Estado Moderno soberano, o qual é capaz de afirmar a sua existência diante de porta-vozes de um universalismo ilustrado - como a França Napoleônica - ou calcado em forças transcendentais - o que pode ser exemplificado pela atuação da Igreja Católica.
Correto. O esforço de Viena ocorre no sentido de evitar a existência de porta-vozes de um universalismo ilustrado – como a França Napoleônica.
OBS: A Paz de Vestifália fundou o Estado Moderno Soberano (Raison d’Etát – Soberania dos Estados Modernos, em oposição a forças transcendentais, com a atuação da Igreja Católica). As tensões entre universalidade e individualidade ocorreram no decorrer dos séculos e permanece até os dias de hoje.
O Concerto Europeu, realizado no início do século XIX, é a síntese de duas tradições opostas observadas na Europa. Ao aplicar uma hegemonia coletiva capaz de promover um equilíbrio de poder entre os países, o Congresso de Viena posiciona-se entre os arroubos universalistas e a plena realização do Estado soberano ensaiados no continente em momentos diferentes.
Correto.
Embora no âmbito econômico, a América Latina estivesse subordinada ao condomínio erigido pelas potências europeias no século XIX, no plano político, geoestratégico e cultural, o outrora Novo Mundo conseguiu se impor em relação à hegemonia pretendida pelos países europeus, afirmando recorrentemente a sua independência ao longo do século XIX.
Correto.
Na primeira metade do século XIX, os cinco grandes países europeus (Grã-Bretanha, Rússia, Áustria, Prússia e a França) implantam uma diplomacia de conferências, capaz de promover pleno entendimento em relação às grandes questões de política internacional, manifestar sensibilidade às demandas das pequenas potências e afirmar a satisfação das potências no que concerne aos seus limites territoriais.
Errado. Nem mesmo algumas potências, como a Prússia e a Rússia, conseguiram suas demandas territoriais; desse modo, tampouco os pequenos países tinham demandas atendidas, apesar de algumas fazerem parte desse Concerto, como Portugal, Espanha e Suécia
Para que a ordem de Viena se constituísse em algo duradouro, foi fundamental a promoção de transformações na Europa Central, área tradicionalmente cobiçada por vários países do Velho Mundo.
Correto.
A Confederação Germânica representa, no território europeu, o esforço pela consubstanciação da concertação pensada em Viena. Enquanto existiu a confederação, aquilo que, grosso modo seria a Alemanha era forte o suficiente para se precaver em relação aos franceses e fraca para fomentar pretensões expansionistas como as observadas no século XX
Correto. . O adensamento para 37 regiões auxiliou a Confederação nessa tentativa. A Alemanha só vai ganhar grande peso na cena europeia após sua unificação.
Atriz importante para o balanço de poder na Europa Central, a Prússia impôs-se em relação à Grã-Bretanha e à Áustria, adotando uma conduta expansionista que a levou a incorporar a Saxônia e a Renânia ao seu território.
Errado. A Prússia obteve 2/5 da Saxônia; abriu mão de Varsóvia; anexou a Pomerânia sueca, o Ducado de Westfália, e a margem esquerda do Reno.
A Grã-Bretanha se impôs sobre a Prússia.
Pensado no ano de 1804, o plano Pitt advogava a criação de grandes massas de terra na Europa Central a fim de barrar a influência francesa, ideia que, em termos práticos, traduziu-se na Confederação Germânica.
Correto. Pensado no ano de 1804, o plano Pitt (Ministro Britânico) advogava a criação de grandes massas de terra na Europa Central a fim de barrar a influência francesa, ideia que, em termos práticos, traduziu-se na Confederação Germânica.
O Plano Pitt estabelecia, pela primeira vez na história, a meta diplomática de equilíbrio. Pitt defendia o Realismo na política europeia, defendendo a não interferência na Europa Continental, e o equilíbrio de poderes contra Impérios Universais. Os pilares desse Plano eram: a) Contenção da França : a1) Independência dos Países Baixos com relação à França; a2) Estabelecimento de fronteiras pré-1789; b) Reorganização do Sacro-Império Germânico.
A primeira metade do século XIX será marcada pela projeção política da Prússia sobre a Confederação Germânica em detrimento da projeção do Império Austríaco na região. A chamada Primavera dos Povos (1848) apresentou o ocaso de Metrernich, o grande artífice do equilíbrio europeu em Viena, e a ascensão política da Prússia na Europa Central.
A primeira metade do século XIX não garante a projeção política da Prússia sobre a Confederação Germânica em detrimento da projeção do Império Austríaco na região; isso ocorre após a ascensão de Bismarck. A chamada Primavera dos Povos (1848) apresentou o ocaso de Metternich, o grande artífice do equilíbrio europeu em Viena, porém, a Áustria, por meio dos Habsburgo, continua projetando-se sobre a Confederação Germânica. A criação da Zollvereign contribuiu para uma ascensão econômica da Prússia sobre essa Confederação; a ascensão da política da Prússia na Europa Central ocorreu após a Guerra Austro-Prussiana e, posteriormente, da Guerra Franco-Prussiana.
O Congresso de Viena não foi mero encontro das potências europeias. As instituições consagradas a partir de 1815 jogaram papel fundamental para garantir a famigerada paz sistêmica de 100 anos
Correto
Três instituições serviram de sustentáculo para o Congresso de Viena: a Quádrupla Aliança se impunha diante dos desafios da nova ordem territorial; a Santa Aliança buscava superar ameaças às instituições domésticas dos países; as conferências periódicas, produto do concerto das potências, promoviam acordos para encarar as crises emergentes.
Correto
A Quádrupla Aliança constituiu-se com o objetivo de garantir a conformação territorial europeia erigida por Viena, bem como procurando afirmar os valores do Antigo Regime.
Errado. A Quádrupla Aliança constituiu-se com o objetivo de garantir a conformação territorial europeia erigida por Viena, mas não reafirmava os valores do Antigo Regime, pois essa era composta por Rússia, Prússia, Áustria (membros da Santa Aliança) e Grã-Bretanha (potência liberal e constitucional).
Talleyrand era o representante francês em Viena. Sua maior contribuição no sentido de proporcionar o balanço de poder foi garantir, através do princípio das legitimidades, a preservação, em grande medida, das antigas fronteiras vigentes na Europa pré-Napoleônica.
Correto.
As Conferências pós-Viena foram marcadas pela ação conjunta das potências europeias no sentido de preservar o status quo. Este foi o caso das revoluções ocorridas em Nápoles, na Espanha e na Grécia, todas elas ao longo dos anos 20.
Errado. Este foi o caso das revoluções ocorridas em Nápoles, na Espanha (franceses se fizeram presentes no território espanhol para preservar o poder de Fernando VII); mas não na Grécia (Rússia, Inglaterra e França endossaram o clamor grego). A Rússia apoiou o nacionalismo grego para desestabilizar o Império Otomano, facilitando o expansionismo russo para o sul. A Inglaterra, mesmo contrariada, apoiou a independência da Grécia e busco uma solução à Inglesa: Concordou com a independência da Grécia, mas garantiu a sobrevivência do Império Otomano, para conter a influência e o expansionismo russo na região.