Tireoide Flashcards
Tireoide - Anatomia: formato
Borboleta.
Tireoide - Anatomia: Localização e relação com outras estruturas
Região cervical ao nível das vértebras C5 e T1, imediatamente abaixo da laringe, lateral e anteriormente à traquéia e posterior ao tronco vasculonervoso e aos músculos esternotireoideo.
Tireoide - Anatomia: peso
Pesa em média 15-30g (podendo ser mais pesada em mulheres devido ao estímulo dos hormônios sexuais femininos).
Tireoide - Anatomia: é formada por?
2 lobos laterais e um istmo, situado na linha média, que pode apresentar o lobo piramidal, superiormente. O ápice do lobo piramidal situa-se cranialmente, ele se localiza mais medialmente, e, geralmente, no lobo esquerdo, e representa um remanescente de sua migração, a partir da base da língua. Além disso, em sua parte posterior, pode-se visualizar 4 glândulas paratireoides.
Tireoide - Anatomia: “Revestimento”
Ela é envolvida por uma cápsula de tecido conjuntivo que consiste em uma lâmina externa e uma lâmina interna. A delgada lâmina interna relaciona-se diretamente com a glândula tireoide, é unida ao parênquima glandular, de modo que seus feixes de tecido conjuntivo, que contém vasos sanguíneos, estendem-se para o interior da glândula e a divide em lóbulos. Já a lâmina externa, envolve a glândula tireoide e as paratireoides e também é chamada de lâmina cirúrgica, já que ela é aberta durante as cirurgias da tireoide.
Tireoide - Anatomia: irrigação
É irrigada pelas A. tireoidea superior e inferior. Todavia, o suprimento arterial é provido principalmente pela A. tireoidea superior (primeiro ramo da A. carótida externa), que faz um trajeto longitudinal e alcança a glândula, superior e posteriormente. Já a A. tireoidea inferior é ramo do tronco tireocervical, faz um trajeto perpendicular e alcança a glândula inferiormente. Durante a remoção cirúrgica essas artérias, que se projetam à esquerda e à direita da glândula, deverão ser obstruídas (ligadura). Variação anatômica: alguns paciente possuem a A. Tireoidea IMA: ramo da A. braquiocefálica (que sobe na linha mediana e emite ramos para os lados.).
Tireoide - Anatomia: Drenagem
Ocorre, principalmente, nas superfícies inferior e anteior, por meio de um plexo muito desenvolvido, o plexo tireóide ímpar, que, normalmente, drena para a V. tireoidea inferior, e, daí, para a V. braquiocefálica. Além dessas vias, as Vv tireóideas superiores e médias também drenam para a V. jugular interna.
Tireoide - Anatomia: inervação
Gânglios cervicais (sistema simpático) N. laríngeo recorrente.
Tireoide - Anatomia: nervos com importância em termos de cirurgia da tireoide.
- N. laríngeo inferior/recorrente: percorre um trajeto recorrente, na direita por trás do tronco braquiocefálico e na esquerda por trás da aorta, sobe pelo sulco traqueoesofágico até entrar naa laringe, inerva todos os nervos da laringe, tendo função de adução e abdução das cordas vocais, controle da deglutição, etc . Assim, ele pode sofrer lesão pela ligadura da A. tireoidea inferior, e o paciente apresentará rouquidão + insuficiência respiratória.
- N. laríngeo superior inerva o M. cricotireoideo (CT), tendo função de estiramento/tensionamento das cordas vocais, pode ser lesionado pela ligadura da A, o que gera alteração do timbre da voz.
Tireoide - Histologia: Em que consistem os lóbulos tireoidianas
Conjunto de folículos tireoidianas delimitados pela camada de tecido conjuntivo ao qual a glândula está encapsulada, que entra pra dentro do parênquima glandular, subdividindo-o em unidades lobulares irregulares.
Tireoide - Histologia: de que é composta?
De um grande número de folículos fechados (unidades estruturais e funcionais da glândula tireoide), cheios de uma substância secretora chamada coloide (constituído principalmente por tireoglobulina), revestidos por células epiteliais colunares baixas cúbicas ou escamosas (a depender do nível de atividade do folículo), que secretam seus produtos para interior dos folículos e que se agrupam em lóbulos irregulares circundados por estroma de tecido conjuntivo rico em capilares fenestrados (ao longo dos nervos simpáticos que os inervam) e vasos linfáticos.
Além disso, a tireoide também possui células parafoliculares chamadas de células C.
Tireoide - Histologia: o que determina o tipo de células presente nos folículos tireoidianas?
O nível de atividade do folículo: quando estão ativos, o epitélio apresenta células cúbicas ou colunares, e quando estão inativos as células são escamosas (achatadas).
Tireoide - Histologia: Células C, em que consistem e função
Subtipo de células neuroendócrinas que produzem a calcitonina, ou tireocalcitonina, hormônio que participa da regulação dos níveis de cálcio através da regulação da reabsorção óssea (degradação do osso com consequente liberação de minerais no sangue) e da limitação à reabsorção de cálcio nos rins.
Tireoide - Fisiologia: Regulação da secreção de hormônio tireoidiano
- O hipotálamo produz TRH (hormônio liberador de tiretrofina), que estimula à adenohipófise a liberar TSH (homônimo estimulador da tireoide), que estimula a tiróide a produzir seus hormônios, T3 e T4.
Tireoide - Fisiologia: ações do TSH
Estimular a síntese e liberação hormonal e efeito trófico na tireoide:
Chega ao folículo tireoidiano, se liga ao seu receptor na membrana plasmática, o que gera (1) estímulo para produção de trocador de sódio e iodeto na membrana das células foliculares (joga sódio para fora e iodeto para dentro; (2) estímulo para ativação da tireoperoxidase (TPO), que une 1 tireoglobulina (proteína produzida no folículo tireoidiano) + 3 iodos = T3 / + 4 iodos = T4; (3) estimula a hipertrofia da glândula, que se torna mais vasculariazada.