SIMs Flashcards
Os anexos abaixo fazem parte de que legislação?
Destinos e critérios de julgamento em aves
Inspeção tecnológica e higiênico sanitária de carne de aves
Esquema de trabalho do serviço de inspeção federal nos matadouros de aves
Movimento mensal de destinação das aves abatidas passadas pela inspeção finaql
Instalações e equipamentos relacionados com a técnica de inspeção ante mortem e post mortem
Higiene do ambiente da inspeção ante mortem e post mortem
Inspeção post mortem
Portaria 210/1998.
A brucelose é uma doença infecciosa causada pela bactéria gram-negativa Brucella spp. Além de gram-negativa, as Brucellas são: não capsulados, não esporuladas e são aeróbios _______, realizando metabolismo oxidativo, e são catalase, oxidase e _________ positivas.
estritos
urease
é uma imunoglobulina (Ig) sérica presente em pequenas concentrações; encontrada na membrana de superfície de basófilos e mastócitos mesmo antes da interação com o antígeno. Como consequência da sua ligação a basófilos e mastócitos, está relacionada a reações alérgicas (está presente em altos níveis em pacientes com doenças alérgicas). A interação específica de alérgenos e a _______de mastócitos promove a liberação de mediadores químicos (histamina, leucotrieno, proteases, fatores quimiotáxicos e citocinas), resultando em sintomas alérgicos. As reações mediadas por __ aumentam o número de basófilos presentes no sangue. _____também participa na imunidade ativa em doenças parasitárias por helmintos. Nestes casos os níveis sorológicos de _____ aumentam auxiliando no diagnóstico de infecções.
IgE
é a principal Ig no soro e a que apresenta maior versatilidade, sendo capaz de realizar todas as funções das moléculas de imunoglobulinas. Macrófagos, monócitos, leucócitos polimorfonucleares (PMNs) e alguns linfócitos têm receptores_____
IgG
corresponde a cerca de 10% do conjunto de imunoglobulinas. É a primeira Ig a ser feita pelo feto. Anticorpos _______ são muito eficientes na lise de microrganismos em consequência de sua estrutura; quando em superfície celular, funcionam como um receptor para antígeno ou células B.
IgM
é a classe predominante de Ig em secreções como saliva, lágrima, leite, mucosas do trato gastrointestinal, trato respiratório e genitourinário. Pode se ligar a algumas células como PMNs e linfócitos.
IgA
é encontrada em baixos níveis no soro; funciona como um receptor para antígeno na superfície de células B.
IgD
__________ é um hormônio secretado pela adenoipófise e tem como principal função estimular a produção de leite pelas glândulas mamárias e o aumento das mamas.
___________ é um hormônio amplamente implicado na estimulação da glândula adrenal e na secreção cortical dos glicocorticoides. A determinação da concentração sanguínea é usada para diagnosticar várias patologias.
_____________é um hormônio protéico produzido e secretado pela glândula hipófise anterior. Este hormônio é responsável por estimular o crescimento e a multiplicação celular em humanos e outros animais vertebrados.
__________ são produzidos pela hipófise e regulam a atividade dos ovários e testículos. O hormônio _____________) estimula a secreção de estrogênio, responsável pelo desenvolvimento e maturação dos folículos ovarianos. Hormônio cuja função é REGULAR O CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO, PUBERDADE E REPRODUÇÃO.
__________que regulam o metabolismo, que é a maneira como o corpo usa e armazena energia. A função da tireoide é controlada pela glândula hipófise, localizada em seu cérebro.
PROLACTINA
HORMÔNIO ADRENOCORTICOTRÓFICO
HORMÔNIO DO CRESCIMENTO (GH) OU SOMATOTROFINA (ST)
FSH E LH
FSH
Tiroxina produz dois hormônios, triiodotironina (T3) e tiroxina (T4)
Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017 dispõe em seu art nº 112:
“Art. 112. SÓ É PERMITIDO o abate de animais com o emprego de __________, utilizando-se de prévia insensibilização, baseada em princípios científicos, seguida de imediata sangria.”
métodos humanitários
A Portaria 711, de 01 de novembro de 1995, regulamenta as normas técnicas de instalações e equipamentos para abate e industrialização de suínos.
