Preservação, Conservação e Restauração Flashcards
- (Cesgranrio/BNDES/Técnico/2009) A climatização dos ambientes arquivísticos é um fator especialmente importante para a preservação de acervos documentais. Ela implica o controle eficiente de temperatura e de umidade relativa do ar nos ambientes dos depósitos de arquivamento e na guarda de documentação. A prática dos conservadores tem levado à implantação de sistemas de controle desses elementos, fundamentais à conservação de acervos. Assim, o controle da climatização deve ser realizado por meio da leitura de aparelhos colocados nos depósitos arquivísticos, que são:
a) hidrômetro, densitômetro e termômetro;
b) ventilador, condensador e hidrotermostato;
c) termógrafo, higrógrafo e termossensor;
d) desumidificador, exaustor e vaporizador;
e) higrômetro, termo-higrógrafo e termômetro.
- Importante questão da Cesgranrio que aborda o assunto referente à climatização dos ambientes de guarda dos documentos arquivísticos. Ela pergunta qual alternativa que contém os nomes corretos de aparelhos destinados a controlar a climatização dos ambientes. Nesse sentido, a letra e representa os nomes corretos desses aparelhos: higrômetro – que mede a umidade relativa do ar –, termômetro – que mede a temperatura –, e o termo-higrógrafo que mede, ao mesmo tempo, a temperatura e a umidade relativa do ar.
- (Cespe/UnB/Antaq/2005) Julgue o item seguinte em certo ou errado:
Para identificação das caixas nos arquivos devem ser evitadas as tintas hidrográficas e esferográficas, pois esmaecem com rapidez.
- A afirmação contida neste item está correta. Observe que, de acordo com o estudo da matéria, não devem ser utilizadas tintas hidrográficas e esferográficas nos documentos.
- (Cespe/UnB/DPF – Escrivão da Polícia Federal/2009) Julgue o item a seguir em certo ou errado.
A luz solar, o ar seco, a elevada umidade, o mofo, as grandes variações de temperatura e a poeira são, a médio e longo prazos, prejudiciais à conservação dos documentos.
- O item do Cespe contém afirmação verdadeira. De uma forma geral, sabemos que esses agentes físicos e químicos apresentados nessa afirmação são prejudiciais aos documentos arquivísticos, devendo ser abolidos ou controlados nos ambientes de guarda dos acervos.
- (Cespe/UnB/TSE – Técnico Judiciário – Área Administrativa/2007) A conservação compreende os cuidados prestados aos documentos e ao seu local de armazenamento. As principais operações de conservação são:
a) higienização, exaustão, congelamento e preservação;
b) umidificação, limpeza, calafetação, restauração;
c) laminação, refrigeração, evaporação e encapsulamento;
d) desinfestação, limpeza, alisamento e restauração.
- A questão pergunta sobre a alternativa que representa as principais operações de conservação. Nesse sentido, como pode-se observar no estudo da matéria, a desinfestação, a limpeza, o alisamento e também a restauração constituem as principais operações de conservação. É preciso se ter atenção nessa questão para o fato de a restauração também fazer parte das atividades de conservação, pois os documentos são restaurados com o intuito maior de conservá-los.
- (Cespe/UnB/STM/2004) Julgue os itens em certo ou errado, de acordo com os conceitos relacionados à preservação dos arquivos:
1) ( ) No caso de ser imprescindível a junção de anexos aos documentos, é indicado o uso de clipe plástico.
2) ( ) No caso de ocorrerem rasgos, é indicado o uso de fitas adesivas para pequenas restaurações dos documentos em suporte papel.
3) ( ) Para o registro do código de classificação nos documentos, deve ser utilizada caneta esferográfica, pois esta não danifica a fibra do papel.
4) ( ) As embalagens devem ser de tamanho maior que os documentos em suporte papel a fim de se evitar dobras e rasgos.
5) ( ) O uso de luvas de algodão é recomendável para o manuseio das fotografias e dos negativos existentes no acervo arquivístico.
6) ( ) O piso do espaço reservado à guarda dos documentos deve ser lavado semanalmente com água e sabão neutro a fim de se evitar as ações de agentes nocivos.
