Transporte Membranar Flashcards
Transporte membranar não mediado
Não há intervenção de proteínas transportadoras.
Osmose e difusão simples (não há gasto de energia - transporte passivo - em nenhum destes dois modos e são ambos a favor do gradiente de concentração).
Transporte membranar mediado
As substâncias são transportadas por ação de proteínas transportadoras. Há a difusão facilitada e o transporte ativo primário e secundário.
Difusão facilitada - o que é?
As moléculas deslocam-se a favor do gradiente de concentração com a intervenção de permeases e proteínas canal. Não há gasto de energia - transporte passivo.
Difusão facilitada - O que são aquaporinas?
Proteínas que permitem a passagem de moléculas de água. São compostas por argininas (carga positiva), logo a água passa facilmente enquanto outras moléculas polares positivas não passam.
Apresentam uma região estreita (gargalo) onde as moléculas são filtradas consoante o tamanho.
As moléculas de água sofrem uma rotação a meio da porina devido à sua natureza dipolar (os H voltam-se para a saída).
Difusão facilitada - Canal de iões
Canais que permitem a passagem de iões e são dependentes de ligandos ou de estímulo elétrico.
Como varia a velocidade de transporte de substância?
- Aumenta com a concentração de soluto;
- Mantém-se quando todos os locais de ligação das permeases estão ocupados (saturação), mesmo que a concentração aumente - velocidade máxima.
Transporte Ativo - o que é?
Na maioria das situações as moléculas ou iões (Na+, K+, etc.) deslocam-se contra o gradiente de concentração e com intervenção de proteínas transportadoras - ATPases. Implica gasto de energia.
Transporte Ativo Direto/Primário
Utiliza-se a energia do ATP de forma direta para a passagem de solutos contra o gradiente de concentração.
Transporte Ativo Direto - Bombas Tipo P
Ocorre fosforilação da proteína transportadora por ATP que se transforma em ADP. Quando isto acontece, a proteína sofre uma alteração de conformação de modo a deixar passar o sódio para o meio extracelular. Depois, ao ser desfosforilada, permite a passagem de potássio para o meio intracelular.
Transporte Ativo Direto - Bombas Tipo V e F
Não ocorre fosforilação da proteína transportadora. São bombas de H+ da membrana do lisossoma e vacúolos (tipo V) e da membrana das mitocôndrias e cloroplastos (tipo F - podem funcionar em sentido contrário, produzindo ATP).
Transporte Ativo Direto - Bombas Tipo ABC
ATP-binding cassete - local do domínio extra-membranar de ligação ao ATP. Bombas transportadoras de biomoléculas da membrana plasmática e bombas de Cl-.
Que doença é causada por defeitos nas bombas de Cl- (tipo ABC)?
A fibrose cística.
Como o cloro não passa, a água tem tendência para entrar na célula o que torna o muco gerado nas vias respiratórias mais espesso entupindo os canais e provocando dificuldades respiratórias.
Transporte Ativo Indireto/Secundário/Cotransporte
Utilização da energia gerada pelo fluxo de iões a favor do gradiente. Implica o transporte simultâneo de 2 substâncias, uma contra e outra a favor do gradiente, sendo que o ião condutor e a sua passagem a favor do gradiente geram a energia necessária para o transporte da primeira.
Transporte Ativo Indireto - Bombas Antiporte
As substâncias passam em sentidos inversos.
Transporte Ativo Indireto - Bombas Simporte
As substâncias passam no mesmo sentido.