O capítulo 3 da Portaria regulamenta as normas para o box de insensibilização e no item 3.1 traz que o box de insensibilização deve ser “localizado após o chuveiro com a instalação de choque elétrico de alta _____________, dotado de voltímetro que permita, por meio de controle manual. regular a voltagem de saída e com cabo de saída ligado a um semi-arco, de foma que possibilite a aplicação do choque atrás das orelhas do animal (fossas temporais), por um tempo suficiente á uma perfeita insensibilização (Des. nº. 02).
Além disso, na síntese dos padrões e medidas mínimas, traz no capítulo 2 alínea “a” “amperagem do choque - ______________
voltagem e baixa amperagem
alta voltagem e baixa amperagem (0,5 a 2 amp)”
As vacinas devem ser adquiridas de locais cadastrados à Coordenadoria de Defesa Agropecuária, devem ser mantidas refrigeradas sob temperatura baixa entre 2 e 8 ºC em todos os momentos de conservação (incluindo transporte), e a vacinação deve ser realizada sob Boas Práticas de Manejo.
Durante as vacinações, deve-se utilizar material limpo e esterilizado (seringas e agulhas) . Para desinfetar agulhas normalmente é suficiente deixar o material sob água fervendo por um período de 15 minutos. Após, deve-se manter a desinfecção do material a cada____________________. Após os procedimentos, todos os materiais devem ser novamente limpos e desinfectados.
A vacina contra febre aftosa atualmente está disponível sob dose de 2 ml por animal.
O local de vacinação das vacinas da febre aftosa é na tábua do pescoço, de forma que ela pode ser aplicada tanto por via _______________
5 aplicações e trocar o material a cada 10 animais ou a cada recarga de vacina
intramuscular quanto por via subcutânea.
O ____________ é um habitante da rizosfera. Rizosfera é a região do solo influenciada pelas raízes, com máxima atividade bacteriana.
Segundo Mcvey et al. (2013, p. 327) as bactérias do gênero _________ são bastonetes anaeróbicos _____________ gram-positivos que produzem endósporos; geralmente habitam solo e água. São onipresentes na natureza e comumente são isolados de ampla variedade de superfícies, solos e subprodutos oriundos de animais.
Portanto, devido a sua onipresença na natureza, facilmente contamina os alimentos.
Bacillus cereus
facultativos
Instrução Normativa n. 20/2016 diz que:
Art.61. Quando o estabelecimento for notificado pelo SIF que durante a execução do ciclo oficial foram identificados os sorovares Salmonella Typhimurium ou Salmonella Enteritidis deve:
I - realizar investigação para identificar a causa, bem como adoção de um plano de ação para prevenção;
II - revisar os programas de autocontrole, com o objetivo de restabelecer a conformidade em relação a esse agente;
III - comprovar ao SIF as ações adotadas, por meio de registros auditáveis em até________ a contar da data da notificação;e
IV - solicitar dos seus fornecedores intensificação das ações de biosseguridade.
20 DIAS
é a mosca que causa Oestrose em ovinos e caprinos. A Oestrose é também conhecida como bicho da cabeça ou rinite parasitária
Oestrus ovis
Quando o homem é o hospedeiro acidental. O homem, aqui, não é essencial para manter o ciclo biológico do agente, por exemplo, o complexo teníase-cisticercose
PARAZOONOSE
O sexo, estação do ano e o clima não tem influência na apresentação da doença, porém a idade sim, pois as Brucellas são mais infectantes para os animais púberes, ainda que possam ocorrer em impúberes.
V
O C. haemolyticum é um anaeróbio ________, móvel, não encapsulado e que produz grandes esporos muito resistentes ao calor.
