Tramatismos superficiais Flashcards
Qual a definição de traumatismo superficial?
É aquele em que o agente atinge a pele, TCS, aponeuroses ou músculos. No entanto, quando atinge estruturas nobres ou mais profundas, como nervos, tendões, vasos, ossos e vísceras, o traumatismo é dito profundo.
Qual a abordagem em casos de traumatismos superficiais?
Em todo paciente com história de trauma, deve-se, primeiro, verificar o ABCDE do trauma. No caso de lesões superficiais, deve-se excluir a presença de lesões profundas inaparentes.
Qual a classificação das lesões quanto à presença ou ausência de solução de continuidade da pele?
Os traumatismos podem ser abertas ou fechadas, sendo que estas consistem em contusões leves, causando as equimoses, hematomas e seromas superficiais. Quando abertos são chamados de feridas.
Qual a classificação das feridas de acordo com a natureza do agente causador?
Feridas Incisas, Contusas, Perfurantes, Penetrantes, Transfixantes, Por projétil de arma de fogo e por Picadas e mordeduras.
Explique as feridas incisas e contusas.
As incisas são produzidas por agentes cortantes, afiados, capazes de cortar a pele produzindo ferida linear, com bordas regulares e pouco traumatizadas. Ex: ferida cirúrgica.
As contusas são produzidas por objetos capazes de romper a integridade da pele produzindo feridas irregulares, retraídas e com bordas traumatizadas. Varia de simples até com perda de substância.
Explique as feridas perfurantes e penetrantes.
Perfurantes: O objeto vulnerante é geralmente fino e pontiagudo, produzindo uma lesão cutânea puntiforme ou linear, de bordas regulares ou não.
Penetrantes: O objeto vulnerante tem as mesmas características que o anterior, porém penetra alguma cavidade natural do organismo.
Explique as feridas transfixantes e por projétil de arma de fogo.
Transfixantes: É uma variedade de ferida perfurante ou penetrante, na qual o objeto vulnerante é capaz de atravessar os tecidos ou órgãos em toda sua espessura.
Por projétil de arma de fogo: São feridas contusas, penetrantes ou não, variáveis, geralmente graves. Há um orifício de entrada (circular/oval, pequena, bordas trituradas e com orla de detritos do projétil) e pode haver um de saída (maior, bordas irregulares, podendo formar retalhos).
Explique as feridas por picadas e mordeduras.
Por picadas são puntiformes. Por mordeduras são variáveis, podendo ser contusas, perfurantes, dilacerantes, e com um alto índice de contaminação.
Qual a classificação das feridas quanto à profundidade?
Superficiais (ex: escoriações) ou profundas.
Qual a classificação das feridas quanto ao grau de contaminação?
Limpas (mínimo grau de contaminação bacteriana) ou sujas/poluídas (proliferação de microrganismos - localizada que pode evoluir para tecidos adjacentes e para todo o organismo).
Qual a classificação das feridas quanto à complexidade?
Simples (pequenos ferimentos, sem perda de tecidos nem contaminação grosseira) e Complexas (graves, irregulares, perda de substâncias geralmente, esmagamento, queimadura, avulsão, dissecção e deslocamento de tecidos).
Qual o tratamento em traumatismos fechados?
Resfriar o local com gelo nas primeiras horas, compressão com atadura de crepom, imobilização, elevação e repouso da área traumatizada e uso de analgésicos.
Após a fase aguda, aplica-se calor no local para acelerar a cura. Os hematomas grandes e seromas devem ser puncionados ou drenados.
Qual o objetivo do tratamento de traumatismos fechados?
Aliviar a dor, diminuir a progressão da hemorragia ou do edema, facilitar a drenagem linfática e venosa.
Como é feito o tratamento de traumatismos abertos (feridas)?
Deve-se, antes de fechar a ferida, cuidar da antissepsia do local. Posteriormente, avalia-se qual método utilizar: fechamento primário, fechamento primário retardado, tratamento aberto ou fechamento secundário.
Explique o fechamento primário.
Reservado para feridas limpas com pequeno risco de infecção. É CI nas situações: intervalo maior que 8h após o trauma, tecidos com suprimento sanguíneo inadequado, impossibilidade de aproximação das bordas e feridas por mordedura.