- Importante questão do Cespe, que quer saber quais os itens estão corretos, vejamos: a afirmação contida no item 1 está correta, pois recomenda-se nos arquivos a adoção de clipes plásticos. O item 2 está errado, pois é importante lembrar que não devem ser utilizadas fitas adesivas nas restaurações dos documentos, porque elas são ácidas e prejudiciais aos documentos. O item 3 também está errado, pois, como já sabemos, não devem ser utilizadas canetas ou tintas para a anotação nos documentos, pois elas danificam a fibra do papel. O item 4, por sua vez, está correto, pois com essa medida evita-se que os documentos se dobrem ou sejam rasgados no acondicionamento. O item 5 está também correto, porque para o manuseio de fotografias recomenda-se o uso de luvas de algodão, com o objetivo de serem evitados estragos nas fotografias. Porém, o item 6 está errado, uma vez que não se admite a entrada de água no local de guarda do arquivo, evitando, inclusive, que não seja aumentada a taxa percentual de umidade relativa do ar no arquivo.
- (Cespe/UnB/Crea-DF/2003) A preservação de documentos pressupõe a adoção de determinadas medidas buscando a integridade dos suportes documentais e do teor informacional dos documentos. Julgue os itens a seguir, que se referem às medidas preventivas a dotadas nos acervos arquivísticos.
1) ( ) Ao manusear os negativos e as fotografias, é recomendável que o profissional use luvas de algodão.
2) ( ) O papel, que se tem revelado como o suporte documental de maior durabilidade, deve estar isento de objetos metálicos, como clipes e grampos.
3) ( ) A higienização dos documentos deve ser realizada somente na fase permanente.
4) ( ) A luminosidade natural deve ser evitada, porque afeta a conservação dos documentos, podendo provocar o enfraquecimento do papel.
5) ( ) A reprodução de documentos deve ser evitada.
- Nessa questão, com exceção do item 3, todos os itens estão corretos. Observe que o item 1, como observado na questão anterior, sabemos que as fotografias devem ser manuseadas com luvas de algodão. O item 2 é uma afirmação também verdadeira, pois o papel não deve conter grampos e clipes metálicos quando do seu arquivamento, com objetivo de se evitar o fenômeno da oxidação. Observe que o item 2 é bastante interessante, pois afirma corretamente que o papel é o suporte de maior durabilidade. É importante não confundir isso com o microfilme, pois apesar de microfilme possuir uma expectativa de vida de 500 anos, o papel é ainda o mais durável. O item 3 está errado porque é importante que os documentos estejam e sejam higienizados tanto nos arquivos correntes quanto nos arquivos intermediários. O item 4 e 5 estão corretos porque a luminosidade deve ser evitada. Observe que o item 5 se refere à reprodução por fotocópia, em que há alta emissão de luminosidade sobre os documentos no momento dessa reprodução.
- (Cespe/UnB/DPF/2004) Julgue o item a seguir em certo ou errado, de acordo com os princípios que norteiam a preservação e a conservação de documentos:
Para melhor preservação dos documentos, deve-se guardá-los em caixas ou pastas suspensas, acondicionadas em estantes ou em arquivos de madeira, e deve-se utilizar espaços físicos que recebam diretamente a luz solar.
- Todas as partes constituintes dessa afirmação estão erradas. Observe que a literatura arquivística recomenda, em termos gerais, a utilização de mobiliário de aço para o acondicionamento dos arquivos. Outro elemento de erro refere-se à exposição desses documentos à luz natural.
- (Esaf/Aneel/2004) Com relação ao bom acondicionamento de documentos, analise as seguintes rotinas:
I – Ao fazer anotações nos documentos, deve-se fazê-lo com lápis preto (grafite) macio, em local predeterminado.
II – No preenchimento de etiquetas identificadoras das caixas, deve-se utilizar canetas esferográficas e hidrográficas.
III – Deve-se utilizar, nas caixas, etiquetas que colam quando umedecidas, ao invés de autoadesivas.
IV – Deve-se preencher os espaços vazios dentro das caixas com calços, evitando que os documentos se dobrem dentro delas.
