Tipologia Documental Flashcards

1
Q
  1. (Cespe/UnB/Censipan/2006) Julgue o item abaixo como certo ou errado.

São considerados arquivos públicos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos – ao longo de suas funções e atividades administrativas, legislativas e judiciárias – por órgãos e entidades públicas federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais, por agentes do poder público, empresas públicas, sociedades de economia mista e por organizações sociais públicas.

A
  1. Essa questão do Cespe aborda o assunto relacionado à classificação dos arquivos quanto à entidade mantenedora dos documentos. A afirmação contida no item está correta, pois os documentos arquivísticos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos ao longo das funções administrativas, legislativas e judiciárias de todas as esferas do Poder Público, de acordo com o que dispõe o art. 7º da Lei Federal nº 8.159/1991. Além disso, são também considerados públicos os documentos produzidos por empresas públicas, sociedades de economia mista e por organizações sociais públicas. É necessário lembrar que são também públicos os arquivos gerados por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos, como também dispõe a Lei nº 8.159/1991, no § 1º do seu art. 7º .
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q
  1. (Cespe/UnB/AGU – Agente Administrativo/2010) Mapas, perfis, desenhos técnicos e plantas fazem parte do gênero documental cartográfico.
A
  1. Este item refere-se ao assunto relacionado ao gênero dos documentos. O item está correto, pois, de acordo com a literatura arquivística, são exemplos de documentos cartográficos os mapas, os perfis, os desenhos técnicos e as plantas.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q
  1. (Cespe/UnB/DPF – Escrivão da Polícia Federal/2009) Acerca das tipologias documentais e dos suportes físicos, julgue o próximo item.

Ofícios, memorandos, cartas, telegramas e e-mails são tipologias documentais.

