Congresso de Viena e o Concerto Europeu Flashcards

1
Q

O Congresso de Viena, ocorrido na esteira da derrocada de Napoleão Bonaparte, estabeleceu uma ordem européia duradoura, a qual tomou forma, de início, a partir do protagonismo das potências do Velho Mundo que coordenaram a resistência aos avanços franceses sobre o continente.

A

Correto. Introdução da questão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Em Viena, no início do século XIX, observa-se o surgimento do Estado Moderno soberano, o qual é capaz de afirmar a sua existência diante de porta-vozes de um universalismo ilustrado - como a França Napoleônica - ou calcado em forças transcendentais - o que pode ser exemplificado pela atuação da Igreja Católica.

A

Correto. O esforço de Viena ocorre no sentido de evitar a existência de porta-vozes de um universalismo ilustrado – como a França Napoleônica.
OBS: A Paz de Vestifália fundou o Estado Moderno Soberano (Raison d’Etát – Soberania dos Estados Modernos, em oposição a forças transcendentais, com a atuação da Igreja Católica). As tensões entre universalidade e individualidade ocorreram no decorrer dos séculos e permanece até os dias de hoje.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O Concerto Europeu, realizado no início do século XIX, é a síntese de duas tradições opostas observadas na Europa. Ao aplicar uma hegemonia coletiva capaz de promover um equilíbrio de poder entre os países, o Congresso de Viena posiciona-se entre os arroubos universalistas e a plena realização do Estado soberano ensaiados no continente em momentos diferentes.

A

Correto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Embora no âmbito econômico, a América Latina estivesse subordinada ao condomínio erigido pelas potências europeias no século XIX, no plano político, geoestratégico e cultural, o outrora Novo Mundo conseguiu se impor em relação à hegemonia pretendida pelos países europeus, afirmando recorrentemente a sua independência ao longo do século XIX.

A

Correto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Na primeira metade do século XIX, os cinco grandes países europeus (Grã-Bretanha, Rússia, Áustria, Prússia e a França) implantam uma diplomacia de conferências, capaz de promover pleno entendimento em relação às grandes questões de política internacional, manifestar sensibilidade às demandas das pequenas potências e afirmar a satisfação das potências no que concerne aos seus limites territoriais.

A

Errado. Nem mesmo algumas potências, como a Prússia e a Rússia, conseguiram suas demandas territoriais; desse modo, tampouco os pequenos países tinham demandas atendidas, apesar de algumas fazerem parte desse Concerto, como Portugal, Espanha e Suécia

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Para que a ordem de Viena se constituísse em algo duradouro, foi fundamental a promoção de transformações na Europa Central, área tradicionalmente cobiçada por vários países do Velho Mundo.

A

Correto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

A Confederação Germânica representa, no território europeu, o esforço pela consubstanciação da concertação pensada em Viena. Enquanto existiu a confederação, aquilo que, grosso modo seria a Alemanha era forte o suficiente para se precaver em relação aos franceses e fraca para fomentar pretensões expansionistas como as observadas no século XX

A

Correto. . O adensamento para 37 regiões auxiliou a Confederação nessa tentativa. A Alemanha só vai ganhar grande peso na cena europeia após sua unificação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Atriz importante para o balanço de poder na Europa Central, a Prússia impôs-se em relação à Grã-Bretanha e à Áustria, adotando uma conduta expansionista que a levou a incorporar a Saxônia e a Renânia ao seu território.

A

Errado. A Prússia obteve 2/5 da Saxônia; abriu mão de Varsóvia; anexou a Pomerânia sueca, o Ducado de Westfália, e a margem esquerda do Reno.
A Grã-Bretanha se impôs sobre a Prússia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Pensado no ano de 1804, o plano Pitt advogava a criação de grandes massas de terra na Europa Central a fim de barrar a influência francesa, ideia que, em termos práticos, traduziu-se na Confederação Germânica.

A

Correto. Pensado no ano de 1804, o plano Pitt (Ministro Britânico) advogava a criação de grandes massas de terra na Europa Central a fim de barrar a influência francesa, ideia que, em termos práticos, traduziu-se na Confederação Germânica.
O Plano Pitt estabelecia, pela primeira vez na história, a meta diplomática de equilíbrio. Pitt defendia o Realismo na política europeia, defendendo a não interferência na Europa Continental, e o equilíbrio de poderes contra Impérios Universais. Os pilares desse Plano eram: a) Contenção da França : a1) Independência dos Países Baixos com relação à França; a2) Estabelecimento de fronteiras pré-1789; b) Reorganização do Sacro-Império Germânico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

A primeira metade do século XIX será marcada pela projeção política da Prússia sobre a Confederação Germânica em detrimento da projeção do Império Austríaco na região. A chamada Primavera dos Povos (1848) apresentou o ocaso de Metrernich, o grande artífice do equilíbrio europeu em Viena, e a ascensão política da Prússia na Europa Central.

