BIOÉTICA Flashcards
O que é o Paternalismo?
Médico acima do paciente, sem respeito a sua autonomia
O que é o Cartesianismo?
Fragmentação do saber e especialidades.
O que é o Hedonismo?
Eliminar a dor e estender o prazer
O que é o Utilitarismo?
Só o útil tem valor - relação custo e benefício
A pessoa humana é:
única, composta por dimensões e dotada de dignidade
A vida é:
Um processo contínuo, coordenado e progressivo
O que fala a ética principalista?
Seus princípios são Autonomia, Beneficência, não-maleficência, justiça e objeção da consciência.
Explique a autonomia:
Poder de tomar decisões, exmplos: Consentimento informado (doação de órgãos), quando a pessoa tem racionalidade para tomar suas decisões, capacidade de chegar a resultados razoáveis com a decisão e a própria capacidade de tomar decisões.
Explique a beneficincia:
Máximo de beneficios com a menor quantidade de prejuizos aos pacientes, abrange não apenas evitar danos, mas também beneficiar os pacientes e promover seu bem-estar
Explique a não-maleficência:
NÃO PREJUDICAR SEU PACIENTE, avaliar benefícios contra malefícios, evitando prejuízos, além do que os pacientes já apresentam.
Explique a justiça:
Tratamento sempre justo, equitativo e apropriado, tratando todos os pacientes com o mesmo cuidado e atenção, sem qualquer tipo de distinção.
O que é a objeção da consciência?
Direito de um profissional de se recusar a realizar um procedimento, aceito pelo paciente ou mesmo legalizado, exceto quando não há outro médico, em caso de urgência ou emergência, ou quando as recusas possam trazer danos a saúde do paciente
O que não é um consentimento informado?
Não é um contrato, não é um ato que pode ser desfeito, não é um momento pontual e não é um instrumento de medicina defensiva.
Como a Legislação brasileira considera os animais?
Animais são considerados bens móveis, seguindo o regime jurídico das coisas segundo o Código Civil, no código penal seguem a mesma linha (objetos materiais do homem)
Nos dias de hoje, existe alguma mudança sobre a visão dos animais na legislação?
Sim, após a declaração de Cmabridge os animais começaram a ser considerados seres sencientes, ou seja, animais não humanos como sujeitos de direito, representados pelos tutores e o ministério público por serem entes despersonificados
O que fala o art. 8 da declaração universal dos direitos dos animais?
Ele fala que a experimentação animal que implique sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos dos animais quer se trate de uma experiência média, cientifica, comercial ou qualquer que seja a forma de experimentação.
O que fala a lei 9605/98, artigo 32 da lei dos crimes ambientais?
Incorre nas mesmas penas que realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
O que fala o art. 225, inciso VII da Constituição Federal?
Proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submeteram os animais a crueldade
Qual a diferença entre a ética e a moral?
A moral é um conjunto de habitos e costumes de uma sociedade, sendo particular do local (exe. ter mais de uma esposa - Moral grega e cristã) e a ética é universal, certo ou errado (exe. respeitar leis, agir com justiça, não prejudicar os outros, não roubar, Deontologia e bioética)
Qual a diferença entre Biossegurança e biosseguridade?
Biosegurança se trata da saúde do ser humano com normas permanentes, já a biosseguridade é voltado aos animais e vegetais com normas flexíveis.
O que é uma imperícia?
Falta de técnica necessária para realização de certa atividade, assumindo uma ação sem aptidão de fazer.
Negligência?
Falta de cuidado ou desleixo, passividade, inércia ou omissão, falta de cuidado. Esquecer uma gaze dentro do corpo de um paciente.