Questões que errei/ acertei na sorte da FGV Flashcards

1
Q

As opções a seguir apresentam fármacos considerados estimulante do Sistema Nervoso Central (SNC), à exceção de uma. Assinale-a.
A) Metilfenidato
B) Modafinila
C) Fendimetrazina
D) Metossuximida
E) Atomoxetina

A

Letra D

a) o metilfenidato é um medicamento utilizado para tratar o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e a narcolepsia. Ele atua no Sistema Nervoso Central (SNC) aumentando a concentração de dopamina, o que estimula a ativação de regiões cerebrais e melhora a atenção e concentração.
b) a modafinila é um medicamento utilizado para o tratamento da narcolepsia e apneia do sono.
c) a fendimetrazina é um medicamento que atua como inibidor de apetite e que, por ser derivado da anfetamina; um pró-fármaco da fenmetrazina, uma droga estimulante que já foi retirada do mercado.
d) a metossuximida é um medicamento utilizado para tratamento de crises de ausência. Pode ser usado isoladamente ou em combinação com outros medicamentos anticonvulsivantes, tais como o ácido valproico.
e) a atomexetina é um agente neurotônico, indicado exclusivamente para o tratamento de TDAH.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
1
Q

O uso de umeclidínio na prevenção de broncoespasmo associado a DPOC, bronquite crônica e enfisema pode levar às seguintes reações adversas:
A) confusão mental, boca seca, congestão nasal, tosse, constipação intestinal e hesitação urinária.
B) borramento visual, boca seca, faringite, alteração da percepção do paladar, taquicardia, náusea, vômito, disfagia, hesitação e retenção urinária.
C) boca seca, constipação intestinal, congestão nasal, dor muscular, articular e dentária, borramento visual e ressecamento dos olhos.
D) congestão nasal, tosse, faringite, dor muscular, articular e dentária, taquicardia.
E) sonolência, borramento visual, tosse, taquicardia, boca seca, congestão nasal, hesitação urinária.

A

Letra D

Segundo a bula, a faringite, a tosse, infecção respiratória de trato superior. mialgia, artralgia, dor de dente e taquicardia são as reações adversas mais comuns.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Dos fármacos listados a seguir, assinale aquele que liga receptores beta e ativa a adenililciclase.
A) Norepinefrina
B) Isoprenalina
C) Propranolol
D) Tubocurarina
E) Betanecol

A

Letra B

As outras opções não ativam diretamente os receptores beta nem a adenililciclase:
A) Norepinefrina: estimula principalmente receptores alfa e beta-1, mas tem pouca afinidade pelos receptores beta-2.
C) Propranolol: é um antagonista dos receptores beta (beta-bloqueador), inibindo sua ação.
D) Tubocurarina: é um bloqueador neuromuscular que atua nos receptores nicotínicos, não nos receptores beta.
E) Betanecol: é um agonista muscarínico que atua nos receptores colinérgicos, não nos adrenérgicos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Entre os fármacos usados na quimioterapia das infecções por Mycobacterium spp., aquele que age inibindo o ácido micólico da parede celular microbiana é
A) fluoroquinolona.
B) estreptomicina.
C) rifamicina.
D) pirazinamida.
E) isoniazida.

A

Letra E

As outras opções têm diferentes mecanismos de ação:
A) Fluoroquinolona: inibe a DNA girase, uma enzima necessária para a replicação do DNA.
B) Estreptomicina: um antibiótico aminoglicosídeo que interfere na síntese de proteínas ao se ligar à subunidade 30S do ribossomo.
C) Rifamicina (rifampicina): inibe a RNA polimerase dependente de DNA, impedindo a transcrição do RNA.
D) Pirazinamida: tem um mecanismo de ação menos claro, mas acredita-se que interfira no metabolismo energético da bactéria e no transporte de membrana.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Diurético tiazídico que atua no túbulo contorcido distal, mas não causa um acúmulo significativo de NaCl na mácula densa.

A

Hidroclorotiazida

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O paciente diagnosticado com insuficiência cardíaca ocasionada a partir do tratamento oncológico, deve suspender a terapia, a fim de levar a uma reversão da cardiotoxicidade.

Certo ou errado?