A

A primeira metade do século XIX não garante a projeção política da Prússia sobre a Confederação Germânica em detrimento da projeção do Império Austríaco na região; isso ocorre após a ascensão de Bismarck. A chamada Primavera dos Povos (1848) apresentou o ocaso de Metternich, o grande artífice do equilíbrio europeu em Viena, porém, a Áustria, por meio dos Habsburgo, continua projetando-se sobre a Confederação Germânica. A criação da Zollvereign contribuiu para uma ascensão econômica da Prússia sobre essa Confederação; a ascensão da política da Prússia na Europa Central ocorreu após a Guerra Austro-Prussiana e, posteriormente, da Guerra Franco-Prussiana.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O Congresso de Viena não foi mero encontro das potências europeias. As instituições consagradas a partir de 1815 jogaram papel fundamental para garantir a famigerada paz sistêmica de 100 anos

A

Correto

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Três instituições serviram de sustentáculo para o Congresso de Viena: a Quádrupla Aliança se impunha diante dos desafios da nova ordem territorial; a Santa Aliança buscava superar ameaças às instituições domésticas dos países; as conferências periódicas, produto do concerto das potências, promoviam acordos para encarar as crises emergentes.

A

Correto

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

A Quádrupla Aliança constituiu-se com o objetivo de garantir a conformação territorial europeia erigida por Viena, bem como procurando afirmar os valores do Antigo Regime.

A

Errado. A Quádrupla Aliança constituiu-se com o objetivo de garantir a conformação territorial europeia erigida por Viena, mas não reafirmava os valores do Antigo Regime, pois essa era composta por Rússia, Prússia, Áustria (membros da Santa Aliança) e Grã-Bretanha (potência liberal e constitucional).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Talleyrand era o representante francês em Viena. Sua maior contribuição no sentido de proporcionar o balanço de poder foi garantir, através do princípio das legitimidades, a preservação, em grande medida, das antigas fronteiras vigentes na Europa pré-Napoleônica.

A

Correto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

As Conferências pós-Viena foram marcadas pela ação conjunta das potências europeias no sentido de preservar o status quo. Este foi o caso das revoluções ocorridas em Nápoles, na Espanha e na Grécia, todas elas ao longo dos anos 20.

A

Errado. Este foi o caso das revoluções ocorridas em Nápoles, na Espanha (franceses se fizeram presentes no território espanhol para preservar o poder de Fernando VII); mas não na Grécia (Rússia, Inglaterra e França endossaram o clamor grego). A Rússia apoiou o nacionalismo grego para desestabilizar o Império Otomano, facilitando o expansionismo russo para o sul. A Inglaterra, mesmo contrariada, apoiou a independência da Grécia e busco uma solução à Inglesa: Concordou com a independência da Grécia, mas garantiu a sobrevivência do Império Otomano, para conter a influência e o expansionismo russo na região.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

No início do século XIX, a Rússia era um império em ascensão. O território dos Romanov ganhou uma importância ainda maior na Europa Continental após a queda de Napoleão, tornando-se ator importantíssimo para o Concerto Europeu pensado em Viena.

A

Correto.

17
Q

No Congresso de Viena, a Rússia fez-se representar por seu czar, Alexandre I, o qual, através da Santa Aliança , propôs uma contrarrevolução em moldes tão universalistas quanto as expectativas nutridas anteriormente pela França napoleônica. Os princípios cristãos de irmandade embasariam a busca por paz e justiça.

A

Correto.

18
Q

A Santa Aliança antecipou, sob muitos aspectos, premissas do wilsonianismo - ao marcar a preocupação com a natureza de uma ordem mundial – e a essência do Conselho de Segurança das Nações Unidas – ao expressar o compromisso com a manutenção da estabilidade em um âmbito geopolítico.

A

Correto. Argumento de Hobsbawn

19
Q

Império czarista euroasiático, a Rússia iniciou um dos conflitos mais importantes do século XIX, a Guerra da Crimeia. Contudo, apesar da instabilidade gerada em muitos momentos, a pátria dos Romanov foi, no início da mesma centúria, fundamental no sentido de impedir o universalismo napoleônico, contribuindo para a manutenção da ordem europeia.

A

Correto. A Russia fez parte da aliança anti-Napoleão, impedindo, assim, a conformação de um Império Universal.

20
Q

No Congresso de Viena, ações voltadas para a manutenção da ordem sistêmica se sobrepuseram aos objetivos particulares nutridos pelas potências. O Império Austríaco e a Rússia adiaram um conflito geopolítico nos balcãs, por exemplo, em função do receio que compartilhavam quanto à atuação de forças centrífugas no âmbito doméstico.

