Anestésicos Locais Flashcards
O que é um anestésico local?
É um composto que bloqueia a condução do impulso nervoso quando em contato com tecidos excitáveis. Possui efeito temporário e reversível e, dependendo da concentração, podem produzir bloqueio sensitivo e motor.
Qual o mecanismo de ação dos anestésicos locais?
Ele impede que o limiar do PA seja atingido, bloqueando ou lentificando a propagação do potencial de ação. Há bloqueio das correntes de sódio causado por competição entre o Na+ e o anestésico pelo canal iônico.
Quais propriedades físico-químicas influenciam na capacidade anestésica dos anestésicos locais?
Peso molecular, Lipossolubilidade (principal determinante da potência anestésica - quanto maior a lipossolubilidade, menor o tempo para iniciar o efeito do anestésico, mas mais curta é sua duração), Grau de ionização (quanto menor o pKa, mais rápido será o efeito) e Capacidade de ligação proteica (quanto maior a afinidade, maior o tempo de bloqueio).
O que afeta na absorção de um fármaco e qual sua consequência para o paciente?
A absorção de um fármaco é influenciada pelo grau de vascularização do local a ser anestesiado, sendo maior quanto maior a vascularização. A maior absorção de um fármaco pode estar relacionada a um aumento da toxicidade desse anestésico.
Como podemos limitar a absorção de um anestésico em um local muito vascularizado?
Utilizar vasoconstritores (como a adrenalina), porém deve-se tomar cuidado com regiões de extremidades e de circulação terminar, não devendo ser usados nesses locais pelo risco de produzir isquemia.
Qual a sequência da anestesia clínica?
Bloqueio do simpático (vasodilatação e aumento da temperatura) -> perda da sensibilidade térmica e dolorosa -> perda da propriocepção -> perda da sensibilidade ao tato e pressão -> paralisia motora.
Quais os sinais e sintomas de um paciente que está apresentando toxicidade ao anestésico local?
SNC: depressão do SNC, dificuldade de focalizar, convulsões, inquietação, tontura e abalos musculares.
SCV: depressão miocárdica, bradicardia e parada CV.
SR: depressão da resposta ventilatória e hipóxia.