SIMs Flashcards

1
Q

Os anexos abaixo fazem parte de que legislação?

Destinos e critérios de julgamento em aves

Inspeção tecnológica e higiênico sanitária de carne de aves

Esquema de trabalho do serviço de inspeção federal nos matadouros de aves

Movimento mensal de destinação das aves abatidas passadas pela inspeção finaql

Instalações e equipamentos relacionados com a técnica de inspeção ante mortem e post mortem

Higiene do ambiente da inspeção ante mortem e post mortem

Inspeção post mortem

A

Portaria 210/1998.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A brucelose é uma doença infecciosa causada pela bactéria gram-negativa Brucella spp. Além de gram-negativa, as Brucellas são: não capsulados, não esporuladas e são aeróbios _______, realizando metabolismo oxidativo, e são catalase, oxidase e _________ positivas.

A

estritos

urease

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

é uma imunoglobulina (Ig) sérica presente em pequenas concentrações; encontrada na membrana de superfície de basófilos e mastócitos mesmo antes da interação com o antígeno. Como consequência da sua ligação a basófilos e mastócitos, está relacionada a reações alérgicas (está presente em altos níveis em pacientes com doenças alérgicas). A interação específica de alérgenos e a _______de mastócitos promove a liberação de mediadores químicos (histamina, leucotrieno, proteases, fatores quimiotáxicos e citocinas), resultando em sintomas alérgicos. As reações mediadas por __ aumentam o número de basófilos presentes no sangue. _____também participa na imunidade ativa em doenças parasitárias por helmintos. Nestes casos os níveis sorológicos de _____ aumentam auxiliando no diagnóstico de infecções.

A

IgE

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

é a principal Ig no soro e a que apresenta maior versatilidade, sendo capaz de realizar todas as funções das moléculas de imunoglobulinas. Macrófagos, monócitos, leucócitos polimorfonucleares (PMNs) e alguns linfócitos têm receptores_____

A

IgG

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

corresponde a cerca de 10% do conjunto de imunoglobulinas. É a primeira Ig a ser feita pelo feto. Anticorpos _______ são muito eficientes na lise de microrganismos em consequência de sua estrutura; quando em superfície celular, funcionam como um receptor para antígeno ou células B.

A

IgM

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

é a classe predominante de Ig em secreções como saliva, lágrima, leite, mucosas do trato gastrointestinal, trato respiratório e genitourinário. Pode se ligar a algumas células como PMNs e linfócitos.

A

IgA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

é encontrada em baixos níveis no soro; funciona como um receptor para antígeno na superfície de células B.

A

IgD

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

__________ é um hormônio secretado pela adenoipófise e tem como principal função estimular a produção de leite pelas glândulas mamárias e o aumento das mamas.

___________ é um hormônio amplamente implicado na estimulação da glândula adrenal e na secreção cortical dos glicocorticoides. A determinação da concentração sanguínea é usada para diagnosticar várias patologias.

_____________é um hormônio protéico produzido e secretado pela glândula hipófise anterior. Este hormônio é responsável por estimular o crescimento e a multiplicação celular em humanos e outros animais vertebrados.

__________ são produzidos pela hipófise e regulam a atividade dos ovários e testículos. O hormônio _____________) estimula a secreção de estrogênio, responsável pelo desenvolvimento e maturação dos folículos ovarianos. Hormônio cuja função é REGULAR O CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO, PUBERDADE E REPRODUÇÃO.

__________que regulam o metabolismo, que é a maneira como o corpo usa e armazena energia. A função da tireoide é controlada pela glândula hipófise, localizada em seu cérebro.

A

PROLACTINA

HORMÔNIO ADRENOCORTICOTRÓFICO

HORMÔNIO DO CRESCIMENTO (GH) OU SOMATOTROFINA (ST)

FSH E LH

FSH

Tiroxina produz dois hormônios, triiodotironina (T3) e tiroxina (T4)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Decreto nº 9.013, de 29 de março de 2017 dispõe em seu art nº 112:

“Art. 112. SÓ É PERMITIDO o abate de animais com o emprego de __________, utilizando-se de prévia insensibilização, baseada em princípios científicos, seguida de imediata sangria.”

A

métodos humanitários

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

A Portaria 711, de 01 de novembro de 1995, regulamenta as normas técnicas de instalações e equipamentos para abate e industrialização de suínos.

O capítulo 3 da Portaria regulamenta as normas para o box de insensibilização e no item 3.1 traz que o box de insensibilização deve ser “localizado após o chuveiro com a instalação de choque elétrico de alta _____________, dotado de voltímetro que permita, por meio de controle manual. regular a voltagem de saída e com cabo de saída ligado a um semi-arco, de foma que possibilite a aplicação do choque atrás das orelhas do animal (fossas temporais), por um tempo suficiente á uma perfeita insensibilização (Des. nº. 02).

Além disso, na síntese dos padrões e medidas mínimas, traz no capítulo 2 alínea “a” “amperagem do choque - ______________

A

voltagem e baixa amperagem

alta voltagem e baixa amperagem (0,5 a 2 amp)”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

As vacinas devem ser adquiridas de locais cadastrados à Coordenadoria de Defesa Agropecuária, devem ser mantidas refrigeradas sob temperatura baixa entre 2 e 8 ºC em todos os momentos de conservação (incluindo transporte), e a vacinação deve ser realizada sob Boas Práticas de Manejo.

Durante as vacinações, deve-se utilizar material limpo e esterilizado (seringas e agulhas) . Para desinfetar agulhas normalmente é suficiente deixar o material sob água fervendo por um período de 15 minutos. Após, deve-se manter a desinfecção do material a cada____________________. Após os procedimentos, todos os materiais devem ser novamente limpos e desinfectados.

A vacina contra febre aftosa atualmente está disponível sob dose de 2 ml por animal.

O local de vacinação das vacinas da febre aftosa é na tábua do pescoço, de forma que ela pode ser aplicada tanto por via _______________

A

5 aplicações e trocar o material a cada 10 animais ou a cada recarga de vacina

intramuscular quanto por via subcutânea.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O ____________ é um habitante da rizosfera. Rizosfera é a região do solo influenciada pelas raízes, com máxima atividade bacteriana.

