Potencial de Ação. Flashcards

1
Q

Quando ocorre uma sinapse química, e é liberado um neurotransmissor, assim são abertos canais de sódio dependentes de ligante e o ligante é o neurotransmissor liberado pelo neurônio pré sináptico .o que a abertura desses canais de sódio causam?

A

A Abertura desses canais de sódio que ficam fechados no repouso,por causa daa presença dos ligantes acoplados , vai causar um INFLUXO DE Na+ , ou seja, a entrada desse íon na célula, tanto por difusão pelo seu gradiente de concentração quanto pela atração elétrica da carga elétrica negativa da face interna da membrana.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Por quê a abertura dos canais de sódio não causam uma ‘‘enxurrada’’ de entrada de sódio para dentro da célula(para o meio intracelular)?

A

Pois o influxo de sódio para dentro da cpelula depende de quantos canais se abriram , ou seja, do quão mais permeável a membrana ficou ao sódio e do tempo que eles permaneceram abertos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Por menor que seja o influxo de sódio para o meio interno da célula, isso vai causar uma mudança abrupta na concentração das cargas elétricas em cada lado da membrana. o Sódio não só leva carga positiva para a face interna da membrana como também puxa cargas negativas para a face externa de onde ele entrou , vindas da zona neutra do meioe xtracelular, ou seja, Isso causa uma mudança importante no potencial da membrana nesse ponto onde os canais se abriram, a isso se da o nome de DESPOLARIZAÇÃO. o que é essa despolarização?

A

é um evento em que a face interna da membrana é POSITIVADA EM RELAÇÃO A EXTERNA. ou seja, o valor do potencial da membrana em repouso(que era -65mV) é DESVIADO em direção ao 0mV, ou seja, cargas iguais, situação em que a membrana não seria mais polarizada. dai o nome DESPOLARIZAÇÃO. Mesmo que seja uma alteração pequena, uma mudança de -65mV para -60mV já está valendo, qualquer mudança que positive, ou seja REDUZA A NEGATIVIDADE do potencial de repouso é uma DESPOLARIZAÇÃO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

o potencial de membrana fica com o potencial diferente em um ponto só da membrana quando acontece o influxo de sódio?

A

Não, Assim que a diferença é formada as cargas positivas que entram, são ‘‘sugadas’’ pela barreira de cargas negativas do meio interno da membrana, sendo espalhadas abruptamente para todos os lados, e o mesmo acontece do lado de fora com as cargas negativas , gerando assim uma corrente elétrica causada pela movimentação de íons , também conhecida com CORRENTE IÔNICA.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

o que é a Condução Decremental.?

A

Na corrente iônica, a corrente logo se perde, sendo chamada de condução decremental. a corrente iônica vai deixando de ifluenciar seguimentos mais distantes do ponto de despolarização. e logo depois tudo volta ao normal ou ao potencial de repouso de -65mV em pouco tempo, ou seja, a membrana logo depois recupera a sua polaridade inicial. e por isso isso é chamado de repolarização.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O que é a repolarização e por quê ela acontece?

A

quando tudo tudo volta ao normal, ou seja, potencial de repouso de -65mV em pouco tempo, ou seja, a membrana logo depois recupera a sua polaridade inicial. e por isso isso é chamado de repolarização.

A repolarização acontece por dois motivos principais:

1)A partir do momento que a polaridade da membrana é mudada, o potássio e tirado do seu potencial de equilíbrio e por isso ele volta a sair mais da célula. Então ocorre um efluxo de potássio

2)Assim que o sódio extra entra na célula a Bomba de sódio-potássio(Na-K-ATPase) já começa a jogar ele pra fora , essa bomba também é a grande responsável por reestabelecer os gradientes de concentração do sódio e do potássio. depois que termina a repolarizaçãoe mante-los depois no repouso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Se o estimulo incial como a liberação do neurotransmissor , ao invés de abrir canais de sódio , abrisse canais de potássio que estavam antes fechados?

A

Nesse caso, a força do gradiente de concentração do potássio, que é muito mais concentrado dentro da célula, falaria mais alto e o potássio sairia da célula.

OBS: esse efluxo de sódio não vai ser necessariamente algo ‘‘colossal’’, depende de quantos canais de potássio se abriram e por quanto tempo eles permaneceram abertos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

A saída de potássio positiva ainda mais a face EXTERNA da membrana , e puxa ainda mais cargas negativas da zona neutro do interior do neurônio para face INTERNA da membrana, aumentando assim, a diferença de concentração de cargas através da membrana. como a membrana fica?

