Questões Flashcards
Senadores da República não são agentes públicos, mas caracterizam-se como agentes políticos.
ERRADO. Os agentes políticos são aqueles eleitos mediante eleição, para exercício de mandato temporário e com a finalidade de fazer as grandes tomadas de decisões em nome do Estado.
Nesse sentido, os Senadores são sim agentes públicos, que é gênero, do qual é espécie os agentes políticos.
A servidão administrativa é ônus real de uso, imposto pela Administração Pública à propriedade privada, para assegurar a realização de obra ou serviço de utilidade pública, mediante indenização dos prejuízos efetivamente suportados pelo proprietário.
Certo
A contraprestação da Administração Pública será obrigatoriamente precedida da disponibilização do serviço objeto do contrato de parceria público-privada.
É facultado à administração pública, nos termos do contrato, efetuar o pagamento da contraprestação relativa a parcela fruível do serviço objeto do contrato de parceria público-privada.
Certo
Art 7º da lei da PPP
A contratação de parceria público-privada será precedida de licitação na modalidade de concorrência, estando a abertura do processo licitatório condicionada a:
– elaboração de estimativa do impacto orçamentário-financeiro nos exercícios em que deva vigorar o contrato de parceria público-privada;
– estimativa do fluxo de recursos públicos suficientes para o cumprimento, durante a vigência do contrato e por exercício financeiro, das obrigações contraídas pela Administração Pública;
Entre outras condições
Certo
Art 10 da lei da PPP
Sobre a PPP - o início do pagamento da contraprestação está condicionado à disponibilização do serviço pelo parceiro privado, admitindo- se a previsão da possibilidade de fracionamento proporcional à parcela de serviço prestada.
Certo
O tombamento é uma das espécies de intervenção restritiva em que o bem, móvel ou imóvel, não é retirado do proprietário, mas se lhes aplicam limitações administrativas relacionadas ao uso, proteção e manutenção do imóvel.
Nesse sentido, como não ocorre a expropriação do bem, é lícito à União efetuar tombamento de bem municipal; e é possível que o Município realize o tombamento um bem pertencente a Estado, pois não ocorre transferência de propriedade.
Certo
a competência para legislar sobre tombamento é concorrente entre a União, Estados e DF, sendo de competência suplementar dos municípios.
Certo
art. 24, VII da CF:
Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:
VII - proteção ao patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e paisagístico.
O que é silêncio eloquente?
É quando há uma manifestação no não dizer
Qual o prazo prescricional da ação disciplinar para demissão, suspensão e advertência?
Demissão - 5 anos;
Suspensão - 2 anos;
Advertência - 180 dias.
Quais os princípios fundamentais da atividade administrativa?
Planejamento Coordenação Descentralização Delegação de Competência Controle
Órgãos Públicos - Quanto a posição estatal, quais os 4 tipos?
Independentes (ex: TCU; MPU);
Autônomos (ex: AGU; Ministérios; Secretarias);
Superiores (ex: Gabinetes; Procuradorias);
Subalternos (ex: Seções)
Quais as espécies dos atos administrativos?
Atos Negociais (receptícios); Atos Enunciativos; Atos Punitivos; Atos Normativos; Atos Ordinários (internos)
A ______ é a retomada do serviço pelo poder concedente durante o prazo da concessão, por motivo de interesse público, mediante lei autorizativa específica e após prévio pagamento da indenização, na forma do art. 36, Lei 8.987/95.
A Encampação
A exploração direta de atividade econômica pelo Estado só é permitida quando necessária aos imperativos da ____ ou ____.
Segurança nacional;
ou
Relevante interesse coletivo.
Cabe a ____ decidir sobre o tratamento e a classificação de informações sigilosas.
Comissão Mista de Reavaliação de Informações.
Quanto a formação do ato administrativa, pode ser ato Perfeito ou ____;
_____ ou _____;
Eficaz ou _____.
Perfeito ou Imperfeito (ciclo de formação);
Válido ou Inválido (está em consonância com os requisitos legais);
Eficaz ou Ineficaz (produção de efeitos).
Teoria do Risco Integral: os atos de terroristas, de guerra ou eventos correlatos, caberá ao ____ atestar que a despesa/prejuízo vem desses atos.
Ministro de Estado da Defesa
Termo de Parceira é o instrumento firmado entre o Poder Público e as ____ destinado à formação de vínculo de cooperação entre as partes, para o formato e a execução das atividades de interesse público.
Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP
Quanto a classificação dos atos administrativos:
Quando aos Destinatários: atos ___ ou ___.
Atos Gerais ou Individuais
Quanto a classificação dos atos administrativos:
Quando ao alcance: atos ___ ou ___.
Atos Internos ou Externos
Quanto a classificação dos atos administrativos:
Quando ao regramento: atos ___ ou ___.
Atos Vinculados ou Discricionários
Quanto a classificação dos atos administrativos:
Quando ao objeto: atos ___ ou ___.
Ato de Império ou De Gestão ou De Expediente
Quanto a classificação dos atos administrativos:
Quando a formação: atos ___ ou ___ ou ___.
Ato Simples ou Compostos ou Complexos
Quanto a classificação dos atos administrativos:
Quando a eficácia: ___ ou ___ ou ___ ou ___.