A
  1. Item de interpretação. Observe que ele afirma que os ofícios, os memorandos, as cartas, os telegramas e os e-mails são considerados tipologias ou tipos documentais. Isso não é verdade, pois estes são exemplos de espécies documentais. Para serem considerados tipos documentais, devem estar explicitadas necessariamente as atividades que geraram tais documentos, isso é, por exemplo, ofícios de prestação de contas. É importante sempre considerar a diferença entre a espécie e o tipo documental.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q
  1. (Cetro/Radiobras/2005) Do ponto de vista da arquivística, as apostilas, atas, termos, autos de infração, caracterizam documentos da espécie:
    a) atos de correspondência;
    b) atos comprobatórios;
    c) atos de ajuste;
    d) atos de assentamento;
    e) atos enunciativos.
A
  1. A questão versa sobre o assunto relacionado à classificação dos documentos quanto à espécie documental. Nesse sentido ela enumera exemplos de espécies referentes aos atos de assentamento, isto é, aqueles que visam registrar fatos ou ocorrências, tais como as atas. Portanto a alternativa correta é a letra d.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q
  1. (Cespe/UnB/Crea-DF/2003) Consubstanciam-se como especializados os arquivos (julgar certo ou errado):
    1) ( ) médicos;
    2) ( ) de engenharia;
    3) ( ) audiovisuais;
    4) ( ) iconográficos;
    5) ( ) em suporte CD.
A
  1. É importante considerar, nessa questão, a diferença existente entre os arquivos especiais e especializados. Arquivos especializados são aqueles que guardam relação com a matéria tratada pelos arquivos. Portanto, a questão quer saber quais são os itens que apresentam corretamente os exemplos de arquivos especializados. Assim, apenas os itens 1 e 2 estão corretos, médicos e de engenharia, pois se referem aos assuntos tratados pelo acervo documental.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q
  1. (Cespe/UnB/PGR-DF/2005) Julgue cada item a seguir como certo ou errado.
    1) ( ) Os documentos produzidos no âmbito da instituição, mesmo que não estejam em suporte papel, são considerados documentos de arquivo.
    2) ( ) Os arquivos são constituídos apenas por documentos em suporte papel.
A
  1. Essa questão do Cespe foca o assunto aos suportes documentais. É importante sempre lembrar que o conceito de arquivo independe do suporte em que esteja registrada a informação. A partir dessa concepção, pode-se afirmar que o item 1 está correto, pois ele afirma que os documentos que não estejam em suporte papel são também considerados arquivos. O item 2, por sua vez, está errado, pois diz erroneamente que os documentos são constituídos apenas por documentos em suporte papel.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q
  1. (Cetro/Radiobras/2005) De acordo com a teoria arquivística, é correto considerar como valores primários do documento os valores:
    a) administrativo, fiscal ou jurídico;
    b) histórico e informativo;
    c) de pesquisa e informativo;
    d) permanente e histórico;
    e) corrente e probatório.
A
  1. Essa questão quer saber a alternatva que reprenta corretamente exemplos de valores primários dos documentos. Nesse sentido, desde já podemos identificar a letra a como a correta, pois os valores administrativo, fiscal ou jurídico são considerados valores primários. As letras b e c são exemplos de valores secundários, de acordo com a teoria arquivística. As letras d e e estão erradas, pois corrente e permanente são idades da gestão documental, não sendo consideradas, portanto, valores dos documentos arquivísticos.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q
  1. (FCC/TRE-AL – Técnico Judiciário – Área Administrativa/2010) Relatório, relatório de viagem, rascunho, filme e livro são, respectivamente, exemplos de:
    a) gênero, formato, suporte, espécie e tipo;
    b) forma, formato, gênero, tipo e espécie;
    c) suporte, formato, espécie, gênero e tipo;
    d) espécie, tipo, forma, suporte e formato;
    e) tipo, espécie, formato, suporte e gênero.
A
  1. A questão da Fundação Carlos Chagas apresenta uma relação de exemplos e pergunta ao candidato qual é a alternativa que corresponde corretamente a esses itens, em termos respectivos. De acordo com a classificação dos arquivos, sabemos que relatório é exemplo de espécie, relatório de viagem é exemplo de tipo documental, rascunho é forma, filme é suporte e livro, por fim, é exemplo de formato. Portanto a alternativa correta é a contida na letra d.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q
  1. (Cespe/UnB/Caesb/1997) Os documentos de arquivo possuem determinadas características que os diferenciam de outros documentos. Com referência ao tipo de suporte, o conjunto formado pelas fotografias, diapositivos, desenhos e gravuras existentes no acervo da Caesb são definidos documentos:
    a) iconográficos;
    b) micrográficos;
    c) fotográficos;
    d) de valor primário;
    e) cartográficos.
A
  1. A qustão quer saber a alternativa de gênero documental que abrange as fotografias, diapositivos, desenhos e gravuras. Ora, como podemos observar nessa matéria, essa relação faz parte do gênero iconográfico. Portanto, a letra a está correta.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q
  1. (Cespe/UnB/STJ/2004) Com relação aos tipos de documentos dos arquivos, julgue o item seguinte:

Quanto ao gênero, na categoria de documentos iconográficos, inserem-se os desenhos, os negativos, os diapositivos, as fotografias e as gravuras.

A
  1. Segundo a mesma lógica da questão anterior, a afirmação desse item está correta, pois os desenhos, os negativos, os diapositivos, as fotografias e as gravuras são exemplos de documentos do gênero iconográfico.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q
  1. (Cespe/UnB/TRE-AL/2004) Com relação aos tipos de documentos dos arquivos, julgue o item seguinte:

Além dos documentos textuais, os arquivos ocupam-se do gerenciamento e arquivamento de documentos pertencentes ao gênero iconográfico, filmográfico e sonoro.

A
  1. A afirmação neste item está correta, pois, como sabemos, os arquivos independem do suporte ou gênero documental. Portanto, teremos arquivos textuais, iconográficos, sonoros, audiovisuais, entre outras possibilidades.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q
  1. (Cespe/UnB/PGR-DF/2005) Com relação aos tipos de documentos dos arquivos, julgue o item seguinte:

Conforme suas características, sua forma e seu conteúdo, os documentos mantidos em um arquivo são classificados segundo a natureza do assunto e o gênero. Documentos manuscritos são classificados como textuais, documentos com imagens estáticas são classificados como iconográficos e documentos que demandam medidas especiais de salvaguarda para custódia e divulgação são classificados como sigilosos.

