Matriz Extracelular Flashcards
O que á a matriz extracelular?
Conjunto de macromoléculas secretadas para o espaço extracelular que rodeia as células.
Constituição e função da Parede Celular nos vegetais
A parede celular é constituída maioritariamente por celulose. É responsável por dar forma às células e impedir “lesões” resultantes de pressões osmóticas extremas.
Como é a parede celular nos procariotas?
É constituída essencialmente por uma rede organizada de polissacarídeos e pequenos péptidos, formando desse modo uma cobertura covalente.
Como é a parede celular nos eucariotas?
É constituída essencialmente por polissacarídeos dispersos numa matriz gelatinosa sendo, portanto, maleável.
Qual o principal polissacarídeo presente nas paredes celulares dos fungos?
Quitina - mesma molécula encontrada no exosqueleto de insetos.
Qual o principal polissacarídeo nas paredes celulares da maioria das algas e plantas?
Celulose - polímero linear de resíduos de glicose unidos por ligações beta. Através destas ligações formam-se cadeias longas de polissacarídeos que se podem associar a outras formando microfibrilhas. Estas microfibrilhas estão imersas numa malha constituída por glicoproteínas (suporte estrutural) e por outros dois tipos de polissacarídeos.
Quais os outros dois tipos de polissacarídeos que constituem a malha na qual estão imersas as microfibrilhas de celulose?
Hemicelulose - polissacarídeo altamente ramificado que efetua ligações de pontes de hidrogénio com superfícies das microfibrilhas; estabiliza as microfibrilhas (origina uma fibra rígida);
Pectina - Polissacarídeo ramificado constituído por muitos resíduos de ácido galacturónico de carga negativa (liga-se a iões de Ca+ levando ao aprisionamento de moléculas de água, formando um gel); responsável por ligar as microfibrilhas umas às outras.
Que proteínas se podem encontrar na malha em que estão imersas as microfibrilhas?
Podem-se encontrar extensinas, proteínas ricas em hidroxipirolina, importantes na extensibilidade da membrana celular. A síntese da extensina é induzida quando as células são danificadas por ferimento, infeção ou congelamento - ajuda a proteger/reparar as células.
Quais as modificações que as paredes celulares das células das plantas sofrem à medida que crescem?
No período de crescimento, as células apresentam uma parede celular fina e flexível, capaz de se expandir - parede celular primária.
Quando o organismo cessa o crescimento, forma-se uma parede celular secundária entre a membrana plasmática e a parede celular primária. É espessa, rígida e extremamente importante nos tipos de célula responsáveis por conduzir a água e dar força mecânica à planta.
Constituição da parede celular primária
Tem quantidades equivalentes de celulose, hemicelulose e pectinas.
As microfibrilhas de celulose estão organizadas aleatoriamente.
Constituição e formação da parede celular secundária
Quantidade baixa de pectina e 50 a 80% de celulose.
As microfibrilhas de celulose são rigorosamente organizadas;
Forma-se por deposição em camadas que diferem na orientação originando uma estrutura laminada que oferece mais força.
De que forma é que a parede celular impede a turgescência da célula?
Num ambiente hipotónico, há entrada de água para a célula levando à criação de uma pressão de turgescência que é tolerada devido á rigidez da parede celular.
De que forma é que a pressão de turgescência é responsável pela expansão celular (uma das formas de crescimento da célula)?
Com a expansão celular há deslizamento e afastamento das microfibrilhas:
- Hormonas vegetais - auxinas - ativam as expansinas (enzimas);
- Expansinas hidrolisam as ligações entre as hemiceluloses e as microfibrilhas de celulose numa região da parede celular;
- A água entra no vacúolo central da célula, mantendo o volume citosólico;
- O vacúolo ao acumular água vai-se expandir, provocando um alongamento da célula na região enfraquecida;
- A hemicelulose e as pectinas são sintetizadas no Complexo de Golgi e a celulose é produzida pelo complexo enzimático presente na membrana plasmática - celulose sintase;
- As novas microfibrilhas vão ser depositadas em organizações específicas e a estas vão ser associados os polissacarídeos sintetizados.
Qual a função dos microtúbulos corticais?
Existentes logo abaixo da membrana celular, estes microtúbulos são responsáveis pela orientação final das novas microfibrilhas de celulose, definindo a direção do crescimento da parede e por isso determinando a forma final de toda a célula vegetal.
Lenhificação da parede celular
A parede é impregnada de lenhina - polímero de natureza fenólica (fenóis são compostos sintetizados por células vegetais, conferindo-lhes toxicidade). A lenhina substitui os elementos da matriz, conferindo uma maior resistência á parede celular.
Como as paredes celulares ficam impermeabilizadas, as células lenhificadas são, por isso, células mortas.