A

Correto.

21
Q

A ideia de balanço de poder é essencial para caracterizar a construção do Velho Mundo pós-guerras napoleônicas. Na primeira metade do século XIX, Metternich personificou a ênfase na primeira palavra da expressão. Na segunda metade do referido período, novos atores como Napoleão III e Bismarck enfocaram a noção de poder, preparando o continente para uma luta por preeminência entre as potências.

A

Correto.

22
Q

Os sistemas bismarckianos executados no imediato pós-unificação alemã deram vazão ao desejo alemão de quebrar a ordem erigida a partir de 1815, a fim de constituir um processo de reterritorialização essencial à sobrevivência daquele recém-criado Estado nacional.

A

Errado. Os sistemas bismarckianos executados no imediato pós-unificação alemã NÃO QUEBROU A ORDEM DE VIENA (POTÊNCIA SATISFEITA), atuando diplomaticamente na cena europeia. O processo de tentativa de retorrialização ocorre com a Weltpolitik pós-Bismarckiana.

23
Q

No contexto da segunda onda revolucionária (1830), a Bélgica compromete-se em afirmar uma condição de neutralidade que a impede de juntar-se a alianças militares e de permitir a presença de forças estrangeiras em seu território. O compromisso com o equilíbrio europeu impõe uma neutralidade de fora que, neste caso, atende especificamente aos desígnios britânicos.

A

Correto. . Isso apenas é quebrado na Primeira Guerra Mundial.

24
Q

O período que vai de 1815 à Primeira Guerra foi caracterizado por um profundo equilíbrio entre poder e legitimidade, o qual garantiu uma convivência pacífica entre as potências.

A

Errado. Podemos falar em uma paz sistêmica de 100 anos, mas não de uma convivência pacífica.

25
Q

A ordem europeia constituída a partir de Viena perdurou ao longo do século XIX. Neste período, o Velho Mundo seguiu sendo a referência para os assuntos internacionais.

A

Correto. Introdução da questão

26
Q

O conservadorismo irrestrito sustentado pelas cinco potências na primeira metade do século XIX deu lugar, nos cinquenta anos seguintes, a um comportamento diferente, o qual visava a promoção de medidas liberais a fim de lidar com o aprofundamento das lutas pela igualdade observado com a difusão das ideias socialistas e anarquistas.

A

Errado. Ex: A derrota da Rússia na Guerra da Crimeia provocou o fim do feudalismo nesse país, mas isso não provocou a aplicação de medidas liberais.

27
Q

Se, por um lado, Metternich foi o principal agente do princípio das legitimidades na primeira metade do século XIX, as novas personalidades da cena europeia no pós-1850, tais quais, Napoleão III, Bismarck, Camilo de Cavour e Nicolau I, patrocinaram, contra os seus tradicionais rivais da região, o princípio das nacionalidades.

A

Errado. Isso pode ser imputado à Napoleão III, Cavour e Bismarck, líderes não comprometidos com os princípios de Viena. Entretanto, Nicolau I continuava a ter o seu Império Russo multinacional.

28
Q

A Guerra da Crimeia (1853-56) marcou uma grande crise no exercício da hegemonia coletiva observado desde o início do século XIX. Os britânicos, em particular, queriam garantir as vantagens comerciais obtidas junto aos otomanos através do tratado anglo-otomano (1838). Para tal, articularam-se aos franceses com o fito de impedir o protagonismo dos russos no mar Negro.

A

Correto. Para tal, articularam-se aos franceses com o fito de impedir o protagonismo dos russos no mar Negro. A Grã-Bretanha evitava normalmente alianças, entretanto, a resistência inicial deu lugar a uma articulação com a França e com o Império Otomano.

29
Q

O continente americano difundiu, no período em tela, os Estados Nacionais na região, mantendo-se como zona de baixa pressão política e estratégica das grandes potências europeias.

A

Correto. Argumento de Sombra Saraiva

30
Q

Como consequência do Congresso de Viena, a Suécia e a Noruega uniram-se, a Áustria anexou a região dos Balcãs, a Rússia anexou parte da Polônia, Finlândia e Bessarábia, e o Império Otomano manteve o controle dos povos cristãos do Sudeste da Europa

A

Correto.

31
Q

Como consequência do Congresso de Viena, a Inglaterra ficou com a estratégica Ilha de Malta, o Ceilão e a Colônia do Cabo, o que lhe garantiu o controle das rotas marítimas

A

Correto

32
Q

No encerramento do Congresso de Viena, o direito português ao território de Olivença foi reconhecido. A Espanha ratificou o tratado que previa a devolução desse território a Portugal, mas nunca cumpriu com essa disposição.

A

Correto