Nosologia geral/introdução à Patologia Geral/Lesão Celular Flashcards

1
Q

Quais são os três

tipos de alterações em que se baseia o estudo da Patologia?

A

Estruturais, bioquímicas e funcionais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Defina etiologia, e cite sua importância para a saúde e suas principais classificações.

A

A etiologia trata-se dO QUE causa uma doença, pode se tratar do tabagismo, que gera um câncer, ou um microrganismo, que causa uma infecção. Sua importância gira em torno do aspecto da prevenção. A etiologia ela pode ser adquirida ou hereditária e pode ser única ou múltipla.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Defina patogênese, e cite sua importância para a saúde e suas principais classificações.

A

A patologia trata-se do COMO o agente etiológico causa a doença, ou seja, a via que ele utiliza. Sua importância está no tratamento de uma doença através da interrupção desta via. A patogênese pode ser de mecanismos genéticos ou bioquímicos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O que são as alterações morfológicas e moleculares, como podem ser avaliadas e no que auxiliam o trabalho em saúde?

A

São resultado ou aspecto secundário de um processo de patogênese, podendo ser avaliadas macroscópica, microscópica e/ou ultra-estruturalmente. Elas auxiliam o trabalho em saúde pois são utilizadas para definir a presença e o grau de uma doença, sendo, em geral, a primeira forma de detecção.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que são as manifestações clínicas, como podem ser avaliadas e no que auxiliam o trabalho em saúde?

A

São como a patogênese e as alterações morfológicas e moleculares se manifestam à beira do leito, sendo avaliadas pela anamnese e pelo exame físico e importantes para o diagnóstico de doenças.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Quais são as principais ferramentas utilizadas na patologia? O que cada uma delas identifica?

A

HE identifica a estrutura geral da(o) célula/tecido, microscopia eletrônica identifica ultraestruturas, histoquímica identifica grosseiramente proteínas e outros componentes dos m.o., imunohistoquímica/imunofluorescência identifica especificamente a expressão de proteínas e a patologia molecular identifica mutações ou proteínas fruto de uma.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Que fator extracelular determina se uma célula vai necessitar de uma adaptação da sua homeostase normal ou se vai sofrer lesão?

A

O tipo de estímulo, estressante ou danoso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O que faz de um estímulo capaz de gerar uma lesão celular irreversível?

A

Sua severidade e seu tempo de permanência.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que ocorre se uma célula não é capaz de se adaptar a determinado estímulo?

A

Dano celular

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Quais são os possíveis tipos de morte celular devido a uma lesão irreversível?

A

Necrose ou apoptose

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Cite ao menos 5 das principais causas de lesão celular.

A
  • Privação de oxigênio
  • Agentes físicos
  • Agentes químicos e drogas
  • Agentes infecciosos
  • Reações imunológicas
  • Desarranjos genéticos
  • Desbalanço nutricional
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Após a instauração de uma lesão celular irreversível, qual a ordem das mudanças perceptíveis? (químicas, morfológicas e etc)

A

Primeiramente são percebidas apenas as mudanças químicas, posteriormente as ultraestruturas (p. ex. a perda do núcleo ou da MP), depois as percebidas pela microscopia eletrônica e, por último, as de morfologia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Cite algumas alterações provenientes de lesões celulares reversíveis que podem ser percebidas a níveis microscópicos e a níveis ultraestruturais.

A

Microscópicas: edema celular e alterações gordurosas
ultraestruturais: alterações da MP (ex: blebs), alterações mitocondriais (ex: edema), dilatação do RE (ex: desligamento dos polissomos), alterações nucleares (ex: desagregação de elementos fibrilares e granulares)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Quais são os dois principais critérios para a irreversibilidade de uma lesão?

A

A disfunção da permeabilidade seletiva da MP e o excesso de danos ao DNA e às proteínas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Quais são os quatro principais mecanismos de lesão celular?

A

Dano mitocondrial, alterações do influxo de cálcio, danos à MP e danos ao DNA/estrutura proteica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Qual a primeira organela afetada em caso de isquemia? Quais as consequências nessa organela? O que tais consequências geram no resto da célula?

A

Os primeiros efeitos da isquemia surgem na mitocôndria, onde, devido à falta de oxigênio, ocorre uma queda na fosforilação de oxigênio, gerando uma redução da produção de ATP. Sem o ATP, ocorre uma disfunção das bombas de sódio, aumentando o influxo de cálcio e água e o efluxo de potássio, gerando edema celular e o surgimento de blebs. Com a falta do O2 também surge a necessidade de anaerobiose, que tem como produto final o ácido lático, que reduz o pH celular, gerando dano às proteínas e à cromatina. Por último, a falta do atp desativa os ribossomos, impedindo a síntese proteica.

17
Q

A inflamação, a radiação, algumas substâncias e a perfusão prejudicada podem gerar consequências quanto a produção de radicais livres. Quais são elas? Qual o principal problema gerado pelos radicais livres?

A

Tais estímulos podem aumentar a produção de radicais livres na fosforilação oxidativa ou, até mesmo, afetar os mecanismos de remoção desses oxigênios reativos. O problema dos radicais livres é que eles são altamente reativos, podendo reagir com ácidos graxos, proteínas e dna, afetando as funções celulares desses compostos.

18
Q

O que é um dano por reperfusão?

A

É um dano gerado pela reperfusão de uma célula, quando o excesso da atividade compensatória da fosforilação oxidativa gera muitos radicais livres, além das capacidades da célula de remoção dessas espécies reativas, causando consequências às funções celulares.

19
Q

Quais são as principais consequências do influxo anormal de cálcio para a célula?

