SCA e angina estável Flashcards
Caracterize a Doença Arterial Coronariana
A doença arterial coronariana inclui o espectro que abrange desde a DAC assintomática até a angina estável e a Síndrome Coronariana Aguda.
Caracterize a Síndrome Coronariana Aguda
A síndrome coronariana aguda (SCA) refere-se a um espectro de doenças que ocorrem como resultado de uma isquemia miocárdica aguda. SCA inclui desde uma angina instável (AI) até um infarto agudo do miocárdio (IAM), inclusive os dois subtipos de IAM, o infarto agudo do miocárdio sem elevação do segmento ST (IAMSSST) e o infarto do miocárdio com elevação do segmento ST (IAMCSST). Ainda se inclui aqui a morte súbita cardíaca (MSC), que é a forma mais extrema da SCA.
Caracterize a angina estável
A angina estável é uma doença arterial coronariana (DAC), que não é considerada uma forma de síndrome coronariana aguda (SCA). É caracterizada por desconforto torácico episódico e transitório causado por uma isquemia miocárdica. desconforto torácico episódico e transitório causado por uma isquemia miocárdica. Esse desconforto normalmente é previsível, reproduzível, e com uma frequência de ataques constantes no decorrer do tempo. O estresse físico ou psicológico (p. ex., esforço físico, estresse emocional, anemia, disritmias, exposições ambientais) pode provocar uma crise de angina que se resolve espontaneamente no decorrer de um período previsível de tempo, com o repouso ou a administração de nitroglicerina (NTG).
Caracterize a angina instável
A angina instável é amplamente definida como angina que ocorre durante o repouso ou com um esforço mínimo (provocação com níveis decrescentes de esforço ou estresse, e ainda assim sentir). A angina de repouso é definida como a angina que ocorre durante o repouso, com duração superior 20 minutos, e 1 semana após a manifestação. Os sintomas com duração superior a 20 minutos, embora cessada a atividade, são compatíveis com angina de repouso; no contexto clínico adequado, esse tipo de manifestação poderia ser considerado uma angina instável .
A condição é definida ainda como a angina que se agrava a partir de um padrão anteriormente estável de ocorrência de dor em termos de frequência, duração e intensidade dos ataques. A angina crescente ou progressiva é diagnosticada quando uma angina anteriormente conhecida se torna mais frequente, dura mais tempo ou sobe uma categoria nos 2 meses anteriores de grau de severidade (limitação severa da atividade física comum quando a angina ocorre por esforço sob condições físicas normais).
E ainda, quando há resistência a medicamentos anteriormente eficazes.
A angina instável geralmente é designada angina pré-infarto. Em suas formas mais graves, a angina instável deve ser considerada um possível precursor do infarto agudo do miocárdio e, portanto, ser tratada de forma agressiva.
Em termos fisiopatológicos, a ruptura da placa acompanhada pela formação de trombo e vasoespasmo ilustra os eventos intracoronarianos da angina instável. Essa condição geralmente é caracterizada por uma anomalia eletrocardiográfica, incluindo alterações na onda T e no segmento ST. A angina variante – também conhecida como angina de Prinzmetal – é causada por vasoespasmo arterial coronariano,em repouso, com lesões fixas mínimas da artéria coronária, e pode ser aliviada com a prática de exercício ou NTG.
Caracterize o IAM