A

A membrana fica HIPERPOLARIZADA. com o potencial de equilíbrio de repouso da membrana com o potencial mais negativo ainda do que -65mV .

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Qual outra forma de gerar uma Hiperpolarização?

A

Quando os canais de Cloreto são abertos , que causam o influxo desse ÂNION . A entrada do cloreto traz mais cargas negativas para a face interna e puxa mais cargas positivas da zona neutra pra face externa, criando também um estado de HIPERPOLARIZAÇÃO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O que a membrana do axônio apresenta de diferente do resto do neurônio em relação a canais iônicos?

A

A membrana do axônio apresenta _alta concentração de canais dependentes de voltagem . em espec_ial canais de sódio e potássio dependentes de voltage. Esses canais se abrem quando o potencial de membrana atinge um determinado valor , chamado Limiar de Disparo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Explique o que é o Limiar de Disparo (ou limiar de abertura)

A

Os canais dependentes de voltagem na membrana do axônio se abrem quando a voltagem do Potencial de membrana atinge um determinado valor, chamado LIMIAR DE DISPARO. O limiar pode variar em diferentes neurônios em função de diferentes níveis de sensibilidade desses canais. mas no SNC é ém media em torno de -45mV.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Por quê o limiar de Disparo é atingido Primeiramente no CONE AXONAL? por que ele é chamado de ZONA DE GATILHO?

A

O limiar é atingido primeiramente no cone axonal tanto pela sua posição INICIAL no axõnio quanto pela maior EXCITABILIDADE da membrana dessa região, que costuma ter mais canais de Sódio do que no resto do axônio e por isso ele é chamado a ZONA DE GATILHO na grande maioria dos neurônios do SISTEMA NERVOSO CENTRAL, porque é nele que se Inicia o Potencial de Ação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Quando o Limiar de Disparo é Atingido na Zona de Gatilho , todos os canais dependentes de voltagem vão se abrir., tanto os de sódio, quanto os de potássio. Porém, qual canal se abre mais rapidamente?

A

Os canais de sódio se abrem muito mais rapidamente. os Canais de Sódio vão se abrir e se fechar antes mesmo que os canais de potássio terminem de se abrir.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

A abertura massiva dos canais de sódio dependente de voltagem no Cone Axonal causa o quê?

A

Causa um influxo muito grande de sódio para dentro do neurônio , a mudança no potencial de membrana por causa desse influxo é significativa, sendo abruptamente desviada para o valor do potencial de equilíbrio do sódio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

por quê quando ocorre o influxo massivo de sódio para dentro da membrana neuronal o potencial não chega ao valor do potencial de equilíbrio do sódio?

A

o potencial não chega ao valor do potencial de equilíbrio do sódio por causa do extravasamento de potássio que continua acontecendo pelos canais de repouso. e também pelo um pequeno influxo de cloreto que acompanha a entrada do sódio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Durante a entrada de sódio, a polarização da membrana chega a se inverter ficando mais POSITIVA no meio INTRACELULAR e Mais negativa no Meio EXTRACELULAR. o que isso gera?

A

Isso gera uma corrente iônica intensa que se difunde para os dois lados do neurônio, porém a parte dessa corrente que vai de volta para o corpo do neurônio, acaba se perdendo como as outras correntes de despolarização. Porém a corrente que segue pelo AXÔNIO gera um fenômeno bem interessante, ela é uma corrente alto propagável, porque os canais de sódio dependentes de voltagem que vão se abrindo com a passagem dela pelo axônio a mantém viva, elas impedem que ela se perca.

17
Q

Quanto mais canais dpendentes de voltagem se abrem, mais a corrente se propaga e quanto mais ela se propaga , mais canais se abrem . como isso é chamado?

A

Isso é o potencial de Ação, uma corrente iônica despolarizante que não se perde ao longo da membrana do axônio . ela não é decremental. Uma vez gerada ela vai até o final. por isso se diz que o PA é um fenômeno de tudo ou nada.

18
Q

Por quê o potencial de ação é um fenômeno de tudo-ou-nada?

A

Ou o potencial de ação não acontece ou ele acontece e vai até o final , é uma condução sem decremento.

obs: a Característica essencial do PA é que ele não decresce ao longo da membrana , mas a sua velocidade pode variar em diferentes neurônios

19
Q

Do que a Velocidade do Potencial de Ação Depende?