A

Errado. A suspensão da terapia oncológica não necessariamente reverte a cardiotoxicidade. O manejo da cardiotoxicidade pode incluir ajuste de dose, uso de cardioprotetores, e tratamento da insuficiência cardíaca com medicamentos como inibidores da ECA, beta-bloqueadores, e outros. A interrupção do tratamento oncológico pode ser considerada em casos graves, mas nem sempre leva à reversão completa do dano cardíaco.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

No suporte avançado ao paciente em parada cardiorrespiratória, o fármaco vasopressor com efeito inotrópico positivo sobre o coração é o(a)
A) dobutamina
B) amiodarona.
C) norepinefrina.
D) epinefrina
E) esmolol.

A

Letra D

A epinefrina (adrenalina) é o fármaco vasopressor de escolha no suporte avançado de vida durante a parada cardiorrespiratória. Ela tem ação inotrópica positiva (aumenta a força de contração cardíaca) e cronotrópica positiva (aumenta a frequência cardíaca) através da estimulação dos receptores adrenérgicos beta-1 no coração. Além disso, a epinefrina também atua nos receptores alfa-1, causando vasoconstrição periférica, o que aumenta a pressão arterial e melhora o fluxo sanguíneo coronariano durante a ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

A) Dobutamina: é um agente inotrópico positivo, mas não é um vasopressor primário usado na parada cardíaca. É mais indicada para situações de choque cardiogênico, por melhorar a contratilidade sem causar vasoconstrição significativa.
B) Amiodarona: é um antiarrítmico usado no manejo de arritmias ventriculares, mas não tem efeito inotrópico positivo.
C) Norepinefrina: é um potente vasoconstritor com algum efeito inotrópico, mas não é a primeira escolha na parada cardíaca; é mais usada no manejo de choque séptico.
E) Esmolol: é um beta-bloqueador, utilizado para reduzir a frequência cardíaca e a contratilidade, com efeito oposto ao de um inotrópico positivo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

As insulinas de ação longa, devido à sua comodidade posológica, podem ser importantes aliados na promoção da adesão ao tratamento do Diabetes Mellitus dependente de insulina.

Uma destas insulinas é a
A) glulisina.
B) aspart.
C) lispro.
D) degludeca.
E) regular.

A

Letra D

As outras insulinas mencionadas são de ação rápida ou curta:
A) Glulisina: insulina de ação rápida.
B) Aspart: insulina de ação rápida.
C) Lispro: insulina de ação rápida.
E) Regular: insulina de ação curta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Os broncodilatadores relaxam as vias respiratórias e causam reversão imediata da obstrução das vias respiratórias na asma. Em relação aos broncodilatores, assinale a afirmativa correta.

A) O uso terapêutico do Salbutamol está indicado para reverter broncospasmo induzido por exercício.
B) O uso da combinação de umeclidínio/vilanterol está contraindicado para o tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica.
C) O uso da combinação de tiotrópio/olodaterol é indicado para o tratamento de manutenção na asma.
D) O omalizumabe é indicado para o tratamento de doenças autoimunes levando a broncodilatação que alivia os sintomas da asma.
E) A teofilina é indicada com um fármaco de primeira escolha na terapia da asma grave.

A

Letra A

B - A combinação de umeclidínio/vilanterol é, na verdade, indicada para o tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e não é contraindicada.
C - A combinação de tiotrópio/olodaterol é utilizada principalmente para a DPOC, e não é recomendada para o tratamento de manutenção da asma.
D - Omalizumabe é um anticorpo monoclonal utilizado no tratamento de asma alérgica moderada a grave, mas não é um broncodilatador e não atua diretamente na broncodilatação.
E - A teofilina não é considerada um fármaco de primeira escolha na terapia da asma grave; os corticosteroides e broncodilatadores são geralmente preferidos. A teofilina pode ser utilizada como terapia adjunta, mas não é a primeira opção.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Ente os fármacos abaixo, usados no tratamento da hipertensão arterial, assinale aquele que é N-acetilado no intestino e fígado, após a administração oral, diminuindo assim a sua biodisponibilidade.
A) Hidralazina.
B) Enalapril.
C) Atenolol.
D) Propranolol.
E) Captopril.

