Acúmulos Intracelulares + Envelhecimento Celular e Tecidual Flashcards
De maneira simplificada, o que desencadeia o acúmulo intracelular de alguma substância?
Para que haja um acúmulo intracelular, deve haver uma alteração do metabolismo celular normal que irá afetar a produção de uma determinada substância (aumentando-a) e/ou afetar os mecanismos de degradação/exportação da mesma, gerando o acúmulo.
Quais são os três principais tipos de acúmulos intracelulares?
O de substância endógena, gerado pelo aumento de produção e/ou a redução do metabolismo dela, o de acúmulo consequente de defeito genético/adquirido e, por fim, o de substância exógena anormal depositada.
Quais são as causas mais comuns de acúmulos lípides? E os órgãos mais afetados?
As causas mais comuns são a desnutrição, o alcoolismo e doenças metabólicas, como DM, obesidade e dislipidemia. Os órgãos mais afetados são o fígado (metabolizador de gorduras), os músculos (incluindo cardíaco) e os rins.
Como a desnutrição pode gerar o acúmulo intracelular de liídeos?
Com a desnutrição, há a necessidade de converter os lipídeos armazenados pelo corpo em energia, tais lpídeos chegam ao fígado de forma acelerada, sobrecarregando-o. Somando a esse primeiro mecanismo, a desnutrição proteica também impede a conversão hepática de triglicerídeos em lipoproteínas, por falta desse nutriente, impedindo sua exportação e transporte.
Como o etilismo pode gerar o acúmulo intracelular de liídeos?
O consumo do álcool gera uma desnutrição crônica (devido a falsa sensação de saciedade) e, também, reduz o ph intracelular (produção final de ácido acético na metabolização do etanol).
Como ocorre o acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos? Qual o resultado desse acúmulo?
Quando o colesterol fica parado em algum lugar específico no MEC, ocorrem algumas alterações de oxidação na sua composição, essa oxidação faz com que macrófagos o fagocitem. Entretanto, tais células não conseguem se livrar dos colesteróis, gerando um acúmulo e, em paralelo, a ativação de uma resposta imune que passa a acumular tecido fibroso no local, espessando a túnica íntima do vaso, levando a aterosclerose.
Qual a grande diferença da calcificação distrófica em comparação com a metastática?
Ao passo que, na calcificação distrófica, o acúmulo independe de distúrbios metabólicos do metabolismo do sal, sendo característica de processos necróticos e, portanto, de localização determinada, na calcificação metastática há semelhança com outros tipos de acúmulos por refletir o distúrbio no metabolismo de cálcio, mais especificamente o aumento da reabsorção, além de ser uma deposição generalizada para diversos tecidos simultaneamente.
Quais são os principais tipos de pigmentos que podem ser acumulados nas células?
Os pigmentos podem ser de origem exógena , como tatuagens e carbono (fumo) ou endógena. A ultima classificação pode ser dividida em acúmulos não-hemoglobinógenos, como a melanina e a lipofucsina, ou hemoglobinógenos que, por sua vez, podem ser derivados do metabolismo normal da hemoglobina, como a bilirrubina e a hemossiderina, ou derivados do metabolismo patológico da hb.
A deficiência de quais mecanismos podem causar o acúmulo celular de proteínas?
Pode haver uma deficiência na produção das proteínas (na quantidade ou na qualidade do enovelamento e etc), ou nos mecanismos de reparo (chaperonas) e/ou degradação (ubiquitinação).
O que pode causar o acúmulo intracelular de glicogênio?
O glicogênio pode ser acumulado por deficiências nas enzimas que o degradam ou que o produzem, como nos casos de distúrbios metabólicos adquiridos (diabetes e outros) ou em defeitos genéticos (glicogenoses e outros).
Qual é a importância da “reserva funcional” e qual sua relação com o processo de envelhecimento?
A reserva funcional possibilita a manutenção das capacidades funcionais do organismo mesmo em situações críticas, como uma doença instaurada. Com o envelhecimento, a reserva funcional se reduz, fazendo com que o organismo envelhecido sofra mais quando acometido por um processo patológico.
Quando se discute a senescência celular, que aspectos principais são afetados?
O número de células (ou a capacidade de replicação) e a função delas (atividade).
Quais são os três principais mecanismos que levam ao envelhecimento celular?
Danos ao DNA (exposição a agentes e redução da atividade de reparo), redução da capacidade de replicação (redução dos telômeros) e redução da atividade proteica.
O que acontece quando o telômero de uma célula chega em seu limite? Qual a importância da redução do telômero para o bom funcionamento do organismo?
Quando o telômero chega em seu limite, a célula em questão recebe sinalizações para parar de se replicar, mantendo apenas suas capacidades funcionais. tal mecanismo é importante para evitar que células mutadas se repliquem ininterruptamente.
Qual é a relação do tabagismo com o envelhecimento quanto à capacidade respiratória do indivíduo?
O consumo do tabaco reduz a capacidade funcional e, por consequência, a reserva funcional do aparelho respiratório. Com o tempo, o ato de fumar e a senescência normal do indivíduo, somados, desencadearão uma perda excessiva e mais rápida dessas capacidades, levando o indivíduo a desenvolver precocemente um quadro de DPOC (quando a capacidade funcional cai abaixo dos 70%).