Assinale a quantidade de itens corretos:
a) 0;
b) 1;
c) 2;
d) 3;
e) 4.
- Questão importante da Esaf. Ela quer saber a quantidade de itens corretos. Observe que o item 1 está correto, uma vez que é recomendável a utilização de lápis para anotação nos documentos, .m, está correto, uma vez que as dobras nos documentos ao contrário da utilização de tintas e canetas. O item 2 está errado, pela mesma razão do item anterior. O item 3 está errado, pois devem ser utilizadas nas caixas, etiquetas autoadesivas, não devendo ser utilizadas as etiquetas que colam quando umedecidas. Lembre-se aí que a umidade é algo que deve ser controlado nos acervos. E o item 4, por fim, está correto, uma vez que as dobras nos documentos acondicionados devem ser evitadas, pois prejudicam a conservação da integridade dos mesmos. Portanto, a quantidade de itens corretos é dois, letra c.
- (Cespe/UnB/PGR-DF/2005) Julgue o item seguinte relativo à preservação de documentos arquivísticos:
A escolha do local adequado para o arquivo deve considerar vários fatores ambientais. A esse respeito, está correta a instalação do arquivo em ambientes que recebam a luz direta do Sol para evitar a formação e a proliferação de fungos.
- A afirmação contida neste item está errada. Sabemos, como discutido em em outras questões, que os locais de guarda dos acervos arquivísticos não podem receber luz direta do sol ou de qualquer outro tipo de luminosidade artificial.
- (Cespe/UnB/TRE-MA/2005) Assinale a opção que contém medida preventiva correta que deve ser adotada nos acervos arquivísticos, visando a sua preservação:
a) os conjuntos documentais que possuam mais de duas folhas devem ser juntadas por meio de grampo;
b) no manuseio de documentos fotográficos, incluindo-se os negativos e as reproduções, é indicado o uso de luvas de borracha;
c) na preservação de documentos, devem-se manter os índices de umidade relativa do ar e de temperatura idênticos para os documentos em suporte papel e para os rolos de microfilmes;
d) deve-se proteger os documentos da incidência da luz solar, que provoca o enfraquecimento do papel;
e) deve-se proibir a entrada de pessoas transportando alimentos líquidos no espaço destinado ao acervo arquivístico, sendo permitido somente o acesso de pessoas com alimentos sólidos.
- Nesta questão o Cespe quer saber a opção que contém medida preventiva que deve ser implementada nos acervos arquivísticos. Após a observação de todas as opções, observamos que o item correto é letra d, pois sabemos que os locais de guarda de documentos devem ser protegidos da incidência da luz solar e também da luz artificial, pois são agentes que provocam o enfraquecimento do papel. Observe que o item c é falso porque o controle da umidade relativa do ar deve ser diferente de acordo com cada tipo de suporte documental. No caso da guarda de microfilmes, esse controle deverá ser maior.
- (Cespe/UnB/TRE-PA/2005) No que se refere à preservação, conservação e restauração de documentos, assinale a opção correta acerca dos procedimentos adotados nos arquivos:
a) com o objetivo de minimizar o ruído no ambiente, é indicado que o piso dos espaços onde são preservados os documentos seja revestido com carpete;
b) para registro da classificação de documentos, é recomendado o uso de canetas esferográficas;
c) para reparos em documentos, como enxertos e rasgos provocados pelo manuseio constante, é indicado o uso de cola plástica comum;
d) é indicado o uso de fungicida como medida profilática em documentos atacados por fungos;
e) tanto funcionários quanto usuários devem ter conhecimento acerca das medidas referentes ao manuseio de documentos.
- Observe nessa questão que se dá destaque ao manuseio dos documentos. Note que tanto usuários ou consulentes externos quanto os próprios funcionários do órgão devem observar atentamente as formas corretas de manusear os documentos, no sentido de não prejudicar os documentos.
- (Esaf/Aneel/2006) Avalie os seguintes itens relativos à conservação e preservação de documentos arquivísticos:
I – Nas áreas de depósito, devem ser utilizados sistemas de combate ao fogo que não empreguem substâncias líquidas.