A

Letra A

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Sobre o atenolol, considerando as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (HA) de 2020, analise as afirmativas a seguir.
I. É contraindicado para pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica.
II. Possui significativo efeito vasodilatador periférico.
III. No tratamento inicial da HA primária, quando comparado com os demais anti-hipertensivos, oferece maior risco de AVE.

Julgue.

A

I.errado, pois é beta 1 seletivo então não tanto problema em ser utilizado em pacientes com DPOC.
II.errado, não possui efeito vasodilatador significativo. Atua reduzindo a frequência cardíaca e o débito cardíaco, mas não possui efeito vasodilatador periférico significativo. Betabloqueadores como nebivolol, por exemplo, têm esse efeito devido ao aumento da liberação de óxido nítrico, o que não ocorre com atenolol.
III. certo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A respeito da farmacologia dos antiácidos, assinale a afirmativa correta.

A) O bicarbonato de sódio é um eficiente antiácido devido à sua capacidade de neutralizar a acidez. Seu uso é seguro e indicado, inclusive para indivíduos com comorbidades como insuficiência cardíaca ou renal.
B) O uso prolongado de antiácidos pode levar à redução da absorção de fosfato, resultando em uma deficiência clínica que se manifesta por meio de sintomas como desconforto, fraqueza muscular e osteomalácia.
C) Os antiácidos variam quanto ao seu grau de absorção e, portanto, nos seus efeitos sistêmicos. Os antiácidos que contêm Al3+, Ca2+ ou Mg2+ são mais absorvidos comparados aos que contêm NaHCO3 .
D) Os antiácidos que contêm alumínio e hidróxido de magnésio são particularmente úteis em pacientes em tratamento de hanseníase por clofazimina, pois não afetam a absorção sistêmica do fármaco.
E) O dasatinibe é bem absorvido após administração oral. A exemplo de outros inibidores da BCR-ABL cinase, a biodisponibilidade do dasatinibe não é afetada ou reduzida pelo uso de antiácidos ou pela presença de alimentos.

A

Letra B

a) O bicarbonato de sódio pode levar à retenção de sódio e exacerbar essas condições, além de provocar alcalose metabólica.
c) Os antiácidos contendo alumínio, cálcio e magnésio são menos absorvidos e têm menos efeitos sistêmicos comparados ao bicarbonato de sódio.
d) Pode reduzir a eficácia da clofazimina por afetar a absorção.
e) O dasatinibe, como outros inibidores da tirosina quinase, tem sua absorção afetada por alterações no pH gástrico. Antiácidos podem reduzir a absorção do dasatinibe, diminuindo sua biodisponibilidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Os antimaláricos utilizados no tratamento dessas infecções parasitárias podem apresentar protocolos diferenciados de acordo com a espécie, sendo o tratamento baseado na confirmação laboratorial da infecção. O tratamento da malária visa a atingir o parasito em diferentes pontos do seu ciclo evolutivo.
A respeito do tema, assinale a afirmativa correta.

A) Para o tratamento da malária por Plasmodium falciparum, usa-se a combinação de cloroquina e primaquina, com o objetivo de erradicar tanto a forma sanguínea quanto os hipnozoítos no tecido hepático.
B) Nos casos de malária complicada, causadas por Plasmodium falciparum ou Plasmodium vivax, a recomendação de tratamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) é utilizar artesunato por via oral por no mínimo 24h.
C) A cloroquina usada no tratamento da malária é a hidroxicloroquina.
D) A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, para o tratamento com terapia combinada da malária por P. falciparum, os seguintes fármacos: artemeter/lumefantrina ou artesunato/mefloquina.
E) A primaquina deve ser usada por todas as pessoas com diagnóstico de malária por Plasmodium vivax, sem exceção, para prevenir as recaídas frequentes.

