Sarampo Flashcards
O que é sarampo ?
O sarampo é uma doença viral, altamente contagiosa, potencialmente grave e imunoprevenível, que pode acometer pessoas de qualquer idade e que causa vasculite generalizada.
Qual o agente etiológico e a forma de transmissão do sarampo ?
Quais os sinais e sintomas do sarampo ?
A doença começa com pródromos que duram de 3 a 4 dias, apresentando:
* Febre alta, que atinge o auge no aparecimento do exantema e melhora gradativamente;
* Coriza hialina;
* Conjuntivite não purulenta, com lacrimejamento e fotofobia;
* Prostração intensa;
* Cefaleia;
* Tosse seca e constante;
* Manchas de Koplik: patognomônico do sarampo. Pequenos pontos na mucosa oral (com cerca de 1 mm), amarelados/esbranquiçados, na altura do terceiro molar.
Após o pródromo, há o surgimento do exantema (ou rash), com isso, o paciente tem aspecto toxemiado, com importante queda do estado geral e piora dos sintomas iniciais. O exantema tem característica maculopapular generalizado, iniciando retroauricular, com progressão cefalocaudal, podendo confluir.
Obs.: enantema é o exantema em mucosa, principalmente na boca e na faringe.
Como é realizado o diagnóstico de sarampo ?
O sarampo é diagnosticado pela história clínica e o exame físico, sendo o exame diagnostico secundários, mas obrigatórios para fins de vigilância epidemiológica. OS exames a serem realizados são:
* Sorologia Elisa. Detecção de anticorpos IgM específicos, soroconversão ou aumento na titulação de anticorpos IgG;
* Detecção viral por RT - PCR em amostras de orofaringe, nasofaringe, urina, liquor ou em tecidos do corpo (pós-óbito).
Quais as complicações do sarampo ?
Febre por mais de 3 dias, após o aparecimento do exantema, é um sinal de alerta.
* As principais complicações a otite média, diarreia, pneumonia e laringotraqueobronquite, sendo, a otite média aguda (principalmente a bacteriana) a com maior prevalência e a pneumonia, que pode ser viral ou bacteriana oportunista, a principal causa de óbito.
* Também são complicações (menos frequentes), a ceratoconjuntivite, cegueira,
miocardite, adenite mesentérica,, sinusite, púrpura
trombocitopênica, encefalite, encefalomielite, reativação de
tuberculose pela imunodepressão.
* A panencefalite esclerosante subaguda (PEES) é uma complicação rara, porém de alta gravidade, que surge em 7 a 10 anos
após a doença primária, quando há reativação do vírus que ataca as células do SNC. Os primeiros sintomas podem ser: retardo no desenvolvimento neuropsicomotor, queda no desempenho
escolar, mudança de comportamento e alucinações, seguidos por espasmos musculares, crises convulsivas, tetania e cegueira, levando ao óbito dentro de um a três anos.
Qual é o tratamento do sarampo ?
Não há tratamento específico. Recomenda-se utilizar a vitamina A, por via oral, em duas doses, em dias consecutivos, para redução da duração, complicações e da morbimortalidade, principalmente a cegueira.
O tratamento profilático com antibiótico é contraindicado. O antibiótico deve ser prescrito se houver infecção secundária, dirigido especificamente para o tratamento dela.
Quais as medidas de prevenção e controle do sarampo ?
- Isolamento domiciliar até 4 dias após o início do exantema;
- Pacientes internados devem submeter-se a isolamento respiratório de aerossol, até 4 dias após o início do exantema.
- A primeira dose é feita aos 12 meses dentro da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). A segunda dose, aos 15 meses
na tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). O esquema completo é de duas doses para pacientes dos 12 meses até os 29 anos e de dose única dos 30 aos 59 anos. - É necessário fazer a profilaxia pós-exposição com vacina ou imunoglobulina em todos os pacientes suscetíveis à doença, ou seja, não imunizados que entraram em contato com um caso suspeito ou confirmado, de acordo com a tabela abaixo
Quais os pontos mais importantes sobre o sarampo ?