Sinapse elétrica e Sinapse Química Flashcards
Quais são as principais características da Sinapse Elétrica?
1) Conexão Física entre as células
2) a informação é a carga elétrica (passar cargas de uma célula pra outro: ex: sódio passa pelas junções comunicantes)
3) Bidirecional (informação pode ir de célula A pra B ou de B para A)
4) Muito rápida(poucas etapas para que ela ocorra)
5) encontrada em abundância no músculo cardíaco e no Músculo Liso Unitário.
como ocorre a sinapse elétrica?
Nas sinapses elétricas,ocorre o potencial de ação(despolararização da membrana interna do neurônio) uma vez que os citoplasmas das células adjacentes estão conectados diretamente por aglomerados de canais de íons chamados junções comunicantes (gap junctions), há um movimento livre dos íons de uma célula para outra.e é por meio dessas junções comunicantes e de outras junções similares que os potenciais de ação são transmitidos de fibra muscular lisa para a próxima no músculo liso visceral , e de célula muscular cardíaca para a próxima no músculo cardíaco
Há contato direto entre neurônios na sinapse química?
como é chamada a região entre o neurônio pré-sináptico e pós-sináptico?
Na sinapse química, os neurônios se aproximam um do outro, mas não entram diretamente em contato; a região entre o neurônio pré-sináptico e pós-sináptico é denominada de fenda sináptica.
O que significa dizer que as sinapses químicas são sempre unidirecionais?
As sinapses químicas são sempre unidirecionais, ou seja, fluem do neurônio pré-sináptico para o neurônio pós-sináptico.
Um potencial de ação iniciado em uma extremidade de um axônio se propaga apenas em uma direção. Isso ocorre porque a região anterior da membrana é refratária, devido à inativação dos canais de sódio.
A sinapse química ocorre através da ação de substâncias químicas, os neurotransmissores. Onde esses neurotransmissores são sintetizados e onde eles são armazenados?
Os neurotransmissores são sintetizados no citosol dos terminais axônicos do neurônio pré-sináptico e armazenados em pequenas organelas esféricas delimitadas por membrana, as vesículas sinápticas.
Quais as etapada da sinapse química até que o neurotransmissor seja liberado na fenda sináptica?
1) A sinapse química , Requer um Mediador Químico(neurotransmissor)
2) têm vesículas na membrana(vesícula são bolsas de membrana , com o mesmo material da membrana que servem para restringir o espaço intracelular seprando ele do citoplasma)
3) vesícula armazena mediadores químicos(armazena os neurotransmissores)
4) quando o potencial de ação chega no terminal sináptico, ele abre uma série de canais que são canais de cálcio, esses canais de cálcio são canais de cálcio controlados do tipo por voltagem., ou seja, dependentes de voltagem
5) Quando o potencial de ação chega no terminal sináptico, ele serve de sinal(inversão de voltagem) para abrir os canais de cálcio dependentes de voltagem
6) ocorre influxo de cálcio no canal pré-sináptico.
7) membrana pré e pós sináptica.( o que difere da elétrica pois lá o fluxo é bidirecional e quem é pré e quem é pós depende do fluxo de íons)
8) como na sinapse química tem especialização da membrana A e B , não há como transmitir informação de B para A , ou seja a informação é UNIDIRECIONAL.
9) A medida que o potencial de ação inverte o potencial de membrana, o canal de cálcio que é regulado por voltagem se abre deixando entrar o cálcio.
10) Tendo cálcio, vai ocorrer o Fenômeno de FUSÃO DA VESÍCULA, a vesícula vai ser puxada por um conjunto de protéinas, puxada em direção a membrana e a membrana da vesícula se funde com a membrana da célula, ocorrendo a LIBERAÇÃO DO NEUROTRANSMISSOR na fenda sináptica
A maioria dos neurotransmissores são aminoácidos (ex.: glutamato, GABA) e aminas (ex.: acetilcolina, dopamina), moléculas pequenas que são armazenadas em vesículas e liberadas na fenda sináptica. Os peptídeos também atuam como neurotransmissores, onde os peptídeos são armazenados?
Os peptídeos também atuam como neurotransmissores; por serem maiores, são armazenados em grânulos secretores. Cada neurônio geralmente produz apenas um tipo de neurotransmissor
Após a Liberação dos neurotransmissores na Fenda sináptica, como A informação chega do terminal ou membrana pré sináptica até o terminal pós sináptico?
1) na membrana pós sináptica, haverão receptores que são proteínas de membrana capazes de reconhecer o neurotrnasmissor e desencadear uma resposta no terminal pós sináptico.