Atos Válidos ou Nulos ou Anuláveis ou Inexistentes
Não é legítimo o corte no fornecimento de serviços públicos essenciais quando a inadimplência do consumidor decorrer de débitos pretéritos,o débito originar-se de suposta fraude no medidor de consumo de energia apurada unilateralmente pela concessionáriae inexistir aviso prévio ao consumidor inadimplente.
Certo
A Lei n. 12.846/2013 introduziu uma tipologia de ilícitos passíveis de serem praticados por pessoas jurídicas, que se relacionem com a administração pública, que pode redundar em responsabilização administrativa e judicial, independente da demonstração de dolo ou culpa.
Certo
O que é Acordo de leniência?
Acordo de leniência é firmado entre a pessoa jurídica que cometeu ato ilícito contra a administração pública, nacional ou estrangeira, mas que se dispõe a auxiliar nas investigações que levem a captura de outros envolvidos no crime, em troca de benefícios para sua pena.
Considera-se agente público estrangeiro, para os fins desta Lei, quem, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, exerça cargo, emprego ou função pública em órgãos, entidades estatais ou em representações diplomáticas de país estrangeiro, assim como em pessoas jurídicas controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público de país estrangeiro ou em organizações públicas internacionais.
Certo
Na aplicação das sanções será levada em consideração a existência de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e a aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta no âmbito da pessoa jurídica.
Certo
Em caso de descumprimento do acordo de leniência, a pessoa jurídica ficará impedida de celebrar novo acordo pelo prazo de ___ anos contados do conhecimento pela administração pública do referido descumprimento.
3 anos
Ao regular o serviço noturno, a Lei no 66/1993 estabelece que é o prestado em horário compreendido entre?
22 horas de um dia e 5 horas do dia seguinte, terá o valor hora acrescido de 25%, computando-se cada hora como 52 minutos e 30 segundos.
Conforme jurisprudência consolidada do Superior Tribunal de Justiça, para a decretação da medida cautelar de indisponibilidade dos bens do réu em ação de improbidade administrativa, o periculum in mora é presumido, não se condicionando à comprovação de dilapidação efetiva ou iminente do patrimônio.
Certo
O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às sanções previstas na Lei n. 8.429/1992, tais como perda de valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio do ímprobo.
Certo
A aplicação das penalidades previstas no art. 12 da Lei n. 8.429/1992 pode ser isolada ou cumulativa. Porém, caracterizado o prejuízo ao erário, o ressarcimento não pode figurar isoladamente como pena, já que não configura propriamente uma sanção.
Certo
Nas ações de improbidade administrativa, o ressarcimento não constitui sanção propriamente dita, mas sim consequência necessária do prejuízo causado. Caracterizada a improbidade administrativa por dano ao Erário, a devolução dos valores é imperiosa e deve vir acompanhada de pelo menos uma das sanções legais que, efetivamente, visam a reprimir a conduta ímproba e a evitar o cometimento de novas infrações.
Sobre os prazos referentes ao processo administrativo regido pela Lei 9.784, de 29 de janeiro de 1999:
os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, excluindo-se da contagem o dia do começo e incluindo-se o do vencimento.
Certo
Quando todos os licitantes forem inabilitados ou todas as propostas forem desclassificadas, a administração poderá fixar aos licitantes o prazo de ____ dias ÚTEIS para a apresentação de nova documentação ou de outras propostas escoimadas das causas referidas neste artigo, facultada, no caso de convite, a redução deste prazo para ____ dias ÚTEIS .
8 dias
3 dias
Lei de Responsabilidade Fiscal
Art. 21. É nulo de pleno direito o ato que provoque aumento da despesa com pessoal e não atenda:
I - as exigências dos arts. 16 e 17 desta Lei Complementar, e o disposto no inciso XIII do art. 37 e no § 1o do art. 169 da Constituição;
II - o limite legal de comprometimento aplicado às despesas com pessoal inativo.
Parágrafo único. Também é nulo de pleno direito o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal expedido nos _____ dias anteriores ao final do mandato do titular do respectivo Poder ou órgão referido no art. 20.
180 dias
Licitação
_______ é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.
Concorrência
Licitação
_______ é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
Tomada de preços
Licitação
_______ é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até ___ horas da apresentação das propostas.
Convite
24h
Licitação
______ é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.
Leilão
Licitação
_______ é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de ___ dias.
Concurso
45 dias
O que é regime jurídico administrativo?
o regime jurídico administrativo é o conjunto harmônico de normas
(regras e princípios) que regem a atuação da Administração Pública em sua atuação, na
relação com os administrados, na relação com os seus agentes, na prestação de serviços
públicos e na sua organização interna, sempre em busca do interesse público.
O regime jurídico administrativo possui dois princípios basilares que dão ensejo às prerrogativas e restrições da Administração Pública, sendo correto dizer que do princípio da _________ decorrem as PRERROGATIVAS enquanto as RESTRIÇÕES se originam do princípio da ________.
supremacia do
interesse público;
indisponibilidade do interesse público.
Conforme Maria Sylvia Zanella Di Pietro, qual a distinção entre “regime jurídico da Administração Pública” e “regime
jurídico administrativo”?
O primeiro é mais abrangente e consiste nas regras e princípios de direito público e privado a que a Administração Pública pode se submeter em sua atuação.
Por outro lado, a expressão “regime jurídico administrativo” é reservada para as relações jurídicas em que incidem apenas as normas de direito público, sendo que o Ente Público assume uma posição privilegiada em relação ao particular.