Reflexos Medulares e Tônus Muscular. Flashcards
O que é o Tônus muscular esquelético?
Tônus quer dizer um estado parcial de contração que todo músculo tem durante o repouso , mesmo os músculos estriados esqueléticos.
Como que um úsculo, que é constituído por fibras muculares pode apresentar um estado de contração parcial, que é o tônus?
No universo de um músculo, que contém várias fibras musculares, a cada momento um determinado número de fibras estão contrídas, enquanto outras ficam relaxadas e isso é o que dá origem ao tõnus do músculo .
Se o tônus fosse determinada só para um grupo de fibras, uma hora elas iam entrar em fadiga muscular, então o que ocorre?
Há um revesamento entre as fibras , por exemplo fibras que estão relaxadas passam a ficar contraídas e vice versa, esse revezamento ocorre ao logo do dia interiro , o que mantém o tônus muscular do indivíduo. e é graças a esse reflexos que mantém o sistema do tônus que o indivíduo pode ficar em pé por longos perídos sem se preocupar em cair.
o que é a unidade motora.?
Cda um dos neurônios motores que ficam no corno anterior do H medular inervam fibras musculares esqueléticas e cada um deles pode inervar mais de uma fibra muscular , então desse neurônios motores e as fibras que ele inerva é o que é chamado de UNIDADE MOTORA. que compreende então desde o corpo do neurônio até ele saindo do limite da coluna vertebral até as fibras que ele inverva no músculo estriado esquelético.
O que são as fibras musculares extrafusais?
são as fibras musculares tradicionais , que são as fibras suprimidas pelos neurônios motores inferiores ‘‘tradicionais’’. As fibras extrafusais são as responsáveis pela contração do músculo propriamente dito.
Dentro do Músculo estriado esquelético, tem uma estrutura chamada de Fusu neuromuscular(ou fuso muscular), o que é essa estrutura?
Uma cápsula de tecido conjuntivo com algumas fibras musculares diferenciadas dentro dele, que são chamadas fibras intrafusais, porque estão dentro do fuso e as que estão fora são chamadas extrafusais.
Qual é a função das fibras intrafusais?
as fibras intrafusais, que formam o fuso neuromuscular, servem como um receptor proprioceptivo , que capta principalmente informações sobre o comprimento desse músculo, tanto o comprimento estático, ou seja a posição que ele está, quanto o comprimento dinâmico, ou seja eventuais mudanças de comprimento que ele venha a sofrer. Quando ele está se contraindo ou se relaxando.
Quem são os componentes do reflexo de estiramento(ou miotático simples)?
1)os componentes musculares, que são as fibras intrafusais e extrafusais e os componentes neuronais que são 2)os neurônios motores inferiores das unidades motoras que vão se ligar as fibras extrafusais e o neurônio sensitivo primário, que forma o começo da via de propriocepção ligado ao fuso neuromuscular. Ele vai receber a informação do fusoneuromuscular sobre o estado de contração ou sobre mudanças de comprimento desse músculo e ele vai levar essa informação lá pro SISTEMA BERVOSO CENTRAL. , lembrando que ele é pseudo-unipolar e o corpo dele está no gânglio sensitivo e ele tem um processo periférico e um processo central.
O reflexo que é responsável por gerar o tônus é o REFLEXO DE ESTIRAMENTO., também conhecido como REFLEXO MIOTÁTICO SIMPLES.como acontece esse reflexo?
obs: O reflexo de estiramento é o ‘‘reflexo profundo’’ testado durante o exame neurológico. Exemplos clássicos são os reflexos patelar,bicipital ,tricipital e aquileu.
Quando o músculo é distendido, ou seja, estirado, pela gravidade as fibras intrafusais,ou seja, o fuso neuromuscular se esticam junto com esse músculo .e assim elas sentem a alteração no comprimento desse músculo e ‘‘avisa’’ o neurônio sensitivo primário. o neurônio sensitivo primário leva essa informação para o SNC e ao entrar na medula pelo corno posterior do H medular ele se divide em basicamente três ramos.
Quando o músculo é distendido, ou seja, estirado, pela gravidade as fibras intrafusais,ou seja, o fuso neuromuscular se esticam junto com esse músculo .e assim elas sentem a alteração no comprimento desse músculo e ‘‘avisa’’ o neurônio sensitivo primário. o neurônio sensitivo primário leva essa informação para o SNC e ao entrar na medula pelo corno posterior do H medular ele se divide em basicamente três ramos. Quais são esses ramos?
1) o primeiro ramo é o que vai direto no corno anterior da medula, sem fazer sinapse em nada com o neurônio sensitivo secundário e se liga com os neurônios motores que formam as unidades motora e ele ATIVA esse neurônio motor, que vai gerar um impulso que vai voltar para o mesmo músculo e vai fazer essas fibras musculares extrafusais que estavam sendo estiradas, voltarem a se contrair., para o músculo se manter na posição que ele estava inicialmente.
Ou seja, é um reflexo que começa e termina no mesmo lugar
2) O outro ramo que esse neurônio sensitivo emite é ´pra ‘‘avisar’’ o encéfalo, ou seja os neurônio superiores do sistema nervoso central sobre o que está acontecendo no músculo.
3) o outro ramo que o neurônio sensitivoemite, é um ramo que vai se ligar a um interneurônio inibitório no H medular, que vai inibir outras unidades motoras que são responsáveis por inervar o músculo anatagonista.( a inibição do músculo antagonista vai acontecer ao mesmo tempo da excitação do músculo agonista - PRINCÍPIO(LEI) DA INERVAÇÃO RECÍPROCA.
o que é o PRINCÍPIO(LEI) DA INERVAÇÃO RECÍPROCA.
Está presente em todos os reflexos. e é conceituado como a inibição do músculo antagonista vai acontecer ao mesmo tempo da excitação do músculo agonista
Por quê o reflexo de estiramento(ou miotático simples) é consagrado como um reflexo MONOSSINÁPTICO?
Porque ele envolve basicamente apenas uma sinapse no seu circuito básico, que é a sinapse entre o neurônio sensitivo primário e o neurônio motor inferior. Porém tecnicamente esse reflexo não é monossináptico pois ele tem uma outra sinapse inibindo o músculo antagonista através do interneurônio inibitório.
O reflexo de estiramento está sendo usado o tempo todo no corpo pelos músculos anti gravitacionais responsáveis por manter a postura através do tônus graças a esse reflexo. Porém tem um problema com esse reflexo, qual é?
Ele faz algumas fibras ficarem contraidas para manter o tônus do músculo. Porém essas fibras não podem ficar contraídas indefinidamente porque elas começam a entrar em fadiga muscular(falta de atp nas fibras). A fibra consegue fazer refosforilação doa tp até certo ponto ,porém chega uma hora em que tem que haver o revezamento das fibras repouso-contraídas.
Existem dois tipos básicos de neurônios motores inferiores, quais são eles?
1) Neurônio Motor Inferior Alfa - inerva as fibras extrafusais.
2) Neurônio Motor inferior Gama, esse neurônio motor gama se liga as fibras intrafusais transmitindo a elas as informações que ele recebe dos neurônios motores superiores que se ligam nele no corno anterior do H medular.E por se ligar a essas fibras intrafusais ele tem o poder de regular a sensibilidade do fuso neuromuscular ao estiramento muscular.Ao invés dos neurônios motores superiores falarem pro fuso NÃO trabalharem quando ele acha que é para trabalhar , eles ‘‘enganam’’ o fuso .