Reações Transfusionais Flashcards
Quais exames solicitar quando houver suspeita de uma RTx?
Hemograma, Hemoglobina na urina, TTPa, TAP (TP), Fibrinogênio, Haptoglobina, Bilirrubina Indireta, DHL, Cultura de Bolsa, RX (na sus peita de TACO ou TRALI)
Fisiopatologia do RHA
A reação hemolítica aguda pode acontecer devido a presença de anticorpos no receptor contra antígenos das hemácias do doador (Tx CH) – que é mais comum – ou vice-versa (Tx CP, PFC, CRIO) – menos comum. Ainda pode ser do tipo Intravascular (ABO e Kidd) com ativação máxima de complemento devido anticorpos IgM (completos); ou extravascular, devido a ligação antígeno-anticorpo do tipo IgG (incompletos) - Rh e Duffy. Atualmente, as RHA extravasculares são mais comuns. Ademais, lembrar que ainda existe as RHA não-imunes (mediada por fatores físicos ou químicos).
Sintomas de RHA
Febre (80% dos casos), hipotensão (liberação de bradicinina), dor no local da infusão (devido reação antígeno-anticorpo), dor lombar (insuficiência renal aguda devido hemólise e principalmente vasoconstrição dos vasos renais), hemoglobinúria, CIVD (mais grave), dispneia (cuidado porque se apresentar dispneia, hipotensão e febre, pode-se confundir com TRALI).
Haptoglobina (diminui), Bilirrubina Indireta (aumenta), DHL(aumenta) = sinais de hemolise
Prevenção e Tratamento de RHA
Prevenção: dupla checagem e automatização dos sistemas por minimizar erros de conferência, cuidado nos testes pré-transfusionais e métodos mais sensíveis.
Tratamento: Hidratação (com SF 0,9%), diuréticos (furosemida) e monitorização com manutenção da PA (diminuir lesão renal) e suporte clinico (tratamento sintomático) = dipirona e paracetamol se dor e febre.
Do que é dependente a gravidade da RHA?
Do tipo e título do anticorpo envolvido e da quantidade de hemocomponente administrada
Quais são os critérios que definem o TRALI?
O TRALI é uma insuficiência respiratória aguda relacionada a transfusão (RTx Imune e Imediata), sendo um evento que ocorre até 6h após o procedimento e é caracterizada por uma hipoxemia com SatO2 <= 90% em ar ambiente, febre e infiltrado bilateral ao RX. Nenhuma evidência de edema pulmonar hidrostatico ou insuficiência ventricular esquerda, e que não tenha nenhuma outra causa para injúria pulmonar
Qual a definição de TACO?
Reação Transfusional imediata e não imune. Taco é um evento pulmonar mecânico relacionado a transfusão pelo rápido aumento de volume sanguíneo. Em que se observa hipoxemia, dispneia, tosse, taquicardia, hipertensão, edema pulmonar e balanço hídrico positivo. Sem Febre.
Ao RX, infiltrado bilateral com evidência de sobrecarga atrial esquerda (aumento do hormônio natriurético- BNP).
Tratamento de TACO?
Suspender a transfusão, oxigênio terapia e administração de diuréticos EV, colocar paciente em posição ortostática
Qual a definição de Reações Transfusionais?
Agravos ocorridos durante ou após transfusão sanguínea e a elas relacionados
Qual o parâmetro para definir RTx imediata ou RTx tardia
24h após INÍCIO da transfusão é o marco que separa as imediatas das tardias
Principais causas de RHA
- Troca de amostra, pacientes ou bolsas
- Erros nos testes pré-transfusionais
- Baixo titulo de anticorpos
Qual o volume que a literatura trás para mostrar um limiar de volume da bolsa administrado causando uma RHA letal?
120ml (1/2 bolsa de CH)
Quais exames solicitar para confirmação diagnóstica de RHA?
Alguns dos mesmos que foram citados como exames a serem pedidos após qualquer RTx:
→ Haptoglobina (muito reduzida), BI (elevada), DHL (elevada), detecção de hemoglobina na urina, demonstração sorológica de incompatibilidade (que pode ser demonstrado através do TAD e Eluato no Hemocentro), coloração do plasma (hemoglobinemia)
Como que na RHA pode haver CIVD?
Através de uma resposta inflamatória sistêmica com ativação do sistema complemento, ativando o Fator XII que, como consequência, ativará toda a cascata de coagulação
Quando a suspeita for de RHA por sistema ABO, como fazer o Eluato?
A técnica do Eluato é utilizada quando TAD+ e tem como principio a liberação do anticorpo por ruptura da membrana da hemacia. A partir do Eluato é possivel fazer a identificação do anticorpo aderido aos eritrocitos. No caso de suspeita de RHA por ABO deve-se utilizar hemacias comerciais fenotipadas para os antigenos A e B.
Medida profilática para TRALI? Tratamento?
- Exclusão de doadores de plasma do sexo feminino, principalmente que já gestaram;
- Retrovigilância da bolsa de doador implicado em TRALI;
Tratamento: interromper imediatamente a transfusão, oferecer suporte ventilatório e hemodinâmico. O uso de corticoides endovenoso é controverso. Comunicar serviço de hemoterapia na suspeite de qualquer RTx.