RDC 275/2002 Flashcards
POPs e lista de verificação das boas práticas de fabricação
Essa RDC é para qual público
aplicados a Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos
POP
Procedimento escrito de forma objetiva que estabelece instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras e especificas na produção, armazenamento e transporte de alimentos. Este procedimento pode apresentar outras nomenclaturas desde que obedeça ao conteudo estabelecido na resolução.
1) Higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios.
2) Controle da potabilidade da água.
3) Higiene e saúde dos manipuladores.
4) Manejo dos resíduos.
5) Manutenção preventiva e calibração de equipamentos.
6) Controle integrado de vetores e pragas urbanas.
7) Seleção das matérias-primas, ingredientes e embalagens.
8) Programa de recolhimento de alimentos.
Por quanto tempo deve ser mantido os registros de execução e monitoramento dos POPS
Devem ser mantidos por um período superior ao tempo de vida de prateleira do produto
Manual de Boas Práticas de Fabricação
documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento, incluindo, no mínimo, os requisitos higiênico-sanitários dos edifícios, a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da água de abastecimento, o controle integrado de vetores e pragas urbanas, a capacitação profissional, o controle da higiene e saúde dos manipuladores, o manejo de resíduos e o controle e garantia de qualidade do produto final.
Anti-sepsia
operação destinada à redução de microrganismos presentes na pele, por meio de agente químico, após lavagem, enxágue e secagem das mãos
Desinfecção
operação de redução, por método físico e ou agente químico, do número de microrganismos a um nível que não comprometa a segurança do alimento.
Limpeza
operação de remoção de terra, resíduos de alimentos, sujidades e ou outras substâncias indesejáveis.
Higienização
operação que se divide em duas etapas, limpeza e desinfecção.
Controle Integrado de Pragas
sistema que incorpora ações preventivas e corretivas destinadas a impedir a atração, o abrigo, o acesso e ou proliferação de vetores e pragas urbanas que comprometam a segurança do alimento.
Programa de recolhimento de alimentos
procedimentos que permitem efetivo recolhimento e apropriado destino final de lote de alimentos exposto à comercialização com suspeita ou constatação de causar dano à saúde.
Resíduos
materiais a serem descartados, oriundos da área de produção e das demais áreas do estabelecimento.
Quem aprova e assina os POPs?
Os POPs devem ser aprovados, datados e assinados pelo responsável técnico, responsável pela operação, responsável legal e ou proprietário do estabelecimento, firmando o compromisso de implementação, monitoramento, avaliação, registro e manutenção dos mesmos.
Sobre iluminação e instalação eletrica
natural ou artificial adequada à atividade desenvolvida, sem ofuscamento, reflexos fortes, sombras e contrastes excessivos.
Os POPs referentes às operações de higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios devem conter informações sobre:
natureza da superfície a ser higienizada, método de higienização, princípio ativo selecionado e sua concentração, tempo de contato dos agentes químicos e ou físicos utilizados na operação de higienização, temperatura e outras informações que se fizerem necessárias. Quando aplicável o desmonte dos equipamentos, os POPs devem contemplar esta operação.