A
  1. Item muito importante do Cespe. Ele faz uma afirmação de caráter geral, abordando várias partes do assunto relacionado à classificação dos documentos. A partir de uma análise minuciosa, observamos que quanto ao gênero os arquivos manuscritos são classificados como textuais, documentos que demandam medidas eespeciais de salvaguarda são claasificados como sigilosos. Toda a afirmação contida do item, portanto, está correta.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q
  1. (Cespe/UnB/MEC/2005) Com relação aos tipos de documentos dos arquivos, julgue o item seguinte:

As espécies documentais inseridas nos atos enunciativos incluem os pareceres e relatórios.

A
  1. O item aborda a classificação dos arquivos com relação às espécies documentais. Nesse sentido, afirma que são exemplos de atos enunciativos os pareceres e os relatórios. É necessário lembrar que os atos enunciativos são aqueles de caráter opinativo, que esclarecem assuntos visando fundamentar uma solução. Portanto, pareceres e relatórios são espécies de documentos que possuem essa finalidade. Dessa forma, o item está correto.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q
  1. (Cetro/Radiobras/2005) Em relação ao gênero cartográfico é correto afirmar que inclui documentos como:
    a) litogravuras;
    b) plantas;
    c) desenhos;
    d) diapositivos;
    e) cromos.
A
  1. Questão que versa sobre o gênero cartográfico. Como observamos, a alternativa correta que representa exemplo desse gênero é a letra b, plantas.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q
  1. (Cetro/Radiobras/2005) É correto afirmar que rolo de microfilme e jaqueta de microficha são documentos do gênero:
    a) filmográfico;
    b) projeto;
    c) textual;
    d) iconográfico;
    e) micrográfico.
A
  1. A questão aborda o gênero micrográfico, Sabemos que os rolos de microficha são exemplos desse gênero, portanto, a alternativa contida na letra e está correta.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q
  1. (Cespe/Correios – Analista de Correios/2011) Acerca de tipologias documentais e suportes físicos, julgue o item subsequente.

O plano de ação anual é uma espécie documental que pode ser transformada em um tipo documental.

A
  1. Não, o item contém erro, pois o plano de ação anual deve ser considerado um tipo documental, pois trata-se da junção da espécie - “plano” - com a função ou atividade - “de ação”. Observe que podemos considerar a seguinte fórmula para a identificanção dos tipos documentais: substantivo (espécie documental) e uma locução adjetiva, isto é, uma preposição e um substantivo (função ou atividade). Note-se, neste item, que “anual” é apenas um complemento relativo à periodicidade referente ao tipo documental “plano de ação”.
17
Q
  1. (Cespe/TJ-ES – Analista Judiciário/2011) Com relação à análise tipológica dos documentos de arquivo, julgue o próximo item.

A transformação da espécie documental em tipo documental acontece quando é agregada à espécie documental a atividade/função/razão funcional que gerou o documento.