Causa a doença: ___________
o C. haemolyticum é um anaeróbio estrito, móvel, não encapsulado e que produz grandes esporos muito resistentes ao calor.
Hemoglobinúria bacilar
C. haemolyticum está presente no trato digestório de ruminantes, no fígado e no solo. Surgimento da doença em novas regiões, muito distintas, sugere que o transporte de bovinos participe em sua disseminação. A transmissão ocorre por meio _____________
o tratamento precoce dos animais doentes com antibiótico de amplo espectro (p. ex., tetraciclina), antitoxina (se disponível) e transfusão de sangue propicia _______. Em áreas endêmicas, os animais são___________, no mínimo, a cada 6 meses e, preferivelmente, 3 a 4 semanas antes da exposição.
da ingestão do microrganismo.
bom resultado
vacinados
A patogênese de hemoglobinúria bacilar envolve ingestão de esporos, colonização do fígado, lesão hepática, germinação de esporos e toxinogênese.
A lesão no fígado geralmente é produzida pela __________.
Fasciola hepática
Hemoglobinúria bacilar é causada pelo Clostridium hemolyticum, quando inalado é transportado até fígado, com a lesão hepática, geralmente em virtude da Fascíola hepática, os esporos germinam. As bactérias maduras produzem exotoxinas que causam _________________
Ruminantes afetados são encontrados mortos devido à doença superaguda.
Outros animais andam deprimidos, caminham com dorso arqueado e são sensíveis à palpação abdominal. Taquicardia, febre, animais que sobrevivem mais de um dia apresentam icterícia.
necrose total e hemólise intravascular.
Quais os respectivos agentes etiológicos das doenças abaixo:
PSC:
Encefalite suína:
Encefalite viral suína:
Paratifo dos leitões:
PSC: Pestivirius - Flaviridae
Encefalite suína: Streptococcus equi
Encefalite viral suína: Paramyxoviridae - Henipavírus
Paratifo dos leitões: Salmonelose
A resistência à F. hepatica varia com os hospedeiros: equinos e suínos têm resistência alta, bovinos são moderadamente resistentes e ovinos têm baixa resistência.
V
Os ovinos e bovinos são os hospedeiros definitivos de F. hepatica mais importantes do ponto de vista epidemiológico. Outros animais domésticos como caprinos, equinos e suínos, bem como animais silvestres, entre os quais ratões-do-banhado, capivaras, lebres e cervos infectam-se, podendo atuar como reservatórios.
V
Os hospedeiros intermediários da F. hepatica são moluscos pulmonados do gênero_____. No Brasil, as espécies L. viatrix, L. columella e L. cubensis parecem ser as principais.
Lymnaea
Portaria 210/1998
“ANEXO IV
INSPEÇÃO ANTEM
3.3. As aves necropsiadas devem ser incineradas em forno crematório, ou processadas junto com subprodutos não comestíveis???
V
Portaria 210/1998
ANEXO IV
INSPEÇÃO ANTEM
3.2. Quando a área de necropsia for contígua à plataforma, deve ser perfeitamente ______ desta e do corpo industrial, de modo a não permitir interferência na recepção de aves e no fluxograma operacional da indústria;?????
isolada
Portaria 210/1998
“ANEXO IV
INSPEÇÃO ANTEM
- Em lotes nos quais forem comprovadamente detectadas aves com zoonoses, o Médico Veterinário do SIF/DIPOA poderá autorizar o sacrifício _______, se forem observadas precauções para reduzir ao máximo os riscos de propagação dos agentes causadores e atendidas as demais disposições expedidas pelo órgão oficial de Defesa Sanitária, devendo neste caso as carnes serem ________
ao final da matança
condenadas.”
Portaria 210/1998
“ANEXO IV
INSPEÇÃO ANTEM
- Quando houver necessidade da realização da Matança de Emergência ________, esta deverá ser cercada de todos os cuidados higiênicos e sanitários e ao término será procedida completa higienização e, quando necessitar, desinfecção das instalações, equipamentos e utensílios, bem como renovação total da água dos pré-resfriadores e escaldadeiras.”
