reflexos Medulares e Tônus Muscular parte 2 Flashcards
O segundo reflexo medular é chamado de reflexo de relaxamento ou MIOTÁTICO INVERSO. ele é tambem um reflexo originado de um recptor proprioceptivo . onde esse reflexo é originado?
É originado em um receptor proprioceptivo que fica localizado entre o tendão e o músculo chamado de Fuso neurotendíneo ou ÓRGÃO TENDINOSO DE GOLGI(otg)
o receptor proprioceptivo chamado de Fuso neurotendíneo ou ÓRGÃO TENDINOSO DE GOLGI(otg) , que fica localizado entre o tendão e o músculo , é sensivel a que?
Esse receptor é sensível a tensão no músculo, diferente do fuso neuromuscular que era sensível ao comprimento do músculo.no caso do fuso neurotendíneo ele detecta mais a FORÇA QUE O MÚSCULO ESTÁ FAZENDO.
obs: Fuso Neurotendíneo: Sensível às contrações isométricas(sem alteração de comprimento).
Fuso Neuromuscular: Sensível às contrações isotônicas(sem alteração de tensão.)
Como ocorre o reflexo de relaxamento(Miotático inverso)?
Ex: um indivíduo está levantando muito peso, nesse caso o músculo do indivíduo vai se contrair muito , pois ele está fazendo muita força , não vai ter alteração de comprimento no músculo porque o músculo está ‘‘travado’’ enquanto ele faz força . atensão sobre o músculo vaia aumentar muito, e ai chega em um ponto de limite nessa tensão que ativa esse fuso neurotendíneo e ai após a ativação dele a informação segure pelo neurônio sensitivo primário e entra na medula para se dividir em dois ramos:
1) um que vai subir pro encéfalo para ‘‘avisar’’ os centros superiores, igual acontece no reflexo de estiramento
2) outro que vai lá para o corno anterior do H medular se ligar a um interneurônio inibitório , que por sua vez vai inibir a unidade motora que está fazendo o músculo se contrair.
(esse é o reflexo do ‘‘chega rpz’’ vc na aguenta mais. Porque ele é ativado antes que o músculo venha sofrer uma lesão pelo excesso de tensão que ele está sofrendo e por causa dele uma hora os músculos do indivíduo que está fazendo muita força e levantando muito peso vai ceder, ele não vai mais aguentar ficar fazendo força . e por causa desse circuito básico desse reflexo .
por causa do circuito básico do reflexo de relaxamento(ou miotático inverso) . há duas sinapses
1)um entre o neurônio sensitivo primário e o interneurônio e outra entre o 2) interneurônio e o neurônio motor, por isso esse circuito é chamado de?
OBS: explique o fenômeno da inervação recícproca e do relaxamento solidário.
Dissináptico. diferente do circuito monossináptico do reflexo de estiramento . Porém nesse caso, ele tecnicamente não é dissináptico porque tem mais sinapses envolvidas na verdade.
1) primeira sinapse do princípio da inervação recíproca que vai ter outror amo se ligando a um interneurônio excitatório que vai excitar unidades motoras do músculo antagonista , porque da mesma forma que vai fazer um reflexo que vai contrair o músculo é preciso relaxar os seus antagonistas, num reflexo que vai relaxar o músculo é bom que haja contração dos antagonistas de determinado músculo para não ter oposição na articulação que ele move.
2) ainda vai ter outro ramo que se liga nas unidades motoras dos músculos agonistas auxiliares , porque não adianta relaxar determinado músculo se outros músculos semelhantes a ele continuam contraídos. isso é chamado de RELAXAMENTO SOLIDÁRIO, que também vai acontecer por meio de interneurônios inibitórios nas outras unidades motoras.
O reflexo de relaxamento ou miotático inverso também é um reflexo bem autônomo no sentido de que ele pode funcionar sozinho já que ele é um reflexo exclusivamente intramedular. Ele também é regulado por centros superiores?
Sim, no caso deles os neurônios motores superiores se ligam aos interneurônios excitatórios e inibitórios para poder regular o funcionamento desse arco reflexo.
O reflexo de relaxamento é um reflexo de proteção, que influencia muito na atividade muscular voluntária , estabelecendo um limite de até onde o indivíduo pode ir contraindo o seu músculo.
O reflexo de retirada ou reflexo flexor de retirada é um reflexo que na maioria das vezes envolve músculos flexores , mas nem sempre. Ele não é um reflexo profundo como os outros, que tinham origem no músculo. Onde esse reflexo tem origem?
Nesse reflexo, o estímulo é originado na pele basicamente . Esse reflexo é basicamente originado de receptores pra dor e pro tato NÃO mais receptores proprioceptivos.
obs:Por se originar na pele(e não no músculo), o reflexo de retirada é conhecido como um reflexo superficial
Quais são os exemplos mais clássicos do reflexo de retirada?
são aqueles que envolvem os estímulos que partem dos receptores da dor (ex: pisar em uma agulha e tirar o pé, encostar em uma panela quente e tirar o braço..)
Como acontece o reflexo de retirada?
Ele acontece da seguinte forma, um receptor da dor(nociceptor) se ativou porque a pele sofreu algum estímulo doloroso(como agulhada ou encostar em algo quente) . O impulso vai seguir para o neurônio sensitivo primário e vai chegar lá na medula. Ao chegar no corno posterior do H medular ele se divide em um ramo que vai se ligar na substância gelatinosa, seguindo a via da dor, e ai o neurônio da substância gelatinosa que é um neurônio sensitivo secundário da dor no caso, vai cruzar a linha média e subir pelo trato espinotalâmico lateral para ‘‘informar’’ os centros superiores e um outro ramo vai chegar lá na frente em um corno anterior e se ligar a vários interneurônios tanto excitatórios quanto inibitórios presentes na parte anterior do H medular para gerar esse reflexo.
o Número de sinapses presentes nesse reflexo de retirada é extremamente variável porque ele é um reflexo muito graduável dependendo da intensidade do estímulo gerado para ele acontecer, ele pode ter algumas poucas sinapses gerando um movimento discreto de flexão por exemplo (que é a situação de encostar o dedo em uma panela quente e puxar o braço ) . como o reflexo de retirada é classificado em termos de sinapse?
Por conter em geral várias sinapses, o reflexo de retirada é chamado de multissináptico
O que é o reflexo extensor cruzado?
Dependendo da intensidade do estímulo para o reflexo de retirada, a ramificação do neurõnio sensitivo primário pode se espalhar por vários segentos medulares resultando em uma retirada muito mais ‘‘brusca’’ diante de um estímulo. Eai chega um ponto que a retirada brusca vai botar em risco a postura do indivíduo. quando chega nesse ponto, esse próprio reflexo tem um mecanismo de correção para evitar isso, que é chamado de REFLEXO EXTENSOR CRUZADO. que emite ramos que fazem um circuito de inervação cruzada com interneurônios de unidades motoras do outro lado da medula. Para ativar a musculatura extensora do outro lado do corpo, e assim poder firmar o inivíduo na hora que ele fizer o recuo brusco pra trás. e tambem vai ter o princípio da inervação recíproca para inibir os músculos flexores do outro lado. Esse reflexo é consagrado como tendo uma função protetora