A

Ela depende primeiro :

1) Do Diâmetro da Fibra do Axônio(fibras maiores conduzem o PA mais rapidamente, porque nelas há menos extarvasamento de cargas positivas sendo conduzidas )
2) Presença de Mielina . A mielina é um ISOLANTE ELÉTRICO que envolve o axônio com esses pontos descobertos chamados de Nódulos de Ranvier, onde se encontram os canais de sódio dependentes de voltagem nos neurônios mielinizados.

20
Q

A corrente não se perde entre um nodo de ranvier e outro, uma vez que eles ficam tão longes um do outro?

Explque o fenômeno da condução saltatória.

A

O que acontece é que a mielina impede não só a entrada de sódio nesses pontos que estão isolados , como também a saída de potássio . ela serve como um isolante nos dois sentidos(o efluxo de potássio que faria a corrente se perder). Desse modo somente os nodos de Ranvier se despolarizam e conduzem o potencial de ação que o torna muito mais rápido, sendo chamado de Condução Saltatória, que vai ‘‘pulando’’ de um nodo para o outro.

21
Q

Os canais de sódio dependentes de voltagem são configurados de maneira que eles sempre se fecham depois de cerca de um milissegundo. ou seja, eles ficam abertos só por um milissegundo. e esse é o tempo que leva pra quê?

A

Esse é o tempo que leva para os canais de potássio dependentes de voltagem começarem a se abrir.

22
Q

Quais são as fases do Potencial de ação?

A

Em um neurônio em repouso, o potencial da membrana fica em torno de -65mV. A medida que ele vai recendo despolarizações ele vai subindo. porém se nada acontecer cai de novo. até que ocorre o limiar de disparo na zona de gatilho e ocorre o potencial de ação.

1) FASE ASCENDENTE.ou fase de despolarização do PA,A partir do limiar ele se despolariza rapidamente positivando o lado interno da sua membrana .
2) PICO DE ULTRAPASSAGEM.É o momemnto em que as cargas do potencial de membrana se invertem , momento em que a face interna fica mais positiva do que a interna.
3) FASE DESCENDENTE - quando a membrana passa pela repolarização pelo efluxo do potássio.
4) HIPERPOLARIZAÇÃO- quando o efluxo de potássio passa um pouco do limite e hiperpolariza a membrana.

23
Q

O que é o perído Refratário Absoluto do PA acontece pelo quê?

qual a relação desse fenômeno com o PA ser unidirecional?

A

Depois do seu fechamento depois de um milissegundo, os canais de sódio dependente de voltagem ficam ‘‘travados’’ até que o potencial de membrana volte a um valor que seja ao menos próximo do valor de repouso. Esse mecanismo é importante para que o PA seja unidirecional. porque sem isso a corrente do PA iria ficar indo e voltando desenfreadamente no neurônio, o que é uma causa molecular possível de uma crise epiléptica. Essa ‘‘trava’’ porém, só dura aproximadamente mais um milissegundo , que é o tempo para essa membrana REPOLARIZAR.

No período refratário absoluto, a célula não consegue iniciar um novo potencial de ação, pois os canais de Na+ estão inativados devido ao fato de a membrana estar fortemente despolarizada. Eles não podem ser ativados novamente e outro potencial de ação não pode ser gerado, até que o potencial de membrana seja suficientemente negativo para abri-los novamente (quando o canal retornará para seu estado repouso ativável).

24
Q

A hiperpolarização pós PA causa APENAS o periódo refratário Relativo , o que é isso?

A

A proxima despolarização para atingir o limiar vai ter que ser um pouco maior .

No período refratário relativo, o potencial de membrana permanece hiperpolarizado e, por isso, mais abertura de canais e corrente despolarizante é necessária do que numa situação de repouso para trazer o potencial de membrana ao limiar.

25
Q

Qual a importância fisiológica dos períodos refratários?

A

Evitar que um novo potencial de ação seja gerado antes que a célula retorne ao repouso. Isso evita, por exemplo, hiperatividade neuronal, que pode trazer muitos prejuízos para uma pessoa e, em muitos casos, poderá ser fatal.

26
Q

Como ocorre o potencial de ação nos neurônios sensitivos periféricos( pseudo-unipolares)?

A

o PA não é gerado no Cone Axonal , a zona de gatilho deles e na ponta do próprio processo periférico. Esses neurônios tem tecnicamente dois axônios. tanto quanto o processo períferico quanto o central são carregados de canais iônicos dependentes de voltagem e capazes de conduzir o potencial de ação.