A

Letra D

a) A primaquina é usada para erradicar hipnozoítos no fígado, mas esses ocorrem apenas nas infecções por Plasmodium vivax e Plasmodium ovale, e não por Plasmodium falciparum. Para P. falciparum, o tratamento padrão não inclui primaquina, mas sim medicamentos como artemisinina e seus derivados.
b) Nos casos de malária complicada, o artesunato é o tratamento recomendado pela OMS, mas ele é administrado por via intravenosa (IV) e não por via oral. O tratamento por via IV deve ser mantido por pelo menos 24h, seguido por uma terapia combinada oral.
c) A cloroquina e a hidroxicloroquina são moléculas relacionadas, mas não são intercambiáveis no tratamento da malária. A cloroquina é o medicamento tradicionalmente usado para tratar malária, enquanto a hidroxicloroquina é mais usada no tratamento de doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide.
e) Embora a primaquina seja importante para prevenir recaídas em infecções por Plasmodium vivax devido à sua ação nos hipnozoítos hepáticos, nem todas as pessoas podem usá-la. Pacientes com deficiência de G6PD (glicose-6-fosfato desidrogenase) não devem usar primaquina devido ao risco de hemólise

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Acerca das interações medicamentosas, é correto afirmar que
A) a linezolida é um inibidor fraco e inespecífico da monoaminoxidase.
B) as sulfonamidas podem reduzir os efeitos de outros fármacos por mecanismos que induzem o metabolismo.
C) a eritromicina é um indutor do citocromo P450, reduzindo as concentrações séricas da carbamazepina, da ciclosporina e da digoxina.
D) a rifampicina aumenta a meia-vida de alguns antirretrovirais, o que aumenta a prevalência de eventos adversos; seu uso merece atenção em pessoas vivendo com HIV.
E) o posaconazol induz a CYP3A4 e sua administração com rifabutina ou fenitoína reduz a concentração plasmática desses fármacos.

A

LETRA A

b) Sulfonamidas não induzem o metabolismo de outros fármacos; na verdade, elas podem inibir o metabolismo ou competir com outros medicamentos por proteínas de ligação, aumentando o risco de toxicidade de outros fármacos, como a varfarina. Esta afirmativa está incorreta.
c) A eritromicina não é um indutor, mas sim um inibidor do citocromo P450 (CYP3A4), e, portanto, pode aumentar as concentrações séricas de fármacos como carbamazepina, ciclosporina e digoxina. Esta afirmativa está incorreta.
d) A rifampicina não aumenta a meia-vida de antirretrovirais, mas, pelo contrário, ela é um indutor potente do citocromo P450, o que diminui a meia-vida e as concentrações séricas de muitos antirretrovirais, tornando o tratamento menos eficaz. Esta afirmativa está incorreta.
e) O posaconazol é um inibidor, e não um indutor da CYP3A4. A administração com indutores da CYP3A4, como rifabutina ou fenitoína, pode reduzir a concentração plasmática do posaconazol, mas o posaconazol, por si só, não reduz a concentração desses fármacos. Esta afirmativa está incorreta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Os agentes antimicrobianos podem ser classificados em fármacos antibacterianos, antivirais, antifúngicos e antiparasitários. Em relação ao tema, é correto afirmar que
A) o uso do fosfato de Primaquina é utilizado para o tratamento da malária causada por Plasmodium vivax ou Plasmodium ovale, sem contraindicação.
B) a Nitrofurantoína é um fármaco indicado para tratamento da Toxoplasmose aguda.
C) a Ivermectina pode ser utilizada como fármaco para tratamento da Oncocercose.
D) a combinação de Amoxicilina/clavulanato apresenta atividade excelente contra Treponema pallidum.
E) a Estreptomicina apresenta boa atividade contra Pseudomonas aeruginosa.

A

Letra C

a) primaquina é, de fato, utilizada para o tratamento da malária causada por Plasmodium vivax ou Plasmodium ovale, pois é eficaz contra os hipnozoítos hepáticos, prevenindo recaídas. No entanto, há contraindicações importantes, especialmente em pessoas com deficiência de G6PD (glicose-6-fosfato desidrogenase), devido ao risco de hemólise grave.
b) A nitrofurantoína é usada no tratamento de infecções urinárias, não no tratamento da toxoplasmose. A toxoplasmose aguda é geralmente tratada com outros medicamentos, como a sulfadiazina e a pirimetamina.
d) Treponema pallidum, a bactéria causadora da sífilis, é geralmente tratada com penicilina, especialmente a penicilina benzatina, que é altamente eficaz contra essa bactéria. A combinação de amoxicilina/clavulanato não é a escolha ideal para tratar sífilis.
e) A estreptomicina é um aminoglicosídeo, mas não é eficaz contra Pseudomonas aeruginosa. Outros aminoglicosídeos, como a tobramicina e a gentamicina, são mais eficazes contra Pseudomonas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Os anestésicos locais pertencem a duas famílias químicas: éster e amida. Os ésteres são hidrolisados por esterases presentes no plasma e no fígado, enquanto os de amida são degradados pelas CYPs hepáticas. Sabe-se que a metabolização de fármacos pode produzir metabólitos inativos, ativos ou tóxicos.