Segundo Mcvey et al. (2013, p. 327) as bactérias do gênero _________ são bastonetes anaeróbicos _____________ gram-positivos que produzem endósporos; geralmente habitam solo e água. São onipresentes na natureza e comumente são isolados de ampla variedade de superfícies, solos e subprodutos oriundos de animais.

Portanto, devido a sua onipresença na natureza, facilmente contamina os alimentos.

A

Bacillus cereus

facultativos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Instrução Normativa n. 20/2016 diz que:

Art.61. Quando o estabelecimento for notificado pelo SIF que durante a execução do ciclo oficial foram identificados os sorovares Salmonella Typhimurium ou Salmonella Enteritidis deve:

I - realizar investigação para identificar a causa, bem como adoção de um plano de ação para prevenção;

II - revisar os programas de autocontrole, com o objetivo de restabelecer a conformidade em relação a esse agente;

III - comprovar ao SIF as ações adotadas, por meio de registros auditáveis em até________ a contar da data da notificação;e

IV - solicitar dos seus fornecedores intensificação das ações de biosseguridade.

A

20 DIAS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

é a mosca que causa Oestrose em ovinos e caprinos. A Oestrose é também conhecida como bicho da cabeça ou rinite parasitária

A

Oestrus ovis

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Quando o homem é o hospedeiro acidental. O homem, aqui, não é essencial para manter o ciclo biológico do agente, por exemplo, o complexo teníase-cisticercose

A

PARAZOONOSE

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O sexo, estação do ano e o clima não tem influência na apresentação da doença, porém a idade sim, pois as Brucellas são mais infectantes para os animais púberes, ainda que possam ocorrer em impúberes.

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

O C. haemolyticum é um anaeróbio ________, móvel, não encapsulado e que produz grandes esporos muito resistentes ao calor.

Causa a doença: ___________

A

o C. haemolyticum é um anaeróbio estrito, móvel, não encapsulado e que produz grandes esporos muito resistentes ao calor.

Hemoglobinúria bacilar

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

C. haemolyticum está presente no trato digestório de ruminantes, no fígado e no solo. Surgimento da doença em novas regiões, muito distintas, sugere que o transporte de bovinos participe em sua disseminação. A transmissão ocorre por meio _____________

o tratamento precoce dos animais doentes com antibiótico de amplo espectro (p. ex., tetraciclina), antitoxina (se disponível) e transfusão de sangue propicia _______. Em áreas endêmicas, os animais são___________, no mínimo, a cada 6 meses e, preferivelmente, 3 a 4 semanas antes da exposição.

A

da ingestão do microrganismo.

bom resultado

vacinados

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

A patogênese de hemoglobinúria bacilar envolve ingestão de esporos, colonização do fígado, lesão hepática, germinação de esporos e toxinogênese.

A lesão no fígado geralmente é produzida pela __________.

A

Fasciola hepática

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

Hemoglobinúria bacilar é causada pelo Clostridium hemolyticum, quando inalado é transportado até fígado, com a lesão hepática, geralmente em virtude da Fascíola hepática, os esporos germinam. As bactérias maduras produzem exotoxinas que causam _________________

Ruminantes afetados são encontrados mortos devido à doença superaguda.

Outros animais andam deprimidos, caminham com dorso arqueado e são sensíveis à palpação abdominal. Taquicardia, febre, animais que sobrevivem mais de um dia apresentam icterícia.

A

necrose total e hemólise intravascular.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

Quais os respectivos agentes etiológicos das doenças abaixo:

PSC:

Encefalite suína:

Encefalite viral suína:

Paratifo dos leitões:

A

PSC: Pestivirius - Flaviridae

Encefalite suína: Streptococcus equi

Encefalite viral suína: Paramyxoviridae - Henipavírus

Paratifo dos leitões: Salmonelose

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

A resistência à F. hepatica varia com os hospedeiros: equinos e suínos têm resistência alta, bovinos são moderadamente resistentes e ovinos têm baixa resistência.

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

Os ovinos e bovinos são os hospedeiros definitivos de F. hepatica mais importantes do ponto de vista epidemiológico. Outros animais domésticos como caprinos, equinos e suínos, bem como animais silvestres, entre os quais ratões-do-banhado, capivaras, lebres e cervos infectam-se, podendo atuar como reservatórios.

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
24
Q

Os hospedeiros intermediários da F. hepatica são moluscos pulmonados do gênero_____. No Brasil, as espécies L. viatrix, L. columella e L. cubensis parecem ser as principais.

A

Lymnaea

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
25
Q

Portaria 210/1998

“ANEXO IV

INSPEÇÃO ANTEM

3.3. As aves necropsiadas devem ser incineradas em forno crematório, ou processadas junto com subprodutos não comestíveis???

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
26
Q

Portaria 210/1998

ANEXO IV

INSPEÇÃO ANTEM

3.2. Quando a área de necropsia for contígua à plataforma, deve ser perfeitamente ______ desta e do corpo industrial, de modo a não permitir interferência na recepção de aves e no fluxograma operacional da indústria;?????

A

isolada

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
27
Q

Portaria 210/1998

“ANEXO IV

INSPEÇÃO ANTEM

  1. Em lotes nos quais forem comprovadamente detectadas aves com zoonoses, o Médico Veterinário do SIF/DIPOA poderá autorizar o sacrifício _______, se forem observadas precauções para reduzir ao máximo os riscos de propagação dos agentes causadores e atendidas as demais disposições expedidas pelo órgão oficial de Defesa Sanitária, devendo neste caso as carnes serem ________
A

ao final da matança

condenadas.”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
28
Q

Portaria 210/1998

“ANEXO IV

INSPEÇÃO ANTEM

  1. Quando houver necessidade da realização da Matança de Emergência ________, esta deverá ser cercada de todos os cuidados higiênicos e sanitários e ao término será procedida completa higienização e, quando necessitar, desinfecção das instalações, equipamentos e utensílios, bem como renovação total da água dos pré-resfriadores e escaldadeiras.”
A

Imediata

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
29
Q

Portaria 210/1998

“ANEXO IV

INSPEÇÃO ANTEM

  1. Os lotes nos quais foram detectadas aves com suspeita ou, comprovadamente, portadoras de ______________, deverão ser abatidos no final da matança normal, sob cuidados especiais (Matança de Emergência _________). Dependendo do caso, as carnes poderão ser declaradas próprias ou impróprias para o consumo.”
A

doenças que justifiquem o abate em separado

Mediata

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
30
Q

_________ é o aumento do número de células. Esse processo pode levar a um aumento do volume do órgão e pode estar associado com câncer.

