Farmacocinética Questões Flashcards
Em uma situação clínica em que o fármaco é administrado na mesma dose e no mesmo intervalo de tempo, em regimes repetidos, a representação gráfica da relação farmacocinética mostra que é necessário de quatro a cinco meias-vidas de eliminação para se atingir o ______________.
Estado de equilíbrio.
A farmacodinâmica de alguns antimicrobianos, como os betalactâmicos, é ___________, ou seja, a eficácia é maior quanto mais tempo a concentração do fármaco permanece acima da Concentração Inibitória Mínima (CIM).
tempo-dependente
A administração de fármacos por via sublingual e a absorção nesse mesmo local sofre o efeito de primeira passagem.
Certo ou errado?
Errado. Não sofre efeito de primeira passagem.
A administração subcutânea de um fármaco geralmente é constante e rápida para a produção de um efeito imediato.
Certo ou errado?
Errado. A administração por via subcutânea é lenta, mas constante, a fim de manter o efeito por tempo prolongado.
A absorção transdérmica de um fármaco pode ser ampliada pela suspensão do fármaco em um veículo oleoso, que pode aumentar a solubilidade do fármaco e facilitar a sua penetração através da pele.
Certo ou errado?
Certo
A absorção de fármacos pela mucosa oral é tão rápida que a ação de alguns deles pode ser quase imediata após a administração.
Certo ou errado?
Certo
Na cinética de primeira ordem, o quantitativo de fármaco metabolizado é constante pela unidade de tempo.
Certo ou errado?
Errado.
Na cinética de primeira ordem, a fração de fármaco metabolizado é constante, e não o quantitativo. Isso significa que uma porcentagem constante do fármaco é metabolizada por unidade de tempo, e não uma quantidade constante.
Na cinética de ordem zero, a fração de fármaco removido do sangue é constante.
Certo ou errado?
Errado.
Na cinética de ordem zero, é o quantitativo de fármaco metabolizado que é constante pela unidade de tempo, e não a fração de fármaco removido do sangue.
O metabolismo hepático dos fármacos pode ser afetado pela betaglicuronidase microbiana, o que leva à recirculação êntero-hepática.
Certo ou errado?
Certo.
A cocaína é um estimulante do SNC que potencializa a recaptação de dopamina e de norepinefrina nas células pré-sinápticas e leva ao aumento da ativação muscarínica.
Certo ou errado?
Errado.
A cocaína é um estimulante do Sistema Nervoso Central que bloqueia a recaptação de dopamina, norepinefrina e serotonina nas células pré-sinápticas, aumentando a sua concentração na fenda sináptica. Não há aumento da ativação muscarínica.
O fármaco dissulfiram, como outros de idêntica composição, potencializa a enzima aldeído desidrogenase e gera o aumento da quantidade de acetato no fígado.
Certo ou errado?
O item está incorreto. O fármaco dissulfiram inibe a enzima aldeído desidrogenase, o que faz com que aumente a concentração de acetaldeído, um metabólito tóxico do álcool, no organismo. Não há aumento da quantidade de acetato no fígado.
Os canabinoides sintéticos, por serem antagonistas seletivos do receptor canabinoide CB1, são mais seguros que os fitocanabinoides.
Certo ou errado?
O item está incorreto. Canabinoides sintéticos não são antagonistas seletivos do receptor canabinoide CB1, mas sim agonistas. Além disso, eles não são necessariamente mais seguros que os fitocanabinoides.
O etanol não interage com o metabolismo da cocaína, que, por ser inalada, não é metabolizada no fígado.
Certo ou errado?
O item está errado. O etanol pode interagir com o metabolismo da cocaína, aumentando a formação de cocaetileno, um metabólito ativo e potencialmente tóxico. Além disso, a cocaína, mesmo sendo inalada, é metabolizada no fígado.
A proporção das concentrações de etanol no sangue e no ar alveolar, medida ao final de uma expiração profunda, é relativamente constante.
Certo ou errado?
O item está correto. A proporção das concentrações de etanol no sangue e no ar alveolar é relativamente constante e é utilizada, por exemplo, em bafômetros, para estimar a concentração de álcool no sangue.
A absorção do triazolam é extremamente rápida, ao passo que a do diazepam e do metabólito ativo do clorazepato é mais rápida que a de outros benzodiazepínicos de uso comum.
Certo ou errado?
Certo
Os barbitúricos e outros sedativos-hipnóticos mais antigos, bem como os hipnóticos mais recentes (eszopiclona, zaleplona, zolpidem), são, em sua maioria, absorvidos rapidamente no sangue após administração oral.
Certo ou errado?
Certo
Todos os sedativos-hipnóticos atravessam a barreira placentária durante a gravidez. No entanto, se forem administrados durante o período pré-parto, nao apresentam risco de depressão das funções vitais do recém-nascido.
Certo ou errado?
