Reparo tecidual Flashcards
Diferencie restauração de reparo.
Na restauração há a o retorno do aspecto funcional anterior à agressão, enquanto no reparo há reestabelecimento morfológico com recuperação apenas parcial do aspecto funcional.
Diferencie totipotência de pluripotência e de multipotencia.
A células totipotentes são capases de formar absolutamente qualquer tipo celular, seja ele embrionário ou não, diferente das pluripotentes, que só podem se diferenciar dentre as células embrionárias, e, por último, as multipotentes, que só podem se diferenciar em alguns poucos tipos celulares, tendo função principal de reposição/renovação celular.
Quais são os dois principais tipos celulares responsáveis pela produção de fatores de crescimento em uma situação em que há a necessidade de reparo tecidual?
Macrófagos e Linfócitos T.
Quais são as principais funções da matriz extracelular no que tange ao reparo tecidual?
A MEC é responsável por dar suportemecânico, por fazer a manutenção da diferenciação, por gerar um microambiente tecidual, por dar suporte/base à regeneração/reparo, por armazenar fatores de crescimento e por armazenar moléculas regulatórias.
Quais são as três principais fases do processo de reparo e cicatrização? De forma sucinta, o que ocorre em cada uma delas?
A primeira fase é a inflamatória, onde há uma grande quimiotaxia para o local, recrutando leucócitos e fibroblastos. A segunda fase é a proliferativa, que é quando ocorre a proliferação dos fibroblastos e a deposição de fibrose, mas ainda instável (T. conjuntivo frouxo) por não ter sido finalizado o processo inflamatório. A terceira e última fase é a de maturação, onde o arcabouço de fibrose existente pela fase anterior se torna estável/maduro.
Qual a diferença entre os estágios inicial e final dos vasos provenientes da angiogênese em um local de reparo tecidual? Qual a importância dessas diferenças?
Nos estágios iniciais do reparo os vasos se apresentam mais numerosos, anastomosados e mais permeáveis, enquanto nas fases finais ocorre o contrário. O estado inicial permite um maior fluxo sanguíneo, bem como a maior permeabilidade de células inflamatórias/de reparo, enquanto nos estágios finais, há uma redução da demanda por estas condições.
Quais são os três principais componentes do tecido de granulação?
Células inflamatórias, vasos neoformados e fibroblastos em fase proliferativa.
A formação do tecido de granulação em uma lesão é suficiente para que o indivíduo possa voltar às suas atividades normais?
Não, o tecido de granulação fornece coesão do tecido, mas não resistência.
Diferencie cicatrização de primeira intenção da de segunda intenção.
A cicatriz de primeira intensão é decorrente de lesões menores, como cortes, o que possibilita uma recuperação mais rápida e o fechamento das bordas da lesão. Diferentemente, a cicatriz de segunda intenção ocorre em casos de feridas maiores, não havendo o fechamento das bordas, mas sim um preenchimento do local por tecido de granulação.
Em média, em quanto tempo, após a lesão, ocorrem as fases reparativas de inflamação, proliferação e maturação?
Na primeira semana, na segunda semana e no final da segunda/início da terceira semana após a lesão, respectivamente.
Quais são as principais funções dos macrófagos no processo de reparo tecidual?
No processo de reparo, o macrófago tem os papeis de recrutar e estimular fibroblastos, induzir angiogênese (VEGF) e de deposição e remodelamento da MEC.
O que determina se um tecido lesado sofrerá regeneração, reparo ou fibrose?
Além do tipo celular, o que determina se o tecido sofrerá regeneração, é a manutenção do arcabouço e a superficialidade da lesão. Caso a lesão afete o arcabouço tecidual e seja mais profundo, haverá reparo se não for uma agressão constante e fibrose caso seja.