Psicologia do Esporte Flashcards
Diferencie motivação intrínseca e Extrínseca.
Motivação Intrínseca: Se refere ao engajamento em uma atividade, simplesmente pelo prazer. Lembra-se é aquilo que está dentro da pessoa, ela sente prazer em fazer certa atividade. EX: Eu com o ciclismo. A motivação intrínseca é a mais desejável.
Motivação Extrínseca: A pessoa vai fazer algo porque ela vai ter algum beneficio depois, não é pelo prazer, mas sim pelo beneficio que você vai receber depois. Em outra palavras, se refere ao engajamento em uma atividade como meio e não como fim.
É correto afirmar que temos ou somente motivação intrínseca, ou somente motivação extrínseca e nunca as duas?
Errado. Elas são complementares, mas também uma pode predominar sobre a outra.
Ex: Em um esporte, algumas pessoas podem praticar certo esporte mais pelo prazer, e outras mais pela razão extrínseca, elas não tem tanto prazer em praticar esse esporte, mas elas fazem por certos motivos. EX: Querer ser um jogador de futebol profissional para se tornar rico.
Quais são os 3 necessidades da TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO?
- Competência: Capacidade do indivíduo, e ter essa capacidade reconhecida.
- Autonomia: Nível de independência nas escolhas.
- Relacionamento: Amoroso, familiar, senso de coletividade.
Em alguns casos essas 3 necessidades podem influenciar na motivação. Quanto maior a minha AUTODETERMINAÇÃO mais eu vou para a parte INTRINSECA, quanto menor a minha determinação mais eu vou para a parte EXTRINSECA.
Como a MOTIVAÇÃO EXTRINSECA pode aparecer também nas questões?
Como MOTIVAÇÃO SITUACIONAL.
Uma das possibilidades mais voltadas a desmotivação, ou seja, uma baixa AUTODETERMINAÇÃO é a MOTIVAÇÃO EXTRINSECA EXTERNA. Explique MOTIVAÇÃO EXTRINSECA EXTERNA.
“Pressão”. É quando uma pessoa é pressionada por outras fatores a fazer uma atividade. No contesto do esporte, pode ser os pais pressionando o filho a fazer um esporte que a criança não goste. BAIXA AUTODETERMINAÇÃO.
Explique a situação extrínseca introjetada.
“Obrigação”. Por razões externas eu me sinto na “obrigação” de fazer certa atividade. Ex: A pessoa vai no médico, e o médico explica para essa pessoa que ela precisa fazer exercício físico se não sua doença vai agravar. BAIXA AUTODETERMINAÇÃO.
É correto afirmar que para alguns atletas no começo de sua carreira a motivação intrínseca prevalece, ou seja, ele faz por prazer. E com o passar do tempo, devido a rotina de treinamentos e viagens a motivação extrínseca introjetada acaba prevalecendo, pois o esporte acabou se tornando uma “obrigação”?
Correto.
Explique a situação extrínseca identificada.
Quando o atleta é fã do resultado que ele alcança. Ele gosta do sentimento de competência, da capacidade de conquistar um determinado resultado. É o gosto pelo resultado que a prática desse esporte trás. Seja o número de gols que ele faz, seja a posição no campeonato que ele está, seja a velocidade que ele consegue alcançar, etc…
Aqui estamos em uma AUTODETERMINAÇÃO mais alta.
Motivação extrínseca externa.
A AUTODETERMINAÇÃO é baixa ou alta?
Baixa.
Motivação extrínseca introjetada.
A AUTODETERMINAÇÃO é baixa ou alta?
Baixa.
Motivação extrínseca identificada.
A AUTODETERMINAÇÃO é baixa ou alta?
Alta
Explique Situação Extrínseca Integrada.
É quando o atleta consegue ver a importância naquilo que ele está fazendo, não é somente o resultado. Aqui já começamos a nos aproximar da motivação Intrínseca (ver gráfico no caderno). AUTODETERMINAÇÃO ALTA.
Motivação extrínseca integrada.
A AUTODETERMINAÇÃO é baixa ou alta?
Alta! Quase entrando na intrínseca.
21/05
Teoria da motivação para realização.
Defina? E informe as suas caracteristicas.
Dentro da motivação extrínseca, nós temos diferentes motivos sociais para fazer algo.
Características.
- Inatas.
- Adquiridos (secundários - sociais).
Defina Teoria da motivação para realização (INATOS).
É a característica de uma forma primaria (inata) que já vem dos seres humanos, essa intenção de realização.