SUS e Leis Orgânicas Flashcards
SUS
Princípios Doutrinários
(falam sobre a filosofia do SUS)
Universalidade: garantia de atenção à saúde a todo e qualquer cidadão, independente de estar ou não com carteira de trabalho assinada (V/F)
Integralidade: Garantir um seguimento do tratamento do paciente ao longo do tempo (V/F)
Verdadeiro - Antes do SUS a saúde para aqueles que tinham carteira de trabalho assinada.
Falso - Integralidade significa ver o indivíduo como um ser biopsicossocial, integral (não se limitando apenas à queixa), oferecendo a ele o diagnóstico, tratamento, prevenção (principalmente) e reabilitação. O acompanhamento do indivíduo ao longo do tempo é a longitudinalidade, que é um dos princípios da APS, não do SUS.
SUS
Princípios Doutrinários
(falam sobre a filosofia do SUS)
Equidade: Significa garantir/oferecer tratamento, indistintamente, para toda à população (V/F)
Exemplo (?)
Equidade pode, também, ser chamado de Igualdade (V/F)
Falso - equidade significa tratar desigualmente os desiguais para que todos tenhama cesso à saúde.
Exemplo: há postos de saúde aberto à população, no entanto nem todas as pessoas conseguem acessá-lo (por ser acamado, por exemplo). Para esse paciente há atendimento domiciliar - ou seja, um atendimento diferente para permitir acesso à saúde para casos diferentes.
Falso - Não é a mesma coisa que igualdade (que nem é princípio do SUS). Igualdade seria tratar todos da mesma forma. Já equidade é tratar de acordo com cada realidade/necessidade.
SUS
Princípios Organizacionais
(falam sobre como o SUS deve ser implantado)
Regionalização: É a divisão do atendimento em regiões, melhorando o conhecimento dos problemas de saúde dessas regiões, oferecendo um melhor atendimento (V/F)
Hierarquização: Dividir a responsabilidade da gestão em níveis federal, estadual e municipal (V/F)
Verdadeiro
Falso - Hierarquização significa dividir o serviço de saúde em níveis de atenção e complexidade. Nível primário, secundário e terciário.
SUS
Princípios Organizacionais
(falam sobre como o SUS deve ser implantado)
Resolubilidade: Cada nível de atenção deve estar preparado para resolver o que é de sua responsabilidade. Ex.: atenção básica aferir pressão, vacinação, curativos, etc. (V/F)
Descentralização: distribuir responsabilidades de gestão, no sentido de que quando mais perto do problema, melhor vão ser destinado os recursos. (V/F)
Ambos verdadeiros
SUS
Princípios Organizacionais
(falam sobre como o SUS deve ser implantado)
Participação Social: em conselhos de saúde (50% população, 50% profissionais de saúde), conferências de saúde (a cada 4 anos).
Suplementaridade do setor privado: uso do setor privado para serviços que o SUS necessita mas não dá conta.
Falso - A composição da participação popular é paritária, composta por 50% população, 25% profissionais de saúde, 25% representante do governo
Falso - Na verdade, é Complementaridade do sistema privado, não suplementaridade. É complementar porque há necessidade de se utilizar de serviços do sistema privado, visto que o SUS não dá conta de 100% da demanda. Suplementar seria se o SUS, embora contemplasse 100% da demanda, ainda utilizasse do sistema privado.
SUS - Gestão
É descentralizada à níveis municipal, estadual e federal. Cada nível possui soberania de ação (V/F)
Municipal - implantar ações de promoção, proteção e recuperação da saúde e gerir os serviços públicos de saúde (lab, hemocentros, etc) (V/F)
Estadual - consolidar as necessidades municipais, corrigir distorções existentes e executar ações que os municípios não são capazes ou não lhes cabem (V/F)
Federal - liderar o conjunto de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, identificando riscos e necessidades nas diferentes regiões, além de controlar e fiscalizar procedimentos (V/F)
Falso - Cada nível possui autonomia, mas não soberania sobre o maior (União > Estadual > Municipal)
Verdadeiro
Verdadeiro
Verdadeiro
SUS - Financiamento
Se dá por recursos da união provindos de tributos.
A transmissão dos recursos ocorre assim: A União destina dinheiro para o município e para o estado e o estado também destina dinheiro para o município, de forma unilateral (V/F)
Emenda Constitucional 29/2000 -> Obriga os 3 níveis de governo a destinar parte de seus recursos para a saúde (12% estados, 15% municípios) e delimita com o que será gasto o recurso (V/F)
Falso - O erro está em dizer que é uma transmissão unilateral. Recentemente, permitiu-se o retorno do dinheiro do município para o estado e para a união (por haver sobra de dinheiro no município sem uso devido).
Falso - Essa ementa não define como será gasto o recurso financeiro da saúde.
SUS - Ações
São diversas as ações do sus, não se atendo, apenas, aos cuidados médicos. Atividades de prevenção - promoção e proteção de saúde.
Atividades de recuperação - cura e reabilitação.
Vigilância sanitária, epidemiológica, controle de epidemia, vacinação, controle de pragas, pesquisa de novos tratamentos, etc.
Partiu Questões?
Resolva:
Resposta: D
Resolva:
Resposta: C
Resolva:
Resposta: D
Resolva:
Resposta: A
Resolva:
Resposta: A
Resolva:
Resposta: D
Resolva:
Resposta: D
Resolva:
Resposta: A
Resolva:
Resposta: A