II – A higienização é o conjunto de procedimentos e medidas destinadas a assegurar a proteção física dos arquivos.
III – As áreas de depósito de documentos do arquivo devem ser integradas às áreas de trabalho administrativo.
IV – A exposição dos documentos à luz natural deve ser reduzida, por acelerar sua deterioração.
A quantidade de itens corretos é igual a:
a) 0;
b) 1;
c) 2;
d) 3;
e) 4.
- Importante questão da Esaf. Ela quer saber a quantidade de itens corretos. Observer que o item 1 está correto, pois as substâncias líquidas aumentam os percentuais de umidade nos locais de guarda dos arquivos. O item 2 está errado pois a higienização não tem o propósito de proteger fisicamente os arquivos. Higienização é apenas limpeza. O item 3 está errado, pois os locais onde funcionam os departamentos administrativos são prejudiciais aos documentos, sobretudo os de caráter permanente, uma vez que nesses locais há utilização de alimentos pelos funcionários, água, cafezinho, entre outros elementos prejudiciais aos documentos. E o item 4 está correto, pois sabemos que a luminosidade é um agente prejudicial aos documentos. Assim, a alternativa correta é a letra c, pois dois itens estão corretos nessa questão.
- (Cespe/UnB/CLDF/2006) Uma das principais tarefas do arquivamento de documentos, sobretudo na fase permanente, é a efetiva preservação física dos documentos. Considerando os princípios básicos das atividades de preservação, julgue os itens a seguir em certos ou errados.
1) A luz, a umidade e a temperatura do ambiente devem ser controladas porque, embora não tenham efeito direto nos documentos, podem levar à proliferação de agentes biológicos.
2) Alguns fatores relativos à conservação nem sempre são lembrados cotidianamente. Entre esses fatores, incluem-se aqueles referentes aos procedimentos de guarda e manuseio dos documentos, tanto por funcionários dos arquivos como por consulentes. O acondicionamento inadequado e o manuseio incorreto podem ser causas de danos aos documentos.
- Nessa questão, a afirmação contida no item 1 está errada, porque ela diz que a luz e a umidade não tem efeito prejudicial direto nos documentos. E o número 2, por sua vez, está certo, pois como sabemos, o manuseio e o acondicionamento adequado dos documentos são importantes para a sua conservação e preservação.
- (Cespe/UnB/Ipajm/2006) Julgue o item seguinte em certo ou errado:
O local para instalação de unidade de arquivo não deve receber luz direta do Sol.
- A afirmação está correta, pois o local de guarda do acervo não deve receber luminosidade direta, nem natural e nem artificial.
- (FCC/TRT – 11 a Região-AM – Analista Judiciário/2012) No processo de conservação preventiva de documentos textuais manuscritos, datilografados ou impressos, convém
a) protegê-los com capas de papel kraft;
b) deixar ligado ininterruptamente o sistema de ar condicionado;
c) manter a umidade relativa entre 55 e 70%;
d) equilibrar a temperatura ambiente entre 20 e 25°C;
e) arejar o ambiente com ozônio.
- Questão importante da Fundação Carlos Chagas sobre preservação e conservação preventiva de documentos. Na letra a, que é citada apenas uma variação de papel, sem ser mencionada a qualidade alcalina, fator de fundamental importância para o arquivamento adequado de documentos textuais, principalmente em se tratando de arquivos permanentes. A letra b representa a alternativa correta. Todos os materiais encontrados nos acervos são higroscópicos, isto é, absorvem e liberam umidade muito facilmente e, portanto, expandem-se e contraem-se com as variações de temperatura e umidade relativa do ar. O mais recomendado, de acordo com a literatura arquivística, é manter a temperatura o mais próximo possível de 22°C e a umidade relativa do ar de 45% a 55%, evitando-se de todas as formas as oscilações de temperatura e UR. Observe, por fim, que a letra e está errada porque os poluentes externos são principalmente o dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NO e NO2) e o Ozônio (O3), pois são gases que provocam reações químicas, com formação de ácidos que causam danos sérios e irreversíveis aos documentos.