Agressões e reações à agressão Flashcards
Quais são os sinais flogísticos da inflamaçãp?
Calor, rubor, tumor, dor e perda funcional.
Quais são os principais desencadeadores da inflamação?
Infecções, necrose, corpos estranhos, reações de hipersensibilidade e agentes físicos/químicos.
Quais são as modificações vasculares locais características da inflamação?
Há um aumento da permeabilidade capilar (o que causa edema) e do fluxo sanguíneo, via vasodilatação.
Quais as principais diferenças entre as condições necessárias para a transferência entre vaso e LEC de exsudato e de transudato?
Para que haja transudato basta uma diferença de concentração entre a luz do vaso e o LEC, diferente de exsudatos, quando deve haver uma mudança na permeabilidade do vaso.
Qual a importância da identificação diferenciação de um exsudato e de um transudato na análise de um quadro clínico?
É importante diferenciá-los uma vez que, na presença de exsudato, nota-se a existência de uma possível infecção, enquanto na presença somente de transudato não, levando a diferentes terapias.
O que é a lactato desidrogenase (LDH ou DHL) e o que indica sua presença sanguínea ou no LEC elevada?
É uma enzima envolvida em diversos processos metabólicos de células de defesa, sendo sua presença na corrente sanguínea e/ou no LEC um possível indicativo destruição de células inflamatórias.
Quais são os mecanismos de aumento da permeabilidade vascular em caso de inflamação?
Pode haver a contração endotelial, a lesão endotelial direta e/ou induzida por leucócitos e a transcitose.
Quais são os principais mediadores que provocam as alterações vasculares na inflamação?
Tanto a histamina, quanto as prostaglandina, os fatores de ativação de plaquetas e o óxido nítrico tem capacidade de causar vasodilatação, ao passo que a histamina, os leucotrienos e os PAF ocasionam aumento da permeabilidade.
Quais são as principais etapas da transição de uma célula imune de um vaso sanguíneo para um tecido?
As principais etapas são a de recrutamento, a de marginação, a de rolamento, a de adesão, a de transmigração/diapedese e, por fim, a de quimiotaxia.
.
.
Explique mecanismo que permite a etapa do rolamento na transição de uma célula imune de um vaso para um tecido.
O mecanismo do rolamento consiste na interação de baixa intensidade das moléculas de adesão da membrana das células de imunidade com suas respectivas ligantes (E e P selectina) no endotélio vascular. Ao serem empurradas pelo fluxo sanguíneos, as células rolam e se ligam com outros ligantes novamente, assim por diante.
O que marca o fim da etapa de rolamento e o início da adesão no processo de transição de uma célula imune de um vaso para um tecido?
O fim do rolamento é marcado pela interação de alta intensidade da integrina de alta afinidade do leucócito com os ligantes endoteliais (VCAM/ICAM), ocasionando uma aderência firme do leucócito no endotélio.
Que fatores permitem a transmigração/diapedese?
Os fatores necessários para que haja a diapedese são o aumento da permeabilidade vascular, a produção por parte do endotélio e do leucócito de moléculas de junção (PECAM), a alteração do citoesqueleto leucocitário e, por fim a liberação de metaloproteinases pelos leucócitos (para romper a membrana basal).
Que fatores atraem o leucócito para a zona em que se encontra o antígeno (quimiotaxia)?
Os fatores são produtos bacterianos, citocinas (destaque para IL8, C5a e LTB4)
Quais são as funções dos leucotrienos, do C3a e C5a, da IL8, do TNF e da IL1, respectivamente?
Os quatro primeiros (leucotrienos, C3a e C5a, IL8) tem funções relacionadas à quimiotaxia, sendo as C3a e C5a também responsáveis pelo recrutamento de células imunes. Os dois últimos empregam funções relacionadas à expressão de moléculas de adesão, além de provocarem efeitos sistêmicos, como a febre, no caso da IL1.