_________ é a substituição de um tipo de célula por outro tipo. Essa alteração é reversível e ocorre entre células da mesma linhagem.

_________ é o surgimento de células de tamanho, forma e aspecto anormais.

___________ é o aumento do tamanho da célula. Esse processo também pode levar a um aumento do volume do órgão, sendo que as células hipertróficas apresentam um aumento na síntese de estruturas celulares (como organelas e citoesqueleto).

A
  1. Hiperplasia é o aumento do número de células. Esse processo pode levar a um aumento do volume do órgão e pode estar associado com câncer.
  2. Metaplasia é a substituição de um tipo de célula por outro tipo. Essa alteração é reversível e ocorre entre células da mesma linhagem.
  3. Displasia é o surgimento de células de tamanho, forma e aspecto anormais.
  4. Hipertrofia é o aumento do tamanho da célula. Esse processo também pode levar a um aumento do volume do órgão, sendo que as células hipertróficas apresentam um aumento na síntese de estruturas celulares (como organelas e citoesqueleto).
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
31
Q

Densidade a 15ºC feita com o uso do termolactodensímetro e o índice crioscópico (verificação da depressão do ponto de congelamento) são métodos utilizados para verificar ___________

A

a adição de água no leite.

O ponto de congelamento máximo do leite aceito pela legislação brasileira é –0,512°C. Como essa é uma das características físicas mais constantes do leite, é usada para detectar adulteração do leite com água. Quando se adiciona água ao leite, o ponto de congelamento aumenta em direção ao ponto de congelamento da água (0°C)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
32
Q

A solução de alizarol é a mistura de álcool e alizarina, sendo este último um indicador de pH. Neste teste, assim como na prova do álcool, o álcool presente na formulação do alizarol avalia a estabilidade das micelas de caseína.
Já a alizarina estima o pH da amostra, através do desenvolvimento da cor __________ em pH baixo (ácido), e da cor violeta/lilás, auxiliando, assim, a diferenciação entre o desequilíbrio salino e a acidez excessiva. Quanto maior a graduação alcoólica da solução de alizarol, maior será o rigor da análise.

A

amarela-marrom

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
33
Q

O álcool/alizarol verifica coagulação por efeito da acidez do leite ou desequilíbrio salino. Na fervura, caso a _______ esteja elevada, há precipitação de proteínas do leite pelo aquecimento.

A

acidez

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
34
Q

Os métodos do ácido rosólico e fenolftaleína detectam a _____________

A

adição de neutralizantes da acidez no leite.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
35
Q

O teste de redutase é um método simples e rápido para estimar a ________________. A amostra de leite é misturada com uma substância indicadora do potencial de óxido-redução, resazurina ou azul de metileno, e é incubada a temperatura de 37°C.

A

quantidade de bactérias presente no leite fresco

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
36
Q

A presença de pus pode ser detectada pelo aparecimento de grumos e filamentos em amostras levemente alcalinizadas em contato com a _________. E a presença de sangue pela separação de hemácias por _________.

A

fucsina de Ziehl

centrifugação

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
37
Q

Com relação ao desenvolvimento de rigidez cadavérica (rigor mortis):

Está relacionada à redução de pH tecidual

Ocorre primeiro nos músculos _____________

Depende do estado nutricional do animal

Está relacionada `a redução de glicogênio muscular;

A

INVOLUNTÁRIOS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
38
Q

O Acordo SPS da OMC define que as medidas adotadas pelos países, razoáveis, proporcionais e temporárias, devem ter como referência os padrões estabelecidos pelas Organizações Internacionais mencionadas no acordo SPS: ___________

A

o Codex Alimentarius, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Convenção Internacional de Proteção dos Vegetais (CIPV).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
39
Q

O levantamento epidemiológico é um estudo realizado com base nos dados existentes nos registros dos serviços de saúde ou de outras instituições. Não é um estudo amostral e destina-se a coletar dados para complementar informações já existentes.

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
40
Q

O inquérito epidemiológico é:

  • um estudo _________, geralmente realizado em amostras da população, levado a efeito quando as informações existentes são inadequadas ou insuficientes, em virtude de diversos fatores, dentre os quais se podem destacar: notificação imprópria ou deficiente;
  • mudança no comportamento epidemiológico de uma determinada doença; dificuldade na avaliação de coberturas vacinais ou eficácia de vacinas ; necessidade de se avaliar eficácia das medidas de controle de um programa
  • descoberta de agravos inusitados.
A

seccional

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
41
Q

O proprietário notificar de imediato, ao Serviço Veterinário Oficial, a suspeita de casos de raiva, assim como a presença de animais atacados por morcegos hematófagos ou a existência de abrigos de tal espécie. O Serviço Veterinário Oficial deverá registrar as notificações e atendê-las _________

A

o mais rápido possível.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
42
Q

É uma patologia que tem como hospedeiros pequenos ruminantes (ovinos e caprinos). Esta doença é causada pela fase larval da mosca _____ e é uma das principais patologias que atinge a ovinocultura. Também é conhecida como bicho da cabeça, rinite parasitária ou falso torneio.

A

Oestrus ovis

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
43
Q

RIISPOA
Art. 197. As carcaças com infecção intensa por Cysticercus celullosae (cisticercose suína) devem ser condenadas.

§ 1º Entende-se por infecção intensa a presença de dois ou mais cistos, viáveis ou calcificados, localizados em locais de eleição examinados nas linhas de inspeção, adicionalmente à confirmação da presença de dois ou mais cistos nas massas musculares integrantes da carcaça, após a pesquisa mediante incisões múltiplas e profundas em sua musculatura (paleta, lombo e pernil.

