Estudos Transversais Flashcards
Quais os sinônimos de estudo transversal?
Seccional, corte-transversal, vertical, pontual ou prevalência
Qual a estratégia do estudo transversal?
Se caracteriza pela observação direta de determinada quantidade de indivíduos, selecionados aleatoriamente em uma única oportunidade. A causa e efeito são observados num mesmo momento histórico.
Como é feita a seleção do grupo de indivíduos?
Seleção aleatória dos indivíduos, sem considerar se eles tem ou não o fator de risco ou a doença.
Qual a estrutura básica de estudos transversais?
A partir de uma população total é usado uma amostra da mesma, esses indivíduos será separados com expostos e doente, expostos e não doentes, não expostos e doentes e não expostos e não doentes. Após é necessário comparar a prevalência nos dois grupos e sugere-se a presença de associação.
Como é feito o delineamento de um estudo transversal?
Seleção da população, verificação simultânea da exposição e da doença, análises de dados (onde será possível separar os grupos), interpretação e extrapolação/inferência
Quais são os usos dos estudos transversais?
Distribuição de características na população, presença ou ausência de marcadores biológicos (Ag, Ac), Estimativas (parâmetros, proporções e dispersões)
Quais as indicações do uso de estudos transversais?
Doenças crônicas (inicio indeterminado, longa duração, grande frequência e exposição de caráter permanente de exposição).
Qual a medida de frequência usada nos estudos transversais?
Prevalência
O que é a prevalência?
O número total de casos, episódios ou eventos existentes em um determinado ponto no tempo
O que é o coeficiente de prevalência?
Relação entre o n° de casos existentes de uma determinada doença e o número de pessoas na população em um determinado momento.
Quais os usos da medida de prevalência?
Infecções crônicas, inquéritos sorológicos
O que é a incidência?
Mede o número de casos novos de uma doença, episódios ou eventos na população dentro de um período definido de tempo, é um dos melhores indicadores para avaliar se uma condição está diminuindo, aumentando ou permanecendo estável, pois indica o n° de pessoas da população que passou de um estado de sádio para doente
O que é o coeficiente de incidência?
Razão entre o número de casos novos de uma doença que ocorre em uma comunidade em um intervalo de tempo determinado e a população exposta ao risco da doença no período
A incidência é a principal medida….
Para doenças agudas, mas pode ser utilizada também para doenças crônicas, mais útil em estudos de casualidade
Quais os fatores que influenciam o aumento da prevalência?
Maior duração da doença, aumento da sobrevida, aumento da incidência, imigração de casos, emigração de sadios, imigração de suscetíveis e melhora dos recursos diagnósticos,
Quais fatores que influenciam a diminuição da prevalência?
Menor duração da doença, maior letalidade, diminuição da incidência, imigração de sadios, emigração de casos e aumento da taxa de cura
Qual a relação entre incidência e prevalência?
Exemplo: Uma mesma doença pode apresentar baixa incidência e alta prevalência (diabetes) ou alta incidência e baixa prevalência (resfriado comum)
Quais são os tipos de análises estatísticas usadas nos estudos transversais?
Análise univariada (distribuição evento na amostra analisada - prevalência; tabelas e gráficos). Análise bivariada (Prevê uma comparação entre a doença e fatores de exposição, testes de hipóteses baseados em X2 - 95% de confiança - podem ser feitos 3 testes: Razão de prevalência, Odds Ratio de prevalência e diferença de prevalência).
O que é a razão de prevalência?
Medida relativa -> razão de prevalência estima quantas vezes mais os expostos estão doentes, quando comparados aos não expostos, vai medir a magnitude. Risco > 1 e <1 proteção
O que é a Odds ratio?
é uma medida de associação legítima que expressa a força da associação entre exposição e desfecho e pode ser utilizada como subsídio para a inferência causal, busca-se doentes e compara-se a chance deles terem sidos expostos em relação aos não doentes. Vai analisar quantas vezes é maior a chance de estar doente entre os expostos em relação aos não expostos.
Vantagens dos estudos transversais?
Barato, simples e rápido, menor complexidade, ninguém é exposto ao agente causal devido ao estudo, ou negado uma terapia de benefício potencial (s/ intervenção).
Limitações dos estudos transversais?
Não permite estabelecimento de sequência temporal e viés de prevalência (representação excessiva de doenças crônicas, não insere falecidos e os de cura rápida e não são adequados para curas rápidas), impossível determinar causalidade entre fatores de exposição e doença, grupos amostrais de tamanhos diferentes podendo ter uma perda da eficiência estatística (isso ocorre pois fazemos antes a coleta de dados e depois a divisão de grupos com determinada população escolhida)