No caso específico do anestésico prilocaína, da família amida, a toxicidade por metemoglobinemia surge em consequência do metabólito:
A) para-aminobenzoico;
B) glicina-xilidida;
C) metilecgonina;
D) orto-toluidina;
E) pipecolilxilidina.

A

Letra D

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Com relação ao diagnóstico laboratorial do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), analise nas afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Nas primeiras 24h após os sintomas do IAM, a dosagem seriada da fração MB da creatina quinase (CK-MB) é importante para acompanhar o aumento e a posterior redução de sua concentração.

( ) As troponinas cardíacas possuem um tempo de meia vida menor que a CK-MB, sendo assim as dosagens das troponinas cardíacas, após 24 horas do início dos sintomas, são significativamente mais sensíveis que CK-MB massa.

( ) A mioglobina é uma molécula pequena que é liberada na circulação dentro de 1 (uma) hora após a lesão das células cardíacas, sendo um marcador muito precoce de necrose miocárdica, porém não específico do músculo cardíaco.

A
  1. certo
  2. errado. As troponinas cardíacas (TnI e TnT) têm meia-vida mais longa que a CK-MB, permanecendo elevadas por dias após um IAM, o que as torna mais sensíveis do que a CK-MB para detectar danos cardíacos, especialmente após 24 horas.
  3. certo.
17
Q

Assinale a opção que apresenta os fatores de coagulação dependentes de vitamina K, que têm sua síntese inibida pela ação da warfarina.

A) VIII, IX e X.
B) I, II, V e VII.
C) II, VII, IX e X.
D) II, V e VII.
E) I, II, V e X.

A

Letra C

18
Q

O Tiotrópio é um fármaco previsto na linha de tratamento do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, sendo obtido por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica em uma formulação associada ao olodaterol, pertencendo ao grupo de financiamento 1B.

Em relação ao assunto, avlie as afirmativas a seguir:
I. A aquisição deste medicamento é financiada pelo município onde o paciente é atendido.
II. O tiotrópio promove broncodilatação por efeito agonista dos receptores adrenérgicos do tipo beta-2 na árvore brônquica.
III. O tiotrópio é considerado de longa duração de efeito, o que permite dose única diária.

A

I. errado, Financiamento de medicamentos do grupo 1B do Componente Especializado: União
II - Tiotrópio: antagonista muscarínico, assim como o ipratrópio, só que o ipratópio é de curta duração.

19
Q

Farmacocinética e farmacodinâmica são ferramentas que determinam quanto e com qual frequência um fármaco deve ser administrado.
Assim, em relação aos antimicrobianos, é correto afirmar que:

A) a farmacocinética antimicrobiana é influenciada pelo estado clínico do paciente, pois avalia o impacto da concentração sérica e a resposta do fármaco;
B) a farmacodinâmica de um agente antimicrobiano pode ser tempo dependente quando a concentração do fármaco está abaixo da concentração inibitória mínima (CIM), a exemplo dos aminoglicosídeos;
C) a farmacocinética antimicrobiana utiliza o parâmetro da concentração inibitória mínima (CIM) para descrever a absorção e a distribuição dos antimicrobianos administrados pela via oral, a exemplo dos glicopeptídeos;
D) a farmacodinâmica antimicrobiana utiliza como parâmetro a concentração inibitória mínima (CIM), para avaliar o impacto da absorção, distribuição e eliminação sobre a concentração sérica e a resposta terapêutica;
E) a farmacodinâmica antimicrobiana pode ser tempo dependente quando a concentração do fármaco está acima da concentração inibitória mínima (CIM), a exemplo dos betalactâmicos.