§ 2º Quando for encontrado mais de um cisto, viável ou calcificado, e menos do que o fixado para infecção intensa, considerando a pesquisa em todos os locais de eleição examinados rotineiramente e na carcaça correspondente, esta deve ser destinada ao _________________, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas.(alternativa B)

§ 3º Quando for encontrado um único cisto viável, considerando a pesquisa em todos os locais de eleição examinados, rotineiramente, e na carcaça correspondente, esta deve ser destinada ao aproveitamento condicional pelo ___________________, depois de removida e condenada a área atingida.

§ 4º Quando for encontrado um único cisto calcificado, considerados todos os locais de eleição examinados rotineiramente na carcaça correspondente, esta pode ________________________, depois de removida e condenada a área atingida.

A

aproveitamento condicional pelo uso do calor

uso do frio ou da salga

ser liberada para consumo humano direto

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
44
Q

§ 2o Para os fins deste Decreto, entende-se por posto de refrigeração o estabelecimento intermediário entre as propriedades rurais e as usinas de beneficiamento ou fábricas de laticínios destinado à seleção, à recepção, à mensuração de peso ou volume, à filtração, à refrigeração, ao acondicionamento e à expedição de leite cru, facultando-se _______________

A

a estocagem temporária do leite até sua expedição.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
45
Q

§ 1 Para os fins deste Decreto, entende-se por granja leiteira o estabelecimento destinado à produção, ao pré-beneficiamento, ao beneficiamento, ao envase, ao acondicionamento, à rotulagem, à armazenagem e à expedição de leite para o consumo humano direto, podendo também elaborar _____________________________, envolvendo as etapas de pré- beneficiamento, beneficiamento, manipulação, fabricação, maturação, ralação, fracionamento, acondicionamento, rotulagem, armazenagem e expedição.

A

derivados lácteos a partir de leite exclusivo de sua produção

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
46
Q

Estabelecimento destinado à recepção, ao pré-beneficiamento, ao beneficiamento, ao envase, ao acondicionamento, à rotulagem, à armazenagem e à expedição de leite para o consumo humano direto, facultando-se a transferência, a manipulação, a fabricação, a maturação, o fracionamento, a ralação, o acondicionamento, a rotulagem, a armazenagem e a expedição de derivados lácteos, sendo também permitida a expedição de leite fluido a granel de uso industrial.

A

Unidade de beneficiamento de leites e derivados

47
Q

Art. 185. As carcaças com infecção intensa por Cysticercus bovis (cisticercose bovina) devem ser condenadas.

§1º Entende-se por infecção intensa quando são encontrados, pelo menos, oito cistos, viáveis ou calcificados, assim distribuídos:

I - quatro ou mais cistos em locais de eleição examinados na linha de inspeção (músculos da mastigação, língua, coração, diafragma e seus pilares, esôfago e fígado); e (Redação dada pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

II - quatro ou mais cistos localizados no quarto dianteiro (músculos do pescoço, do peito e da paleta) ou no quarto traseiro (músculos do coxão, da alcatra e do lombo), após pesquisa no DIF, mediante incisões múltiplas e profundas.

§2º Nas infecções leves ou moderadas, caracterizadas pela detecção de cistos viáveis ou calcificados em quantidades que não caracterizem a infecção intensa, considerada a pesquisa em todos os locais de eleição examinados na linha de inspeção e na carcaça correspondente, esta deve ser destinada ao tratamento condicional pelo______________________, após remoção e condenação das áreas atingidas. (Redação dada pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

§3 - revogado

§4 - revogado

§5º O diafragma e seus pilares, o esôfago e o fígado, bem como outras partes passíveis de infecção, devem receber o mesmo destino dado à carcaça.

§6º Os procedimentos para pesquisa de cisticercos nos locais de eleição examinados rotineiramente devem atender ao disposto nas normas complementares

A

frio ou pelo calor

48
Q

§ 5º O leite pasteurizado destinado ao consumo humano direto deve ser: (Redação dada pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

I - refrigerado imediatamente após a pasteurização, (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

II - envasado automaticamente em circuito fechado, no menor prazo possível; e (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

III - expedido ao consumo ou armazenado em câmara frigorífica em temperatura não superior a ___ (cinco graus Celsius). (Incluído pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

§ 6º É permitido o armazenamento frigorífico do leite pasteurizado em tanques isotérmicos providos de termômetros e agitadores automáticos à temperatura entre ___________. (Redação dada pelo Decreto nº 10.468, de 2020)

§ 7º O leite pasteurizado deve apresentar provas de fosfatase alcalina negativa e de peroxidase positiva.

§ 8º É proibida a repasteurização do leite para consumo humano direto.

A

5ºC

2ºC (dois graus Celsius) e 5ºC (cinco graus Celsius)

49
Q

o governador de determinado estado da federação editou decreto normatizando o cumprimento de lei que dispõe sobre a forma de punição de servidores públicos que comerem infrações funcionais. A edição do referido decreto que concedeu FIEL EXECUÇÃO DA LEI, caracteriza o exercício do poder:

A

REGULAMENTAR

50
Q

O elemento ou requisito da forma do ato administrativo consiste no modo de ____________________, aludindo também aos procedimentos prévios exigidos para a prática de determinado ato administrativo.

Nesse sentido, deve ser respeitada a previsão da lei no que diz respeito à forma do ato, fazendo com que esse elemento ou requisito do ato administrativo seja __________. A lei pode prescrever os atos materiais ou jurídicos necessários para preparar, instruir e fundamentar determinada ação administrativo.

A

exteriorização do ato administrativo

vinculado

51
Q

Com o fim de assegurar a adequação na prestação do serviço e o fiel cumprimento das normas previstas em contrato de concessão de serviço publico, o poder público concdente, mesmo sem autorização judicial, interveio na concessão por meio de RESOLUÇÃO que previu a designação de interventor, o prazo da intervenção e os objetivos e limites da medida interventiva. O ato administrativo de intervenção encontra-se eivado de vício quanto:

A

FORMA

52
Q

O vírus da febre aftosa possui envelope?????

