Nódulos hepáticos Flashcards
Qual é a prevalência do nódulos hepáticos?
Os nódulos hepáticos são lesões benignas duas vezes mais frequentes que as malignas e são achados geralmente incidentais (por exame de rotina).
Uma vez localizado um nódulo hepático, quais são questões que devem ser investigados?
História de transfusões sanguíneas Hepatites virais Doenças inflamatórias auto imunes Uso de anticoncepcionais Uso de esteroides, anabolizantes História natural indica risco de malignidade ou sangramento? Sintomas podem ser atribuídos a lesão? Há incerteza diagnóstica? A lesão causa efeito de massa? Sinais de doença hepática crônica Testes de função hepática e marcadores tumorais
O que são hemangiomas hepáticos?
São pequenos tumores benignos formados por vasos sanguíneos enovelados. É o tumor hepático mais comum, predominante no sexo feminino (entre 30 e 5 anos). Na maioria das vezes é um achado acidental. podem ser solitários ou tumores múltiplos. A ruptura espontânea é muito rara.
Qual é a sintomatologia dos hemangiomas hepáticos?
Geralmente são assintomáticos. Os casos sintomáticos incluem lesões > 4 cm, o paciente apresenta dor no andar superior do abdome, sendo resultado de infartos e necrose, pressão sobre estruturas adjacentes, distensão da cápsula hepática, ou alto fluxo sanguíneo. Outros sintomas incluem estufamento pós prandial, náuseas e vômitos.
Quais são os exames solicitados para o diagnóstico do hemangioma?
US
Tomografia Computadorizada
Ressonância Magnética Nuclear
Como o hemangioma é visto no US?
Observamos uma lesão hiperecóica, bem delimitada e homogênea, pode ser hipoecóica nos figados esteatóticos.
Como o hemangioma hepático é visto no TC?
Observamos uma lesão hipodensa, bem delimitada. Após injeção do contraste, observamos um preenchimento centrípeto (da periferia para o centro).
Como o hemangioma hepático é visto no RMN?
Observamos uma lesão hipointensa em T1 e hiperintensa em T2, bem delimitada. Apresenta o mesmo padrão de preenchimento pelo contraste observado na TC.
Qual é o tratamento dos hemangiomas hepáticos?
O tratamento geralmente é expectante, já que o paciente geralmente é assintomático. Fazemos um acompanhamento com US a cada 1 ou 2 anos.
Os casos cirúrgicos são indicados quando o a paciente apresenta muto sintomas, ou quando há complicações como ruptura, infecção,, crescimento rápido e dúvida diagnóstica.
Explique a hiperplasia nodular focal.
É uma lesão composta por parênquima hepático hiperplásico, subdividido em nódulos por septos fibrosos, que podem se tornar cicatrizes estreladas. Mai comum em mulheres, pode ser único ou múltiplo. Raramente se rompem.
Quais são as características da hiperplasia nodular focal no US?
Observamos uma lesão bem delimitada hiper/iso ou hipoecoica, com cicatriz central. Há dificuldade para diferenciar a HNF do adenoma e de lesões malignas.
Quais são as características da hiperplasia nodular focal na TC?
Sem contraste observamos uma lesão bem delimitada, homogênea, iso ou hipodensa. Com contraste observamos um realce fugaz na fase arterial (exceto na cicatriz central), na fase portal está hipo ou isodenso, e na fase de equilíbrio, observamos o realce da cicatriz central.
Quais são as características da hiperplasia nodular focal na RMN?
A lesão apresenta-se iso/hipointensa em T1 e iso/ ou hiperdensa em T2; cicatriz geralmente hiperintensa em T2. Após o contraste, apresenta o mesmo padrão de realce da tomografia.
Qual é o tratamento da hiperplasia nodular focal?
É expectante geralmente, pois o paciente é assintomático. Os casos cirúrgicos ficam reservados nos casos de complicações como ruptura, infecção, crescimento rápido, dor intratável e dúvida diagnóstica.
Explique o que é o adenoma hepático.
É uma lesão rara, hepática sólida, identificada principalmente em mulheres em idade fértil e em uso de anticoncepcional. O maior risco é quando ocorre em mulheres com mais de 30 anos que fazem uso de ACO por mais de 5 anos, já que nesse caso, apresentam maior risco de sangramento. Geralmente é único, macio e bem circunscrito, com áreas centrais de necrose e hemorragia.