A

Letra E

a) A farmacocinética é influenciada pelo estado clínico do paciente, mas não avalia a resposta do fármaco, isso é papel da farmacodinâmica.
b) O efeito de um antimicrobiano é tempo dependente quando a eficácia é maior quanto mais tempo a concentração do fármaco permanece acima da Concentração Inibitória Mínima (CIM), ou seja, essa afirmação está invertida. Além disso, os aminoglicosídeos são exemplos de fármacos que têm ação concentração-dependente, não tempo-dependente.
c) A Concentração Inibitória Mínima (CIM) é uma medida farmacodinâmica, não farmacocinética. Ela se refere à menor concentração de um fármaco necessária para inibir o crescimento de um organismo, neste caso, um microorganismo.
d) A Concentração Inibitória Mínima (CIM) é utilizada em farmacodinâmica, porém, não avalia o impacto da absorção, distribuição e eliminação sobre a concentração sérica. Esses são aspectos da farmacocinética.

20
Q

mnemônico “5 Hs e 5 Ts”

Parada Cardiorrespiratória (PCR)

A

5 Hs:
Hipovolemia
Hipóxia
Hidrogênio (acidose)
Hipo/hipercalemia
Hipotermia

5 Ts:
Tensão no tórax (pneumotórax hipertensivo)
Tamponamento cardíaco
Toxinas
Trombose pulmonar (embolia pulmonar)
Trombose coronariana (infarto do miocárdio)

21
Q

Para tratamento de câncer de mama avançado ou metastático HER2 negativo com mutação no gene BRCA1/2, é indicado
A) trastuzumabe.
B) tamoxifeno.
C) abemaciclibe.
D) anastrozol.
E) olaparibe.

A

Letra E

22
Q

Sobre o diagnóstico da Diabetes Mellitus (DM), imprescindível para a classificação, o tratamento e a avaliação de complicações clínicas dela decorrentes, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Para o diagnóstico da DM em pacientes assintomáticos é necessário que dois exames estejam alterados, tais como glicemia plasmática de jejum maior ou igual a 126mg/dL e a hemoglobina glicada (HbA1c) maior 5,7 %.
( ) Situações clínicas na apresentação de hemoglobinas variantes ou deficiência da glicose-6-fosfato desidrogenase limitam o uso da HbA1c como método diagnóstico.
( ) A dosagem do peptídeo C pode auxiliar na classificação correta do DM, visto que avalia a função secretora das células beta pancreáticas. A

A
  1. errado, para o diagnóstico de DM, é necessário que a glicemia plasmática de jejum seja maior ou igual a 126 mg/dL e/ou a hemoglobina glicada (HbA1c) seja maior ou igual a 6,5%, e não 5,7%. Além disso, em pacientes assintomáticos, dois exames alterados (em dias diferentes) são recomendados. HbA1c maior que 5,7% caracteriza pré-diabetes, não diabetes.
    2.certo
    3.certo
23
Q

Sobre a espironolactona, considerando as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (HA) de 2020, analise as afirmativas a seguir.

I. É um dos fármacos preferenciais como opção para o controle da pressão arterial em monoterapia inicial para pacientes com HA estágio 1, com risco cardiovascular baixo.
II. Pode causar hipercalemia, especialmente em pacientes com doença renal.
III. Em pacientes com HA associada com insuficiência cardíaca de fração de ejeção reduzida, seu uso deve ser evitado.

A

I. errado. A espironolactona não é um fármaco de primeira linha para o tratamento da hipertensão arterial em monoterapia inicial, especialmente em pacientes com HA estágio 1 e risco cardiovascular baixo. Os fármacos de primeira linha incluem diuréticos tiazídicos, inibidores da ECA (IECA), bloqueadores dos receptores de angiotensina (BRA), e bloqueadores dos canais de cálcio. A espironolactona é mais utilizada como fármaco adicional em casos de hipertensão resistente.

II. Certo.

III. O item não está de acordo com o gabarito da banca. A espironolactona não deve ser evitada em pacientes com HA associada com insuficiência cardíaca de fração de ejeção reduzida. Na verdade, a espironolactona é frequentemente usada nestes casos, pois demonstrou reduzir a mortalidade e a hospitalização em pacientes com insuficiência cardíaca grave.

24
Q

. Análogos de ação prolongada.