A

NÃAAAAAAAAAAAAAAAOOOOOOOOOOOOO

53
Q

Agente etiológico da pseudoraiva (AUJESKY)

Possui envelope????

A

Varicellovirus da familia Herperviridae

Herpesvirus suino tipo I (SuHV-1)

Possui envelope glicoproteico e seu material genético é o DNA

54
Q

BRUCELOSE BOVINA (Brucella abortus)

Etiologia

As três espécies principais, também denominadas clássicas, são subdivididas em biovariedades ou biovares: B. abortus – ; B. melitensis – ; B. suis –

Quais são?

A

L A ME SU - 735

55
Q

estes sorológicos para a doença de Aujeszky incluem a ______________

A

estes sorológicos para a doença de Aujeszky incluem a neutralização viral, aglutinação de látex e testes ELISA

56
Q

Portaria 46/1998 diz que:

Visando assegurar a eficiência do Plano, algumas exigências são necessárias:

a) Relativas ao Técnico

estar motivado para a importância do Plano de APPCC e totalmente comprometido com seus resultados, evidenciados no desempenho de suas funções e atribuições durante a execução de todo o processo;

possuir experiência comprovada no setor industrial de laticínios e demonstrar conhecimento em conceituação do Plano de APPCC, tecnologia de processamento de produtos lácteos, procedimentos de higiene e sanitização, análise sensorial, noções básicas de microbiologia, métodos de avaliação físico-química e planos de amostragem;

ter perfil __________, de modo a repassar para outros participantes do corpo técnico todo o conhecimento obtido durante a fase de capacitação (3ª etapa);

ter poder de decisão diante de todos os aspectos técnicos do plano;

ser o elemento de contato direto para os assuntos referentes ao Plano junto à __________________;

ter formação universitária ou técnica compatível com o exercício dessas funções.

A

multiplicador

Direção-Geral da Empresa e ao Serviço de Inspeção Federal

57
Q

Portaria 210/1998 a seção de expedição terá as seguintes características:

  1. 1.1. área dimensionada, unicamente, para pesagem, quando for o caso, e acesso ao transporte, não sendo permitido aí o acúmulo de _________;
    1. Deverá dispor de gabinete de higienização para o pessoal que trabalha___________na área frigorífica.
  2. 1.2. totalmente isolada do meio ambiente através de paredes, dispondo somente de aberturas _____________) nos pontos de acostamento dos veículos transportadores, bem como entrada (portal) de acesso à seção para o pessoal que aí trabalha. Nessas aberturas, recomenda-se a instalação de “cortinas de ar”, visando ___________ a entrada de ar quente do meio ambiente;
  3. 1.3. proteção (cobertura), mínima de ___________, para os veículos transportadores, na área de acostamento, bem como canaletas para drenagem dos resíduos no piso.
A

produtos

exclusivamente

(portas ou óculos

atenuar

3 (três) metros

58
Q

Forma adutal do Cysticercus bovis?

Forma adulta do Cysticercus celulosae?

O homem é o hospedeiro _________ das tênias citadas.

A identificação de ________________nas fezes indica a doença no rebanho.

A

Taenia saginata

taenia solium

Definitivo

OVOS

59
Q

A coriza infecciosa é uma doença bacteriana, causada pela bactéria _________________, que causa inflamação das mucosas do aparelho respiratório. Trata-se de uma doença altamente contagiosa de curso agudo ou crônico.

A bouba aviária é causada por um vírus do gênero _________. Essa enfermidade é causada por um vírus que apresenta dispersão lenta, e acomete galinhas e perus, causando nódulos na pele dos animais. Existe uma vacina para a prevenção da bouba.

A doença de Newcastle (pseudo peste aviária) é uma enfermidade viral que acomete o sistema respiratório e nervosa em nível internacional. Ela é altamente contagiosa e acomete aves silvestres e domésticas. O vírus pertence à Família _________________

A doença de Gumboro é uma enfermidade viral aguda e altamente contagiosa, ela causa imunossupressão grave de difícil reversão, causada por um _____________. Esse vírus ataca o sistema imunológico das aves e é transmitido de forma horizontal, via oral, respiratória ou ocular.

A Bronquite Infecciosa das Galinhas é uma enfermidade viral, que acomete o sistema respiratório e geniturinário das aves. Ela é altamente infecciosa e causa impacto na cadeia de tanto de carnes quanto de ovos. A bronquite infecciosa das galinhas é causada por um vírus da família ______________

A

Avibacterium (Haemophilus) paragallinarum

Avipoxvírus

Paramyxoviridae, Gênero Avulavirus.

Birnavírus

Coronaviridade, gênero Gammacoronavirus.

60
Q

Os fatores___________, como o próprio nome sugere, são aqueles relacionados ao alimento, sendo eles, atividade da água (Aw), pH ou acidez, potencial de oxi-redução e a própria constituição do alimento (nutrientes presentes ou ausentes).

Já os fatores ____________ são aqueles relacionados a características externas, como o ambiente no qual os alimentos e os microrganismos estão inseridos, nesse grupo podemos destacar a temperatura, a umidade relativa e a composição dos gases atmosféricos.

A

intrínsecos

extrínsecos

61
Q

Em suínos, o rigor mortis se inicia em____________ após o abate, sendo concluído em _______, mais ou menos.

A carne PSE é descrita por ser pálida, exsudativa e flácida, originada de carnes que atingem rápido declínio de pH após a morte, devido à rápida quebra do glicogênio, formando ácido ____________. Esse evento combinado a altas temperaturas, ocasiona a desnaturação proteica, formando esse aspecto flácido, exsudativo e descolorido.

Esse tipo de carne é comum em suínos selecionados pelo gene ___________, responsável pela geração de carnes mais magras, que predispõe os animais ao estresse, condição que ocasiona a rápida quebra do glicogênio.