A afirmativa III está errada, pois embora todos os sedativos-hipnóticos atravessem a barreira placentária durante a gravidez, eles podem sim apresentar risco de depressão das funções vitais do recém-nascido se forem administrados durante o período pré-parto.
A farmacocinética não-linear ocorre quando a mudança na concentração do medicamento no corpo não é diretamente proporcional à mudança na dose. Isso pode ser devido à saturação de enzimas hepáticas ou transportadores de medicamentos, afetando a absorção, distribuição, metabolismo e excreção do medicamento.
Certo ou errado?
Certo
A biodisponibilidade é dependente dos processos de absorção e metabolismo hepático.
Certo ou errado?
Certo
Os fármacos hidrossolúveis e dependentes do pH de absorção, como o cetoconazol e itraconazol, devem ser administrados em condição pós-prandial.
Certo ou errado?
Errado. Devem ser administrados em condições pré-prandial, uma vez que a absorção é melhor em ambientes ácidos, que é o estado do estômago antes da ingestão de alimentos.
A enoxaparina é um fármaco que apresenta baixa ligação às proteínas plasmáticas e, dessa forma, apresenta um elevado valor para o seu volume de distribuição.
Certo ou errado?
Certo
O anestésico tiopental apresenta alta lipossolubilidade, sendo acumulado nos tecidos adiposos, e com isso é liberado lentamente em pacientes obesos, ocasionando um maior efeito.
Certo ou errado?
Certo
Há metabolismo de primeira passagem pela via inalatória?
Não
A curva dose-resposta de um fármaco agonista na presença de um antagonista competitivo reversível é deslocada para a esquerda.
Certo ou errado?
A afirmação do item está incorreta. Na presença de um antagonista competitivo reversível, a curva dose-resposta de um fármaco agonista é deslocada para a direita, e não para a esquerda. Isso ocorre porque o antagonista competitivo reversível compete com o agonista pelos mesmos sítios de ligação, diminuindo assim a eficácia do agonista. Para alcançar o mesmo efeito, é necessário aumentar a dose do agonista, o que desloca a curva para a direita.
A propafenona, um bloqueador dos canais de sódio e bloqueador fraco do IKr, diminui a excitabilidade e suprime a automaticidade espontânea e a atividade deflagrada, de modo que seus metabólitos ativos deprimem a automaticidade do nó sinusal e os intervalos A-H, H-V, PR e QRS, além de aumentar os períodos refratários de todos os tecidos cardíacos.
Certo ou errado?
Certo
Os fármacos antidepressivos tricíclicos podem causar dependência porque atuam como inibidores seletivos da recaptação de serotonina.
Certo ou errado?
Errado. Os antidepressivos tricíclicos não atuam como inibidores seletivos da recaptação de serotonina, mas sim como inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina.
Com base na sua solubilidade, é correto afirmar que a cafeína é uma molécula com alta polaridade.
Certo ou errado?
Errado. A molécula de cafeína é pouco polar, visto que há pouca diferença de eletronegatividade entre os átomos da molécula, causando pouco deslocamento de carga pela molécula.
A atividade geneticamente determinada da N-acetiltransferase regula o desenvolvimento de anticorpos antinucleares e o desenvolvimento de síndrome lúpica em resposta à procainamida.
Certo ou errado?
Certo. A N-acetiltransferase é uma enzima que está envolvida na biotransformação de muitos fármacos e substâncias químicas estranhas. A atividade desta enzima pode ser geneticamente determinada, o que pode influenciar a resposta individual a certos medicamentos. No caso da procainamida, um fármaco antiarrítmico, a atividade da N-acetiltransferase pode influenciar o desenvolvimento de anticorpos antinucleares e síndrome lúpica, uma reação adversa conhecida deste medicamento.
Qual a relação da LES com a procainamida?
A procainamida pode levar à produção de autoanticorpos, como os anticorpos antinucleares (ANA) e os anticorpos anti-histona, que são frequentemente encontrados em pacientes com lúpus induzido por drogas. Esses autoanticorpos promovem uma resposta imune exagerada, semelhante à que ocorre no LES, levando à inflamação e aos sintomas típicos de lúpus.
Partículas de fármaco em tamanhos inferiores a 0,5 mm têm absorção total na via pulmonar.
Certo ou errado?
Errado. inferior a 500nm
A amiodarona e seu metabólito ativo, a desetilamiodarona, são dialisáveis.
Certo ou errado?
Nem a amiodarona, nem os seus metabolitos são removíveis durante a diálise.
A flora intestinal pode responder por uma fração importante da metabolização dos fármacos. Assinale a opção que apresenta uma reação oriunda de reações enzimáticas da flora intestinal.
A) metilação
B) desalquilação
C) desidroxilação do anel aromático
D) conjugação com aminoácido
E) acetilação
C) desidroxilação do anel aromático