  1. Insulina humana de ação intermediária
  2. Análogos de ação ultrarrápida.
  3. Insulina humana de ação rápida;

( ) Lispro

( ) Regular

( ) Glagina

( ) NPH

A

3 – 4 – 1 – 2

25
Q

Um fármaco pode ser definido como qualquer substância que altera a função biológica por meio de suas ações químicas. Na maioria dos casos, a molécula do fármaco interage como um agonista (ativador) ou antagonista (inibidor) com uma molécula específica no sistema biológico que desempenha uma função reguladora.

A reatividade dos fármacos e as ligações fármaco-receptor ocorrem por meio de ligações químicas do tipo

A) covalentes, eletrostáticas e hidrofóbicas.
B) iônicas, eletrostáticas e hidrofílicas.
C) iônicas, anfóteras e hidrofílicas.
D) iônicas, coordenada e anfóteras.
E) covalentes, eletrostáticas e hidrofílicas.

A

Letra A

26
Q

Dos agentes de malária, a espécie que usualmente apresenta trofozoítos ameboides e produz granulações com tons róseos nas hemácias é

A) Plasmodium knowlesi
B) Plasmodium falciparum
C) Plasmodium malariae
D) Plasmodium brumpti
E) Plasmodium vivax

A

Letra E

27
Q

Assinale a opção que indica os fármacos que estão associados ao alto índice de necrose tubular aguda.
A) Varfarina e clorpromazina.
B) Gentamicina e ciprofloxacino.
C) Sulfonamida e flutamida.
D) Tamoxifeno e cimetidina.
E) Azatioprina e carbamazepina.

A

Letra B

28
Q

Dentre os fármacos abaixo, aquele que age alterando em quantidade e qualidade as diversas secreções digestórias é o

A) Esomeprazol.
B) Nizatidina.
C) Famotidina.
D) Bicarbonato de sódio.
E) Sucralfato.

A

Letra E

O sucralfato é um agente gastroprotetor que atua formando uma barreira física sobre lesões na mucosa gástrica e duodenal. Ele se liga às proteínas da mucosa lesada e promove a proteção contra o ácido gástrico, as enzimas digestivas e a bile. Além disso, o sucralfato altera a qualidade das secreções digestórias ao aumentar a produção de muco e bicarbonato, promovendo um ambiente mais favorável para a cicatrização.

29
Q

As interações farmacodinâmicas são as que se fazem entre dois ou mais fármacos, através dos seus próprios mecanismos de ação, ou competindo junto aos receptores específicos ou independentemente de receptores. Avalie se as afirmativas a seguir, relativas ao tema, são verdadeiras (V) ou falsas (F).

() O uso concomitante de ácido acetil-salicílico e espironolactona reduz o efeito diurético do segundo.
(
) O uso concomitante de ampicilina e fenilbutazona diminui o efeito do antimicrobiano.
() O uso de Penicilina G com probenecida potencializa o efeito do antimicrobiano.
(
) O uso concomitante de clorpropamida e anticoagulantes orais pode provocar hiperglicemia no paciente.

A
  1. falso. O item A é errado porque o ácido acetil-salicílico, na verdade, pode aumentar o efeito diurético da espironolactona.
  2. falso. O item B é errado porque o uso concomitante de ampicilina e fenilbutazona não diminui o efeito do antimicrobiano, mas pode aumentá-lo
  3. verdadeiro.
  4. verdadeiro
30
Q

Quando a capacidade de resposta diminui rapidamente, logo após a administração de um fármaco, esse fenômeno é chamado de

A) hipersensibilidade.
B) idiossincrasia.
C) dose tóxica mediana (TD 50).
D) dose letal mediana (LD 50).
E) taquifilaxia.

A

Letra E

31
Q

Assinale a opção que apresenta um efeito adverso que está associado ao uso da colchicina no tratamento da gota.

A) Produz erupção cutânea.
B) É contraindicado em pacientes com sangramento gastrointestinal.
C) Produz vômitos e dor abdominal com diarreia em caso de toxicidade grave.
D) Pode causar febre medicamentosa.
E) Pode ocorrer toxicidade neurológica e incidência aumentada de infecções.