Já a carne DFD, dura, seca e escura, forma-se devido à falta de descanso pré-abate, jejum prolongado, movimentação e esforço excessivo. Esse manejo inadequado gera o consumo das reservas de glicogênio animal, o que ocasionará glicólise lenta e ____________, haja vista a falta de ácido lático responsável pelo amaciamento da carne, logo, as fibras musculares reterão água em seu interior, apresentando superfície pegajosa ao corte.

A

3 a 4 horas

12 horas

lático em excesso

rianodina

pH elevado

62
Q

in 10/2017

Art. 45. O certificado de estabelecimento de criação livre de brucelose ou de tuberculose será emitido pelo _____________

A

serviço veterinário estadual e terá validade nacional.

63
Q

IN 48

II - emergência zoossanitária para febre aftosa: condição específica causada pelo registro de ___________________, onde serão implantadas e executadas ações necessárias para eliminação do agente e a recuperação da condição de livre da doença, conforme manuais ou planos disponibilizados pelo Departamento de Saúde Animal no endereço eletrônico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;

A

um foco de febre aftosa ou dele derivada

64
Q

N 48/2020:

Art. 17. É proibida a aplicação, manutenção e comercialização de vacina contra a febre aftosa em zonas _______________________, exceto em condições autorizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A

livres de febre aftosa sem vacinação, ou em zonas livres com vacinação em transição para livre sem vacinação

65
Q

esquistossomose humana.

A infecção é causada pelo trematódeo (platelminto achatado) do gênero Schistosoma, transmitida pelo caramujo ___________

A

Biomphalaria glabrata.

66
Q

Art. 41. Animais reagentes positivos deverão ser isolados do rebanho, afastados da produção leiteira e abatidos no prazo máximo de________após o diagnóstico, em estabelecimento sob serviço de inspeção oficial.

§ 1o O serviço de inspeção oficial do estabelecimento onde será realizado o abate deverá ser notificado da chegada dos animais com antecedência mínima de _______

§ 2o Animais reagentes positivos deverão chegar ao estabelecimento de abate acompanhados de Guia de Trânsito Animal (GTA), informando a condição de positivo.

A

trinta dias

doze horas.

67
Q

Portaria 210
a. Gênero Gallus: galetos, frangos, galinhas e galos.

b. Gênero Meleagridis: perus e perus maduros.
c. Gênero Columba: pombos
d. Gênero Anas: __________
e. Gênero Anser: _____________
f. Gênero Perdix: perdiz, chucar, codorna.
g. Gênero Phaslanus: faisão
h. Numida meleagris: _____________

A

d. Gênero Anas: patos e patos maduros.
e. Gênero Anser: gansos e gansos maduros
h. Numida meleagris: galinha D´Angola ou Guiné.”

68
Q

O teste da prega caudal é indicado apenas para bovinos de corte como prova de triagem

A

V

69
Q

Para confirmação da tuberculose em bovinos deve-se realizar o Teste Cervical Simples (TCS) como rotina, em gado de ___________; e a realização do Teste da Prega Caudal (TPC) como rotina, em gado de ________

A

leite

corte.

70
Q

“o conjunto de processos interativos que cria o estímulo patológico no meio ambiente, ou em qualquer outro lugar, passando pela resposta do indivíduo ao estímulo, até as alterações a um defeito, invalidez, recuperação ou morte.”

A

HISTÓRIA NATURAL DAS DOENÇAS

71
Q

_____________ = processo de transporte transmembrana que independe de proteínas. Nele, o soluto se move através da bicamada lipídica, ao longo de seu gradiente de concentração. Não há gasto de energia.

____________: movimento espontâneo do soluto através da membrana, por um canal ou proteína de transporte, ao longo de seu gradiente de concentração. Não há gasto de energia.

__________: movimento do soluto através da membrana, contra seu gradiente de concentração. É realizado por proteínas transportadoras especiais (muitas vezes chamadas de bombas), que utilizam alguma fonte de energia no processo.

A

Difusão simples

Transporte passivo/difusão facilitada

Transporte ativo

72
Q

raiva

Quanto a colheita de materiais, em herbívoros, deverão ser colhidas amostras do SNC; em ruminantes, o encéfalo (_____________) e em caso de equídeos, colhe-se o ______________. Deverão ainda ser colhidas amostras de todos os animais mortos com sinais clínicos compatíveis com encefalites.

A

córtex, cerebelo e tronco cerebral

73
Q

Representa uma resposta rápida e estereotipada a um número grande de estímulos. É composta por barreiras físicas, químicas e biológicas, células especializadas e moléculas solúveis, presentes em todos os indivíduos, independentemente de contato prévio com antígenos ou agentes agressores, e não se altera qualitativa ou quantitativamente após o contato

A

IMUNIDADE INATA

74
Q

As principais células efetoras da imunidade inata são_______________

A
macrófagos, 
neutrófilos, 
células dendríticas, 
células Natural Killer (NK) e 
células linfóides inatas (ILCs).
75
Q

A __________ expressa a frequência da doença em uma população, e dessa forma indica a probabilidade de um individuo de uma população ficar doente. Como, por exemplo, coeficiente de __________incidente (incidência) que avalia a frequência de novos casos.

A

morbidade

morbidade

76
Q

“É um termo genérico usado para designar o conjunto de casos de uma dada afecção ou a soma de agravos à saúde que atinge um grupo de indivíduos”

A

MORBIDADE

77
Q

Segundo Pitombeira (2011) a gestação de uma ovelha dura em média __________dias, e nos últimos _____de gestação, as ovelhas requerem mais atenção, pois é quando cerca de 70% do feto é formado.

A

150

50 dias

78
Q

Febre ondulante, doença das mil faces, febre de Malta, febre de Gibraltar, febre intermitente do Mediterrâneo, febre de Bang, febre napolitana e melitococia ???

A

BRUCELOSE

79
Q

►TPB: é nome comum das doenças causadas por __________que se manifesta, clinicamente, por febre, anemia, hemoglobinúria, icterícia, anorexia, hemaciação e alta mortalidade entre bovinos sensíveis.

