Tumores do intestino delgado Flashcards
Quais são as principais características dos tumores intestinais?
São incomuns, mas quando presentes, 64% são malignos, sendo o adenocarcinoma o mais frequente. Pode ser sítio metastático pelo seu extenso trajeto. Aparece cerca dos 65 anos, mais em homens, geralmente assintomático, com e dor e perda de peso em estágios avançados.
Quais são os tumores benignos mais frequentes?
Adenomas, leiomiomas, fibromas e lipomas.
Qual é o principal método diagnóstico?
TC
Quais são os exames necessários para o diagnóstico?
EDA Colonoscopia Histopatológico Cápsula endoscópica História e exame físico.
Quais são os principais tumores malignos?
Adenocarcinoma
Tumores carcinóides
Linfoma
GIST (Tumores estromais)
Quais são as principais características do adenocarcinoma?
Mais comum em homens, pacientes com história de câncer colorretal e D. de Crohn. Em geral acontece mais no duodeno. Paciente apresenta sintomas vagos ou assintomáticos (dor abdominal é o sintoma mais comum), náusea, vômitos, perda de peso, icterícia. Tratamento é cirúrgico, se não tiver como ressecar o tratamento é paliativo.
Quais são as principais características dos tumores carcinoides?
São tumores neuroendócrinos, mais comuns no íleo e maior incidência aos 60 anos. Maioria assintomático, quando surgem , acontecem sintomas de massa ou por síndrome carcinoide ( dor abdominal, diarreia aquosa, rubor facial). se o pacte apresenta síndrome carcinoide, ele tem 90% de chance de ter metástase. O risco de metástase é relacionado com o tamanho do tumor. Tratamento é ressecção ou paliativo.
Quais são as principais características dos linfomas?
Pode ser primário ou metástase. No tumor primário, não observamos adenopatias, leucócitos normais, presente somente no TGI, sem comprometimento do fígado/baço. Mia comum em homens por volta dos 70 anos. O linfoma do intestino delgado é a forma extralinfática mais comum de linfoma. É geralmente do tipo não Hodgkin e mais comum em estômago e delgado (íleo). São agressivos, e podem ter perfuração, sangramento, obstrução. Sintomas: dor abdominal, anorexia, perda de peso. Tratamento é com quimioterapia sistêmica ou ressecção.
Quais são as principais características do GIST?
É uma forma se sarcoma (tumor mesenquimal, pode ser benigno ou maligno). Pega mais jejuno, íleo e divertículo de Merckel. Maioria é assintomático. Crescimento extraluminal (pode causar obstrução na fase mais tardia). Disseminação hematogênica, principalmente para figado e pulmões. É um tumor da camada muscular, na endoscopia não há erosão da mucosa somente abaulamento (fica do lado de fora da luz). O tratamento é a ressecção, não responde a quimio e a radioterapia). O prognóstico depende do tamanho e da diferenciação (> que 5 cm, mais de 5 mitoses por campo —-mau prognóstico).
Explique sobre as metástases no intestino delgado.
São mais comuns que os tumores primários. Geralmente são extraluminais (carcinomatosa peritoneal), disseminação local ou hematogênica. Tumores primário com metástase para intestino são: ovário, estômago, pulmão, mama, colo de útero, melanoma e o próprio GIST. Tratamento é paliativo.