Revoltas do Período Regencial Flashcards
Rio de Janeiro.
Diversos motins e levantes ocorreram no Rio de Janeiro em 1831 e 1832, durante a Regência Trina Permanente, provocados pelos exaltados e pelos restauradores.
Todas essas revoltas foram sufocadas rapidamente (e muitas vezes violentamente) pelo governo. A repressão era chefiada por Feijó (ministro da Justiça) e Aureliano de Souza Coutinho (Intendente Geral da Polícia) e executada por tropas da Guarda Municipal e, a partir de agosto de1831, pela Gurda Nacional.
Cabanagem.
Pará / 1835 - 1840
Caráter popular.
Liderados por Félix Antônio Melcher, Francisco Vinagre e Eduardo Angelim, chegaram a ocupar por duas vezes a capital da província, Belém, e a controlar o governo provincial.
A repressão governamental foi violenta e incluiu diversos massacres de prisioneiros rebeldes.
Obs: Não confundir com a Revolta dos Cabanos, uma séria de levantes aramados ocorridos em Alagoas e Pernambuco entre 1832 e 1835.
Farroupilha.
Rio Grande do Sul / 1835 - 1845
Já em 1836, proclamaram a República Rio Grandense. Em 1839, a República Juliana, em Santa Catarina.
Em finais de 1842, o marechal Luís Alves de Lima e Silva (Barão de Caxias) foi nomeado presidente da província e comandante de armas.
Por meios militares, negociações e anistias, conseguiu encerrar a Revolução em 1845.
Sabinada.
Bahia / 1837 - 1838
Chefiada pelo médico Francisco Sabino Vieira.
Os revoltosos ocuparam salvador e proclamaram uma república provisória, que deveria durar até que D. Pedro II completasse 18 anos.
Terminou em março de 1838, quando as tropas legalistas, sob o comando do marechal Crisóstomo Calado, entraram em Salvador, matando e ferindo centenas de rebeldes.
Balaiada.
**Maranhão / 1838 - 1841 **
**Caráter popular. **
Liderada pelo vaqueiro Raimundo Vieira (o Cara Preta), por Manuel dos Anjos Ferreira (o Balaio) e por um ex-escravo chamado Cosme.
Os revoltosos ocuparam a vila de Caxias, aí estabelecendo seu quartel-general.
A revolta acabou sendo sufocada pelas tropas de Luís Alves de Lima e Silva, futuro Duque de Caxias.
Revolta dos Malês.
Bahia / 1835
Foi uma mobilização de escravos de origem muçulmana, a qual registrou-se na noite de 24 para 25 de janeiro de 1835 na cidade de Salvador.
A Revolta dos Malês foi controlada com rapidez, mas acabou aumentando o medo de rebeliões de escravos em todas as províncias. O receio era de que os africanos conseguissem sua independência, como acontecera no Haiti naquela mesma época.