A

protozoários do gênero Babesia e “rickettsias” do gênero Anaplasma

80
Q

Dentre os hemoparasitas de maior importância na transmissão da Tristeza Parasitária Bovina (TPB) na América do Sul, a Babesia bigemina, a Babesia bovis, a “rickettsia” ____________ são de maior ocorrência na transmissão da doença. A babesiose é transmitida pela picada de carrapatos ixodídeos do gênero___________, e de forma mecânica por transfusões de sangue contaminado.

A

Anaplasma marginale

Rhipicephalus (Boophilus) microplus

81
Q

Os animais de raças taurinas (europeus) são mais susceptíveis a doença que os zebuínos. Touros zebuínos tendem a produzir animais mais produtivos, em função de sua rusticidade e adaptabilidade a condições adversas

A

V

82
Q

Os bovinos nascidos em regiões livres do carrapato são sensíveis à TPB. Em regiões de instabilidade endêmica, muitos bezerros nascem no período em que não há carrapatos, assim, ao perderem a proteção dos anticorpos colostrais, tornam-se totalmente sensíveis à doença. Portanto, a morbidade e a mortalidade por TPB são significativamente maiores em bovinos com idade _______________

A

inferior a 10 meses.

83
Q

É a preparação contendo microorganismos vivos ou mortos ou frações destes.

A

vacina

84
Q

Os _______ são os animais mais sensíveis ao vírus da febre aftosa, apresentando sinais clínicos mais agressivos, outra característica dos _______é que para se infectarem precisam de uma quantidade muito maior de partículas virais em comparação aos bovinos que se infectam pela via respiratória, visto que a principal via de infecção nesses animais é a digestiva.

A

suínos

85
Q

Os animais considerados mais susceptíveis ao vírus da febre aftosa são os bovinos e a severidade com que esses animais apresentam os sinais clínicos varia de animal para animal em decorrência da imunidade, com isso animais imunocompetentes pode apresentar quadros mais leves como lesões somente na boca ou somente lesões em um das patas.

A

V

86
Q

A Salmonella spp causa infecção alimentar, possuindo período médio de incubação de 12 a 36 horas, no entanto, os sintomas podem surgir de forma mais precoce ou tardia, levando até 72 horas para se manifestarem.

Já em relação aos sinais, há aqueles característicos de acometimento gastrointestinal, como: apatia geral, cólicas, diarreia, vômito, dor abdominal e febre.

A

V

87
Q

Há duas cepas patogênicas de Bacillus cereus, a emética e a diarreica.

A diarreica é responsável por casos de toxinfecções alimentares, possui maior tempo de incubação, entre __________, apresentando sinais típicos das vias digestivas inferiores, como: diarreia, tenesmo e dor abdominal. Já a emética, responsável por casos de intoxicações, possui tempo de incubação de________, em média, e caracteriza-se pela presença de sinais das vias digestivas superiores, como: náuseas, vômitos, mal-estar, no entanto, a diarreia pode estar presente.

A

12 a 24 horas

1 a 8 horas

88
Q

Cada espécie de Anaplasma acomete mais especificamente uma espécie ou grupo de animal, por exemplo:

Os _________ são acometidos pela Anaplasma marginale, A. centrale, e A. ovis.

_________ são acometidos comumente por Anaplasma phagocytophilum.

Os_________são mais acometidos por Anaplasma platys.

A

ruminantes

Equinos

felídeos e canídeos

89
Q

A determinação da acidez do leite é uma das medidas mais usadas no controle da matéria-prima pela indústria leiteira.

O teste é usado para classificar o leite e também como um guia para controle da manufatura de produtos como o queijo.

A acidez titulável é expressa em ______ ( graus D) ou em porcentagem (%) de ácido láctico.

A

graus Dornic

90
Q

A _______________ pode ser usada como um método rápido para estimar a estabilidade das proteínas do leite durante o processamento térmico, uma vez que o leite com baixa qualidade higiênica durante a sua produção pode apresentar redução do pH pela fermentação da lactose em ácido lático, resultando, assim, em maior instabilidade da proteína.

A

prova do álcool

91
Q

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, existem várias provas físico-químicas para avaliar o frescor e a qualidade do pescado resfriado, dentre elas, a ______________ (

A

mensuração da temperatura, a determinação de pH, amônia, gás sulfídrico, bases voláteis totais (BVT), bases voláteis terciárias e histamina

92
Q

A existência de anéis cervicais é uma característica bem documenta em _________, as cadelas e as éguas possuem pregas longitudinais, enquanto a ________ possui cérvix espiralada.

A

ruminantes

porca

93
Q

Inseminação artificial: Esse método é muito eficiente, ofertando maiores taxas de fecundidade, sendo comumente utilizado nas espécies _________, visto que essas possuem cérvix com 4 a 5 anéis, em média, além de não possuírem cérvix tortuosa e com anéis desalinhados como as__________, o que dificulta a técnica.

A

caprina e bovina

ovelhas

94
Q

É a classe de E. coli que acomete recém nascidos e lactentes?

A

Enteropatogênica

95
Q

Escherichia coli _________ é responsável pela grande maioria das intoxicações alimentares entre turistas e viajantes.

A

enterotoxigênica (ETEC)

T de travel

96
Q

A leishmaniose visceral é uma doença sistêmica, pois, acomete vários órgãos internos, principalmente o ___________. Essa doença é causada por um protozoário da espécie Leishmania chagasi. O ciclo evolutivo apresenta duas formas: _________, que é obrigatoriamente parasita intracelular em mamíferos, e _________, presente no tubo digestivo do inseto transmissor.

É transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado, denominado flebotomíneo e conhecido popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. No Brasil, a principal espécie responsável pela transmissão é a Lutzomyia longipalpis.

A alimentação é predominantemente noturna.
Raposas (Lycalopex vetulus e Cerdocyon thous) e marsupiais (Didelphis albiventris), têm sido incriminados como reservatórios silvestres.
No ambiente urbano, o cão é a principal fonte de infecção para o vetor.

