Saúde do Trabalhador Flashcards
pneumoconiose: principal
silcose
asbestose
Amianto.trabalhadores da industria maritima(lembrar das torres gêmias tb). Acomete mais bases. Quando a história epidemiologica é inconclusiva o lavado brocoaveolar com contagem de corpos asbestóticos que dá o dx.
qc, relação com câncer e tto de asbestose
O padrão de lesão pulmonar é de fibrose intersticial difusa; l o tempo de latência para CA de pulmão é maior de 10 anos; Cerca de 50% dos indivíduos com asbestose desenvolve câncer de pulmão, O tratamento é o mesmo que o das demais pneumoconioses, afastamento da exposição a sua causa e manejo das comorbidades associadas.
critérios de shilling
classifica a relação entre a doença e trabalho
grupo 1
nexo causal. Doenças só pelo trabalho, raramente fora. ex: plumbsmo, silicose, acidente de trabalho
grupo 2
PODE SER(aquelas para as quais o trabalho é fator contributivo, mas não necessário). Trabalho contribui. Acontece + frequentemente e precoce em trabalhadores. EX: câncer de bexiga. varizes e DORT
grupo 3
PROVOCADOR(quando o trabalho atua como provocador de um distúrbio latente ou agravador de uma doença já estabelecida). Distúrbio latente que é agravado pelo trabalho. Ex: Asma, dermatite de contato, doenças mentais
5 riscos
fisicos- verde; químico-vermelho; Biológicos-marrom; Ergonômicos- amarelo; mecânicos-azul
LER-DORT
atv de estresse p/ agrupamentos musculares. Relacionada a repetições sem pausas. Maioria mulheres. QC= primeiros sintomas são parestesias(
Os sintomas sensitivos em casos de LER/Dort podem estar relacionados à compressão de nervos periféricos ou de raízes nervosas.), depois tendinites, dor muscular crônica… A dor nas LER/DORT pode ser localizada, irradiada ou generalizada(não costumam cursar com sinais inflamatórios). Evolução insidiosa e incapacitante. Dx: clínico.
qual a epicondilite mais comum
epicondilite lateral (“cotovelo do tenista”) é MUITO MAIS comum que a medial (“cotovelo do golfista”), além da profissão do nosso paciente, com pintura e lixamento, fazer movimentos muito mais semelhantes a um tenista
qual medida mais indicada para prevenção de LER-DORT
O IDEAL É QUE A CADA 1H DE TRABALHO, HAJA UMA PAUSA DE 10 MINUTOS.
PER
principal causa de surddez em adultos. Lesão de células ciliares por exposição a altas frequenciasc(3.00htz), oligossintomática. Rastreio: audometria tonal. Prevenção: coletiva ou EPIs.
Snd de burnout
contato excessivo e estressante que leva a alta tensão no trabalho. Insidiosa, gradativa e desapercebida. QC= falta de atenção memória, irritabilidade, necessidade de longas pausas para descanso. TTP= medicação e TCC.
Agrotóxicos
1- muito tóxica e 4 muito tóxicas.
Organofosforados e carbamatos- mais comuns relacionados a toxicação. Absorvidos por inalação, via digestiva e via dérmica. QC= sudorese, sialorreia, choque, convulsões, miose, hipersecreção. SÃO inibidores de acetilcolesterase então é muito IMPORTANTE= dosar a atv acetilcolesterase, paraavaliar a gravidade da doença.
Previdência social
se doença ou acidente, idade avançada ou maternidade garante renda. Quem tem direito: contribui para INSS, trabalhador Rural, ou avulso e autônimo.