Imediata
Portaria 210/1998
“ANEXO IV
INSPEÇÃO ANTEM
- Os lotes nos quais foram detectadas aves com suspeita ou, comprovadamente, portadoras de ______________, deverão ser abatidos no final da matança normal, sob cuidados especiais (Matança de Emergência _________). Dependendo do caso, as carnes poderão ser declaradas próprias ou impróprias para o consumo.”
doenças que justifiquem o abate em separado
Mediata
_________ é o aumento do número de células. Esse processo pode levar a um aumento do volume do órgão e pode estar associado com câncer.
_________ é a substituição de um tipo de célula por outro tipo. Essa alteração é reversível e ocorre entre células da mesma linhagem.
_________ é o surgimento de células de tamanho, forma e aspecto anormais.
___________ é o aumento do tamanho da célula. Esse processo também pode levar a um aumento do volume do órgão, sendo que as células hipertróficas apresentam um aumento na síntese de estruturas celulares (como organelas e citoesqueleto).
- Hiperplasia é o aumento do número de células. Esse processo pode levar a um aumento do volume do órgão e pode estar associado com câncer.
- Metaplasia é a substituição de um tipo de célula por outro tipo. Essa alteração é reversível e ocorre entre células da mesma linhagem.
- Displasia é o surgimento de células de tamanho, forma e aspecto anormais.
- Hipertrofia é o aumento do tamanho da célula. Esse processo também pode levar a um aumento do volume do órgão, sendo que as células hipertróficas apresentam um aumento na síntese de estruturas celulares (como organelas e citoesqueleto).
Densidade a 15ºC feita com o uso do termolactodensímetro e o índice crioscópico (verificação da depressão do ponto de congelamento) são métodos utilizados para verificar ___________
a adição de água no leite.
O ponto de congelamento máximo do leite aceito pela legislação brasileira é –0,512°C. Como essa é uma das características físicas mais constantes do leite, é usada para detectar adulteração do leite com água. Quando se adiciona água ao leite, o ponto de congelamento aumenta em direção ao ponto de congelamento da água (0°C)
A solução de alizarol é a mistura de álcool e alizarina, sendo este último um indicador de pH. Neste teste, assim como na prova do álcool, o álcool presente na formulação do alizarol avalia a estabilidade das micelas de caseína.
Já a alizarina estima o pH da amostra, através do desenvolvimento da cor __________ em pH baixo (ácido), e da cor violeta/lilás, auxiliando, assim, a diferenciação entre o desequilíbrio salino e a acidez excessiva. Quanto maior a graduação alcoólica da solução de alizarol, maior será o rigor da análise.
amarela-marrom
O álcool/alizarol verifica coagulação por efeito da acidez do leite ou desequilíbrio salino. Na fervura, caso a _______ esteja elevada, há precipitação de proteínas do leite pelo aquecimento.
acidez
Os métodos do ácido rosólico e fenolftaleína detectam a _____________
adição de neutralizantes da acidez no leite.
O teste de redutase é um método simples e rápido para estimar a ________________. A amostra de leite é misturada com uma substância indicadora do potencial de óxido-redução, resazurina ou azul de metileno, e é incubada a temperatura de 37°C.
quantidade de bactérias presente no leite fresco
A presença de pus pode ser detectada pelo aparecimento de grumos e filamentos em amostras levemente alcalinizadas em contato com a _________. E a presença de sangue pela separação de hemácias por _________.
fucsina de Ziehl
centrifugação
Com relação ao desenvolvimento de rigidez cadavérica (rigor mortis):
Está relacionada à redução de pH tecidual
Ocorre primeiro nos músculos _____________
Depende do estado nutricional do animal
Está relacionada `a redução de glicogênio muscular;
INVOLUNTÁRIOS
O Acordo SPS da OMC define que as medidas adotadas pelos países, razoáveis, proporcionais e temporárias, devem ter como referência os padrões estabelecidos pelas Organizações Internacionais mencionadas no acordo SPS: ___________
o Codex Alimentarius, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Convenção Internacional de Proteção dos Vegetais (CIPV).