A

fígado, o baço e a medula óssea

amastigota

promastigota

97
Q

O Art. 304 do referido decreto define_________como: produto cárneo obtido de carne suína e de toucinho, com adição ou não de carne bovina ou de outros ingredientes, condimentado, embutido em envoltórios naturais ou artificiais, curado, fermentado, maturado, defumado ou não, e dessecado

A

salame

98
Q

é uma zoonose causada pela bactéria Coxiella burnetii, de ocorrência mundial. Os sinais clínicos são inespecíficos tanto no homem como nos animais. Diversas espécies de animais podem ser acometidas ruminantes, gatos, cães, coelhos, pequenos roedores silvestres, artrópodes, aves, e marsupiais. A eliminação da bactéria ao ambiente ocorre principalmente através da da urina, das fezes, do leite e dos produtos proveniente do parto.

A

FEBRE Q

99
Q

é uma zoonose distribuída mundialmente causada pelo cestódeo _____________, acomete bovinos, ovinos, caprinos, suínos, equinos e o homem de forma acidental, sendo estes considerados hospedeiros intermediário e o cão hospedeiro definitivo. O cão elimina nas fezes as proglótide contendo os ovos, os quais são ingeridos pelos demais animais incluindo o homem ocorrendo a formação de cistos em diversos tecidos. No homem os principais locais de formação dos cistos são fígado, cérebro, pulmão e osso.

A

EQUINOCOCOSE

Echinococcus granulosus

100
Q

é uma zoonose causada por uma rickettsia do gênero Ehrlichia spp que acomete os cães, bovinos. A forma de transmissão ocorre através de vetor do gênero Rhipicephalus spp por transfusão sanguínea. O agente etiológico é parasita obrigatório de células hematopoieticas, podendo os cães apresentar diversos sinais como anemia, leucocitose ou leucopenia dependendo da fase da doença, trombocitopenia, anorexia, febre, apatia etc.

A

ERLICHIOSE

101
Q

é uma zoonose causada pela bactéria Borrelia burgdorferi, o veado e a capivara são animais que podem apresentar o agente etiológico, porém demais espécies podem ser acometidas como os cães. Os sintomas que o homem pode apresentar são diversos como alterações cutâneas, cefaleia, febre, adenomegalia, complicações neurológicas, cardíacas e articulares dentre outros sintomas. A transmissão se dá pela picada dos carrapatos _____________

A

MOLÉSTIA DE LYME

Amblyomma cajennense e Ixodes spp.

102
Q

O sistema APPCC possui 7 princípios, de acordo com a Portaria nº 46, de 10 de fevereiro de 1998, que institui o sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC):

A
  1. Listar e Identificação do perigo.
  2. Identificação do ponto crítico.
  3. Estabelecimento do limite crítico.
  4. Monitorização.
  5. Ações Corretivas.
  6. Verificação.
  7. Providenciar DOcumentação e PROcedimentos de REgistros
103
Q

Genericamente, o perigo é qualquer uma das seguintes situações:

  • presença inaceitável de contaminantes biológicos, químicos ou físicos na matéria-prima ou nos produtos semi-acabados ou acabados;
  • crescimento ou sobrevivência inaceitável de microrganismos patogênicos e a formação inaceitável de substâncias químicas em produtos acabados ou semi-acabados, na linha de produção ou no ambiente;
  • contaminação ou recontaminação inaceitável de produtos semi-acabados ou acabados por microrganismos, substâncias químicas ou materiais estranhos;
  • não conformidade com o ________________ ou ________________
A

Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ)

Regulamento Técnico estabelecido para cada produto.”

104
Q

Qualquer ponto, operação, procedimento ou etapa do processo de fabricação ou preparação do produto, onde se aplicam medidas preventivas de controle sobre um ou mais fatores, com o objetivo de PREVENIR, REDUZIR A LIMITES ACEITÁVEIS OU ELIMINAR OS PERIGOS para à saúde, a perda da qualidade e a fraude econômica.”

A

“PONTO CRÍTICO DE CONTROLE (PCC)

105
Q

Consiste na avaliação sistemática de todas as etapas envolvidas na produção de um alimento específico, desde a obtenção das matérias-primas até o uso pelo consumidor final, visando estimar a probabilidade da ocorrência dos perigos, levando-se também em consideração como o produto será consumido.”

A

ANÁLISE DE RISCO

106
Q

Qual o nome da toxina do C. tetani.

Qual animal tido como o mais resistente ao tétano?

A

Tetanospamina

Gato

107
Q

Qual pigmento define coloração vermelho brilhante da carne fresca.

A

A mioglobina oxigenada ou oximioglobina,

108
Q

A desoxigenação de oxiemoglobina gera hemoglobina instável e com oxidação dos derivados ferrosos da mioglobina, origina-se a ___________, que é responsável pela coloração marrom, indesejada da carne.

A

metamioglobina

109
Q

O ferro contido no grupo heme se liga ao oxigênio, e pode assumir várias formas, que são reversíveis entre si. A mioglobina pode se apresentar na forma reduzida (Mb), de coloração vermelho púrpura; mioglobina oxigenada ou oximioglobina (O2Mb), de coloração vermelho brilhante e mioglobina oxidada ou metamioglobina (MetMb), de coloração marrom.

A

V

110
Q

É o pigmento final que devem ter todas carnes curadas submetidas ao aquecimento. Esta reação implica na desnaturação da parte proteica da mioglobina, mas fica intacta a estrutura heme unida ao óxido nítrico.

A

Nitroso hemocromo

111
Q

É a variável característica das comunidades de seres vivos, refere-se ao conjunto dos indivíduos que adquirem doenças (ou determinadas doenças) num dado intervalo de tempo em uma determinada população.

A

MORBIDADE

112
Q

A teníase é ocasionada quando ocorre a ingestão de larvas de tênias em carnes mal cozidas ou cruas, sendo que a Taenia solium é contraída a partir da carne do porco e a Taenia saginata é contraída a partir da carne da vaca.

A

V

113
Q

A cisticercose ocorre quando há ingestão dos ovos da tênias, em alimentos mal lavados ou através de água contaminada. Os ovos, quando caem no sistema digestório eclodem, e as larvas podem perfurar a parede do sistema digestório, sendo transportados através da corrente sanguínea para órgãos de tecidos moles, principalmente do sistema nervoso. A cisticercose envolve sintomas de dores de cabeça, convulsões e até mesmo epilepsia.

A

V