Relações com o Fígado e Rim Flashcards
Quais são os 3 tipos de Acetiladores?
Rápidos, lentos e normais
Quais são os possíveis resultados da metabolização de um fármaco?
A depender do tipo de fármaco ou de xenobiótico que será metabolizado esse processo pode acelerar a excreção ou pode gerar um composto ativo (no caso de um pró-fármaco)
Quais são as possíveis causas de uma lesão hepática? (3)
- Processo infeccioso
- Por administração excessiva de álcool
- Uso de medicações.
Qual o conceito de DILI?
Drug Induced Liver Injury
Qual manifestação clínica geralmente acompanha a DILI?
Essas lesões hepáticas – induzidas pelas drogas, são geralmente acompanhadas dessa manifestação clínica das icterícias. Porém nem toda DILI terá os sintomas de icterícia.
Obs: Aproximadamente 30% das icterícias são obtidas por lesões obtidas através de medicamentos no fígado. Esse tipo de lesão hepática (por medicamentos) são responsáveis por 2 a 5% das internações.
Quais são as diferentes fases que a DILI apresenta? (2)
- Em uma fase mais precoce, o indivíduo apresenta um certo mal-estar, porém não apresenta icterícia.
- Já em uma fase mais cronificada, esse sintoma de icterícia pode aparecer.
A DILI está associada a questão renal?
Sim, pois um problema no rim altera a farmacocinética de tal forma que faz com que aquela medicação/droga permaneça mais tempo no corpo, podendo promover mais processos de lesões hepáticas, que darão origem a DILI.
O que significa um remédio ser Dose Dependente?
É possível identificar que a medida que a gente aumenta a dose do xenobiótico aumenta também a hepatotoxicidade.
Quais as classificações da DILI? (3)
- Direta: a droga/xenobiótico tem uma relação direta com a hepatotoxicidade que causa a DILI. Ela é Dose dependente (ex: paracetamol).
- Indireta: Uma mistura entre a Idiossincrático e a Direta. É um composto que tem uma ação Direta, porém ele por si só não tem condições de causar uma lesão hepática. Ele irá abrir uma Susceptibilidade a desenvolver uma lesão. (ex: infliximabe).
- Idiossincrasia: A DILI não é dependente da dose do fármaco, mas sim da resposta do paciente – se na genética ele é acetilador rápido ou lento etc. (ex: Dipirona).
Cite um exemplo de uma ação de um fármaco DILI Indireta:
Uma situação é quando o fármaco é a base de anticorpo, que bloqueia a ação do TNF-alfa. Ao bloquear o TNF-alfa, os hepatócitos param de ter um mediador para ter uma proliferação, o que pode levar a morte dos hepatócitos. Então, ela é um composto que tem uma ação no fígado, porém ela sozinha não causaria um estrago maior, esse estrago é causado pelo próprio indivíduo.
Qual o conceito de Pirogênios? Qual a diferença entre os Endógenos e os Exógenos?
Pirogênios são produtos do metabolismo de organismos, como bactérias e fungos, que podem causar febre. São lipídeos associados a moléculas transportadoras que podem ser polissacarídeos ou peptídeos. Existem Pirogênios endógenos (citocinas), geralmente produzidas pelos leucócitos, ou exógenos (produtos bacterianos) estimulam a síntese de prostaglandinas PGE2 nas células vasculares e perivasculares do hipotálamo.
Qual a ação do Hipotálamo Anterior? (2)
- Vasodilatação
- Aumento da sudorese
Qual a ação do Hipotálamo Posterior? (3)
- Vasoconstricção
- Tremor
- Aumento do tônus
Como é chamada a região anterior do hipotálamo? O que ocorre quando ela é estimulada?
A região anterior do hipotálamo é considerada como dissipadora de calor. Toda vez que se tem um estímulo dessa região as fibras eferentes levam a um aumento da vasodilatação, o que vai levar o aumento da sudorese, que dissipa o calor.
Como é chamada a região posterior do hipotálamo? O que ocorre quando ela é estimulada?
A região posterior do hipotálamo é chamada de Promotora de calor. Ela evita que saia calor. Mas, como aumenta a vasoconstricção na região periférica próxima da derme, tem-se uma sensação de frio, porém, ele mantém em geral o aumento da temperatura.