2) O neurotransmissor se liga nos receptores e gera uma resposta .
3) Duas classes de recptores: Ionotrópicos (canais iônicos regulados por ligante, abre e fecha em resposta a um ligante, sendo esse ligante um neurotransmissor), o segundo receptor não é um canal, ele é uma proteina transmembrana também porém não permite a passagem de íons. o que ele faz é gerar uma alteração de substâncias do meio intracelular do terminal pós sináptico. Receptor Metabotrópico
4) Após a ligação dos neurotransmissores com os receptores da membrana pós sináptica, é gerado uma alteração da célula pós sináptica, que funciona como entrega de informação. Essa informação é uma alteração de Potencial (potencial pós sináptico)
Características Principais da Sinápse Química.
1) Unidirecional(por causa da especialização das membranas pré e pós sinápticas)
2) mais complexa do que a sinapse elétrica
3) mais lenta que a sinapse elétrica.
4) muito mais precisa e controlável que a sinápse elétrica.
5) Mais abundante no Sistema Nervoso Central.
6) precida de mediadores químicos(neurotransmissores)
no terminal pós sináptico, explique são Receptores Ionotrópicos.
são canais de íons regulados por ligante (neurotransmissor) . alteração direta, abre e fecha em resposta a um ligante.
Os receptores ionotrópicos são canais iônicos que mudam sua conformação e se abrem após a ligação do neurotransmissor. Se os canais são permeáveis ao Na+ , o efeito resultante será a despolarização do neurônio pós-sináptico, desencadeando um novo potencial de ação, chamado de potencial excitatório pós-sináptico (PEPS)
No terminal pós sináptico, explique o que são receptores Metabotrópicos.
Esses receptores NÃO são canais , eles são proteínas que estão acopladas a enzimas. Eles têm o nome de metabotrópicos pois fazem alteração na quantidade de alguma substância do lado de dentro da célula. Eles vão gerar alteração numa substância. Eles usam ‘‘Segundos Mensageiros’‘(primeiro mensageiro é o neurotransmissor), a segunda substância química vai ser gerada dentro da célula e continua a disseminação da informação.
A enzima converte a substância ‘‘A’’ em ‘‘B’’ alterando a quantidade da substância ‘‘b’’ e também da substância ‘‘a’’. (ex: ciclase pega amp e liga as pontas da adenosinamonofosfato gerando amp cíclica).
De forma geral em sinapse o que vai acontecer para gerar um potencial pós sináptico, é que esse segundo mensageiro irá trabalhar com a abertura ou fechamento de canais iônicos, então o segundo mensageiro é que irá regular o canal para ter passagem de íons e gerar um potencial pós sináptico.
obs: alteração indireta em que será aberto outro canal que haverá entrada ou saida de íons que vai alterar o potencial de membrana
resumindo : receptores metabotrópicos alteram a quantidade de uma substância dentro da célula , sendo essa substância chamada de segundo mensageiro. O segundo mensageiro vai gerar alteração de potencial na célula diretamente ou através da abertura de canais.
Receptores metabotrópicos são mais lentos na geração da resposta, mas essa é mais duradoura. O neurotransmissor, ao se ligar a esses receptores, ativa a proteína G que desacopla e liga sua subunidade a um canal iônico, causando a sua abertura por um tempo prolongado. Além disso, segundos mensageiros podem ativar enzimas que regulam canais iônicos.
resuma/esquematize a sinapse química
1) informação elétrica(PA) ocorre na membrana pré sináptica com canais de calcio dependentes de voltagem–> CONVERTIDA na fenda sináptica em 2)informação química(neurotransmissor) receptores de membrana (ionotrópicos ou metabotrópicos) –> convertida em–> 3),informação elétrica novamente, na membrana pós sináptica ocorre estímulo elétrico na outra célula(potencial pós sináptico)
Após liberação do neurotransmissor, ele deve ser removido da fenda sináptica para cessar a estimulação no neurônio pós-sináptico. Uma das formas de retirada do neurotransmissor da fenda sináptica é:
a recaptação por receptores localizados na fenda pré-sináptica, chamados de autorreceptores ou receptores de recaptação. Ao serem recaptados, podem ser degradados ou armazenados novamente nas vesículas sinápticas. Alguns neurotransmissores podem ser degradados enzimaticamente na fenda sináptica, como a acetilcolina que é hidrolisada pela acetilcolinesterase.
Como funciona o mecanismo de ação de fármacos antidepressivos?
Terapias como fármacos antidepressivos apresentam como mecanismo de ação a inibição da captação de neurotransmissores na fenda sináptica, ou seja, o período de resposta pós-sináptica dessas substâncias será prolongado