O levantamento epidemiológico é um estudo realizado com base nos dados existentes nos registros dos serviços de saúde ou de outras instituições. Não é um estudo amostral e destina-se a coletar dados para complementar informações já existentes.
V
O inquérito epidemiológico é:
- um estudo _________, geralmente realizado em amostras da população, levado a efeito quando as informações existentes são inadequadas ou insuficientes, em virtude de diversos fatores, dentre os quais se podem destacar: notificação imprópria ou deficiente;
- mudança no comportamento epidemiológico de uma determinada doença; dificuldade na avaliação de coberturas vacinais ou eficácia de vacinas ; necessidade de se avaliar eficácia das medidas de controle de um programa
- descoberta de agravos inusitados.
seccional
O proprietário notificar de imediato, ao Serviço Veterinário Oficial, a suspeita de casos de raiva, assim como a presença de animais atacados por morcegos hematófagos ou a existência de abrigos de tal espécie. O Serviço Veterinário Oficial deverá registrar as notificações e atendê-las _________
o mais rápido possível.
É uma patologia que tem como hospedeiros pequenos ruminantes (ovinos e caprinos). Esta doença é causada pela fase larval da mosca _____ e é uma das principais patologias que atinge a ovinocultura. Também é conhecida como bicho da cabeça, rinite parasitária ou falso torneio.
Oestrus ovis
RIISPOA
Art. 197. As carcaças com infecção intensa por Cysticercus celullosae (cisticercose suína) devem ser condenadas.
§ 1º Entende-se por infecção intensa a presença de dois ou mais cistos, viáveis ou calcificados, localizados em locais de eleição examinados nas linhas de inspeção, adicionalmente à confirmação da presença de dois ou mais cistos nas massas musculares integrantes da carcaça, após a pesquisa mediante incisões múltiplas e profundas em sua musculatura (paleta, lombo e pernil.
§ 2º Quando for encontrado mais de um cisto, viável ou calcificado, e menos do que o fixado para infecção intensa, considerando a pesquisa em todos os locais de eleição examinados rotineiramente e na carcaça correspondente, esta deve ser destinada ao _________________, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas.(alternativa B)
§ 3º Quando for encontrado um único cisto viável, considerando a pesquisa em todos os locais de eleição examinados, rotineiramente, e na carcaça correspondente, esta deve ser destinada ao aproveitamento condicional pelo ___________________, depois de removida e condenada a área atingida.
§ 4º Quando for encontrado um único cisto calcificado, considerados todos os locais de eleição examinados rotineiramente na carcaça correspondente, esta pode ________________________, depois de removida e condenada a área atingida.
aproveitamento condicional pelo uso do calor
uso do frio ou da salga
ser liberada para consumo humano direto
§ 2o Para os fins deste Decreto, entende-se por posto de refrigeração o estabelecimento intermediário entre as propriedades rurais e as usinas de beneficiamento ou fábricas de laticínios destinado à seleção, à recepção, à mensuração de peso ou volume, à filtração, à refrigeração, ao acondicionamento e à expedição de leite cru, facultando-se _______________
a estocagem temporária do leite até sua expedição.
§ 1 Para os fins deste Decreto, entende-se por granja leiteira o estabelecimento destinado à produção, ao pré-beneficiamento, ao beneficiamento, ao envase, ao acondicionamento, à rotulagem, à armazenagem e à expedição de leite para o consumo humano direto, podendo também elaborar _____________________________, envolvendo as etapas de pré- beneficiamento, beneficiamento, manipulação, fabricação, maturação, ralação, fracionamento, acondicionamento, rotulagem, armazenagem e expedição.
derivados lácteos a partir de leite exclusivo de sua produção