SOP Flashcards
O que caracteriza a SOP
Endocrinopatia comum que se caracteriza por uma oligoovulação ou anovulação, sinais de hiperandrogenismo e múltiplos pequenos cistos ovarianos
Causa mais comum de ________, _______, ______ e _______.
Hiperandrogenismo, anovulação crônica, infertilidade e hirsutismo
Qual a fisiopatologia da SOP?
Ainda não esclarecida mas parece se tratar do aumento de proliferação das células da teca, produzindo + andrógenos do que o normal (hiperandrogenismo). Além disso, A hipersecreção de LH resulta na hiperplasia do estroma ovariano e das células da teca, com produção aumentada de testosterona e androstenediona. Esses esteroides são convertidos em estrogênio pela ação das aromatases, que explica o hiperestrogenismo nessas pacientes. Por isso, há supressão de FSH, que não estimularão o crescimento de novos folículos. A concentração de FSH é normal ou baixa, o que acarreta uma relação LH/FHS aumentada. Os androgênios em excesso não sofrem aromatização pela falta de FSH. Os folículos atrésicos são ricos em inibina B que também inibe a secreção hipofisária de FSH.
Qual a relação da SOP com DM?
O hiperandrogenismo leva a resistência à insulina e pode fazer com que pacientes desenvolvam DM (ciclo vicioso). Essa resistência reduz os níveis séricos da proteína carregadora SHBG -> aumento de testosterona e outros androgênios. A hiperinsulinemia compensatória, por sua vez, produz várias ações sobre os tecidos, que levam ao aumento do nível de testosterona livre por agir nas células da teca e aumentar a atividade do LH.
Quais os diagnósticos diferenciais?
Hiperprolactinemia, hiperplasia de adrenal, hipotireoidismo, Cushing, tumor de adrenal/ ovário produtor de androgênio.
Qual a importância do diagnóstico diferencial?
É necessário excluir os diagnósticos diferenciais, principalmente Hiperplasia adrenal, Tumor secretor de androgênios e Hiperprolactinemia pois se trata de um diagnóstico de exclusão. Essas doenças podem produzir os mesmos sinais e sintomas.
Qual o nome do critério diagnóstico para SOP? Quais os critérios diagnósticos?
Critérios de Rotterdam
1) Oligo ou anovulação
2) Sinais clínicos e ou bioquímicos de hiperandrogenio
3) Ovários policísticos a ultrassonografia: 12 (nova atualização das diretrizes é 20 ou +) ou mais folículos medindo 2 a 9 mm de diâmetro e/ou volume ovariano aumentado (> 10 cm³)
Basta ter 2 de 3 para SOP. Porém, não se pode afirmar de primeira sem excluir os diagnósticos diferenciais.
Qual a proteína que tem sua produção reduzida pela resistência a insulina na SOP
SHBG
* A obesidade e o aumento de insulina inibem a síntese hepática de SHBG
Etiologia da SOP.
Desconhecida. Acredita-se que seja consequência de uma origem genética multifatorial e poligênica.
Causa do hirsutismo e da acne
hiperandrogenismo
Como chama a escala de Hirsutismo? Acima de qual valor é positivo?
Escala de Ferriman
Acima de 8.
> 25 -> Pensar em tumor antes dos outros DD.
Relação SOP e ciclos anovulatórios.
Na SOP há um aumento de LH SEM PICO, ou seja, paciente não ovula. Há diminuição do FSH, ou seja, não há folículo dominante.
Efeitos do hiperandrogenismo
Inibição da secreção e pulsatilidade do FSH, acne, hirsutismo, alteram os pulsos de GnRH, aumentam os níveis de LH (TECA) que estimulam as células da teca ovariana a produzirem mais androgênios,
Manifestações Clínicas
Irregularidade menstrual Acne, seborreia, alopecia frontal Acantose nigricans Infertilidade Hirsutismo Obesidade (central) HAS
Qual o marcador clássico de resistência insulínica?
Acantose nigricans