Sistema único de Saúde Flashcards
constituição de 88
saude= direito de todos; comida, educação e moradia; dever do estado. SUS= descentralização, atendimento integral e participação da comunidade.
lei que institui SUS
lei 8080
princípios doutrinários
começam com vogais= equidade, integralidade,universalidade
princípios organizativos
começa com consoante=Descentralização, regionalização e Herarquização.
De acordo com a lei 8080/90, a iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde em caráter:
Complementar.
Norma Operacional Básica de 1996
institucionalização da participação popular, determinou que a criação e a regulamentação dos conselhos de sáude fossem pré-requisitos para o repasse de recursos financeiros para as secretarias municipais e estaduais de saúde.
fala sobre a gestão plena do município da saúde e atenção básica, então acarretou em uma redefinição das atribuições dos Estados, do Distrito Federal e da União, que até então tinham esta responsabilidade.
Piso Assistencial Básico (PAB)
criou a modalidade de Gestão Avançada do Sistema Estadual e Gestão Plena do Sistema Estadual.
Define a elaboração da Programação Pactuada e Integrada (PPI).
NOAS 2001
organiza a regionalização, estabelecendo municípios de referência, que recebem maior repasse para investir em serviços de média e alta complexidade, assim como amplia o Piso de Atenção Básica (PAB) ampliado; recurso por per capita
NOB 93
cria as comissões intergestoras, Bipartite (Secretaria Estadual de Saúde + Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde - COSEMS) e Tripartite (Ministério da Saúde + Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) + Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde - CONASEMS);
NOB 91
retorna o modelo de repasses ao que era antes da lei 9.142/90, para permitir que os municípios e estabelecimentos se adaptassem ao novo sistema.
lei 8.142/90
define a participação popular na gestão do SUS, por meio das conferências e conselhos, estabelece também a transferência dos recursos de forma regular e automática.
NOAS 2002
nstitui a Gestão Plena da Atenção Básica Ampliada como uma das condições de gestão dos sistemas municipais de saúde, que tem como áreas de atuação estratégicas mínimas: controle da tuberculose, eliminação da hanseníase, controle da hipertensão arterial, controle do diabetes mellitus, saúde da criança, saúde da mulher e saúde bucal;
reunião da conferência nacional de saúde
4 em 4 anos
o caráter dos conselhos de saúde é o de uma instância:
o caráter dos conselhos de saúde é o de uma instância:
fenções dos gestores
formular politicas, definir como o dinheiro será usado e coordenação e prestação de serviço.
funções da união
formular politicas e definir normas