Histórico de Saúde no Brasil Flashcards
Histórico da Medicina no Brasil
Brasil é um país de dimensões continentais, com desigualdades entre as regiões e que foi sofrendo transformações ao longo da história.
Desde a vinda da família real para o Brasil, a saúde foi vista como prioritária e universal para todas as pessoas (V/F)
Falso
A saúde, por muito tempo não teve muita importância e foi por muito tempo vista com os olhos do capitalismo, no sentido de “enquanto está saudável, está trabalhando”
Histórico da Medicina no Brasil
Períodos Históricos (5)
- Período Colonial
- Período Imperial
- República
- Ditadura Mmilitar
- Constituição de 1988
Histórico da Medicina no Brasil
Período Colonial
Não havia modelo de atenção. Quando havia adoecimento, buscava-se por curandeiro, boticário (V/F)
Havia médicos que vieram com a corte portuguesa, mas que atendiam apenas família real (V/F)
Ambas Verdadeiras
Histórico da Medicina no Brasil
Brasil Imperial
Com a abertura dos portos, até a proclamação da república, houve a necessidade de atendimento em saúde para doenças que estavam crescentes (sobretudo para controle sanitário nos portos) (V/F)
Foram criadas duas faculdades de Medicina no Brasil, para que a população tivesse acesso à educação (V/F)
Verdadeiro
Falso - Foram criadas duas faculdades de Medicina no Brasil, mas quem estudava eram estrangeiros letrados.
Histórico da Medicina no Brasil
Brasil República
Quadro de saúde caótico com doenças infecciosas dizimando a população, como HIV, Rubéola, Sarampo e Caxumba (V/F)
Oswaldo Cruz implantou o modelo de saúde campanista, que baseou-se em campanhas sanitárias para combater as epidemias. Além disso, também fez um registro demográfico da população (V/F)
A Revolta da Vacina foi um movimento popular por reivindicação da vacinação popular gratuita para todos (V/F)
Oswaldo Cruz conseguiu, também, erradicar a febre amarela no RJ. Além disso, conseguiu apoio do governo para tratamento de tuberculose (V/F)
Falso - As doenças em alta no período eram varíola, malária, febre amarela e peste bubonica.
Verdadeiro
Falso - A campanha de Oswaldo Cruz tornou obrigatória a vacinação da população contra a varíola. A Revolta da Vacina foi um movimento popular contra a vacinação obrigatória.
Falso - Oswaldo Cruz não conseguiu apoio do Governo para tratamento da Tuberculose.
Histórico da Medicina no Brasil
Brasil República
Nessa época a assistência médica era individual, ainda não coletiva e não focada em prevenção, mas no tratamento de doença (V/F)
Carlos Chagas - propaganda e educação sanitária, com a medicina ficando um pouco mais preventiva. Promoveu ações contra tuberculose, hanseníase e IST’s (V/F)
Lei Eloy Chaves - Instituiu as CAP’s (caixas de aposentadorias e pensões). Eram fundos onde parte do salário do trabalhador e contribuição da empresa que poderiam ser sacados em caso de problema de saúde (V/F)
As CAP’s estavam sob responsabilidade do Estado e se destinavam à toda a população. Elas Representaram um marco inicial da previdência social no Brasil (V/F)
Verdadeiro
Verdadeiro
Verdadeiro
Falso - As CAP’s estavam sob responsabilidade da própria empresa e dos trabalhadores. Somente com a criação das IAP’s que a responsabilidade passa a ser do Estado. Além disso, as CAP’s beneficiavam apenas os trabalhadores de empresas que se organizavam para formar a sua CAP, não para qualquer pessoa.
Histórico da Medicina no Brasil
Brasil República
O dinheiro da agroexportação permitiu que o Brasil se industrializasse, havendo urbanização e vinda de mão de obra imigrante para as indústrias. Esses imigrantes, diente de más condições de trabalho no Brasil, começaram a se mobilizar para melhorias das condições do trabalhador (V/F)
Durante a Era Vargas, as CAPs foram substituídas pelas IAPs (institutos de aposentadoria e pensão). A partir daqui a previdência passa a ser universal e de responsabilidade do estado(estatização da previdência) (V/F)
Ainda na Era Vargas, foi criado o SAMDU (precedente do SAMU), houve crescimento do complexo médico-hospitalar e recebimento de muito dinheiro da previdência para o estado (V/F)
Verdadeiro
Falso - Houve sim a fundação das IAP’s, sob responsabilidade. No entanto, eram contemplados os indivíduos que possuiam carteira assinada, apenas.
Verdadeiro. Nesse período havia uma proporção de 8 trabalhadores para 1 encostado (proporção de neutralidade é de 4 trabalhadores para um encostado). Ou seja, houve mais gente contribuindo do que utilizando da previdência.
Histórico da Medicina no Brasil
Regime Militar
Durante a Ditadura, a previdência permaneceu beneficiando apenas trabalhadores com carteira assinada (V/F)
Houve a criação do INPS e INAMPS para adminsitração do dinheiro da previdência. Nessa época 10% do dinheiro da previdência era destinada para a saúde, sendo que o serviço de saúde era, basicamente, comprado da rede privada (V/F)
Falso - Na ditadura a previdência passou a ser garantida para o trabalhador e seus dependentes.
Falso - Apenas 1% do dinheiro da previdência era destinado à saúde.
Histórico da Medicina no Brasil
Regime Militar
Com a crise da ditadura a medicina curativa foi entrando em crise e doenças antigas foram retornando a aparecer. Nesse período, até a mortalidade infantil teve aumento (V/F)
Ao fim da Ditadura houve a Reforma Sanitária. A partir dela, a saúde foi vista como uma questão biológica, social e política. Buscou enfatizar campanhas, ações de vigilância epidemiológica e controle de grupos de risco - uma medicina mais preventiva (V/F)
Além disso, também houve a instauração do SUDS - (precedente do SUS) promovendo uma inicial descentralização da saúde para estados e municípios (V/F)
Verdadeiro
Verdadeiro
Verdadeiro
Histórico da Medicina no Brasil
Constituição de 1988
Houve a Criação do SUS em 1988. O Art. 196 instituiu que saúde direito de todos (princípio da Longitudinalidade) e de dever do Estado (V/F)
Segundo o Art. 198, as ações de saúde devem integrar uma rede regionalizada e hirarquiza (Descentralização) e deve promover o atendimento integral com prioridade em prevenção (sem prejuizo aos serviços assistenciais) e participação da comunidade.
Falso - Saúde como direito de todas as pessoas representa o princípio da universalidade
Verdadeiro
Responda:
Resposta: C
Responda:
Resposta: C
Responda:
Resposta: A
Responda:
Resposta: C
Resolva:
Resposta: D