PS3 Flashcards
Segundo a IN nº 56/2007, em Estabelecimentos Avícolas, na hipótese da existência de laboratório, este deve estar localizado fisicamente _________ da cerca de isolamento dos núcleos de produção.
Fora
Sobre a definição de IAAP pela OMSA (WHAO), quais são os parâmetros para classificar o IAV como IAAP?
- Sequência de aminoácidos do sítio de clivagem HA0 similar a IAAP conhecidos; ou
- IPIV > 1,2; ou
- Taxa de mortalidade > 75%, em 10 dias, em no mínimo 8 galinhas de 4 a 8 semanas de idade no IPIV
A cerca do Índice de Patogenicidade Intravenoso (IPIV), como é realizado tal teste e como deve ser interpretado para classificar os IAV como IABP ou IAAP?
É feito por meio da inoculação intravenosa de amostra do IAV em 10 galinhas de 4-8 semanas de idade, sendo aqueles com IPIV > 1,2 classificados como IAAP
A cerca do Índice de Patogenicidade Intracerebral (IPIC), como é realizado tal teste e como deve ser interpretado para classificar os APMV-1 como velogênicos ou não velogênicos?
É feito por meio da inoculação intracerebral de amostra do APMV-1 em pintainhos de 1 dia, sendo aqueles com IPIC maior ou igual a 0,7 classificados como velogênicos
Quais são as ordens e famílias de aves aquáticas migratórias de maior risco (principais reservatórios) de disseminação do vírus de IAAP?
Anseriformes (Anatidae) e Charadriiformes (Charadriidae)
No componente 3 - Vigilância ativa em avicultura industrial - do Plano de vigilância de IA e DNC, quais foram os estabelecimentos excluídos desse sistema de vigilância?
Estabelecimentos criadores de galinhas, perus, patos e codornas com capacidade de alojamento inferior a 1000 aves, criadores de subsistência, ornamentais e outros não destinados à cadeia de produção de alimentos
No componente 3 - Vigilância ativa em avicultura industrial - do Plano de vigilância de IA e DNC, o cálculo amostral do número de granjas e do número de aves por granja deverá adotar uma prevalência estimada de quantos por centos para cada uma, respectivamente?
1% de prevalência estimada para granjas e 30% para as aves de cada granja
Seguindo as prevalências estimadas, para granja e para aves, do componente 3 - Vigilância ativa em avicultura industrial - do Plano de vigilância de IA e DNC, quantas aves serão amostradas aleatoriamente em cada núcleo da granja?
11 aves/núcleo, independentemente do número de aves de cada núcleo
No componente 3 - Vigilância ativa em avicultura industrial - do Plano de vigilância de IA e DNC, qual é a sensibilidade e especificidade do ELISA para IA e RT-PCR para DNC?
95% sensibilidade e 100% especificidade para ambos os testes
No componente 3 - Vigilância ativa em avicultura industrial - do Plano de vigilância de IA e DNC, quais são os estabelecimentos enquadrados como de risco muito baixo?
Estabelecimentos de frango de corte
No componente 3 - Vigilância ativa em avicultura industrial - do Plano de vigilância de IA e DNC, quais são os estabelecimentos enquadrados como de risco baixo?
Estabelecimentos de galinhas reprodutoras
No componente 3 - Vigilância ativa em avicultura industrial - do Plano de vigilância de IA e DNC, quais são os estabelecimentos enquadrados como de risco moderado?
Estabelecimentos de galinhas de postura
No componente 3 - Vigilância ativa em avicultura industrial - do Plano de vigilância de IA e DNC, quais são os estabelecimentos enquadrados como de risco alto?
Estabelecimentos de codornas, patos e perus
No componente 3 - Vigilância ativa em avicultura industrial - do Plano de vigilância de IA e DNC, qual é o período de amostragem desse componente do programa?
Prioritariamente nos meses de junho a novembro, período imediatamente posterior a saída das aves migratórias
No componente 4 - Vigilância ativa em aves de subsistência - do Plano de vigilância de IA e DNC, qual é o período de amostragem desse componente do programa?
Nos meses de dezembro a abril