A
  1. Perfeita a afirmação constante deste item, adequadamente baseada na literatura arquivística que trata da tipologia documental. Portanto, item correto.
18
Q
  1. (Consulplan/TSE – Técnico Judiciário/2012) Os documentos públicos e notariais podem ser divididos em categorias. À categoria de documentos dispositivos refere-se o(a)
    a) auto;
    b) ato;
    c) ata;
    d) dossiê.
A
  1. Esta questão da Consulplan exige do candidato conhecimentos sobre tipologia documental, focando mais profundamente na categorização dos documentos arquivísticos quanto à espécie. Para sua resolução é necessário lembrarmos os atos normativos, “que são aqueles de cumprimento obrigatório, sendo de manifestação de vontade de autoridades supremas e devendo ser acatados pelos subordinados” (Bellotto, 2004, p. 49). São, portanto, originariamente, considerados atos dispositivos, pois possuem a finalidade de dispor e deliberar sobre matérias específicas. Emanam do Poder Legislativo ou de autoridade administrativa. Incluem leis, decretos-leis, decretos, estatutos, regimentos, regulamentos, resoluções, portarias, instruções normativas etc. Como exemplo, sabemos que a Lei de Arquivos – nº 8.159/1991 – dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. Nesses termos, a letra b é a resposta correta.Observemos que a letra a refere-se a processos administrativos ou judiciais, que não são atos normativos, pois não possuem objetivo de regulamentação nem normatização.A letra c, por seu turno, é relativa a documentos de assentamento, consubstanciados por registros sobre ocorrências ou fatos. Por fim, o dossiê também não se configura como ato normativo ou dispositivo, uma vez que não tem por fim dispor ou deliberar sobre determinada matéria. O dossiê, como já estudamos, é constituído por um conjunto de documentos sobre um assunto específico,reunidos com a finalidade de sustentar uma tomada de decisão ou de informar e atender a uma pesquisa, como, por exemplo, um dossiê sobre os governos dos últimos cinco presidentes da República Federativa do Brasil. Para efeito de maior aprofundamento do estudo dessa matéria da Arquivologia, objetivando um melhor entendimento sobre assunto, Vázquez (1983) propõe outra possibilidade de classificação das categorias documentais, sendo que tal classificação não foge da mesma concepção e da mesma essência estudada no capítulo relativo à tipologia documental. Os documentos seriam classificados em três categorias: dispositivos, testemunhais e informativos. No primeiro caso, o dos documentos dispositivos, enquadram-se os documentos normativos, os de ajuste e os de correspondência. Por sua vez, o segundo caso é o dos documentos testemunhais, aqueles que acontecem depois do cumprimento de um ato dispositivo ou que derivam de sua não observância ou são relativos a observações sujeitas a relatórios, termos etc., podendo ser documentos de assentamento e de comprovação. Já no terceiro caso, o dos documentos informativos, verifica-se um caráter opinativo/enunciativo capaz de esclarecer questões contidas em outros documentos, uma vez que o conteúdo de tais documentos fundamenta uma resolução. Assim, são pareceres, informações, relatórios, votos, despachos interlocutórios. Dado o exposto e considerando a relação dessas categorias documentais, podemos constatar que documentos referentes à mesma problemática jurídica têm a mesma estrutura. Portanto, é necessário saber distingui-los uns dos outros para que não sejam cometidos erros de identificação nas questões de provas de concursos públicos.
19
Q
  1. (Consulplan/TSE – Técnico Judiciário/2012) “Boletim de ocorrência e certidão de nascimento configuram-se como exemplos de ____________ documental.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
    a) forma;
    b) espécie;
    c) formato;
    d) tipo.
A
  1. Esta questão da Consulplan também versa sobre o estudo da tipologia documental. Observe que, como estudamos, o tipo documental se constitui a partir da espécie documental. Portanto, “boletim” e “certidão” são exemplos de espécie documental, sendo que “boletim de ocorrência” e “certidão de nascimento” são considerados tipos documentais, objeto da letra d, visto que há a junção da função geradora do documento à espécie documental. Assim, a letra d está correta. Nunca é demais lembrarmos que cópia, original, minuta, rascunho e esboço são exemplos da alternativa a, que se refere à forma dos documentos arquivísticos, diferentemente do formato – objeto da letra c –, que possui como exemplos: livro, caderno, códice e microficha.
20
Q
  1. (FCC/TRE/SP – Técnico Judiciário/2012) De acordo com o gênero, os documentos de arquivo podem ser identificados como:
    a) técnicos, administrativos, culturais e históricos;
    b) masculinos, femininos e neutros;
    c) pessoais, institucionais, públicos e privados;
    d) textuais, iconográficos, sonoros e audiovisuais;
    e) correntes, centrais, intermediários e permanentes.
A
  1. O gênero refere-se ao modo pelo qual os dados e informações estão registrados no suporte documental. Quanto ao gênero, os documentos podem ser textuais, iconográficos, sonoros fimográficos, audiovisuais, cartográficos, micrográficos, e informáticos. Nesse sentido, a letra d é a alternativa que representa a resposta correta.