A

Letra C

32
Q

Dentre o grupo de antibióticos relacionados abaixo, aquele que se liga à subunidade 30S, alterando a síntese de proteína é
A) tetraciclina e vancomicina.
B) polimixina e bacitracina.
C) tetraciclina e macrolideos.
D) penicilina e cefalosporina.
E) estreptomicina e canamicina.

A

Letra E

a) A tetraciclina se liga à subunidade 30S, mas a vancomicina não. A vancomicina é um antibiótico que interfere na síntese da parede celular das bactérias.
b) A polimixina e bacitracina não se ligam à subunidade 30S. A polimixina atua na membrana celular bacteriana e a bacitracina interfere na síntese da parede celular.
c) A tetraciclina se liga à subunidade 30S, mas os macrolídeos não. Os macrolídeos se ligam à subunidade 50S do ribossomo bacteriano.
d) penicilina e a cefalosporina não se ligam à subunidade 30S. Ambos os antibióticos interferem na síntese da parede celular das bactérias.
e) CERTO

33
Q

I. 1ª. Geração;
II. 2ª. Geração.
III. 3ª. Geração.
IV. 4ª. Geração.

( ) levofloxacino
( ) ácido nalidixico
( ) moxifloxacino
( ) norfloxaxino

A

( 3 ) levofloxacino
( 1 ) ácido nalidixico
( 4 ) moxifloxacino
( 2 ) norfloxaxino

34
Q

O diagnóstico da Raiva é confirmado por

A) coloração de Gram.
B) imunofluorescência direta.
C) sintomas do paciente.
D) aglutinação passiva.
E) microscopia eletrônica.

A

Letra B

35
Q

As bactérias Staphylococcus aureus, de grande importância em infecções do ambiente hospitalar, são identificadas pelos seguintes exames laboratoriais positivos:

A) fermentação do manitol salgado, Gram, catalase e coagulase.
B) fermentação do Agar sangue, catalase, oxidase e coagulase.
C) fermentação do manitol salgado, Gram, oxidase e coagulase.
D) fermentação do manitol salgado, Gram, catalase e bile esculina.
E) Fermentação do Agar sangue, catalase, oxidase e bile esculina.

A

Letra A

36
Q

O infarto agudo do miocárdio é confirmado pela associação de sinais clínicos característicos que incluem dor precordial irradiada para membros superiores e mandíbula, náusea e sudorese e palidez, com aumento dos níveis séricos de enzimas representado corretamente por

A) creatina-quinase total e fração MB e isoenzimas, troponina T e I, mioglobina, lactato desidrogenase, alanina amino transferase, aspartato amino transferase.
B) creatina-quinase total e fração MB, lactato desidrogenase, alanina amino transferase, aspartato amino transferase.
C) creatina-quinase total e fração MB, troponina T e I, mioglobina, aspartato amino transferase.
D) creatina-quinase total e fração MB, mioglobina, lactato desidrogenase, alanina amino transferase.
E) creatina-quinase total e fração MB, troponina T e I, lactato desidrogenase.

A

Letra C

37
Q

Assinale a afirmativa correta a respeito da morfina.

A) Pode ser usada no tratamento da constipação.
B) Uma grande fração da morfina atravessa a barreira hematoencefálica, já que é um fármaco lipofílico dos opioides comuns.
C) Na hiperplasia benigna prostática, a morfina facilita liberação da urina, por relaxar a musculatura lisa que envolve a bexiga.
D) Provoca liberação de histamina dos mastócitos, causando urticária, sudorese e vasodilatação.
E) Estimula o reflexo da tosse, ao contrário da codeína ou do dextrometorfano.

A

Letra C

38
Q

Assinale a opção que indica os fármacos antiepiléticos que atuam através da inibição dos canais de sódio.

A) Gabapentina e pregalabina.
B) Valproato e etossuximida.
C) Vigabatrina e Tiagabina.
D) Lamotrigina e fenitoína.
E) Levetiracetam e retigabina.

A

D) Lamotrigina e fenitoína.

39
Q

O antimicrobiano utilizado para suprimir o crescimento de fungos contaminantes em meio de cultura é a
A) micafungina.
B) gentamicina.
C) cicloheximida.
D) estreptomicina.
E) caspofungina.

A

Letra C