A

O influxo de cálcio afeta a permeabilidade de membrana da mitocôndria, reduzindo a produção de atp, e liberando citocromo c e H+ para o citoplasma celular. Ademais, o cálcio é um potente ativador de enzimas celulares como as fosfolipases e as proteases, que geram dano à membrana e às proteínas do citoesqueleto, as endonucleases, que geram danos ao núcleo e, por último, as atpases, que afetam a utilização de ATP.

20
Q

Qual a importância das chaperonas?

A

Elas são responsáveis pelo enovelamento adequado de algumas proteínas incapazes de executar seu próprio enovelamento. Este processo impede que regiões erroneamente livres das proteínas reajam com outras proteínas ou componentes da célula, causando dano.

21
Q

No processo de necrose, quais são as consequências da alteração do pH e da permeabilidade da MP para os lisossomos? O que elas provocam no resto da célula?

A

Tais fatores afetam a permeabilidade das membranas dos lisossomos, liberando as enzimas da organela para o citoplasma celular, gerando a desnaturação dos componentes da célula bem como a ação de lipases sobre a MP. Consequentemente, ocorre a liberação de proteínas/enzimas para o MEC, devido a permeabilidade alterada da MP, o que leva ao recrutamento de células inflamatórias, que irão contribuir ainda mais para a digestão e desnaturação celular.

22
Q

Quanto ao aspecto diagnóstico/laboratorial, o que diferencia a apoptose da necrose no que tange ao redor da célula?

A

Na necrose é possível identificar enzimas celulares no MEC, diferente das apoptose, onde essas enzimas não são expelidas.

23
Q

Que características relacionadas a ácidos nucleicos e núcleo são esperadas em uma lâmina histológica de células necróticas? A que se deve tais características? Quais são exclusivas para lesões irreversíveis?

A

É esperado encontrar uma eosinofilia (citoplasma mais vermelho/rosa), devido a perda de RNA e à desnaturação proteica, bem como uma picnose, devido a condensação do material genético, e, por fim uma cariorexis, o rompimento da carioteca, esta ultima exclusiva em lesões irreversíveis.

24
Q

Cite e diferencie os tipos de necrose.

A

As necroses podem ser classificadas como coagulativa, quando o arcabouço é mantido (“fantasmas de células”), comuns em tecidos de circulação terminal (baço e coração), como liquefativa, quando o tecido não tem arcabouço (cérebro) ou que este é destruido, como caseosa, quando há uma coleção de células fragmentadas em meio a debris amorfos com halo de cél. inflamatórias, característica da TB, como gordurosa, em áreas de destruição gordurosa ligadas a liberação de lipase pancreática (comum na pancreatite aguda), como fibrinóide, associas a deposição de complexo ag-ac (reações imunes em vasos), onde há um acúmulo de fibras no entorno de um vaso, e, por fim, como gangrenosa, quando compromete diversos vasos, podendo ser observada macroscopicamente.

25
Q

Cite ao menos duas possíveis causas fisiológicas e patológicas de uma apoptose.

A
SITUAÇÕES FISIOLÓGICAS
– Embriogênese
– Involução hormônio dependente
– Tolerância imunológica
– Morte de células inflamatórias residentes
SITUAÇÕES PATOLÓGICAS
– Dano ao DNA
– Acúmulo de proteínas deformadas
– Infecções (especialmente organismos intra-celulares)
– Atrofia patológica
26
Q

Quais são as 4 principais fases do processo de apoptose?

A

A sinalização, o controle e a integração, a execução e a remoção dos fragmentos celulares da célula apoptótica.

27
Q

O que diferencia a via intrínseca e a extrínseca da ativação da apoptose? A que etapa do processo são relacionadas?

A

Na via intrínseca, um sinal interno à célula, como a liberação do citocromo c, é que da início ao processo de apoptose com a ativação das caspases, isso tudo em resposta a algum(a) estressor/disfunção celular, diferentemente, o sinal da via extrínseca vem do meio externo, como a interação de um FasL (fas ligante, muito presente em células inflamatórias) com o FAS da célula, que leva a ativação de uma via com ativação das caspases em seu fim. Tais vias fazem parte da etapa de sinalização.

28
Q

O que permite que, na apoptose, diferentemente da necrose, não haja extravasamento do conteúdo celular para o MEC?

A

Diferentemente da necrose, na apoptose não há a peroxidação de lipídeos nem o influxo excessivo de cálcio, não ocorrendo, por consequência, a ativação das lipases, permitindo a manutenção da integridade da membrana plasmática.

29
Q

Quais as diferenças entre a morfologia da apoptose e da necrose quanto a o tamanho da célula, o núcleo, a MP, os conteúdos celulares, a inflamação adjacente e o papel no organismo?

A

Enquanto na apoptose a célula apresenta redução em tamanho, núcleo fragmentado, MP íntegra, conteúdos celulares intactos e ausência de inflamação adjacente, tendo papel fisiológico e/ou patológico, na necrose, a célula apresenta edema, núcleo picnótico/ausente, MP rompida, conteúdos celulares digeridos e presença de inflamação adjacente, tendo papel exclusivamente patológico.

30
Q

O que diferencia a apoptose de uma necroptose?

A

Embora a necroptose tenha seu início semelhante a da via extrínseca da apoptose (via ativação do TNF), ocorre uma falha na ativação da caspase 8, impedindo o processo da apoptose normal. Consequentemente, um complexo de necrossomo (complexo RIP1-RIP2 sem caspase 8) afeta a função da fosforilação oxidativa da mitocôndria, reduzindo a produção de atp e aumentando a produção de radicais livres, o que leva a célula a um processo semelhante ao da necrose típica.