Tipos de estudos epidemiológicos Flashcards
O que é o desenho de estudos?
O processo pelo qual as hipóteses conceituais são transformadas em hipóteses operacionais e intermediado pelos desenhos de estudos
Diferencie estudo descritivo e analítico:
Os estudos descritivos se baseiam em relatos de caso e séries de caso. Entretanto, os analíticos constam em observacionais (ecológico, transversal, coorte e caso controle) e experimentais (clínico-randomizado)
Como são classificados os estudos analíticos de acordo com o tempo?
Pode ser transversal (seria aquele que apresenta uma única observação) e longitudinal (podendo ser retrospectivo e prospectivo, ao longo do tempo podendo ser mais de uma observação)
Comparabilidade:
Estudo analítico. Experimentais (intervenção e alocação aleatória) e observacionais (o investigador não controla nem a exposição nem a alocação dos indivíduos)
Estratégia de observação:
Estudo analítico. Pode ser seccional (as informações coletadas referem-se apenas a um momento) e longitudinal (quando pelo menos duas observações são realizadas, em momentos diferentes)
Esquema de seleção:
Estudo analítico. Pode ser completo (quando todos os indivíduos da base populacional da qual surgem os casos são selecionados) e Incompleto (quando apenas uma fração dos não casos é selecionada).
Unidade de observação/análise:
Estudo analítico. Individual (informações obtidas dos indivíduos da população em estudo) e agregados (as informações são obtidas de um conglomerados de indivíduos (domicílio, área geográfica)
O que é o estudo ecológico?
é um estudo seccional com a informação obtida e analisada no nível agregado, ou seja, não se conhece a distribuição da exposição da doença no nível individual. Possui como principio: Nas populações onde a exposição é mais frequente, a incidência das doenças ou a mortalidade serão maiores. É um estudo observacional (o pesquisador não interfere), seccional (não é ao longo do tempo), pode ser completo ou incompleto e é agregado.
O que é o estudo transversal?
A estratégia de observação da população é seccional, isto é, as informações obtidas referem-se ao mesmo momento, e os indivíduos são selecionados da população fonte inteira (censo) ou de uma fração desta (amostra), são úteis para gerar possiveis presenças de associação (gerar hipóteses). É observacional, seccional, completo ou incompleto e individual.
O que é o estudo caso-controle?
é um estudo onde casos da doença de interesse são identificados e classificados segundo o grau de exposição ao fator de risco de interesse, é observacional, longitudinal, incompleto e individual.
Como são escolhidos os participantes do estudo caso-controle?
Os sujeitos do estudo são escolhidos a partir de casos de uma doença e os controles são escolhidos a partir de determinados critérios, semelhantes aos casos, diferindo apenas por não apresentarem a doença em questão. Identificados os casos e selecionados os controles, o investigador estuda retrospectivamente a história pregressa dos casos e controles com o objetivo de identificar a presença ou ausência de exposição a determinado fator que pode ser importante para o desenvolvimento da doença em estudo.
O que é o estudo de coorte?
é um estudo no qual um conjunto de indivíduos sem a doença de interesse é classificado em grupos segundo o grau de exposição a um possível fator de risco, sendo então acompanhados para se comparar a ocorrência da doença em cada um desses grupos. Estudo no qual os indivíduos são monitorados ao longo do tempo para avaliar a incidência de doença ou outro desfecho de interesse. É observacional, longitudinal, completo ou de base populacional (toda base populacional predefinida é observada) e individual.
O que são os estudos de intervenção?
Os indivíduos são alocados de forma aleatória em diferentes grupos de exposição aos fatores que se julga serem de risco ou de prognóstico. Esse processo de alocação aleatória (com base no acaso) garante a todos os indivíduos a mesma probabilidade de fazer parte de qualquer um dos grupos que estão sendo comparados. O INVESTIGADOR CONTROLA A EXPOSIÇÃO DO FATOR DE INTERESSE. É experimental, longitudinal, completo ou incompleto e individual.
O que é o estudo ecológico?
A unidade de observação é um grupo de pessoas, e não o indivíduo, são frequentemente realizados combinando-se bases de dados referentes a grandes populações, avaliam como o contexto social e ambiental podem afetar a saúde de grupos populacionais.
Qual o principio do estudo ecológico?
Nas populações onde a exposição é mais frequente, a incidência das doenças ou a mortalidade serão maiores.
Qual o componente observacional e analítico do estudo ecológico?
A incidência e mortalidade são as medidas mais usadas para quantificar a ocorrência de doenças nesses estudo (componente observacional) e a análise de correlação mostrará a associação entre o fator de exposição e a doença (componente analítico)
Quais os objetivos dos estudos ecológicos?
Identificar associação entre exposição e desfecho com unidade de análise representada por grupos populacionais, gerar hipóteses etiológicas a respeito da ocorrência de uma determinada doença, testar plausibilidade de novas hipóteses e avaliar a efetividade de intervenções na população/ações coletivas
Exemplos de fontes de dados:
Registros de nascimentos (SINASC), registros de mortalidade (SIM), registros de morbidade (SINAN), censos demográficos (IBGE), censos econômicos e dados de produção e consumo
Variáveis dos estudos ecológicos?
Medidas agregadas (sintetizam as características individuais dentro de cada grupo) São construídas a partir da agregação das mensurações efetuadas no nível individual (exemplo: renda familiar média, proporção de fumantes, taxa de incidência de uma doença).
Medidas ambientais: Características físicas do lugar onde os membros vivem ou trabalham.
Medidas globais: São atributos de grupos, organizações ou lugares para os quais não existe análogos no nível individual (densidade demográfica, nível de desorganização social)
Formas de identificação dos grupos em um estudo ecológico?
Lugar: desenho de múltiplos grupos.
Tempo: desenho de tendência temporal.
Lugar e tempo: desenho misto
Desenhos de múltiplos grupos - Estudo exploratório:
Constitui-se no cálculo das taxas de algum agravo para diversas regiões durante o mesmo período de tempo. As taxas de doença ou de outros agravos a saúde entre diversas regiões durante o mesmo período de tempo são comparadas entre si. O objetivo é identificar padrões espaciais desses eventos, gerando hipóteses de uma possível etiologia ambiental ou uma etiologia mais específica, relacionada às características da população, como as genéticas
Desenho de múltiplos grupos - Estudo analítico:
Avalia a associação entre o nível de exposição médio e a taxa de doença entre diferentes grupos. MAIS COMUM
Desenho de séries temporais - estudo exploratório:
Constitui-se no cálculo das taxas de algum agravo em diversos períodos de tempo no mesmo local. Pode ser utilizado também para prever tendências futuras da doença ou avaliar o impacto de uma intervenção populacional.
Desenhos de séries temporais - estudo analítico:
Avalia a associação entre o nível de exposição médio e a taxa de doença em diferentes momentos.